Apple Music já tem 6,5 milhões de utilizadores (que pagam)

86 Comentários

Anunciado em Junho, o serviço de música da gigante Apple tem recebido algumas críticas e alguns meios até referem que o mesmo tem sido um fracasso!

No entanto, Tim Cook relevou há instantes que o Apple Music já conta com 6,5 milhões de utilizadores que pagam pelo serviço de streaming de música e há 8,5 milhões que ainda o estão a testar.

pplware_apple_music_10m_01


Apple Music, um sucesso ou um desastre?… era a questão que se colocava há já uns meses! Com apenas poucos meses de vida, o serviço de streaming de áudio da Apple já conseguiu alcançar os 6,5 milhões de utilizadores e há ainda 8,5 milhões que o estão a testar (ou seja, um total a rondar os 15 milhões de utilizadores).

Contas feitas, o Apple Music tem já cerca de um terço dos subscritores do Spotify que existe há 9 anos e diz ter 20 milhões de utilizadores.

apple-music-android-970x0-1-970x646

Tendo em conta que existem muitos utilizadores a experimentarem ainda o serviço, Tim Cook não revelou se espera que o serviço cresça exponencialmente nos próximos tempos. O Apple Music continua grátis durante três meses devendo os utilizadores ter em atenção o fim desse período uma vez que renova automaticamente.

Comentários

86

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Safrane
    Safrane

    Terá mais quando começarem a fazer negócios com as operadoras para juntar o serviço + dados, como faz o Spotify…

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Em muitos países o pessoal já tem iPhone com tráfego ilimitado por isso é problema. Mas é possível que ofereçam uns meses disso sim.

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Mas fica mais barato o bundle Spotify + tarifário…

        Em muitos países, não…

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Por favor, gostaria de saber um serviço que dá tráfego ilimitado em portugal. Pergunta genuína, estou mesmo interessado nisso.

        1. Avatar de Mark
          Mark

          Portugal não sei que já estou a par disso. Mas para ter uma ideia em Inglaterra por 17£ (24€) consegue-se um sim com tráfego ilimitado. Com isso pode-se estar todo o dia a ouvir por isso é que não compensa fazer acordos ou bundles.

    2. Avatar de LG
      LG

      Dúvido que as operadoras fariam isso porque o Apple Music é direcionado somente a iOS. Ou seja implicaria uma assinatura de tarifário com iPhone… Para isso podem permanecer com o Spotify. Da tanto para iPhone, Android, WP, Blackberry… etc…

      Outra opção seria a Apple disponibilizar o serviço também para os concorrentes (como o caso do iTunes para Windows). Não vejo onde a Apple ficaria a perder nisso…

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        O Apple Music está marcado para sair para Android por esta altura.

        Desde que o apresentaram, garantiram que iam fazer uma versão Android…

        1. Avatar de LG
          LG

          WP, Blackberry?

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Oh, isso é um erro de arredondamento…

          2. Avatar de JMMS
            JMMS

            LOL goza à vontade, o Apple Music nunca irá ultrapassar o Spotify se não estiver disponível para todas as plataformas. Já é dificil pagar por música, nesta era da pirataria, agora se não houver para todas as plataformas pior ainda.

      2. Avatar de JBM
        JBM

        Mesmo que fosse exclusivo no iOS para sempre, isso não tem nada a ver com a possibilidade das operadoras “oferecerem” o tráfego do serviço. Se não estou em erro isso já é feito com o Apple Music noutros países

    3. Avatar de LG
      LG

      Dúvido que as operadoras fariam isso porque o Apple Music é direcionado somente a iOS. Ou seja implicaria uma assinatura de tarifário com iPhone… Para isso podem permanecer com o Spotify. Da tanto para iPhone, Android, WP, Blackberry… etc…

      Outra opção seria a Apple disponibilizar o serviço também para os concorrentes (como o caso do iTunes para Windows). Não vejo onde a Apple ficaria a perder nisso…

  2. Avatar de Mikes
    Mikes

    Spotify:
    20 milhões de utilizadores pagantes
    75 milhões de utilizadores activos

    Ainda há dias li um artigo em que o autor dizia que não era fã do Apple Music, que o serviço era muito inferior ao Spotify mas que talvez ficasse cliente do Apple Music pela sua integração no sistema/Siri.
    A Apple está a alavancar no facto do Apple Music estar integrado no sistema e não pelas suas qualidades próprias.
    Quantos utilizadores de iPhone existem?

