Apple: macOS Big Sur é inspirado no Linux Deepin 20? Parece que sim…

61 Comentários

Como sabemos a Apple apresentou ontem um conjunto de novidades relativas aos seus sistemas operativos. Uma dessas novidades é o novo macOS Big Sur que se apresentou com uma nova e elegante interface.

Numa primeira análise todo o mérito é para a gigante de Cupertino! No entanto, não terá a Apple se inspirado no Linux Deepin 20?

Apple: macOS Big Sur é inspirado no Linux Deepin 20? Parece que sim...

O macOS Big Sur é mais elegante que os seus antecessores! A interface foi “arredondada” o que lhe dá um look and feel bem mais atrativo. A inspiração para o desenvolvimento da interface é notável, mas não terá a Apple descoberto uma forte de inspiração?

Apple: macOS Big Sur é inspirado no Linux Deepin 20? Parece que sim...

macOS Big Sur é “igual” ao Linux Deepin 20?

O Deepin é uma distribuição Linux que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada, recorrendo a uma versão bastante personalizada do Gnome Shell. Esta versão foi inicialmente desenvolvida apenas para utilizadores chineses, mas agora está disponível para todo o mundo.

Se já espreitaram como é a interface do macOS Big Sur, vejam agora como é a interface do Linux Deepin 20 que já foi apresentada há alguns meses!

O que vos pareceu? Inspiração? Além do Linux Deepin 20 também o Zorin OS 15 é uma distribuição Linux como as janelas arredondadas. Dito isto, na verdade, a interface do novo macOS está muito bonita e limpa. A Apple escolheu um bom caminho, mas há que dar mérito a quem tem as ideias. Se fosse ao contrário…

Leia também…

As grandes novidades do iOS 14 que o Android já tem há alguns anos

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Medeiros
    Medeiros

    A chamada “inovação à chinesa”

  2. Avatar de saldoso
    saldoso

    ” janelas arredondadas”?
    As janelas no macOS já são arredondadas há alguns anos

    1. Avatar de oeuropeu
      oeuropeu

      Mesmo, se ainda falassem daqueles tiles das funcionalidades que aparecem debaixo do relógio.
      Mais o deepin tem dois temas como se chamam qq coisa estilo windows ou mac, que engraçado, aquela barra em baixo em cada estilo não imita a o windows nem o macos.

      O deepin que basicamente tem por base dos seus dois temas windows e macos agora foi copiada.

      1. Avatar de saldoso
        saldoso

        aquilo não são tiles, é o novo control center, à semelhança do iOS, embora, obviamente já muitos outros sistemas tinham funcionalidade parecida.

      2. Avatar de Thiago Rocha
        Thiago Rocha

        Não é modo Windows e macOS, mas sim “Modo Eficiente” e “Modo Elegante”. Além disso, a nova barra inferior do Deepin 20 assemelha-se muito mais ao Chrome OS.

  3. Avatar de eu
    eu

    Quer dizer que agora todas as interfaces lá por ser arredondadas, têm de ter como origem o Lixox !?

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Belo nome para uma distribuição. Deve ser uma daquelas em que não se pode mudar as configurações e mexer no código fonte, ou no que quer que seja. O utilizador só tem palas para ver o que tem à frente e se desviar do caminho leva uma paulada….

      1. Avatar de saldoso
        saldoso

        Já alguma vez usaste o macOS?

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          E já usaste alguma vez o KDE Plasma? Isso sim é customizável

          1. Avatar de saldoso
            saldoso

            Isso de alguma forma retira a capacidade de modificar configurações no macOS?

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Sim, pois o macOS é um sistema fechado em si mesmo e limitado em customização.

          3. Avatar de saldoso
            saldoso

            Daniel, claramente não fazes ideia do que é o macOS.
            O macOS não é um sistema fechado, e muitos dos seus componentes são opensource. Podes fazer várias modificações nas definições (graficamente e por linha de comandos), podes usar plugins para o “file browser” do sistema, podes usar outro file browser, podes correr aplicações UNIX, podes usar diferentes tipos de scripts, automatizar o workflow de aplicações e entre aplicações, etc, etc! Há tanta coisa que se pode fazer…

          4. Avatar de Telmo
            Telmo

            É a parte do Unix que me preocupa mais

          5. Avatar de saldoso
            saldoso

            não sei por havia de preocupar. Continuará a ser Unix, e com capacidade para compilar para o processador, tal como antes acontecia quando se usava PowerPC em vez de Intel.

