Apple tem no macOS Catalina uma novidade com que gozou durante anos no Windows

24 Comentários

O macOS Catalina chegou esta semana, de forma muito discreta. A Apple já o tinha mostrado antes e dados a conhecer muitas das suas novidades. Estas abraçam muitas áreas e focam-se numa melhoria substancial do sistema operativo.

De forma disfarçada, a Apple trouxe uma novidade a este sistema que estava a passar despercebida. O curioso é que depois de anos a gozar com uma funcionalidade do Windows, acabou por a abraçar no Catalina.

Catalina macOS UAC Apple Windows

Uma nova funcionalidade do macOS Catalina

O UAC, User Account Control, chegou ao Windows com o Vista. Destina-se a controlar a forma como as apps acedem a áreas sensíveis e protegidas deste sistema. Na sua natureza, o UAC interrompe muito o utilizador, para assim garantir a segurança.

A Apple sempre aproveitou essa funcionalidade e a sua forma para tirar proveitos para si. Referia-se a ela como um bloqueio e mostrava que as suas soluções eram mais úteis e simples de usar. Claro que ainda assim, mantinha os elevados níveis de segurança.

UAC, um velho amigo chato do Windows

O problema é que agora, com o macOS Catalina, a Apple acabou por ter de implementar um sistema similar. Neste sistema há agora também um mecanismo de controlo para controlar a instalação de novas apps e, ao mesmo tempo, o acesso a áreas do sistema.

Também da mesma forma que aconteceu com o UAC, os utilizadores estão a queixar-se que desta novidade. Reclama que é intrusivo e que está constantemente a incomodar os utilizadores.

Catalina macOS UAC Apple Windows

Internet lembrou a Apple da sua posição

A Internet também não perdoou esta nova posição da Apple e o Twitter foi rapidamente inundado de publicações. Estas querem recordar a posição que a empresa tinha anteriormente face ao UAC.

Referem também que depois de tantas observações e comentários, a Apple fez o mesmo. Acabou por abraçar também no macOS Catalina algo completamente similar.

A Apple acaba por dar razão à Microsoft

Na verdade, o que a Apple colocou no macOS foi um sistema em tudo similar ao que a Microsoft tem presente no Windows desde o ano de 2007.

Acaba por provar que a decisão tomada na altura pela Microsoft foi acima de tudo acertada e que é esta a posição para garantir a máxima segurança.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Nabais
    Luís Nabais

    É impressão minha, ou no Windows era apenas um aviso com um Ok, que não tinha nada para fazer, requeria intervenção manual, mas no macOS Catalina tem Ok e Don’t Allow, resolvendo o assunto logo ali? Se for assim, não é a mesma coisa, isso muda tudo!

    1. Avatar de Filipe Morais
      Filipe Morais

      é só impressão tua…

    2. Avatar de Alex
      Alex

      É impressão. No Windows são caixas Yes/No. E se a conta de usuário não tiver permissões de admin, tem que entrar com uma conta de administrador para permitir o acesso.

      1. Avatar de Luís Nabais
        Luís Nabais

        Ah ok, então é mesmo a mesma coisa. Obrigado pelo esclarecimento.

    3. Avatar de maxim
      maxim

      é impressão tua e isso não muda nada. copiaram tudo do windows tal e qual.

      1. Avatar de Fixo
        Fixo

        Copiaram o quê e quando? Na instalação das apps nada mudou com o Catalina.

  2. Avatar de Hugo Cunha
    Hugo Cunha

    Quem tem telhados de vidro…

  3. Avatar de Jakim
    Jakim

    O que esperar dos iDiotas da maçã podre?!

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      O que falta por aí são Idiotas 😉

  4. Avatar de Bob
    Bob

    Quem trabalha muito na área, e se lembra da novidade do UAC, também consegue lembrar-se que ajudou, drasticamente, a reduzir os problemas de segurança no Windows.
    Nomeadamente, a pior ameaça de sempre, que é o próprio utilizador 🙂

    Nada contra que implementem no MacOS. Ainda bem!
    A maioria do utilizadores ainda tem a mentalidade que o MacOS é imune a problemas de segurança… assim a Apple força outra camada de protecção.

