Apple lança o iOS 9 – Nasce uma nova etapa para iPhone e iPad

154 Comentários

As novidades estavam prometidas e acabam de ser lançadas a público. Está na rua o iOS 9.

Tal como avançamos hoje, a Apple estava já a programar o lançamento do mais recente sistema operativo móvel para as 18 horas de Portugal continental.

As melhorias são muitas neste sistema operativo, principalmente no que toca ao cenário multitarefas nos iPads mais recentes. Contudo, as novidades não se ficam por aqui. Nos iPhones, no consumo de energia, é outro dos pontos que vai gostar de saber que a Apple trouxe mais produtividade.

ios_9


Esta atualização torna o seu iPhone, iPad e iPod touch mais inteligentes e proativos, com funcionalidades de pesquisa avançada e de Siri melhoradas. As novas funcionalidades multitarefa do iPad permitem trabalhar com duas aplicações ao mesmo tempo, lado a lado ou com a nova funcionalidade Picture in picture.

As aplicações integradas estão agora melhores que nunca, com informação de trânsito detalhada no Mapas, uma aplicação Notas completamente redesenhada, e a nova aplicação News. E as melhorias internas do sistema operativo aumentam o desempenho e a segurança, e proporcionam até uma hora mais de autonomia da bateria.

 

Inteligência

  • Assistência proativa
    • apresenta informação relevante até antes de começar a escrever;
    • notifica quando deve sair para reuniões ou eventos marcados, com base no estado do trânsito;
    • aprende o que ouve num determinado local ou a uma determinada hora do dia e pode apresentar automaticamente controlos de reprodução para a sua música e aplicações de áudio preferidas;
    • adiciona eventos e detalhes de contactos sugeridos com base em informação encontrada no Mail.
  • Siri
    • pesquise as suas fotografias e vídeos por data, localização e nome de álbum; 
    • peça para lhe lembrar coisas que está a ver nas aplicações que usa, incluindo Safari, Mail, Notas e Mensagens;
    • peça indicações para se deslocar de transportes públicos.
  • Pesquisa Spotlight
    • resultados desportivos, estado do tempo e informação da bolsa;
    • cálculos e conversões matemáticas simples;
    • começar mensagens, chamadas telefónicas e FaceTime a partir de resultados de pesquisa de contactos.

 

pplware_ios_9

Novas funcionalidades do iPad

  • Slide Over
    • mude rapidamente para outra aplicação sem sair da que está a usar;
    • mude facilmente entre aplicações Slide Over;
    • suporte para aplicações da Apple e aplicações compatíveis de terceiros.
  • Split View
    • veja e use duas aplicações ao mesmo tempo; 
    • dimensione as aplicações como melhor lhe convém, dando igual atenção a ambas ou prioridade a uma; 
    • suporte para aplicações da Apple e aplicações compatíveis de terceiros.
  • Picture in picture
    • continue a ver um vídeo enquanto usa as suas aplicações favoritas;
    • suporte para vídeo do Safari, FaceTime, Vídeos e Podcasts e aplicações compatíveis de terceiros.
  • QuickType
    • gestos Multi-Touch para selecionar texto mais facilmente;
    • acesso rápido, através da barra de atalhos;
    • suporte para atalhos de teclado físico;
    • suporte para todas as bandeiras emoji (Unicode).

 

Aplicações integradas

  • Mapas
    • suporte para informação de transportes públicos, linhas, estações (entradas e saídas), horários e indicações (disponível apenas em algumas cidades);
    • pesquisa de lugares à sua volta por categoria, incluindo Gastronomia, Bebidas, Compras, Diversão e mais;
    • suporte para Apple Pay indicado em fichas informativas em locais participantes;
    • fichas informativas incluem informação da Wikipédia relativa a cidades e lugares de interesse.
  • Aplicação Notas redesenhada
    • adicione fotografias às suas notas com a câmara integrada ou da sua Fototeca;
    • crie listas assinaláveis e marque o que for completando com um simples toque;
    • desenhe uma ideia rápida só com o dedo;
    • guarde elementos interessantes diretamente de outras aplicações através do menu de partilha.
  • News – a aplicação nova
    • leia os seus jornais, revistas e blogues favoritos, ou escolha entre mais de um milhão de tópicos;
    • disposições e tipografia magníficas, galerias de fotografias, vídeos, animações e muito mais;
    • percorra artigos escolhidos com base nos seus interesses em Para si, encontre recomendações de canais e tópicos em Explorar — quanto mais ler, mais a aplicação News fica mais personalizada;
    • partilhe artigos com amigos ou guarde-os para ler noutra altura — até offline.
  • Mail
    • pesquisa melhorada — encontre rapidamente o que procura, com filtros por remetente, destinatário, assunto ou uma combinação de opções;
    • suporte para marcação permite agora anotar imagens ou PDF anexados a mensagens, com texto, formas e até a sua assinatura e, depois, reenviá-los — sem sair do Mail;
    • guarde anexos recebidos ou ficheiros de iCloud Drive ou de outras fontes de documentos enquanto escreve uma mensagem nova.
  • Apple Pay e Wallet
    • suporte para cartões Discover;
    • suporte para cartões prémio e cartões cliente de débito e de crédito;
    • para pagar ainda mais depressa, pode agora preparar o pagamento carregando duas vezes no botão principal com o ecrã bloqueado e mantendo o dedo no Touch ID.
  • Nova aplicação iCloud Drive
    • procure um ficheiro ou percorra o conteúdo da aplicação iCloud Drive por data, nome ou identificadores adicionados no Mac;
    • abra ficheiros com qualquer aplicação compatível ou partilhe com quem quiser;
    • organize ficheiros e pastas;
    • obtenha a aplicação iCloud Drive em Definições > iCloud > iCloud Drive e selecione Mostrar no ecrã principal;
  • CarPlay
    • reprodução de mensagens de voz;
    • suporte completo para controlos do carro, que pode usar para percorrer listas ou deslocar a vista da aplicação Mapas; 
    • suporte para aplicações CarPlay de fabricantes de automóveis.