  4. Avatar de eu
    eu

    Pessoalmente acho a nova interface feia. Parece que estão a copiar o iOS que é um sistema operativo infantil para brincar.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Os sistemas moveis ios/android são para brincar. Não é só o ios.

  5. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    A maçã mordida e a mirasoft nunca param de copiar o Linux! Se copiam então pode-se concluir que o Linux é melhor que o MicOS e o War10 😛

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      Nota-se no número de software e hardware feito para o Lixonux.
      Conversa de pé rapado.

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        Está a começar a aumentar astronomicamente

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Tendo em conta que o macOS Big Sur é baseado no Catalina que por sua vez era baseado no Mojave, arrisco dizer que o Linux Deepin 20 inspirou-se no Mac OS

    1. Avatar de Jon
      Jon

      +1 É a velha questão do ovo e da galinha 😛

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Deepin é assim desde muito antes do Mojave existir.
      Deepin existe desde 2004

      1. Avatar de HRamos
        HRamos

        No entanto a interface gráfica não é assim desde 2004. Esta nova surgiu em Abril 2020 versão beta.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Eu tive acesso a versão alfa e beta.

          1. Avatar de Telmo
            Telmo

            Podes mandar me a versão alpha?

  7. Avatar de Jota
    Jota

    Está mesmo em queda livre!

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Na verdade o Deepin OS que se baseou nos antigos MacOS

  9. Avatar de Ricardo Alves
    Ricardo Alves

    Nada a ver! Essa interface é baseada na do Ipad OS que já era arredondada assim a uns 3 anos! a Apple está unificando seu ecossistema a muito tempo! Quanta bobagem.

  10. Avatar de Manelito
    Manelito

    Morte a Apple!

  11. Avatar de Gilmario
    Gilmario

    Excelente artigo… Sem fanatismos parabéns… Todos os sistemas operativos são bons… E cada um e livre de gostar mais de um do que de outro… Mas o jornalismo tem de ser isento… E é o segundo artigo que leio com isenção… Algo que vos faltava a muito tempo quando falavam em Apple..
    Eu prefiro iPhone a Android, porque sempre usei, mas prefiro windows 10 e ja tive macbook… Se experimentar android possivelmente também vou gostar… Mas normalmente so mudo quando estou descontente…

  12. Avatar de Fulano
    Fulano

    A única coisa que sei é que a grande maioria dos profissionais vão começar a abandonar a Apple. Depois de todos os problemas de compatibilidade com o Catalina ainda não resolvidos, quem testou o Big Sur já começou à procura de equipamentos Windows 100% compatíveis com o software e hardware.
    De resto, a Apple há muito tempo que não tem idéias e anda só a copiar os outros.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Durante quanto tempo é que o pessoal testou o testou o Big Sur?

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Ainda mais agora que querem migrar 100% pro ARM. Isso vai afetar os computadores antigos que não tem essa base e terão o desempenho comprometido em versões futuras

      1. Avatar de saldoso
        saldoso

        És capaz de explicar isso?
        O sistema continuará a ser desenvolvido para os processadores actuais

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          O futuro é ARM.
          tecnoblog.net/347253/apple-anuncia-transicao-intel-arm-mac/

          1. Avatar de saldoso
            saldoso

            O futuro é ARM mas novas versões do sistema continuarão a ser desenvolvido para INTEL, isso foi dito de forma clara pela Apple.

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Por pouco tempo

          3. Avatar de saldoso
            saldoso

            Não, não é por pouco tempo!
            Serão vários anos, até porque só daqui a 2 anos é que a Apple deixará de vender computadores com Intel, e depois disso manterá a política de suporte que tem actualmente. Ou seja, no mínimo mais sete anos antes da Apple sequer pensar em abandonar o suporte de SO para os computadores actuais.

    3. Avatar de HRamos
      HRamos

      Quando se fala sem saber, corre-se o risco de dizer cocó. Mas acho piada ao pessoal, que detestam a Apple e depois em todos os artigo do pplware sobre a Apple estão lá a comentar (destilar veneno). Até nisso a Apple bate aos pontos os restantes.

