Apple afirma taxar menos de 1% dos subscritores do Spotify Premium

22 Comentários

A disputa entre o Spotify e a Apple entra agora num novo capítulo. Ao propósito, recordamos a escalada de tensões entre ambas as empresas líderes no mercado de streaming de música. A empresa sueca apelidou a norte-americana de monopolista e fez queixa à Comissão Europeia, citando também o Apple Music.

Entretanto, vimos novos desenvolvimentos, agora com a Apple a ripostar de forma assertiva.

Apple Music Spotify streaming música

De acordo com a resposta da Apple, o Spotify paga uma taxa de 15% por cerca de 0,5% dos seus subscritores pagos. De Cupertino veio assim uma resposta que levanta agora dúvidas sobre a rival no streaming de música. Sobretudo quando a Comissão Europeia já está também a par e a investigar o caso.

O novo capítulo da saga Apple e Spotify

Recordamos ainda que o Spotify denunciou a Apple como tendenciosa. Isto é, socorrendo-se do seu domínio da App Store, utiliza as políticas da mesma para suprimir a concorrência. Em causa, de acordo com o Spotify, estão as taxas aplicadas ao seu serviço de streaming de música devido ao seu plano de subscrição premium.

Por sua vez, a Apple responde agora com alguns números aplicados ao serviço rival. De acordo com esta fonte, o Spotify não paga a taxa mais alta de 30% em caso algum. Aliás, está a ser-lhe aplica a taxa mais baixa, de 15% que é aplicada aos dividendos gerados por cerca de 680 mil subscritores pagos do serviço de música.

Em suma, a responsável pelo Apple Music quis evidenciar o quão insignificante são as taxas aplicadas à empresa sueca. Veja-se que a referida taxa de 15% apenas se faz cobrar a 0,5% de todos os utilizadores pagos do serviço rival. Desse modo, torna-se evidente que o impacto desta cobrança dificilmente afetará as suas contas.

Apple Music vs Spotify – o mercado de streaming de música

Estas são as duas maiores figuras do mercado, com o Spotify a liderar por boa margem. Além disso, vemos a empresa sueca a crescer a bom ritmo, mesmo com as “taxas monopolistas” da norte-americana. É exatamente esta a mensagem que a empresa de Tim Cook quer fazer passar, atacando assim as pretensões da rival.

Por sua vez, o Spotify está abrangido pela taxa mínima da App Store face à sua escolha por não alinhar com o sistema de pagamentos dentro da app logo em 2016. Entretanto, a empresa líder no streaming de música pronunciar-se-ia vezes sem conta face a estas mesmas taxas. Em todas as instâncias, apelidando-as de injustas.

Já de acordo com a imprensa alemã, a empresa sueca negou prestar declarações face aos novos argumentos da rival norte-americana. Desse modo, prevemos que o conflito entre o Apple Music e o Spotify continue na agenda tecnológica. Seja como for, o caso promete continuar a dar que falar.

As motivações que deram aso à queixa enviada para as autoridades europeias podem ser aferidas no artigo, em seguida:

Spotify apelida a Apple de monopolista e faz queixa à Comissão Europeia. Apple responde

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze Carlos N
    Ze Carlos N

    Nao percebi nada. Taxa de que e a quem?

    1. Avatar de Ismael Ray
      Ismael Ray

      Spotify é um ótimo reprodutor de música. Também atualizei a nova versão em spotify premium

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Qual é o problema de ser menos de 1%?

    1. Avatar de Rui Bacelar

      Veja-se o “capítulo anterior” no final do artigo, em que o Spotify acusa a Apple de práticas monopolistas, entrando aí as taxas aplicadas pela App Store.

    2. Avatar de YJK
      YJK

      A Apple faz uma análise ao impacto das taxas às contas da Spotify, mas se bem me lembro aquilo de que a Spotify se queixa é de que graças a essas taxas é obrigada a aumentar o valor cobrado aos utilizadores. Ou seja, apesar da Apple apresentar um facto verdadeiro, não responde à ‘dor’ da Spotify.

  3. Avatar de André
    André

    Certo, mas mesmo sendo um valor baixo (15% de 0.5% dos clientes) não deixa de ser verdade que a Apple ganha dinheiro com as subscrições do Spotify Premium.

  4. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Tem a sua piada ver o desespero de empresas grandes como a Apple em não querer entrar em falência por terem apostado no mercado errado.

  5. Avatar de gigbola
    gigbola

    Existem alternativas a App Store no IOS?
    Se não existe, deviam começar por ai. Se a Microsoft foi obrigada a disponibilizar outras alternativas aos IE, a Apple também deveria apresentar alternativas a sua loja, Google idem.

    1. Avatar de jose
      jose

      A Apple não tem monopolio.

  6. Avatar de Beatriz Gosta
    Beatriz Gosta

    E já posso definir o spotify como o meu player padrão do iOS ou quê?

  7. Avatar de Orlando Fernandes
    Orlando Fernandes

    Eu uso Spotify no IOS e nunca fui taxado, e se entrarem nem que seja no browser do telemóvel e façam a adesão por lá? eu ativei pelo pc, não me aparece nada ^^

  8. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Tudo quer ganhar dinheiro as custas dos mais fracos de cerebro.

  9. Avatar de Fixo
    Fixo

    Bom, então é assim.
    Em serviços de streaming como o Spotify a Apple cobra 30% da subscrição no 1.º ano e de 15% a partir do 2.º

    Como o Spotify, em 2016, deixou de aceitar subscrições através da app, as que estão ativas são das que existiam nessa altura (os tais 0,5%, 680.000) e que não foram canceladas. Também essas podem ser canceladas e feita a subscrição diretamente na Spotify.

    O que parece estar a chatear a Spotify é, para esses 680.000 a sua app para iOS não poder dizer: “Cancele a sua subscrição na app e vá a este link fazer a subscrição direta no Spotify. Você paga o mesmo mas nós não temos que dar à Apple 15% do que você nos paga”.
    Espero ter ajudado 😉

    1. Avatar de Lights!
      Lights!

      Clarissimo!
      É o que a Netflix também decidiu fazer… mas esses não fazem esta figura triste como a Spotify…

  10. Avatar de moonlight
    moonlight

    O título foi alterado entretanto.. mais vale tarde que nunca

  11. Avatar de AustinCastro
    AustinCastro

    Embora o imposto seja menor, o apk premium do spotify é mais do que em um grande armazenamento em https://techbigs.com/spotify-premium.html

  12. Avatar de MathewSoto
    MathewSoto

    O que o Spotify reclama é que, graças a essas taxas, é obrigado a aumentar o valor pago aos usuários. Ou seja, embora a Apple dê um fato,

  13. Avatar de jerrynelson
    jerrynelson

    Embora o imposto seja menor, o pacote de aplicativos Spotify paga mais em uma grande loja. Eu uso o premium em https://techupnew.com/spotify-premium-apk

  14. Avatar de pritew
    pritew

    I never said come here but you may have to come here