 

Melhorias internas

  • mais bateria
    • até mais uma hora de bateria antes de ter de a voltar a carregar;
    • deteção de orientação desliga o ecrã quando está virado para baixo e não está a ser usado;
    • modo de baixo consumo optimiza o desempenho do dispositivo para aumentar a autonomia da bateria até três horas de duração extra;
  • atualizações de software requerem menos espaço e oferecem opção para descarregar noutra altura;
  • as aplicações iOS e interface do utilizador usam agora Metal, proporcionando uma deslocação mais rápida do conteúdo no ecrã, animações mais suaves e melhor desempenho geral;
  • segurança melhorada com autenticação de dois fatores e código de 6 dígitos para dispositivos com Touch ID.

 

Outras melhorias

  • novo tipo de letra San Francisco;
  • opção para deixar uma mensagem caso o interlocutor não esteja disponível para uma chamada FaceTime;
  • partilhe voicemails através da aplicação Telefone;
  • detetores de dados permitem seguir voos e encomendas;
  • suporte na aplicação Saúde para dados de reprodução, exposição a raios UV, consumo de água e estado sedentário;
  • o HomeKit tem agora suporte para janelas e persianas motorizadas, sensores de movimento e acessórios de sistemas de segurança doméstica;
  • a aplicação Podcasts avisa agora quando está disponível um episódio novo e, com o novo look, nunca foi mais fácil encontrar os episódios mais recentes dos seus programas favoritos;
  • suporte para chamadas por Wi-Fi no iPad, iPod touch e Mac, sem o iPhone ter de estar por perto (disponibilidade varia consoante a operadora);
  • funcionalidade Apoio a Wi-Fi para usar a rede móvel automaticamente quando a ligação por Wi-Fi for fraca;
  • transferência de conteúdo de um dispositivo Android com a aplicação Migrar para iOS; informação adicional em http://www.apple.com/pt/move-to-ios.

 

Mais internacional

  • novo tipo de letra chinês PingFang;
  • melhores sugestões, aprendizagem e correção automática para chinês, no QuickType;
  • novo modo de introdução de pontuação no teclado chinês de 10 teclas;
  • nova interface de utilizador para idiomas de escrita da direita para esquerda;
  • Siri tem agora suporte para a Áustria, Bélgica (francês e holandês) e Noruega;
  • novo suporte da Pesquisa Spotlight para o México;
  • novos teclados para alemão (Áustria), espanhol (México), francês (Bélgica), gujarati, hindi (transliteração), hinglish, punjabi e Telugu;
  • sugestões de escrita para alemão (Áustria), coreano, espanhol (México), francês (Bélgica), russo e turco;
  • suporte para ditado em alemão (Áustria), espanhol (Chile, Colômbia), francês (Bélgica), holandês (Bélgica) e inglês (África do Sul, Irlanda e Filipinas);
  • corretor ortográfico para coreano e finlandês;
  • dicionário de hindi, norueguês e sueco;
  • dicionário bilingue de alemão-inglês e francês-inglês;
  • nova correção automática para japonês e melhores sugestões e aprendizagem no QuickType;
  • opção para mudar de sistema numérico para árabe e hindi.

 

Empresas e educação

  • atribua aplicações aos dispositivos iOS sem ser necessário ter configurada uma conta na iTunes Store;
  • melhor fiabilidade para clientes que usam o Microsoft Exchange ActiveSync v16;
  • maior suporte para VPN por aplicação para clientes VPN integrados IPSec e IKEv2;
  • novos controlos de rede para aplicações geridas para ajudar a limitar os custos de roaming de dados internacional;
  • novas restrições para impedir a alteração de códigos, nome de dispositivo e papel de parede, ou a desativação do AirDrop em dispositivos geridos;
  • suporte para extensões de aplicações de terceiros para VPN, filtro de conteúdo avançado e redes Wi-Fi cativas.

 

Acessibilidade

  • opções de toque proporcionam mais controlo do toque para utilizadores com limitações motoras;
  • receitas para o controlo de manípulos para personalizar ou criar novas funcionalidades;
  • suporte para vozes Siri para utilizadores do VoiceOver;
  • maior capacidade de personalização do AssistiveTouch;
  • suporte para repetição de tecla, teclas lentas e teclas modificadoras em teclados físicos;
  • redirecionamento de áudio para aparelhos auditivos MFi permite escolher onde o áudio é reproduzido.

Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em todas as regiões; caso necessite de informação adicional, visite a página http://www.apple.com/pt/ios/feature-availability e http://www.apple.com/pt/ios/whats-new

Comentários

154

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    Fantástico!

    Brutalidade!

    Android estava moribundo, agora está morto!

    iOS 9 para toda a gente que já tinha iOS 8 à mesma hora!

    Não interessa o país, ou a operadora, nada! Não é preciso nem comprar um telemóvel novo.

    Já deve ter mais version share que o Android 5.1… antes de sair oficialmente, para o pessoal que tem GM!

    1. Avatar de EC
      EC

      Uau! Que felicidade!
      Porquê é que Android é por aqui chamado? Necessidade de afirmação ou uma forma de descarregar certa frustração? Fazes-me lembrar um adepto fanático de um qualquer clube que invés de enaltecer qualidade do seu clube, só falam mal dos outros…

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Para não dizerem que a Apple não tem nenhuma app no Google Play.

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Tem a única App que interessa… LOL

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Tem a sua relevância – ao fim de umas horas a nova versão do iOS chega a uma percentagem maior de equipamentos que a última versão do Android ao fim de meses.

