Apple lança OS X 10.10 Yosemite… gratuito!

83 Comentários

Depois da promessa feita em junho deste ano… está finalmente lançado oficialmente o mais recente sistema operativo para os computadores da marca de Cupertino. São muitas as inovações que foram mostradas ao longo destes meses. Muitas versões preview e outras tantas beta que colocaram em milhares de máquinas o OS X 10.10 em teste.

Mas o que traz de novo o OS X Yosemite?

7947999-Dark-Mode-Yosemite.jpg_fit_800_252C600


Muitas novidades foram sentidas, há uma colagem ao iOS 8 e isso é o que rapidamente se consegue perceber. Mas agora que o podem descarregar e instalar irão poder ter a percepção do seguinte:

Design de interface renovado.
  • Completamente novo. Completamente Mac.

yosemite04

O OS X Yosemite foi pensado para levar a utilização do seu Mac a novas alturas. Para isso, a Apple analisou todo o sistema e melhorou todas as apps, uma por uma. Todas as funcionalidades. Todos os píxeis. Adicionou também novas capacidades na interface para termos toda a informação de que necessitamos sempre à mão. O resultado: o Mac tem uma interface mais elegante, com toda a potência e simplicidade que sempre adorou.

Mas há mais .. muito mais!

Apps avançadas.
  • Torne as tarefas diárias extraordinárias.

Uma das melhores coisas do Mac é que inclui apps topo de gama, cuidadosamente desenhadas, que vai adorar usar todos os dias. No OS X Yosemite, oferecem novas maneiras de fazer as coisas que sempre fez. As apps que utilizamos para navegar na internet, ler emails, enviar mensagens e organizar ficheiros estão mais simples e elegantes e têm novas funcionalidades que na realidade facilitam.

Safari

yosemite03

A nova barra de ferramentas simplificada no Safari mantém os controlos mais importantes sempre à mão e deixa mais espaço disponível para o que realmente quer ver. O Safari está também mais rápido e melhorou os controlos de privacidade.

iCloud Drive

Guarde qualquer tipo de ficheiro no iCloud e veja-o em qualquer dispositivo. Graças ao iCloud Drive, pode organizar ficheiros na nuvem, criar todas as pastas que quiser e juntar etiquetas para encontrar ficheiros mais depressa.

Mensagens

Se tiver um iPhone, pode enviar e receber mensagens iMessage e SMS diretamente no Mac. Adicione pessoas às conversas de grupo e saia delas quando quiser. Até pode gravar clips de áudio e dar voz ao que tem a dizer.

Mail

Agora no Mail é mais fácil enviar anexos grandes. Pode anotar documentos e preencher formulários a partir das mensagens de email e tirar partido do melhor desempenho para receber mensagens mais rapidamente.

Mac e iOS Nunca estiveram tão unidos.

yosemite02

Pode fazer coisas incríveis com um dispositivo Mac ou iOS. Se os usar em conjunto, pode fazer muito mais. O OS X Yosemite e iOS 8 trabalham em conjunto e estão ainda mais integrados. Detetam quando estão próximos um do outro e tiram partido de novas funcionalidades permitindo fazer coisas incríveis de uma forma tão simples que parece magia.

Telefone

Agora pode fazer e receber chamadas do iPhone no Mac. Se estiver a trabalhar no Mac e o iPhone tocar noutra divisão da casa, já não precisa de se levantar para atender o telefone.

SMS

Já pode receber mensagens de texto do iPhone, incluindo SMS e iMessage, diretamente no Mac. Envie, leia e responda, sem pegar no iPhone.

Handoff

O Mac agora sabe sempre a última coisa que fez no seu dispositivo iOS e vice-versa. Por isso pode começar algo num dispositivo e retomar imediatamente noutro.

Instant Hotspot

Active o hotspot pessoal no iPhone com apenas alguns cliques no Mac. Assim, desde que o iPhone esteja por perto, pode aceder à internet com o Mac.

Preço e Disponibilidade

OS X Yosemite está disponível como uma atualização gratuita hoje na Mac App Store. Yosemite suporta todos os Macs introduzidas em 2009 ou posteriores e alguns modelos lançados em 2007 e 2008. Para obter uma lista completa de requisitos de sistema e sistemas compatíveis, visite apple.com/osx/howtoupgrade.