  13. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Mas mas o mundo está louco?
    A Apple nunca copia nem se inspira em nada já criado.
    A Apple tudo o que faz é novidade absoluta.
    Mania de marcas inferiores se quererem confundir com o supra sumo da criatividade humana.
    Apple, inovação que interessa. Vamos todos repetir.

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Não
      Nota-se claramente de que a Apple copiou o deepin

      1. Avatar de Rodrigo Alineri
        Rodrigo Alineri

        O Deepin 20 foi inspirado no iPadOS, que foi lançado em 2018.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Se isso foi sarcasmo, foi muito mal feito meu caro.
      Se não foi, só tenho pena do fanboyzismo

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        Não foi sarcasmo
        Prefiro mil vezes o design do deepin 15.11 que é mais feio do que o deepin 20 do que o Mac OS big sur deepin
        Mac OS o senhor deepin (em homenagem para a cópia mal feita do deepin)

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Toda release eles mudam alguma coisa, hoje tem cara de Mac, amanha de Windows.
          Inclusive, por causa dessas mudanças bruscas na interface que o Manjaro teve que remover a distro da base estável. Uma distro rolling release, famosa por quebrar, considera o Deepin um produto instável. É de fazer rir.
          Só faltam mudar a base de Debian Stable para outra coisa. Não tem foco algum.

          1. Avatar de Telmo
            Telmo

            Vish
            E o que é que uma coisa tem a haver com a outra?
            Estás a comparar macaw com laranjas
            Primeiro lugar a huwan faz o deepin com código fonte mas é ela que controla como funciona
            Já a interface noutras distros é portado (e ainda por cima eles meteram o deepin 20 e não o deepin stable

  14. Avatar de jed
    jed

    LOL, por acaso ja tinha lido a mesma perceção num artigo de outro site.

    Andam a copiar-se uns aos outros.

    Primeiro Deepin copia Mac OS como base. Faz melhoramentos por cima.

    Depois Mac OS, ve os melhoramentos do outro e aplica a mesma formula !!!!!

  15. Avatar de Alisson Seraggioto
    Alisson Seraggioto

    Pra mim ambos estão com interfaces horríveis. Não acho nada bonito esse visual arredondado e colorido.
    Lembrando, MINHA OPINIÃO.

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Mas pelo menos o deepin 20 é melhor que o Mac OS
      É também lembro que tu podes tirar os cantos arredondados tirando os efeitos

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      O visual do Deepin 20 sem os efeitos é horrendo, todo quadrado e cinza, parece Windows 98

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        Agora fica aí a dúvida
        Arredondado vs bicudo
        Se não me engano no kde plasma também é assim

  16. Avatar de Daniel
    Daniel

    Parem de bobagem! O Deepin no início era baseado no Gnome, mas depois mudou pra Qt e criou todos seus apps do zero. Deepin não quase nada de GTK na DE.

    Voltar pro Gnome é um atraso.

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Por iso que está a criar as suas ferramentas em qt

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        E tem gente que ainda acha que é uma copia do GNOME, um fork dos apps do Gnome

        #SQN

        1. Avatar de Telmo
          Telmo

          Fork do kde
          Só que muito mais bonito

  17. Avatar de Rodrigo Alineri
    Rodrigo Alineri

    A interface do Deepin foi “inspirada” na interface do iPadOS, que foi lançado em 2019. A Apple não copia ninguém. A indústria que copia a Apple.

  18. Avatar de ewertonurias
    ewertonurias

    Talvez ainda não saibam, mas no iOS já era assim, e agora que virou MacOS XI unificou a aparência.
    Na verdade quem copia a parada aí é o Deepin, e não o contrário.

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      deepin copiou o design do ipad
      o mac os copiou o deepin que foi copiado do ipad

      1. Avatar de ewertonurias
        ewertonurias

        MacOS não copiou nada, foi como eu disse logo acima, eles começaram pelo iOS, já com o objetivo de unificar a aparência com MacOS XI.
        Quem copiou aí foi o Deepin.

  19. Avatar de ewertonurias
    ewertonurias

    MacOS não copiou nada, foi como eu disse logo acima, eles começaram pelo iOS, já com o objetivo de unificar a aparência com MacOS XI.
    Quem copiou aí foi o Deepin.