        Mostra bem que o sistema de actualização do iOS nada tem a ver com o do Android Google-fornecedor-operador (se também mexer). Coisa que toda a gente sabe, mas há quem não goste que se fale 😉

        1. Avatar de EC
          EC

          Continuo a não perceber o porquê de se falar no Android… Mas afinal foi o lançamento do ios9 ou quê? Porque será que o Android incomoda esta gente?

          Ao ler certos comentários como este reparo que existe um fenómeno facilmente observável e inegável: alguns utilizador Apple exibem extremo “fanboy-ismo”, enquanto acusa os utilizador do Android da mesma “patologia”…

        2. Avatar de David.pt
          David.pt

          Pelos seus comentários acho que não percebe muito bem o que significa opensource. Enquanto o Android abre portas o IOS fecha tudo o que consegue. O Android é excelente para se conseguir smartphones baratos e de qualidade e assim chegar aos bolsos de qualquer um. Respondo ao seu comentário porque tenho vários disparates escrito por si.

        3. Avatar de Markl
          Markl

          A Apple toma conta dos seus produtos como a google dos seus. (Bexus

          1. Avatar de FG
            FG

            Então a Google está muito mal, pois Nexus mais novos que o 4S e iPad 2 não têm Lollipop, quanto mais Android M…

          2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Aqui que ninguém nos ouve, se a Microsoft fosse tão desleixada com a segurança dos utilizadores e deixasse instalar no Windows Phone todo o bloatware que fabricantes e operadores instalam no Android – ia encontrar muito mais interesse deles no WP. Não ia era poder garantir que as actualizações, de segurança ou outras, chegavam aos utilizadores – como a Google também não garante, nem quer saber disso (quer é que vejam muitos anúncios e utilizem os seus serviços).

            É por isso, e só por isso – porque o Android é a casa da sogra e podem instalar tudo o que quiserem – é que os fabricantes e operadores dão preferência ao Android.

            A Google deixa continuar este estado de coisas que é um perigo.

            Por isso “a responsabilidade da Google é entregar o Android aos fabricantes e as correções das vulnerabilidades e, em equipamentos, os seus Nexus” é uma grande treta em que só acreditam os devotos.

        4. Avatar de Prim
          Prim

          A quantidade de palavras que este indivíduo (e outros que tal) gasta para justificar que um telemóvel de centenas de euros é melhor que outros de poucas dezenas… se realmente fosse tão superior, se houvesse uma relação directa com o preço nunca haveria esta necessidade. Num fórum de puntos anda algum fã de Porsches a dizer que os puntos não prestam e deviam comprar era Porsches, bla, bla, bla… e a insulta-los?
          Isto so mostra como o rasca Android consegue fazer comichão ao todo-poderoso iOS, já o faz desde o tempo de Steve Jobs, por isso vejam estes paleios desesperados como um elogio à qualidade do Android.

        5. Avatar de david.pt
          david.pt

          Uma grande treta é pagar mais de 700€ pro um hardware que nem metade do preço do custo de produção tem. Pare de inventar Histórias…….é todos os posts só mete tretas. Acho engraçado o seu nome. Como não pode fazer um Benchmark no IOS você faz mesmo de Benchmark….é mesmo de maluquinhos….

      2. Avatar de Romeu Branquinho
        Romeu Branquinho

        Sou utilizador de iOS e já fui de Android. Não vejo vantagem em arranjarem estas “batalhas” entre diferentes sistemas. São os dois fantásticos, cada um com as suas vantagens. Já tive Android e tem defeitos horríveis. Tenho iOS e tem defeitos horríveis. São os dois muito bons, acho bem que assim o seja, pois só o consumir final tem a ganhar com isso.

        Espero que esta actualização traga melhorias significativas, até porque as autonomias bem precisos de ser melhoradas.

        Cumprimentos pessoal.

        1. Avatar de FG
          FG

          Que defeitos horríveis?

          Só ouço falar, nunca dizem quais são esses defeitos, e dizem coisas que nem sequer são verdade!

          Principalmente nas autonomias, que são bem vistas por quem é experiente nos dois…

          1. Avatar de Markl
            Markl

            vais ao grupo iPhone Portugal do facebook o que não falta são defeitos e problemas

          2. Avatar de FG
            FG

            De gente que não tem um iPhone, mas vai lá resmungar, e de gente que comprou um velho, todo coçado, e queixa-se que a bateria não é boa… Pois…

        2. Avatar de ricardo M.
          ricardo M.

          Ja não sabes como isto é. Esses dois últimos devem ser moderadores disfarçados só pode. Falam o que querem sem problema. Cada um deve ser feliz a sua maneira. Vem para ai gabar se do seu idevice, depois tem uma conta bancaria do tamanho do idevice. Enfim. Adoro ler os comentários de satisfação deles. Lol são mesmo felizes.

        3. Avatar de David.pt
          David.pt

          Concordo 🙂

      3. Avatar de Zeca Garganta
        Zeca Garganta

        Não ligues que o Baptista Bastos fala muito para o iPad2 que tem.

        1. Avatar de EC
          EC

          Acho que agora começo a dar razão a um estudo que revela que os bebés e crianças preferem o iPad a qualquer outro brinquedo

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Os bébés gostam daquilo que é bom…

            Não querem saber da marca, do modelo, dos gigas, do Steve Jobs e do Eric Schmidt.

        2. Avatar de FG
          FG

          Já tive…

          Porquê?

    2. Avatar de LG
    3. Avatar de Joana
      Joana

      App notícias n está disponível em
      Portugal atualizei n tenho aplicação

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Pois, ainda só está para os Estados Unidos, porque os contratos com os conteúdos demoram a acertar…

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Nem a App do iCloud…

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          iCloud Drive. No fim do processo de instalação pergunta se se quer instalar.