    1. Avatar de helder
      helder

      Eu sou mais um , a app de musica da apple esta totalmente sincronizada com o meu carro via bluetooth aparecendo todas as informaçoes do que esta a tocar.
      Ja o spotify apenas aparece Connected to Spotify…

      Esta e a diferença para mim

    2. Avatar de Safrane
      Safrane

      Ai não é melhor?

      O spotify não deixa carregares os teus próprios MP3 para a cloud. O Apple Music deixa

      O spotify não tem um rádio e as playlists do Apple Musicas escolhidas a dedo pelos Pros.

      O spotify falha em muitos álbuns que tem no Apple Music

      O Beats 1 é grátis para todos, mas no AM podes ouvir os programas em on demand, o Sporify não tem nada parecido.

      1. Avatar de rui
        rui

        O spotify tem rádio sim. Que é o mesmo que tem as outras: escolhes uma música ou artista e escolhe ele músicas e artistas parecidos. Tem playlists escolhidas pelos pros. Algumas tens de as procurar, outras estão como sendo do próprio Spotify. Funciona perfeitamente no rádio do meu carro com as informações de quem toca também (não tenho o rádio original do carro já). Só concordo na parte dos álbuns, mas não tem um, ouve-se outro. Qual é o problema? Este serviço só vai ter muita gente por ser da apple. Nem é por ser bom ou mau ou ter isto ou aquilo. Até podia custar 500€ por dia para te deixar ouvir 1hora de música e depois teres que pagar mais por cada música que ouvires a seguir a essa hora. Aquele grupo de utilizadores iria pagar na mesma.

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          O Spotify tem rádio, toda a gente sabe.

          Mas as músicas das rádios são geradas só pelas escolhas dos utilizadores, e não têm ninguém que as “endireite”…

          “Só concordo na parte dos álbuns, mas não tem um, ouve-se outro. ”

          Pagar… para isto???

          “Este serviço só vai ter muita gente por ser da apple.”

          Claro que sim, e a Apple só é Apple por ser Apple…

          1. Avatar de JMMS
            JMMS

            E quem é que quer saber da rádio? Menos! As pessoas querem ouvir as músicas que gostam e conhecem, não ouvir músicas aleatórias escolhidas por pessoas que nem nos conhecem.

      2. Avatar de Mark
        Mark

        Aperta com eles não deixes essa malta denegrir a Apple.

      3. Avatar de Mikes
        Mikes

        Bem, o autor de tal artigo era uma apple fan… pronto, se calhar não é tão cego como tu…

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          Então diz lá em que é que o Spotify é melhor?

          Não é Apple, é isso???

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Volto a repetir: O AUTOR DO ARTIGO ACHAVA QUE…
            eu nunca usei o Apple Music! Sei lá se é melhor ou pior!

          2. Avatar de LG
            LG

            Spotify tem musica em qualidade CD 320kbps… Ouves a qualidade como original. Apple 256kbps

          3. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Spotify tem 320kbps… MP3…

            Apple tem a qualidade mais alta AAC: 256Kbps

            AAC é muito, mas muito mais eficiente que MP3, por isso a qualidade do AM acaba por ser melhor.

          4. Avatar de LG
            LG

            MP3 não… Ogg Vorbis tá? Não faças falsas propagandas tá?

  3. Avatar de Gustavo Dezen
    Gustavo Dezen

    Just, WOW.

  4. Avatar de Daniel Fraque
    Daniel Fraque

    Alguém me sabe dizer que percentagens vão para os artistas?

    1. Avatar de lima
      lima

      Isso é simples…
      Por cada 100 plays, os artistas recebem € 0,001.
      Mas se forem “estrelas” recebem €0,003.
      Para ganhar dinheiro cada artista tem de ter pelo menos alguns milhões de plays diários, e normalmente isso está reservado para aqueles que tocam e cantam música de má qualidade, mais conhecido como mainstream.

      1. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Que grande treta de percentagem. Não admira que o país não vá para à frente.

