Apple não deverá lançar o iPad Air 3 este ano

25 Comentários

A Apple tem investido muito dos seus desenvolvimentos nos novos produtos que todos os anos apresenta. No campo dos dispositivos móveis, e para além do iPhone, a atenção dada ao iPad é grande.

Mas noticias que vêm directamente das linhas de produção da Apple mostram que a terceira versão do iPad Air pode não surgir para já, como é normal.

ipad_air_3_1

Espera-se para Setembro a apresentação de várias novidades da Apple. É no evento que decorrerá no início desse mês que a Apple por norma mostra os seus novos produtos.

Para além dos mais que esperados novos iPhones, com todas as suas muitas novas funcionalidades, é também normal que surjam novos iPads. Mas ao contrário do que é esperado, e até normal, não vai surgir este ano um novo iPad Air.

A informação que existe dá conta de que a Apple terá concentrado a produção num novo iPad Mini, o quarto, e que as novidades deste não vão ser significativas, tal como já tinha acontecido no modelo anterior.

A Apple terá indicado aos seus parceiros para concentrarem a sua produção nos componentes deste novo iPad Mini, preparando o seu lançamento. Quando ao novo iPad Air, supostamente ainda nem existem planos para a sua criação, deixando para já o modelo de 9,7 polegadas para segundo planos.

ipad_air_3_3

A falta de procura e o decair das vendas no mercado dos tablets terá levado a Apple a não investir os seus desenvolvimentos no novo iPad Air.

É provável que seja agora que finalmente surja o tantas vezes falado iPad Pro, um modelo de 12 polegadas, mais virado para a vertente de trabalho.

Quanto ao quarto modelo do iPad Mini, e segundo rumores recentes, este será agora equipado com o processador A8 da Apple, 2 GB de Ram, um corpo com menor espessura e uma câmara fotográfica de 8 megapixéis.

Todas estas novidades podem surgir já dentro de dias, a 9 de Setembro, data prevista para o evento da Apple.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dexter
    Dexter

    Há alguns anos, quando o primeiro iPad foi lançado, muitos analistas apostavam que os “tablets” iriam substituir os computadores em pouco tempo. Contudo, tal previsão não se confirmou.

    Hoje, a imensa maioria das pessoas tem ou deseja adquirir um smartphone, o qual executa todas as funções dos “tablets” e ainda faz chamadas.

    P.S.: Meninada do Pplware, vocês não descansam?! O_O lol 😀 Trabalham até nos domingos até altas horas! Estou orgulhoso de todos os que fazem o site. 🙂 😉

      1. Avatar de Dexter
        Dexter

        Muito bom! 😀 😉

    1. Avatar de LG
      LG

      Bem a estatística não mente, tem se verificado uma descida nas vendas dos tablet…

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Nos PCs a queda nas vendas é maior. Chama-se efeito de saturação – não é que se usem menos, compram-se é menos, porque a qualidade dos computadores/tablets (aqui falo de iPad que é o que conhço) é elevada, não é necessária uma substituição frequente.

        PCs/Macs, tablets e smartphones ocupam espaços diferentes. Há alguma sobreposição mas não se pode dizer que os tablets iam/vão substituir os PCs/Macs, ou que os smartphones, apesar dos phablets, substituem os tablets, pelo menos os de ecrãs maiores.

        “Ah, e entãos os híbridos PCs/Tablets?”. Não lhes vejo grande futuro.

    2. Avatar de FG
      FG

      Continua a acreditar nisso.

      Vendem-se mais tablets que PCs.

  2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    – Se (é quase certo) lançar um iPad Mini com novo SoC e melhorias, aproximando-o do iPad Air 2. Em 2014 praticamente só recebeu o Touch ID.
    – Se (também tudo indica que sim) lançar o iPad Pro

    Vai lançar o iPad Air 3 para quê? A partir do iPad 3 o iPad é bom q.b. e ainda saíram mais dois modelos. Nos iPhones toda a gente espera um novo modelo por ano, no iPad é uma desnecessidade. É preferível deixar acumular várias melhorias significativas antes de lançar um novo modelo, em vez de uma mera actualização.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Não é assim tão preferível. Se a Apple reduzir o ritmo a que actualiza o hardware dos iPads, corre dois riscos: a mensagem que passa é falta de interesse da empresa, o que pode ser mal interpretado pelo público, como um produto com pouco futuro; aumenta o peso do hardware mais velho em termos de suporte de software, o que tem consequências no futuro no desenvolvimento do iOS e das aplicações.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        A Apple segue para o iPad um ciclo que não é exatamente de um ano, como no iPhone. Quando sai um novo modelo (tal como no iPhone) os preços dos modelos anteriores baixam.