        2. Avatar de Jim
          Jim

          preferências do sistema > icloud > activar aplicação. será algo assim

        3. Avatar de André
          André

          Definições – iCloud – iCloud Drive – Ver no ecrã principal

    4. Avatar de Safrane
      Safrane

      E ainda dizem que o iOS é fechado, e o Android é aberto…

      Pois é…

      Agora posso procurar por ficheiros instalados na minha dropbox, diretamente no Spotlight (pesquisa).

      No Android? Dá para pesquisar por ficheiros no dropbox lá na jóia da coroa Google Now (que há igual para iOS)???

      Pois é, é por causa das grandes coisas, mas assim como as pequenas coisas!

      1. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Tas em que ano?

        1. Avatar de FG
          FG

          Num ano em que há multitasking oficial no iOS.

          No Android? Continua com os hacks…

  2. Avatar de censo
    censo

    Quando vou à praia, normalmente fico cá atrás do pessoal. Os da frente é que apanham com a onda. Vou esperar para ver as reações do pessoal até resolver atualizar o meu air.

  3. Avatar de João
    João

    Quem tem a versão 9.1 de Beta recebe pedido para atualizar?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, diz que está actualizado, porque tem uma versão superior.

    2. Avatar de PM
      PM

      Censo, digo já que a versão IOS 9.1, está muito estável. Impecável.

      1. Avatar de Censo
        Censo

        Registei. obrigado.

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Não sei porque mas tanto no iPad e no iPhone está a dar erro ao tentar atualizar. Acontece a mais alguém?

    1. Avatar de João
      João

      A mim tambem.

    2. Avatar de Penso Higiênico
      Penso Higiênico

      Aconteceu-me varias vezes com o meu 4s de 34Gb mas agora já está atualizado. E até o 4s de 8Gb conseguiu fazer a atualização. Isto é simplesmente brutal!!

  5. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Este iOS 9 está excelente! Tenho testado a versão Beta e não tenho nada a apontar. Desta vez a Apple apostou muito forte nos seus sistemas operativos, quer no iOS quer no OS X. Excelente!

  6. Avatar de João
    João

    Não está a dar para actualizar. Após concordar com as condições gerais da actualizar dá erro na descarga. Aconteceu a mais alguém?

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Aconteceu no início, já dá…

      1. Avatar de DumDum
        DumDum

        Afinal não foi para toda a gente à mesma hora 😀

  7. Avatar de antonio ferreira
    antonio ferreira

    instalado num 6+,
    app Outlook deixou de funcionar

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Actualiza a app, tem uma actualização para o iOS 9

      1. Avatar de antonio ferreira
        antonio ferreira

        ja a atualizei ontem, e hoje ainnda n ha atualizacao disponivel

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Não tenho qualquer problema com a app, actualizada ontem, no iOS 9 de hoje. Acho que dá para apagar a app e voltar a instalá-la. Como todos os dados estão na “cloud” não deve haver azar.

  8. Avatar de Hugo
    Hugo

    o download esta rapido no itunes normalmente nas primeiras horas demora sempre mais

  9. Avatar de [NITRO]FOX
    [NITRO]FOX

    Já atualizei aqui no meu iPad Air, não gostei muito, não ta fluido, tem algumas travas na usabilidade principalmente ao navegar nas aplicações abertas, só não entendi ainda como se usam duas aplicações ao mesmo tempo no mesmo ecrã dividido.

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Deves ter um iPad Air imaginário…

      No meu, está a correr 100% fluído.

      O Air 2 é que tem ecrã dividido, no Air 1 tem slide-over, basta deslizar com o dedo da direita para a esquerda, como se abre o control center…

    2. Avatar de Artur
      Artur

      Só funciona no Air 2

    3. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      Só funciona no iPad Air 2 e iPad Pro, infelizmente… Mas já é muito bom, no iPad Air 1st temos a Slide-Over e o PiP…!

    4. Avatar de Jim
      Jim

      está a fazer indexação do spotlight. liga ao carregador, deixa as apps a fazer update e dá una ou duas horinhas.

  10. Avatar de ricardo M.
    ricardo M.

    Software update fail.. Aconteceu a mais alguém?

    1. Avatar de Vítor M.

      Calma, muita gente nos servidores, milhões no mundo. Esperas 10 minutos e tenta de novo 😉

  11. Avatar de Manuel Martins
    Manuel Martins

    Novas funcionalidades?
    Slide Over
    Split View
    Picture in picture
    Já existe há algum tempo no Android

    1. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      E puxares a fita à frente? Ninguém quer saber do que o Android tem, teve ou irá ter.

      1. Avatar de Markl
        Markl

        Querem 93% das pessoas no mundo com smartphone

    2. Avatar de Full
      Full

      Mas nao no IOS, qual a duvida? Achas que o ppl vai mudar pra droid so porque tens essas funcionalidades? LOOL
      Funcionalidade bem vindas.

    3. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      LOL!

      O Android não tem nenhuma dessas funcionalidades….

      Só em “truques” com root!

      Que também já haviam há mais tempo para iOS com jailbreak!

      1. Avatar de DumDum
        DumDum

        Não comeces a beber água, não…

    4. Avatar de FG
      FG

      Em que versões é que eles introduziram isso?

      É que nunca vi a Google a introduzir nada disso…

  12. Avatar de Dinis Coelho
    Dinis Coelho

    Para quem não reparou, o IOS 9 só ficou disponível às 18:03.

  13. Avatar de Rd
    Rd

    Vou esperar, tenho um 4s e gostaria de ouvir o pessoal que já instalou dar o seu feedback.

  14. Avatar de el Pibe
    el Pibe

    Vou esperar por amanhã. Para evitar a ocorrência de erros.

  15. Avatar de Albatista
    Albatista

    Tenho que atualizar par o 8.4.1 primeiro?

  16. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Vocês tem a app News? a mim não me aparece!

