Apple Maps já é mais usado que o Google Maps no iOS

26 Comentários

O serviço de mapas da Apple teve um início complicado e sofreu de graves problemas nessa fase. Com o tempo evoluiu na direcção certa e hoje está estabilizado.

Se muitos julgavam que a sua utilização era marginal face às restantes propostas, foi revelado que este serviço tem o triplo da utilização do seu concorrente directo, o Google Maps.

Apple_Maps_001


Foi depois de eliminar a aplicação de mapas da Google do iOS que a Apple começou o seu caminho para ter disponível a sua aplicação de mapas. O seu arranque foi de tal forma difícil que o próprio Tim Cook se viu obrigado a vir a público pedir desculpa aos utilizadores do iOS.

Mas a aplicação de mapas da Apple, que chegou com o iOS 6, tornou-se suficiente boa para ser uma alternativa viável para os utilizadores dos sistemas da Apple e hoje é já a mais usada neste sistema operativo.

Os números revelados pela Associated Press mostram agora que este seu serviço e a respectiva aplicação são já mais utilizados que qualquer outro da concorrência e que a sua utilização é já 3 vezes superior ao concorrente mais directo, o Google Maps. O relatório da Apple revelou que recebem por semana mais de cinco mil milhões de pedidos de acesso ao serviço.

Nos Estados Unidos, e incluindo os equipamentos iOS e Android, o domínio ainda pende para o lado da Google, mas explica-se de forma simples: o número mais elevado de dispositivos Android existentes e a exclusividade que existe na plataforma da Apple leva a que o número de acessos seja maior no Google Maps.

Apple_Maps_02

A razão do sucesso do Apple Maps no iOS poderia ser justificada por ser a aplicação padrão para navegação, mas os utilizadores acabam por usá-la graças à qualidade atingida.

Depois de todos os problemas, a Apple investiu na sua melhoria e recebe já informações de 3000 fontes, para alargar a sua oferta de localizações, tráfego e outra informação.

Com uma interface simples e uma boa dose de informação útil conseguiu ultrapassar a Google e o seu serviço de Mapas, que já é considerado o mais completo da Internet.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morgan
    Morgan

    No meu ipad antigo sim por ser mais rapido mas no iphone 6s o google maps é mais usado por ser melhor. Ainda no outro dia tava a procura duma clinica local e no apple maps dizia que so havia em barcelona enquanto o google mostrava bem.

    1. Avatar de Andr8
      Andr8

      “o iphone 6s o google maps é mais usado por ser melhor”

      Fontes para isso?

      1. Avatar de Morgan
        Morgan

        o google maps tem mto mais pontos de interesse que o apple maps. nao compares a qualidade.

        1. Avatar de PSN
          PSN

          Isso é outro assunto, estás a dizer que é mais usado… Aonde? Na tua casa? Talvez!

          1. Avatar de Morganaa
            Morganaa

            qual foi a parte do “meu” ipad e iphone que n percebeste?

    2. Avatar de PSN
      PSN

      Mas onde é que foste buscar essa de que no iPhone 6S, o Google Maps é o mais usado?

      Essa da clínica, é engraçada, já fiz muitos testes, e muitas vezes o Apple Maps encontra aquilo que o Google não encontra!

  2. Avatar de Andr8
    Andr8

    O serviço de mapas é extremamente importante, e ficar dependente da Google para esse fim, outrora uma grande aliada da Apple, era mau.

    A única coisa que os mapas da Apple não têm são coisas como a vista de ruas, e fotografias do local, que pouco importam quando as pessoas vão fazer uma viagem por GPS. Já o Apple Maps, por Rede Móvel, gasta menos dados e é mais fiável que o Google Maps.

    Ser “default”, pouco importa, por exemplo, se fizer share pelo Google Maps, vai um LINK para o site do Google Maps.

    Isso é muito “feio”, porque esse link só pode ser aberto no Website da Google, ou na App.

    No Apple Maps, fazer share, cria um ficheiro .VCF, que pode ser mandado por iMessage, MMS, E-mail, etc… o formato .VCF (vCard) é um formato standard do IETF, qualquer aplicação pode ler a informação. Inclusive, o Google Maps no Android.

  3. Avatar de O Tenro
    O Tenro

    E o Google maps é o mais usado no Android… E o Here é o mais usado no Windows Phone… E o mapa da ACP é o mais usado no BlackBerry…

    1. Avatar de Vítor M.

      O Google Maps era o mais usado no iOS, até agora. Embora que, na minha opinião, continua a ser melhor em grande parte do nosso país. No Estados Unidos, isso pode ser diferente, cá, o Google Maps ainda é melhor.

  4. Avatar de okcerto
    okcerto

    off-topic
    o ios 9.2 já saiu.

  5. Avatar de loghain
    loghain

    Noto que o Apple Maps é mais rapido que o Google Maps no iPad, mas a qualidade da informação é muito maior no ultimo, até porque este tem Street View.

    1. Avatar de PSN
      PSN

      Por exemplo, já temos algumas cidades portuguesas todas em 3D, como o Porto.

      No Google Maps, fica tudo “flat”

      1. Avatar de DASSE
        DASSE

        Já tens?!?! estás apresentado LOL

  6. Avatar de Morgan
    Morgan

    aposto que se houvesse um passatempo pplware a oferecer um mac eram aos milhares como no iphone 6s…e dps dizem mal.

    1. Avatar de Bossa Nova
      Bossa Nova

      A cavalo nada do não se olha o dente, não sabias?

  7. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu pessoalmente prefiro o Mapas ME, são gostos, acabado de regressar de ferias do outro lado do mundo e é impossível fazer ferias como faço sem os Mapas ME.

  8. Avatar de Balearic Soul
    Balearic Soul

    Tem mapas offline o serviço da Apple?

  9. Avatar de Brickage
    Brickage

    “mas os utilizadores acabam por usá-la graças à qualidade atingida.”

    Citation needed

    1. Avatar de Pedro Simões

      Nem precisas de fonte externa para afirmar e validar o que ai esta escrito. Podes acreditar na nossa palavra, porque o usamos com regularidade, ou simplesmente testar intensivamente.

      Comparado com o que era, e fizemos ver isso muitas vezes, está muito melhor!

      1. Avatar de LG
        LG

        Como leitor regular da Pplware gostava imenso que ler uma publicação sobre uma análise de comparação feita por vocês entre serviços concorrentes. Preferia isso invés argitos de “estatísticas” que são constantmente contraditos. Mas isso é somente uma opinião minha.

        1. Avatar de LG
          LG

          “artigos”, não ” argitos”

        2. Avatar de Vítor M.

          Se há de tudo no mundo a tecnologia, há que dar a conhecer toda a informação. A informação é a arma do povo. Não se pode manter o povo ignorante, mesmo sendo essa a vontade de muitos 😉

  10. Avatar de Filipe
    Filipe

    Vezes que já fiquei enrascado com o Apple maps = muitas.
    Vezes que já fiquei enrascado com o GMaps = 0

    Por isso, Google sempre. Em contexto de trabalho então nem se fala. Agora se vocês o usam para as viagens de auto estrada Porto – Lisboa então qualquer um é bom.

  11. Avatar de antunesn
    antunesn

    Não percebo este post… sinceramente.
    Não conheço ninguem que use o Apple Maps em deterimento do Google Maps.
    Onde foram buscar esta estatistica?