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Porque está errada!

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Então explica lá como é que funciona.

      2. Avatar de Safrane
        Safrane

        Mentira completa!

        Os artistas não ganham por plays. Isso é no YouTube!

        71% do que pagas, é distribuído pelo que ouves, se ouves 50% artista A, e 25% artista b, etc. o dinheiro é distribuído assim!

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Se não sabes do que falas, cala-te 🙂

        2. Avatar de Pll
          Pll

          Muda o teu nome para itard.

    2. Avatar de Mota
      Mota

      0,0004€ por cada audição da música.

    3. Avatar de Safrane
      Safrane

      71%.

      O normal é 70%.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Calma… isso não é assim!
        A Apple paga 71% das receitas (não sei se antes ou após.-impostos) às editoras ou detentores dos direitos das músicas.
        Depois, as editoras pagam aos artistas o que estiver no contrato – pode ser 30% deste valor ou menos (ou mais).
        Isto acaba por ser abstrato porque o que interessa mesmo é o valor de cada stream – que são centimos (e o artista recebe 30% disto… no fundo, por stream não recebe nada e só ao fim de umas centenas ou milhares é que recebe alguma coisa)
        Esses 71,5% parecem muito, mas na prática são centimos para os artistas.
        E a Apple acho que não pagou a ninguém durante os primeiros 3 meses.

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Errata: Não são centimos, é menos que isso… é uma divisória que nem sequer existe na prática 😀

          1. Avatar de Safrane
            Safrane

            Este gajo é tão mentiroso.

            Link, sff

        2. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Completamente, 100% errado…

          “E a Apple acho que não pagou a ninguém durante os primeiros 3 meses.”

          Pergunta à Taylor Swift…

          Como sempre, o mesmo de sempre a espalhar desinformação

        3. Avatar de JBM
          JBM

          sendo um assinatura, essa lógica do valor de cada stream não se aplica, o que interessa é a percentagem da assinatura que vai parar aos artistas.
          Os cêntimos que andam por aqui a atirar para o ar são os valores de stream pago por publicidade, que tende a dar significativamente menos dinheiro que as assinaturas.

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            A verdade é que ainda não se sabe se vai dar mais ou menos porque só agora começou o período a pagar.
            De qualquer maneira, os 71,5% não vão na totalidade para os artistas. Como já referi, na divisão os artistas são os últimos a receber – e depende do contrato que tenham com a editora e/ou distribuidora. Lá vamos voltar aos centimos.
            Também li que os artistas Indie (independentes) só irão receber 58%.
            Isto no final e feitas as contas, mais décima de centimo menos décima de centimo, vai dar ao mesmo. Não é na venda de música que os artistas vão ganhar dinheiro. Hoje em dia, se um artista quer ganhar dinheiro tem de ir para a “estrada”.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Mikes,
            descomplica! é mais do que sabido que as assinaturas de serviços streaming dão mais dinheiro aos artistas por utilizador do que a publicidade. É por pagar bastante menos que muitos artistas e editoras não estão contentes com o spotify ter demasiados utilizadores no serviço com publicidade.
            Os artistas de editoras independentes recebem basicamente o mesmo. 71.5% é o bolo que cabe a todos os envolvidos na indústria da música. Segundo alguns é 58% para as editoras e 13,5% para as chamadas “publishing companies”

  5. Avatar de Tiago Lopes
    Tiago Lopes

    Poderiam ter mais 1 utilizador se fosse possível sincronizar as musicas com o iPod Suffle. 🙁

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      Pois, mas aí metias as musicas no iPod e ficavas com elas quanto tempo quisesses…

      1. Avatar de rui
        rui

        Ou não. Há maneiras de deixar que um ficheiro seja reproduzido apenas X vezes, por exemplo. E isso já existe há décadas.

      2. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Não só!

        O Apple Music tem de saber quantas vezes ouviste a música X para pagar aos artistas.

        O iPod sem Internet, não pode fazer isso!

        1. Avatar de Bruno Gonçalves
          Bruno Gonçalves

          ?? Então mas não dá para fazer como o google play music? No caso Google Play faço sync para ficar com as musicas em modo offline e oiço as vezes que quiser. O sistema não será o mesmo?