    1. Avatar de Dinis Coelho
      Dinis Coelho

      A mim também não…

    2. Avatar de André
      André

      A mim também não…

      1. Avatar de Jim
        Jim

        é uma app exclusiva do mercado americano, por agora.

        1. Avatar de Daniel Pinto
          Daniel Pinto

          9.0 == EUA
          9.1 == EUA + UK

          Se mudarem a região do iPhone e reiniciarem ela aparece.

  17. Avatar de Cenas
    Cenas

    Não falam das coisas más como no windows? 🙂

  18. Avatar de KV
    KV

    Sabem se posso fazer upgrade do IOS 7.x directamente para o IOS 9.0, ou necessito colocar o IOS 8, antes de efectuar upgrade para o 9.0 ?

    1. Avatar de Penso Higiênico
      Penso Higiênico

      Eu fiz a atualização diretamente do iOS 7.1.2 no meu 4s de 8gb e estou contente, pois nunca tinha conseguido atualizar para os iOS 8 por falta dez espaço. E funciona lindamente!

    2. Avatar de André
      André

      A Apple já não assina o iOS 8 (por enquanto só o 8.4.1), portanto a atualização será logo para o iOS 9.0.

  19. Avatar de Google Inc.
    Google Inc.

    Preparem-se para o Android Marshmallow [6.0]
    Talvez com umas falha aqui e ali.

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Preparem-se? Quem?

      Nem os Nexus têm todos updates nos mesmos dias!

      Nem os modelos todos!

      Nem sequer toda a gente com o mesmo modelo!

  20. Avatar de Papa
    Papa

    Tenho o iphone 5c e a atualização ficou fantástica, ficou mais rápido e as imagens estão fluentes parece que aumetaram a resolução do iphone (claro que não porque isso é impossível) mas as coisas estão mais claras e melhores. A siri também melhorou bastante, sobre o aumento da autonomia da bateria ainda vamos ver como isso está

  21. Avatar de José Santo
    José Santo

    A mim ocupou mais 300 Mb do que a versão anterior… aconteceu a mais alguém???

  22. Avatar de carlos
    carlos

    a versão 9.0 é mais estável do que a 9.1 preview ?
    instalei a versão 9.1 preview alguém sabe se a versão 9.0 esta melhor?
    obrigado

  23. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Nunca mais me entendi com o shift, desde que deixou de estar azul, para saber se o teclado estava defindido para minúsculas ou em maiúsculas.

    Aleluia – devem ter pago licença à SwiftKey mas agora basta olhar para o teclado – ou está em maiúsculas ou em minúsculas 🙂

    1. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Amendoins

  24. Avatar de Jim
    Jim

    já tenho o update à dois dias (golf master por ser developer) e devo dizer que estou satisfeito. o unico defeito a apontar, mas que pode ter mudado com o release final de 40mb (para quem tem GM) é que o lock screen está muito temperamental e bloqueia. de resto está bem melhor que o 8 a nivel de velocidade e estabilidade. chorei um bocadinhl com a nova multitask bar que é a versão vertical da do lollipop, até a animação é parecida.

  25. Avatar de camones
    camones

    —– Ipad mini —– primeiras impressões —–

    1. Bugs e funcionalidades incompletas (para além das que a Apple oficialmente exclui para este modelo e para Portugal)
    1.1. A reformulação da app “Notas” prometia novidades: checklists, fotos, links, … e rabiscos! Ora, parece que “rabiscos” nada: aparece a possibilidade de inserir fotos mas o icon dos “Sketch” não aparece! Tanto quanto é possível verificar no website da Apple, não está definida qualquer limitação app/device!
    1.2. [um bugg muito estúpido]. Sempre que reinicio o ipad, ao aceder ao “multitasking view” estão sempre activas as apps que não foram encerradas antes da actualização! Mesmo encerrando todas as apps e voltando a reiniciar, acedendo novamente ao multitasking elas lá estão! Estranho, muito estranho!
    1.3. A pesquisa “spotlight”, que prometia maior integração com outras apps, para já não apresenta nada de extraordinário! Limita-se a pesquisar em contactos, calendário, notas e histórico do safari… Para já não aparece conteúdo adicional (por exemplo, documentos em icloud ou outras apps). Aliás, nas definições>geral>spotlight é extensa a lista de apps com acesso autorizado ao spotlight… mas parece que é uma ficção!

    2. Coisas “esquisitas”
    2.1. O teclado está muito mais “feio” (e as letras minúsculas não convencem)
    2.2. O novo “multitasking view” só dá nitidez à app em uso e/ou ao ecrã principal! Todas as restantes apps, mesmo deslizando-as, ficam bastante desfocadas!
    2.3. A app “amigos” é das coisas mais estúpidas que a Apple podia ter feito: o bigbrother no seu esplendor!

    3. Funcionalidades ausentes:
    3.1. “News” népias
    3.2. Funcionalidades extra do “Mapas” népias (nearby, etc.)

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      1.1 – Numa nota em baixo, tem que te aparecer caixote do lixo, máquina fotográfica rabiscos (e escrever nota. se estiver ativo) com teclado. Não aparece? A mim aparece.
      1.2 Não me acontece
      Só há uma volta a dar – reiniciar – manter premido sleep, passados poucos segundos premir home
      2.1 – Por acaso tinha escrito o contrário pouco mais acima 🙂
      2.2 – Está diferente, ainda não me habituei, passo
      2.3 Amigos ???, passo
      3.1 e 3.2, Há funcionalidades novas que dependem dos países.

