Apple esteve prestes a comprar a divisão de modems da Intel para ter uma solução 5G

1 Comentário

A luta entre a Apple e a Qualcomm teve um inesperado resultado final. Na verdade poderia ter levado a mudanças muito profundas no mundo da tecnologia. Ambas as empresas chegaram a acordo, mas a Apple tinha já um plano de contingência.

Do que se sabe agora, a Apple esteve prestes a comprar a a divisão de modems da Intel. Assim teria uma proposta 5G, mas acabou por não avançar depois de conseguir o acordo com a Qualcomm.

Apple Qualcomm Intel 5G modems

Chegou o fim do 5G para a Intel

Foi imediatamente depois do anúncio do acordo histórico entre a Apple e a Qualcomm que a Intel anunciou o fim do sem envolvimento no mundo do 5G. As razões, apesar de parecerem óbvias, nunca chegaram a ser reveladas na altura.

Agora, com a chegada dos resultados financeiros da empresa para o trimestre, o seu CEO veio a público confirmar este processo e revelar mais. Foi o acordo entre a Apple e a Qualcomm e a perda de lucros que criou esta momento de fim.

Apple Qualcomm Intel 5G modems

Apple esteve prestes a comprar a divisão de modems da Intel

Mas a informação continuou a surgir e revelou mais dados sobre a posição da Intel neste processo e no que esperava conseguir. Do que foi revelado, a Intel prevê vender a sua divisão de modems para smartphones. Este processo vinha a decorrer há vários meses.

As negociações estavam a ser feitas com a Apple, que conseguiria assim ter a independência necessária. Com o acordo obtido com a Qualcomm, este negócio caiu por terra e obrigou a Intel a procurar novos interessados. Aparentemente estes já existem e estão a negociar com a empresa.

Apple Qualcomm Intel 5G modems

Acordo com a Qualcomm foi a saída mais lógica

Há ainda dados, não oficiais, que dão certo que a empresa de Cupertino foi obrigada a chegar a acordo com a Qualcomm. O fraca desempenho dos modems da Intel foi o fator de decisão. Estes não teriam sido suficientemente bons para colocar no iPhone, algo inaceitável.

Assim, este processo chegou ao fim, da forma mais simples possível. Tanto a Apple como a Qualcomm conseguiram garantir uma posição confortável no mercado, tendo a Intel abandonado uma área onde claramente não estava à vontade e tinha sérios problemas.

Apple terá pago 6 mil milhões de dólares à Qualcomm para resolver processos em tribunal

Comentários

1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 5ges
    5ges

    Ora bolas , e o pessoal do Android que andava todo contente 😉
    É desta que os topos de gama Android deixam o iPhone para trás, nunca mais têm modems 5G!
    Viva a Qualcomm que pôs a Apple em tribunal e fornece modems 5G para Android! É cá das nossas!

    P.S. fala-se muito nos modems 5G, mas os bons são caros, tal como no 4G. Por isso é que a Qualcomm estava interessada em os vender para iPhone. Os modems que se está a falar não vão chegar à generalidade dos Android.