        Não sei exatamente qual a proporção de vendas do modelo novo/modelos antigos. Mas se não lançar nenhum novo modelo pode baixar mais os dos anteriores. E pode ganhar o mesmo baixando os preços porque o das componentes também baixa bastante com o passar do tempo. As componentes mais caras são sempre as mais recentes.

        Sinceramente um novo iPad todos os anos – para cada versão, agora Pro, normal (Air) e Mini – parece-me uma desnecessidade. Num ano actualizar o Mini, no outro o Air e a seguir o Pro, ainda vá que não vá.

        A Apple, desde início, teve uma margem de lucro mais baixa no iPad do que no iPhone, por usar o iPad para atrair clientes para o seu ecossistema. A venda de tablets está a cair, as do iPad acima da média, por isso está a perder quota de mercado (embora nos tablets acima dos 200 dólares domine confortavelmente, acima dos 60%). Não me admirava nada que a estratégia – além do lançamento da versão Pro que ninguém sabe ao certo como é – passasse por uma baixa de preços do iPad. Se os preços baixarem bastante não estou a ver muitas queixas por não haver modelos novos para as três versões.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          O ciclo do iPad até é em média mais rápido do que o do iPhone, e começou mais cedo do que o iPhone a lançar mais modelos novos ao mesmo tempo, com o iPad mini. E no preço seguiu um rumo semelhante ao do iPhone.
          As margens serem mais baixas do que no iPhone não retira o efeito competitivo de ter melhores máquinas ou as consequências na plataforma, nem simplesmente baixar o preço sem lançar um novo iPad Air melhora as margens.
          Em termos de consequência, por exemplo, o facto de o velho iPad 2 ter sido vendido durante tanto tempo, deu-lhe um enorme peso no uso actual dos iPads, ao ponto de ser inconcebível para a Apple deixar de o suportar no iOS 9 e muito provavelmente até no próximo iOS, tal a sua dimensão.

  3. Avatar de RF
    RF

    Mais do mesmo.. já parecem a Samsung! Tenho o meu iPad 3 há anos e sim é um bom equipamento, mas a Apple perdeu totalmente o efeito WOW que já teve! Produtos com ligeiros upgrade de hardware e software e paga lá uma boas centenas de Euros..

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Quando os produtos já são bons q.b. o “wow” só com novo produto.
      No Android também só se ouve “wows” ultimamente 😉
      Se queres “wow” experimenta o Apple Watch.

      Nos Mac espero para ver o que aí vem.

      1. Avatar de RF
        RF

        Ora aí está.. os produtos são bons q.b. não são mesmo bons para valerem o que pedem por eles.. mas isso já é outra história, pois para cada um, 1€ tem um valor diferente.
        Tenho um MacBook com 6 anos e sim está lá a funcionar sem grandes stress.
        Os Android’s.. em fim, tenho um S5 dado pele empresa e aquilo é uma desilusão.. já os últimos iPhones para mim também o têm sido, falta-lhes qualquer coisa.. têm sido sempre mais do mesmo, ok.. ecrãs maiores/melhores, câmaras melhores, mas a sua essência é o mesmo de já alguns anos.. Por ex. a nível de software bem que podiam permitir armazenar/importar documentos para a memória interna em vez de ter que andar na nuvem.. pois em roaming é completamente impossível devido aos preços.
        O Apple Watch já andei a brincar com um.. é porreiro sim, mas gosto mais do design do moto 360 por ser redondo/clássico.
        Os Mac.. andei há coisa de 1 mês a ver para comprar um, e desisti.. porquê?! Um Macbook “médio” chega facilmente aos 2mil Eur…

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Tirando fotografias e vídeos é um facto que não se transfere ficheiros entre o computador e o iPhone usando apenas o explorador /Finder. Usando o iTunes transferem-se todos.

          Além dos serviços cloud há uma quantidade enorme de apps para iOS que permitem transferir ficheiros entre o computador e o iPhone, de variadas formas, diretamente ou via browser. Algumas aceitam os mais variados formatos de ficheiros (que chegados ao computador facilmente se abrem numa app especializada)

          Que tipo de ficheiros/formatos tens dificuldade em transferir entre o computador e o iPhone?