      1. Avatar de camones
        camones

        1.1. Nas notas: em cima aparecem os símbolos de “lixo”, “partilhar” e “escrever nota”; em baixo (com o teclado oculto) aparece apenas a “máquina fotográfica” (caso o teclado esteja activo, o símbolo da maq. fotográfica aparece no canto superior direito do teclado). Rabiscos nada…
        1.2. Já tentei reiniciar das duas formas que conheço (1. através do butão sleep; 2. em simultâneo sleep + home) mas acontece sempre o mesmo…
        2.1. Pelo menos no mini (cujo ecrã não é retina), acho o teclado muito “grosseiro”. Não apenas a questão das maiúsculas/minúsculas mas as novas funcionalidades (undo, paste, etc)
        2.2. Talvez pelo facto de não ser ecrã retina, o desfocado fica muito incomodativo para a visão.
        2.3. A aplicação “amigos” ou “encontrar amigos”. Automaticamente a actualização adicionou esta app, cujo nome em inglês suponho ser o “Find My Friends” (assim como a app “encontrar iPhone”). Mais apps ‘obrigatórias’ que me parecem abusivas!
        3. (sim, é verdade… mas as duas que menciono, mesmo que limitadas nas suas funcionalidades, poderiam ser lançadas e posteriormente complementadas. Posso não ter informação para Portugal mas, por exemplo, estar interessado em obter informações de outros locais que já possuem essa cobertura! o mesmo relativamente à app “news”)

      2. Avatar de camones
        camones

        (printscreen do “notas”
        http://imgur.com/a/GHT7k

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          🙁
          “A funcionalidade de desenho está disponível no iPhone 5 e modelos posteriores, iPad Air (todos os modelos), iPad mini 2 e modelos posteriores e iPod touch (6.ª geração)”

          1. Avatar de camones
            camones

            onde está essa informação?

          2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Da primeira vez que se abre a app Notas depois da instalação do iOS 9 aparece uma janela com as novidades (entre elas o desenho manual) – que tem o texto que transcrevi.

            Tenho im iPad 3 (onde abri a Notas e li essa mensagem) que também não tem o desenho manual.

          3. Avatar de camones
            camones

            parece que estou no fim da linha… (mini e 4s). tenho de começar a pensar no jazigo!

          4. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Então não tinhas desenho nem num, nem noutro. Comecei por um 6 (e tinha) por isso não estava a perceber.

          5. Avatar de camones
            camones

            Ainda n fiz o upgrade no 4s. Por isso só levantei as questões no mini.
            Nota: no primeiro comentário fiz questão de colocar na primeira linha “—– Ipad mini —– primeiras impressões —–”

          6. Avatar de camones
            camones

            Quanto às limitações, em nenhuma página oficial referem isso! Enquanto outras funcionalidades remetem para notas de rodapé, as novidades da aplicação “notas” nada referem! Daí o mesmo espanto!

          7. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Na verdade está – quando se abre a app pela primeira vez depois da actualização. O que acontece é o mesmo que com as instruções dos jogos – ninguém as lê e começa a jogar.

          8. Avatar de camones
            camones

            fiz questão de referir “páginas oficiais” (web, etc.). A informação surgir apenas depois da coisa instalada não é muito útil. É suposto que a informação seja fornecida previamente, à semelhança das notas de rodapé referentes a outras funcionalidades ausentes nestes modelos. É um erro da apple, ponto!

    2. Avatar de ricardo M.
      ricardo M.

      Camones isso e tudo mentira.. Impossível… Não é batista?

    3. Avatar de Daniel Pinto
      Daniel Pinto

      A app Find My Friends já existe há muito tempo e só partilha a localização quem quer 😉 Eu tenho a minha partilhada e acho que dá jeito.

      1. Avatar de camones
        camones

        Não vou discutir a utilidade ou não. A mim este tipo de aplicações arrepia-me: acho que há limites que, por mais utilidade que lhe encontremos, não deverão ser ultrapassados (limites em que a utilidade esbarra com outras questões mais fundamentais! ).
        Além disso, uma coisa é a existência da app, outra coisa é a mesma passar a ser nativa do sistema! Suponho que haverá apps de porno, de jogos violentíssimos, +18, etc., mas tal não significa que as mesmas venham por defeito no sistema! A apple ao colocá-la como nativa vai por um caminho que não me agrada (independentemente da minha escolha, está a ‘sugerir’ algo!).

        1. Avatar de JBM
          JBM

          acho que estás a fazer uma tempestade num copo de água! A aplicação não partilha a tua localização com toda e qualquer pessoa, apenas partilha (e se quiseres) com quem queres confiar, e pode partilhar de diferentes formas, podendo ser permanente ou temporária. Está também muito pensada para partilha em família

          1. Avatar de camones
            camones

            Não estou a fazer nenhuma tempestade, a Apple é que quis à força introduzir umas nuvens negras no meu aparelho! Como referi no comentário anterior, “independentemente da minha escolha” (se ligo, se não ligo, se é útil ou não), tenho imensas reservas sobre a política de tornar esta app nativa do sistema! Trata-se de uma temática sensível, nada consensual (a título de exemplo, pessoalmente nada me interessa andar a vigiar a minha filha ou algo semelhante). Discutir a existência da app é uma coisa, discutir a inclusão da mesma como nativa do sistema é outra! E é este passo da Apple que me parece discutível! E não apenas nos argumentos de que a app me está a ocupar espaço no dispositivo ou que é lixo que não posso eliminar! A disponibilização desta app de forma nativa é, queiramos ou não, tentar impor um modus comportamental como ‘normal’!
            Utilizando os teus argumentos, também te podia colocar uma app de porno nativa no sistema e dizer que só utilizas se quiseres! Ora, estes dispositivos são transversais, utilizados desde os adolescentes (ou até com idades inferiores) até aos adultos!. Se eu tenho a lucidez crítica de rejeitar o ‘modus’ comportamental subjacente à referida app, já no caso de faixas etárias pueris e/ou púberes, tais disponibilização vai começar a orientar comportamentos que, por muito inocentes que possam parecer, me parecem problemáticos!
            Sejamos sinceros: no nosso tempo não fomos ‘vigiados’ nem tínhamos qualquer interesse nisso. Achar que todas as inovações tecnológicas são acríticas e apenas discuti-las pela sua pretensa ‘utilidade’ é tão naïf e frágil como as faixas etárias anteriormente referidas!