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Também podes ficar com a tua música offline e ouvires quantas vezes quiseres…

            Mas eles têm de mandar o número de reproduções para a central, para depois saber quanto pagar aos artistas…

  6. Avatar de Benchmark surfacepro4
    Benchmark surfacepro4

    Vocês pagam para ouvir musica, a serio? Ao que isto chegou…

    1. Avatar de Safrane
      Safrane

      Não, é só por ser um sistema com as musicas todas organizadas, rádios, playlists geridas por profissionais, etc…

      Sim, pagar só para poder ouvir música? Era só o que faltava!

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        “playlists geridas por profissionais”
        Não sabia que existiam profissionais de playlists!!
        Tu és um comediante do caraças!!

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          Mas isso é porque tu és completamente ignorante

          Chama-se DJ de rádio, ou curador musical.

          Lá está, as pessoas mais inteligentes usam iPhone para ler informação.

          1. Avatar de Gustavo Dezen
            Gustavo Dezen

            haha disse tudo.

      2. Avatar de Pll
        Pll

        Deixaste o cérebro na loja quando compraste os produtos da Apple? Era tipo um requisito?

      3. Avatar de JMMS
        JMMS

        Era tudo tão mais simples se pudessemos apagar os comentários quando nos enganamos…

    2. Avatar de JMMS
      JMMS

      Porquê? Achas que os músicos têm obrigação de dispender do seu tempo a gravar músicas para tu ouvi-las gratuitamente?
      Que lata esta gente tem!

  7. Avatar de João
    João

    e depois temos isto:

    Estudo: As pessoas mais inteligentes usam iPhone

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Há quem acredite nisso, como se tivesse alguma correlação.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Há outros que compram por ex android, para mudar roms e tentarem passar a imagem de inteligentes.

        Não percebo qual a relação entre ter um iPhone, optar por pagar um serviço e ser menos inteligente que os outros….

        1. Avatar de JMMS
          JMMS

          O que eu não sei é qual a relação entre comprar um smartphone e ter mais ou menos inteligência.
          Tive todos os modelos do iPhone excluindo o 6s e 6s Plus e troquei o meu 6 Plus por um Windows Phone, pelo menos temporariamente.
          Deixei de ser inteligente por uns dias?

          1. Avatar de JMMS
            JMMS

            Digo temporariamente pois volta e meia compro o 6s Plus ou o 7 Plus (este tenho a certeza que vou comprar) e passo a usar os dois sistemas. Vou ter uma parte do cérebro a trabalhar e a outra não? LOL

    2. Avatar de Gustavo Dezen
      Gustavo Dezen

      Consequentemente são as que mais tem dinheiro, pois são inteligentes.

      1. Avatar de badsector
        badsector

        Como a Paris Hilton…

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Quem comprou o iPhone à Paris Hilton, não foi burro…

          1. Avatar de Batomos Batista
            Batomos Batista

            Esta malta não entende nada disto

        2. Avatar de Gustavo Dezen
          Gustavo Dezen

          Estas a defender quem? isto me cheira a apple hater

      2. Avatar de Mark
        Mark

        Não tem haver com $$$ na empresa onde trabalho (e a maioria da mesma área) o pessoal é bastante inteligente, ganha bem e não os vejo a comprar iPhone.

        1. Avatar de Safrane
          Safrane

          A tua empresa é o 5º C da EB ⅔ de curral de moinas?

          1. Avatar de Mark
            Mark

            Acredita que uma turma do 5C tenha mais iPhones que o departamento de desenvolvimento de uma empresa de IT em Londres 😉

          2. Avatar de Safrane
            Safrane

            Até podes ter tido piada, mas o iPhone é o mais usado empresarialmente… Nem há concorrência… Usar um Android é mesmo brincar com o fogo para uma empresa, devido à insegurança!

          3. Avatar de Mark
            Mark

            Não estou a falar de gestor e comerciais. Visita meia dúzia de empresas da área e logo vez o que o pessoal utiliza a nível pessoal.
            Primeiro estranhas mas a realidade é essa.
            E acredita com ordenados acima dos 70.000€ por ano não é falta de dinheiro.