Comentários

83

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Ainda nao me aparece nas atualizações…

    1. Avatar de Vítor M.

      Já está na mac App Store.

  2. Avatar de luis
    luis

    Apple <3 *grabs popcorn*

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Na página oficial ainda só está o Mavericks… Onde anda o Yosemite?

    Bem, de qualquer das formas… Vou esperar uns dias pelo feedback do pessoal, em caso de bugs horrendos…

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Bem, pelo que li no Reddit, será provavelmente após o término da apresentação. Gotta wait! 🙂

  4. Avatar de André Ribeiro
    André Ribeiro

    Finalmente 😀

  5. Avatar de Joao Campos
    Joao Campos

    A actualização apaga os dados do utilizador?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Claro que não, esta atualização funciona tal e qual como a atualização do Lion para o Mountain Lion. Quase como a atualização de uma aplicação qualquer…

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não, é um update, só que em vez de ser pequeno, é maior…

    3. Avatar de Luís
      Luís

      nop, deixa tudo exatamente igual

    4. Avatar de Rui
      Rui

      Não… actualiza à vontade 😉

    5. Avatar de Paulo Bastos

      Não, podes fazer actualização à vontade, claro que convém ter sempre um backup das coisas mais importantes.

      1. Avatar de António
        António

        Será que vai ocupar muito espaço? É que o meu ssd só tem 76GB livres e não queria estar a ocupar muito mais.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Chega e sobra.

          1. Avatar de António
            António

            Sim eu sei que chega e sobra. Mas não queria estar a perder para ai 7GB com uma atualização. Mas apenas ocupou 5GB

  6. Avatar de jedi
    jedi

    o link sobre “Para obter uma lista completa de requisitos de sistema e sistemas compatíveis, visite apple.com/osx/howtoupgrade” não funciona. ;(

    Mas no meu dá como é de finais de 2009. 😉

    1. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      Funciona em todos os macs aluminium. ou seja 2008 para cima. Os plasticos como nao tem aquele trackpad maravilhoso e a pior grafica ja feita pela intel nao sao suportados.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Funciona em macbook white unibody (em policarbonato e com a maravilhosa trackpad e ainda sem a gráfica da intel) de 2009.

        E funciona muito bem por sinal 🙂

  7. Avatar de rui
    rui

    Já está disponível? ainda não aparece nada…

  8. Avatar de Weslley
    Weslley

    Não esta liberado para no Itunes Store do Brasil :S

    1. Avatar de M Junior
      M Junior

      Nem no Canada esta liberado!!!!

  9. Avatar de norberto pinto
    norberto pinto

    já da para fazer o download?

  10. Avatar de DrHouse
    DrHouse

    É gratuito?

    Pensava que quando compravam um Mac Book com processador i5 e 4gb ram de memória por 1500 euros já estavam incluídos as actualizações.

    Não venham com histórias, processador intel é intel, 4gb são 3gb de ram. Um portátil de outra marca com essas características custa metade do preço. Talvez o chassi seja melhor, mas custar o dobro? Então tiro a conclusão que já estão a incluir 10 actualizações de SO.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      É que percebes de computadores, quando o meu avariar, tu compões-me, certo?

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Desde o Mavericks que o OS X é gratuito, por isso não seria novidade nenhuma que o Yosemite também fosse pelo o mesmo caminho.

      Esta história de, ai e tal com metade do preço comprasse melhor e tal, é verdade, e se assim o quereis, comprem. Só compra produtos Apple, quem assim desejar fazê-lo, agora não venham chatear quem compra.

      Eu pelo menos falo por mim. Começa a ficar super saturaste este tipo de coisas, por causa de produtos. Gostas de Apple? Compras! Não gostas? Não compras!

      Fácil de entender isso. E já agora, alguma vez usas.te um produto da Apple? Neste caso MacBook ou iMac? Se não, peço-te que não falas do que não sabes. Se já usas-te e não gostas-te, aí será outra história, eu próprio usei durante anos e anos Windows, e sei ver que aquele sistema operativo é muito bom, tem as suas falhas, tal e qual como o OS da Apple, e tem as suas vantagens, tal e qual como o OS X.