        2. Avatar de Safrane
          Safrane

          Ai sim?

          A Apple não é a Google, nem nenhuma rede de criminosos, e preocupam-se com a segurança e privacidade dos utilizadores.

          É talvez a única App que usariam sem preocupações, caso precisasse…

  26. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boas ppl tenho a versão iOS 9.1 beta pública, não me aprece para fazer o dowload para o IOS 9 versão final isso é normal?

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Sim, pois tens apesar de tudo uma versão mais atualizada do que o iOS 9

  27. Avatar de FG
    FG

    Se abrires o teclado, não te aparece os rabiscos à direita?

    Deves ter uma App diferente da dos outros…

    1. Avatar de José
      José

      Aparece apenas se forem notas criadas na conta iCloud, se forem notas de uma conta gmail por exemplo já não aparecem essas opções.

  28. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Para já, é o melhor que se arranja em apresentação das novidades (em castelhano).

    http://www.actualidadiphone.com/apple-lanza-oficialmente-ios-9-te-contamos-todas-sus-novedades/

  29. Avatar de Cesar
    Cesar

    Olá, amigos do Pplware.
    Parabéns pelo esforço depreendido para gerar este post acerca do IOS 9. Diferente de outros que tenho lido na Web em português, este é um dos que sumariza as novidades do IOS 9 com maior facilidade; e vai direto ao ponto.
    Perdoem-me se usei algum termo ou palavra de maneira errada, pois não domino o português de Portugal.
    Abraço aos amigos.

  30. Avatar de ricardo M.
    ricardo M.

    As animações, o control center, a velocidade de abrir aplicações a fluidez ficou pior com o ios9. Mesmo no benchmark os resultados são piores. A navegação na internet esta mais rápida e o wifi. De resto anda aqui muito pessoal a queixar se que o tim cook tinha prometido que tudo ia continuar fluido. Ja vi o video da comparação entre o 8.4.1 com o 9 e realmente ficou pior em termos de velocidade e animação e fluidez.

    1. Avatar de Jim
      Jim

      não devia. faz um restauro a definições de fabrica. O meu iPod touch e 2 iOS de um amigo.meu ficaram mais rápidos

    2. Avatar de JBM
      JBM

      não usas um iPhone, pegas num video que mostra pequenas diferenças e dizes que está pior com ar de grande desgraça, e sem saber se é representativo do que se passa com todas as pessoas.

  31. Avatar de ricardo M.
    ricardo M.

    Aqui esta o video da comparação entre o sistema antigo e o novo. http://www.youtube.com/watch?v=wOEir-8Bayw

  32. Avatar de Plus
    Plus

    Top
    Muito bom mesmo!

  33. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    1° comentário ao post… Android.
    É que gosto disto.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      O assunto até nem tem importância 😉

      – Adoção do iOS 9 ao fim de 24 horas: 12%
      – Android 5.1, ao fim de seis meses: 5,1%
      – Android 5.0 .x, ao fim de nove meses: 15,9%

      http://9to5mac.com/2015/09/17/ios-9-hits-12-percent-adoption-lagging-behind-ios-8/

      https://developer.android.com/about/dashboards/index.html

  34. Avatar de Low Cost
    Low Cost

    Uma completa asneira este ios 9. Instalei num ipad air 2 via Ota uma vez que o servidor pelo Windows estava muito lento. Não fiz ainda nenhum reset ao equipamento. Fluidez desapareceu com lags. App driller deixou de funcionar. Multi-task muito verde uma vez que só suporta algumas apps. Parece o note 2 nos primórdios. Repito que o equipamento é o ipad air 2 com 64 gigas e sempre funcionou perfeitamente. Aguardo análise desempenho da bateria.

  35. Avatar de Ivan Cantarino
    Ivan Cantarino

    Só é pena a aplicação News só funcionar na região dos Estados Unidos, é uma pena/falha.
    Devem pensar que a restante população não consegue ler notícias em Inglês, mesmo fora da sua região demográfica.
    Se alterarem a região do país nas definições para Estados Unidos e fizerem reboot ao equipamento a aplicação News lá aparece.
    Pff… keep flipboard.

  36. Avatar de FB
    FB

    Bom dia pessoal,

    Já alguém instalou o ios9 num 4s? podem-me dizer como ficou o telemóvel a nivél de performance?

    Obrigado

    1. Avatar de Penso Higiénico
      Penso Higiénico

      Sim. Em dois 4s e estou satisfeito. Acho que não estão mais lentos.

  37. Avatar de Tiago Caneira
    Tiago Caneira

    Oi, bom dia. Tenho um iPad 3 e, sabendo de antemão que o Split View não iria funcionar, na teoria o Slide Over funcionario, certo? Pelo menos não vi nada que dissesse o contrário. No entanto estou a tentar e nada acontece. Neste modelo essa opção também não funciona?

    1. Avatar de Tiago Caneira
      Tiago Caneira

      Ou afinal parece que não. Aparentemente estas funcionalidades funcionam nos seguintes equipamentos:
      “Even though iOS 9 will run on the iPad 2 and any subsequent iPad model, you’ll need an iPad Air, iPad Air 2, iPad Pro, iPad mini 2, iPad mini 3, or iPad mini 4 for Slide Over and Picture-in-Picture, and an iPad Air 2 or iPad Pro for Split View.”

