Apple está a melhorar os mapas de Portugal

19 Comentários

O serviço de Mapas da Apple tem vindo a melhorar. Após um início difícil, a empresa de Cupertino tem apostado em mapear as regiões de forma mais frequente. Desta forma, Portugal irá receber em breve atualizações dos Mapas em várias cidades.

Estão já em marcha pelo país as captações das ruas e lugares. Veja por onde andará a fotografar.

Imagem Mapas da Apple em Portugal


Apple em Portugal

A Apple está a efetuar levantamentos terrestres por todo o mundo para recolher dados que serão utilizados para melhorar a app Mapas. Assim, alguns destes dados serão publicados em futuras atualizações desta app.

A empresa referiu que voltará periodicamente a alguns locais para recolher dados novos, de forma a manter os mapas atualizados e com alta qualidade. A privacidade, segundo referem, será sempre salvaguardada na recolha destes dados.

No comunicado, a empresa refere que antes de publicar as imagens recolhidas, desfocam de rostos e matrículas.

Locais de recolha feita por veículo em abril de 2019

  • Aveiro
  • Beja
  • Braga
  • Bragança
  • Castelo Branco
  • Coimbra
  • Évora
  • Faro
  • Guarda
  • Leiria
  • Lisboa
  • Portalegre
  • Porto
  • Santarém
  • Setúbal
  • Viana do Castelo
  • Vila Real
  • Viseu

Pode consultar a lista completa de países onde a marca da maçã está a recolher dados através de levantamentos terrestres aqui.

 

Sobre o serviço de Mapas da Apple

Apple Maps é uma aplicação de mapas virtuais desenvolvido pela Apple. Esta ferramenta vem nativamente nos sistemas operativos macOS, iOS e watchOS. O serviço foi lançado em 19 de setembro de 2012 com o iOS 6, substituindo o Google Maps para se tornar o serviço padrão nos sistemas da empresa de Cupertino.

Contudo, na sua versão inicial, a aplicação recebeu diversas críticas dos utilizadores que alegaram encontrar mapas de baixa qualidade, distorcidos e localizações com nomes incorretos. No entanto, nas versões posteriores do sistema, as falhas foram corrigidas gradualmente.

Atualmente, dento do iOS, o Maps é mais usado que o Google Maps.

 

Leia ainda:

Apple Mapas: 5 dicas que tem de conhecer

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    O problema é que os Mapas da Apple são no fundo da TomTom, e não permite num curto periodo de tempo, aos utilizadores reportarem alterações nas estradas, que acontecem quase semanalmente nas nossas cidades, desde sentidos que mudaram, estradas fechadas temporariamente para obras, etc e isto torna como GPS uma aplicação menos fiável do que o GMaps ou Here exatamente porque dependem de um fornecedor atualizar a cartografia, e não são muito proativos com feedback de utilizadores para correções num periodo de tempo aceitável.

    É sempre bom que melhore ou se inspire na concorrência, mas acima de tudo falta nestes paises ‘menos apelativos’ para a Apple, apostar mais vezes e permitir que os utilizadores contribuam mais.

    Enquanto isso, para Portugal pelo menos, será sempre uma aplicação muito mais incompleta e por vezes menos fiável que a principal rival.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, ainda não é tão fiável como os da Google. Contudo, desde o iOS 12 que tudo o que o Mapas traz já é sem TomTom (correção: tudo o que já foi recolhido com material Apple). Aliás, já no passado, a Apple foi desenvolvendo a infraestrutura para largar a TomTom e outros parceiros neste negócio. Contudo, ainda não oferece tanta qualidade em Portugal como oferece o Maps da Google. Provavelmente este investimento em Portugal tem a ver com o aumento de turismo e algumas críticas dos utilizadores.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Vítor, Tenho iOS 12 e quando clico no botão de infor ainda diz lá TomTom

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim e ainda deve demorar a ter tudo da Apple. Em 2018 foi anunciado o seguinte “Apple will begin rolling out its new data through this year’s iOS 12 iPhone and iPad software upgrade, beginning with cities in Northern California. The redesigned app will provide higher-resolution satellite images and on the ground data. Apple has a team of satellite imagery experts and another team working on collecting data via drones.

          Portanto, deve estar a recolher o seu próprio material e de país para país vai largando o material da TomTom. Portugal deve ainda estar a ser rastreado, digo eu.

  2. Avatar de JS
    JS

    Ainda Ontem parou á frente da minha casa um a fotografar e um jovem com um aparelho parecia que estava a fazer medições fora do veiculo que tinha matricula Alemã

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Ontem circulou aqui por Setúbal, carro branco, matricula alemã.

  3. Avatar de verruga
    verruga

    osmand+ dá catas e o resto e paisagem

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Passaram à pouco por mim em Algés.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não há uma foto? 😀 quem conseguir, agradeço.

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Para one mando a foto. No Porto

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Também tenho uma foto tirada em são Brás de Alportel, Algarve.

    2. Avatar de AX
      AX

      Também vi na CRIL há cerca de 2 dias mas não tirei fotografia.

  5. Avatar de António
    António

    Aqui em Aveiro deve ser mais fácil de os fotografar… com tanto buraco nas estradas eles têm de passar devagar nem que não queiram…

  6. Avatar de Sandra Abreu
    Sandra Abreu

    Passou em Coimbra,ontem!

  7. Avatar de Gilito
    Gilito

    Ontem passei por um ainda destapado e posteriormente por 4 completamente cobertos com lonas cinzentas.

    “Passaram a noite” em Condeixa-a-Nova na Pousada de Santa Cristina.

    O “camuflado” devia certamente ser para esconder o material caro que transportavam… ainda assim, os carros estavam no parque de estacionamento exterior, ou seja, bem ao alcance de qualquer pessoa! 🙂

  8. Avatar de davidandrerosas@gmail.com
    davidandrerosas@gmail.com

    Passou duas vezes por mim em Coimbra na última semana. O carro tem matricula espanhola

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Foi visto na Malveira no dia 22 de Abril e em Mafra no dia 27 de Abril. Carro branco com a câmara de 360 graus em cima e que diz “apple maps” nos vidros traseiros laterais. Não consegui tirar foto nem ver a matrícula.

  10. Avatar de Pjviana
    Pjviana

    Estes dias andam por Viana do Castelo.
    Passaram 3 vezes por mim. Na última estavam parados no supermercado Lidil.

  11. Avatar de Pedro N
    Pedro N

    Como é que se pode aceder ao Apple Maps num PC?