      – Apple é caro? É!
      – É bom? É sim senhor!
      – Tem falhas? Têm sim senhor!

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        *saturante
        **usas-te
        ***fales

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Usaste
          Gostaste
          …. 🙂

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        Por acaso o que ele diz nem é verdade!
        O que pode ser verdade é que compra PCs por metade do preço com algumas características comuns, mas depois falta na qualidade do ecrã, no tipo de disco, etc!

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          12 horas de duração de bateria no caso do MB Air…

      3. Avatar de Paulo
        Paulo

        Há por aqui muita malta com dor de cotovelo. Dizem que não gostam da Apple mas estão sempre aqui a mandar bitaites. Que tristeza. Enfim, don’t feed the trolls 😉

    3. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Que o preco está desajustado? Sim. Mas näo podes comparar assim 🙂 Muitos portáteis usam CPUs Intel com gráfica Iris (raro noutros fabricantes), ecräs IPS de alta qualidade, baterias duraveis de alta qualidade, e componentes da melhor raia.

      Agora se me disseres que para custar 50-100% mais…isso näo (se fores pelo preco). Por exemplo quando comprei o meu Lenovo dei 800€ com i5 + GPU NVidia com 2Gb + 8GB RAM + SSD 256Gb + USB 3.0 + ecrä touch + chassis de aluminio + teclas retroiluminadas. Näo vejo muitos concorrentes, e näo me venham com histórias de aluminios, que os vossos biceps nao aguentam umas gramas a mais acima do peso do Air ou Pro, etc etc.

  11. Avatar de djizus
    djizus

    Gratuito. Porque a pagar ninguém lhe pega.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Ahahahahahah
      Está calado

    2. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      Vais ser o próximo Nilton

      1. Avatar de Vítor M.

        Ehehehe… estás boa essa 😀

  12. Avatar de Mário
    Mário

    Se atualizar apaga os meus dados (documentos, programas, aplicações, etc)?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, apenas faz um update ao sistema operativo e não apaga absolutamente nada do utilizador.

  13. Avatar de norberto pinto
    norberto pinto

    na mac store portuguesa não tá disponível

  14. Avatar de Rui Faria
    Rui Faria

    Vou experimentar no meu PC qnd tiver tempo.

  15. Avatar de Joao Bastos
    Joao Bastos

    Não está disponível na loja portuguesa 🙁

  16. Avatar de Filipe
    Filipe

    A que horas ficará na AppStore? Já não era suposto lá estar?

    1. Avatar de Carlos Castro
      Carlos Castro

      Não está disponível em nenhuma loja de nenhum país… Nem na US store… Não se esqueçam que lá o dia ainda é uma criança 🙂

      1. Avatar de norberto pinto
        norberto pinto

        só sao menos 4 horas

      2. Avatar de norberto pinto
        norberto pinto

        já tá .

  17. Avatar de Bruno
    Bruno

    Quando é possível descarregar?

  18. Avatar de Carlos Reis
    Carlos Reis

    Com o lançamento da versão final do Yosemite já me contento, mas podiam ter lançado o iOS 8.1….

  19. Avatar de RDRC
    RDRC

    Boas, pessoal,

    Eu estava numa de dar uma oportunidade ao OS X e ver como funciona, mas como não tenho dinheiro para apples, fica aqui a minha pergunta:

    Dá para fazer Dual Boot num pc normal?

    e se der…

    É facil de instalar como windows ou ubuntu?

    e se for…

    Perde-se na qualidade, visto nao estar a ser usado num apple?

    Obrigado pelas possíveis respostas, desde já.. 🙂

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não dá. Só fazendo um Hackintosh.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Exato, so mesmo hackintosh. E o hackintosh é muito fraquinho, é quase um tema

      1. Avatar de Konteudos.info

        Fraquinho ? o teu Mac pode fazer Benchmark contra o meu Hackintosh ….

      1. Avatar de RDRC
        RDRC

        Já deu para perceber que dá mais trabalho do que aquilo que vale, o que é pena.

        Well, Linux ftw 😀

        Obrigado a todas as respostas, já agora. 🙂

  20. Avatar de André
    André

    Instalei o Golden Master do beta preview e a versão final do Yosemite não me aparece na Apple Store, é normal?