  5. Avatar de Fixo
    Fixo

    Patetice. No Catalina os alertas quanto à instalação de apps de fontes não seguras são exatamente iguais às anteriores.

  6. Avatar de Gaspar Oliveira
    Gaspar Oliveira

    É um bocado diferente, na altura a microsoft era basicamente para executar a aplicação.
    Aqui estamos num cenário diferente, as coisas evoluiram muito, neste momento é preciso dentro de uma aplicação controlar diferentes tipos de autorização, assim como nos smartphones, controlar acesso a camara, localização… em 2007 não havia nada disto, nem estas necessidades.

    1. Avatar de Filipe Morais
      Filipe Morais

      Ou então a Apple estava com anos de atraso como é normal.
      O MacOs pede autorização para aceder a pastas !
      Pode ser que um dia destes consigam implementar a dock em 2 monitores, tal como o windows já tem.

    2. Avatar de AlexA
      AlexA

      É justamente o contrário. Em 2007 não era basicamente para executar, e sim para instalar a aplicação, e se somente ela fosse fazer alterações no sistema. E isso ainda é configurável. E era necessário, pois sem o UAC as aplicações podiam ser executadas livremente sem a permissão do usuário, alterando configurações do sistema. O que ocorre agora é que a Apple se deu conta que esse sistema é necessário no mac.

  7. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Opssss, acontece aos melhores 😛

  8. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Misturar isto com o UAC é pura anedota.

    Abc

    1. Avatar de Radamel
      Radamel

      adoro estes comentários que nada adicionam a discussão, sem ser tentar inflamar a mesma. Era pedir muito para que adicionasse o porquê de considerar anedota? Isso sim, era de valor. Vá-la, concerteza que consegue com algum esforço

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        UAC – pede autorização para executar uma aplicação como modo de administrador

        Permissões – pede autorização para que a aplicação aceda a determinadas funções (Bluetooth, pastas, localização, etc.). O diálogo só aparece UMA vez, não sempre que se volta a aceder à aplicação.

  9. Avatar de JM
    JM

    no windows acontecia uma coisa maravilhosa que os softwares deixavam de ter um comportamento normal e era visivel em softwares baseados em .net vs os softwares feitos em Delphin (WTF Delphin, pois é incrivelemnte ainda é muito usado) portanto vs mac:
    as apps nao deixam de funcionar chateia uma vez nao chateia mais no windows nao sempre que executava a app perguntava questoes UAC.

    Esta similar? sim !
    é Chato? é! mas é uma vez nao é como o windows sempre…
    Aplaudir de pé admitirem e dar razao a Microsoft é de gente que sabe estar!

    ha comentarios desnecessario clubistas quem gosta de windows fixe para si fixe para mim fixe para todos e susecivamente para os restantes SO…

    1. Avatar de Balmer
      Balmer

      “é Chato? é! mas é uma vez nao é como o windows sempre…”

      Desde que compreendas que no Windows sempre tiveste a possibilidade de controlar isto de forma a que não te fosse mais pedida a permissão a nível de aplicação, por mim tudo bem.

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Essa função no windows é importante , por gozada que seja. claro que na altura do vista aparecia a cada aplicação que abria mas podíamos personalizar os avisos à nossa medida. Importante era para frotas de computadores em que o admin podia bloquear o acesso aos utilizadores a funções que não eram necessárias e assim eliminar muitos problemas que poderiam acontecer graças ao utilizador, por isso sim é uma boa funcionalidade gostem ou não dela.

  11. Avatar de Aquele_que_sabe
    Aquele_que_sabe

    maxima segurança? Apenas diz ao utilizador que ele tem que aceitar. Basicamente, dentro de 10 a 20x repeticoes, o utilizador faz sempre ALLOW, e nao sabe o que está a aceitar. O que é de mais……….

  12. Avatar de Paulo
    Paulo

    Oh, que horror! O pânico! O drama! A Microsoft também não dizia raios e coriscos do Linux? Era um cancro e mais não sei quê… E agora, é só love pelo pinguim! Deixem-se de discussões estéreis! 😛

    1. Avatar de Paulo L
      Paulo L

      Shhhhh, não os mandes calar, é de partir o coco com os comentários, actualmente a melhor fonte de comédia visto que a qualidade do stand up comedy tem estado a decair