          4. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Ai sim…

            http://www.macrumors.com/2014/11/10/android-apple-enterprise-market-share/

            As empresas mais exigentes, acabam por comprar iPhone, porque é mais seguro.

          5. Avatar de Mark
            Mark

            Como telefone de empresa é quase tudo iPhone sim eu também tenho um. Mas eu não falei a nível profissional mas sim a escolha pessoal a nível empresarial levas com o que te dão.
            Mais uma vez não falo em marcas simplesmente sugeri a irem a meia dúzia de empresas na área e verem o que o pessoal prefer. Se não der jeito passem por qualquer conferência e aproveitam e conversam com pessoal inteligente

          6. Avatar de iloveiphones
            iloveiphones

            as empresas mais exigentes e inteligentes utilizam Blackberry. Este sim e o mais seguro, rápido, pratico e utilizável. Trabalho numa empresa de aviação. Os pilotos tinham Blackberry e um qualquer crânio do IT decidiu mudar os telefones para Apple. Fizerem ameaça de greve pois ao fim de um voo de 8 horas tinham que se preocupar com a bateria, com as ligações Wifi e conectividade através de Bluetooth nos aviões (sim ainda se utliza BT nos aviões). Deitaram os IFails fora e voltaram todos para os Blackberry.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          @Mark, eu trabalho no Reino Unido em IT e o que mais se vê são iPhones, não são Androids, além de que os smartphones são dados pelas empresas. Há sempre quem compre outro smartphone para ter o numero pessoal e aí terás outros modelos entre os iPhones

          Concordo contigo que não é pelo valor pois os salários nem são comparáveis aos de PT. Quem compra um smartphone no Reino Unido, compra por norma aquilo que quer, seja porque é o mais bonito, o que está na moda, ou porque é o modelo que tem aquilo que deseja. Os smartphones nos planos de preços são peanuts.

          http://www.statista.com/statistics/387227/market-share-of-smartphone-manufacturers-in-the-uk/

    3. Avatar de Nuno Henriques
      Nuno Henriques

      Pode estar tudo organizadinho e tal, mas não deixa de ser musica…

  8. Avatar de censo
    censo

    Eu nem tao pouco vou experimentar porque não concordo ter de dar o número do cartão para um trial. Eu percebo o que a Apple quer. É que o pessoal esquece-se e ao fim dos três meses e começa a pagar…mas acho isso pouco ético. Se o serviço tiver mesmo qualidade naturalmente o pessoal pagara. Mas possivelmente nem a apple confia nos seus clientes e tem medo que o serviço seja para usar e deitar fora ao fim dos 3 meses.

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Para andares a criar uma conta a cada 3 meses, e andares sempre no trial?

      1. Avatar de laranjo
        laranjo

        Mas as contas do apple music não estão associadas ao icloud? (não sei pois não uso o serviço)

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Não necessariamente. Podes ter uma Apple ID para o iCloud e outra Apple ID para o iTunes

          https://support.apple.com/en-us/HT204053

      2. Avatar de censo
        censo

        Não alinho em esquemas.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      cada argumento que aparece! é uma prática comum em tanto lado em serviços pagos com período gratuito, até na própria Spotify.
      E podes não dar um cartão de crédito, podes indicar um cartão presente do iTunes, tal como podes logo a seguir a fazer a assinatura do serviço, desactivar a renovação automática no fim do período gratuito.

  9. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Acho que é isto mesmo, a Apple, está na moda, que quando se está na moda qualquer coisa serve para dar dinheiro, eu também gosto muito de modas agora tenho é outras modas que gosto também, e como não nasci em berço de ouro tenho de fazer contas.

  10. Avatar de Modem
    Modem

    O que permite avaliar se o serviço é um sucesso ou não era saber que quantos utilizadores testaram o serviço que deu origem a esses 6.5 milhões de pagantes.
    Não se pode comparar com o spotify que demorou 9 anos a atingir 20 milhões de pagantes, os tempos são outros e hoje em dia as pessoas estão mais abertas a este tipo de serviço do que à 9 anos atrás.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Aderir ao serviço e passado os 3 meses grátis começar a pagar sem ter testado? Parece-me um bocado estranho…

      9 anos para 20 milhões de pagantes não é muito… até acho muito pouco.