    1. Avatar de Vítor M.

      Já deve aparecer, contudo vai-te dizer que tens o sistema actualizado.

  21. Avatar de norberto pinto
    norberto pinto

    são menos 4horas que cá

  22. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    quando é que estará disponível para atualização?

  23. Avatar de Ruben
    Ruben

    Boas pessoal, ainda nao vejo a actualização disponível!
    no site diz que para portugal ainda não está.
    Alguem me diz se ja conseguiu?

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      aqui também ainda nao deu, quando sera q estara disponivel?

  24. Avatar de Carlos Nascimento
    Carlos Nascimento

    Tenham paciencia e esperem por amanhã. La nos states ainda é de manhã eles so devem por aquilo pronto para download ao final da tarde ou seja meio noite em Portugal. Além disso vai ser tanta gente a experimentar e fazer download ao mesmo tempo que deve afectar um pouco o sistema. Tenham paciencia e faça isso no fim de semana ou so depois de hoje.

  25. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Na App Store acabou de desaparecer para download no Mavericks. Deve estar para breve.

    1. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      Falso alrme.lololo
      voutou a aparecer o Mavericks 🙁

      1. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        Pelo link indicado a cima ja aparece alguma informação. ja aparece indicação para fazer o download.

  26. Avatar de norberto pinto
    norberto pinto

    já tou a fazer a descarga

    1. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      por aqui ainda nada. aparece informação para tentar mais tarde.

  27. Avatar de Puga
    Puga

    Já aparece a indicação para update mas da um erro, em breve deve de estar resolvido.

    1. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      continua a aparecer a indicação de que o item esta temporariamente fora de serviço e para tentar mais tarde,

      1. Avatar de Samuel
        Samuel

        No meu aparece mas vai demorar muito…

    2. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      ja estou a descarregar mais de 5GB de atualização mais de 2h e 30mn.

  28. Avatar de Duarte santos
    Duarte santos

    Dará para fazer uma pen de arranque para instalar de raiz o 10.10?

  29. Avatar de Paulo
    Paulo

    22:33 e já está a descarregar 😀

  30. Avatar de Puga
    Puga

    apareceu uma atualização de segurança do os x e depois ja deu para fazer o update para o yosemite

    1. Avatar de Puga
  31. Avatar de nelson
    nelson

    A descarregar 5,16gb

  32. Avatar de Nelson
    Nelson

    Já está disponível!

  33. Avatar de Diogo
    Diogo

    Pessoal, que aconselham? Actualização por cima do Maverick ou instalação limpa?
    Obrigado.

  34. Avatar de Manuel Campos
    Manuel Campos

    Sim senhor.Muito bem fez a Apple.Só espero é que a Microsoft siga o bom exemplo da sua concorrente e disponibilize aos seus utilizadores a próxima versão do Windows,o Windows 10,de forma também gratuita.Penso que em Março ou Abril do ano que vem,o Windows 10 irá sair,por isso espero com expectativa o seu lançamento.Acho que a Microsoft só tem a ganhar com isso,depois do flop que foi(como muitos o afirmam),o Windows 8.Vamos lá ver.Assim o espero. 😉

  35. Avatar de Jorge
    Jorge

    Alguém me pode ajudar? Tenho o Yosemite instalado desde a 1.ª versão beta (oficial).

    Já fui tentar actualizar para a versão definitiva mas não me aparece a opção de actualização do Yosemite, apenas a opção de instalação completa. Estarei a fazer algo errado ou será mesmo esse o procedimento?

    Obrigado pela ajuda.

  36. Avatar de carlos
    carlos

    alguem me pode ajudar , não consigo enviar sms através do mac só aceita iMessage?

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Isso só vai ficar disponível com o iOS 8.1 que sai na segunda feira

  37. Avatar de ACMSeBr

    Gostaria de compralo para instalar no meu pc gamer, agora não sei se a compatibidade com minha placa de video GTX 650 Ti.
    Não encontro no site da Apple a opcão de compra do “OS X Yosemite”
    Estou com o Windows 7 x64 Pro instalado atualmente e em meu not dell o Windows 8.1 Update 1 e meu meu not de trabalho o windows 10 de Teste e por sinal esta muito bom.