          1. Avatar de RF
            RF

            Basicamente enviar documentos .docx .xlsx .pptx .pdf , conseguir abrir para apresentar, editar caso necessário e gravar as alterações. São basicamente as minhas dificuldades.. PS: tenho o iPad sem jailbreak.

          2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Apesar de a Apple ter lançado apps do Office, excelentes, para iOS (e Android) não incluem uma função de “transferência” de ficheiros computador/iPad ou iPhone. Não excluo que haja “apps multiformatos” para passar esses tipos de ficheiros do computador para o iPhone/iPad mas não conseguiam fazê-lo em sentido inverso.

            Por isso as opções (que conheça) são:
            – Através do iTunes (é fácil, é só apanhar o jeito
            – O envio do ficheiro por email (no iPhone iPad clica-se no ficheiro e selecioana-se “abrir em” Excel, Word)
            – Via OneNote

          3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            … via OneDrive, Dropbox e, penso que já funciona o OneNote.

            “Mas podiam fazer isso com o explorador, como no Android”. Mas não fizeram, penso que para aumentar a segurança de cada app funcionar na sua sandbox e fazendo a transferência de ficheiros entre elas de forma bem precisa, seguindo protocolos rígidos.

          4. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            …… Também há apps “Office não Microsoft” que lidam com fichiros Word / Excel / Power Point – e fazem a transferência de ficheiros de/para o computador.

            Mas não têm a tal integração “abrir com” com asapps da Microsoft – ou seja, não se pode passas um ficheiro do computador para o iPad através de uma dessas apps e depois abri-la no Word/ Excel. A Microsoft aí complicou. Mas é preferível dar uma volta maior com os ficheiros (também não é assim tão complicado) e, para ficheiros “office”, usar as apps da Microsoft.

        2. Avatar de JBM
          JBM

          Há muitas aplicações na AppStore para o iPhone/iPad que permitem fazer transferências, funcionando ao mesmo tempo como visualizadores de ficheiros e até editores. Funcionam como servidor local que se pode aceder no computador através de um Browser, se se estiver na mesma rede.

    2. Avatar de FG
      FG

      lançam dois de ano a ano, parece a samsung?

      Se eles continuassem a vender o iPad 3, tu compravas um iPad? Achas que eles querem deixar de ser competitivos?

      Se não queres comprar um novo, não compras.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        O iPad 3 já não está à venda porque entretanto já saíram mais dois modelos. Mas dependia apenas do preço, se fosse bastante abaixo do do último modelo não tinha qualquer dúvida em comprar. O iPad 3 é ainda um excelentíssimo tablet.

        Embora ainda haja, cada vez menos, um frenesim para comprar o novo smartphone, nos PCs já não há (nos Macs então não há mesmo, porque duram anos e anos) – e os tablets sofrem o mesmo efeito de saturação dos PCS – ninguém vai a correr a comprar o novo modelo, já está suficientemente bem servido e as melhorias do novo modelo não são assim tantas. Já se baixarem significativamente os preços dos tablets, há sempre mais um interessado 🙂

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          Multitasking.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Apoiando quadro dedos no ecrã do iPad e deslizando para a esquerda ou para a direita passa-se para o ecrã de cada uma das aplicações que se usou e que está exactamente no ponto em que a app foi fechada e (exceto as que ficaram a concluir tarefas, como downloads, ou as de música que continuaram a toca) e está pronta a usar

            O que iOS 9, para o iPad a partir do (Air 2?) o que acrescenta é permitir ter duas apps lado a lado no mesmo ecrã, em vez de ter que andar a deslizar os ecrãs esquerda/direita. Não é que não dê jeito em certos casos, mas também não faz grande diferença.

  4. Avatar de JBM
    JBM

    Há rumores para todos os gostos relativamente a este assunto, e o jornal fonte da notícia não tem grande reputação quanto a rumores sobre produtos da Apple, falha muito! De modo que não é muito fiável que venha a ser assim.
    Também não será em Setembro que se deve saber, pois a Apple nunca lançou o iPad com o iPhone. Os lançamentos do iPad têm sido em Outubro nos últimos anos.

  5. Avatar de JBM
    JBM

    Há rumores para todos os gostos relativamente a este assunto, mas o jornal fonte da notícia não tem grande reputação quanto a rumores sobre produtos da Apple, falha muito! De modo que não é muito fiável que venha a ser assim. Também não será em Set. que se deve saber, pois a Apple nunca lançou o iPad com o iPhone. Os lançamentos do iPad têm sido em Out. nos últimos anos.