      Lá se foram as coisinhas boas… 🙁

  38. Avatar de Davide
    Davide

    Olá a todos,

    Tenho um iphone 4s e actualizei para o IOS 9, mas não notei que tenha ganho mais espaço no iphone. Diziam que ele ia ocupar menos espaço. É mesmo assim? Alguém tem uma impressão diferente?
    De resto ele corre na perfeição embora não tenha encontrado grandes diferenças em relação ao IOS 8. Nem em termos de design nem em apps, nem em performance.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Não ocupa menos espaço, ocupa ligeiramente mais. O processo de instalação é que requeria menos espaço disponível.

      1. Avatar de Penso Higiénico
        Penso Higiénico

        Nem mais!

  39. Avatar de Bejense
    Bejense

    iphone 6 – ios9 – nao instalou o news… nao esta disponivel para Portugal? alguem sabe como instalar?

  40. Avatar de Full
    Full

    So para dizer que ficou simplesmente AMAZINGGGG este i9 😛

  41. Avatar de MJ
    MJ

    Tenho um 5S e depois de instalar o ios 9 noto um sobreaquecimento no dispositivo bem como uma bateria pouco duradoura. numa hora mais ou menos perdeu a percentagem que costumo gastar em meio dia.. mais alguem?

    1. Avatar de jBM
      jBM

      depois dos passos da instalação e começares a trabalhar, o aparelho ainda precisa de realizar muitas tarefas em background para terminar toda a actualização. Eu diria que é muito provável que deixes de ter essa impressão várias horas depois da instalação.

      1. Avatar de MJ
        MJ

        Nunca me tinha acontecido mas mesmo assim então vou aguardar. Já estava preparado pra fazer o downgrade de novo.

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Não te assustes, escrevi sobre isso no final deste comentário. O que dizes aconteceu-me com frequência em várias actualizações do IOS (desta vez não aconteceu) 🙂

      Deixar descarregar completamente e carregar aos 100% só deve ser feito no máximo uma vez por mês – para calibrar o indicador de bateria – quando desregula, indica uma carga e tem outra – pode ter-se 20% que “duram” e 60% que se “evaporam”. Acontece com frequência quando se actualiza o sistema operativo.

      https://pplware.sitedev.pt/gadgets/5-mitos-relacionados-com-baterias-de-dispositivos-moveis/#comment-1438323

      1. Avatar de MJ
        MJ

        Mesmo assim hoje continuo com problemas na bateria..costumo chegar ao fim do dia com uma bateria só e desde que instalei o novo OS desligo entre sair de casa e chegar ao trabalho (cerca de 15-20min) a bateria chega aos 60%. Chegar ao 60 só acontecia após o meio dia.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Isso já não parece normal. Pode ser que alguma coisa tenha corrido mal durante a instalação ou então pode ser por causa dalguma aplicação instalada que se comporta mal com o novo sistema. O que é certo é que a opinião generalizada é o iOS9 não tem impacto negativo no consumo de bateria, pelo contrário.

  42. Avatar de MJ
    MJ

    A verdade é que mesmo nao tendo a app NEWS eu fui às definiçoes dos dados móveis e na selecção de apps que utilizam os dados aparece a app NEWS.

    1. Avatar de Amachado
      Amachado

      …é verdade sim senhor….confirmo

  43. Avatar de José Miguel
    José Miguel

    O iOs 8 não era aconselhável no iPhone 4S, porque diminuía o desempenho e etc. Esta actualização para o iOs 9 (para o iPhone 4S) já corrige os erros que o iOs 8 deixou?

  44. Avatar de Santos
    Santos

    O safari no ios9 não permite ver mais os sites por completo? Desde que fiz a actualização para o ios9 deixou de me aparecer essa opção… Alguém experienciou também isto?

  45. Avatar de Sérgio Ferreira
    Sérgio Ferreira

    Este iOS 9 esta muito bom!!!

  46. Avatar de Ivan Pinto
    Ivan Pinto

    Boa Tarde. Atualizei o meu iPhone 5C para o iOS 9 e a opção nearby não aparece quando deslizo para a página de sugestões da Siri. Aconteceu a alguém? Como resolver? Obrigado

  47. Avatar de MR
    MR

    Boa tarde pessoal,
    Era para saber se é normal não aparecer o multitarefas ,slide over,o split vier no iPad 2 agora com o ios9. Gostava de saber se aconteceu o mesmo a mais alguém e se é normal não aparecer?

  48. Avatar de Bruno
    Bruno

    Boas pessoal,
    Instalei a versão 9 de raiz no iPhone 6 e tenho um bug no tempo de auto bloqueio do ecrã, tanto a opção 30 segundos como a 1 minuto demoram o mesmo tempo a apagar o ecrã, ou seja 30 segundos. Depois o tempo que vem a seguir como opção demora o tempo anterior. Será que alguém consegue confirmar isso?
    Obrigado!!!

  49. Avatar de Im90
    Im90

    No meu 5s da me a sensação que as animações a abrir as aplicações, msgs, fotos etc, parece que ficou um bocadinho mais lento.. Será normal?

    1. Avatar de André
      André

      Também tenho um 5S. Notei um pequinino lag, sim. Principalmente a enviar mensagens, noto um pequeno lag naquela animação do balão da mensagem a juntar-se às restantes.

      1. Avatar de André
        André

        pequenino * 😀

  50. Avatar de Im90
    Im90

    Talvez depois com novas actualizações isso melhore né? Cumps.

  51. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    O meu iphone 5 parece mais fluido no IOS9 do que estava no 8….
    Em termos de bateria parece tambem ligeiramente melhor mas so com o tempo poderei dizer algo mais….

  52. Avatar de Kendimen
    Kendimen

    Gosto das alterações na App dos Podcasts!

  53. Avatar de Glaucia Marques
    Glaucia Marques

    Olha só, depois de instalar o ios 9, todos os jogos ficaram em ingles, o que fazer? Já desinstalei e reinstalei e continua. Como vou resolver isto?

  54. Avatar de uadjet
    uadjet

    instalei o ios 9 no iphone 5 e fiquei com jogos bloqueados. Não consigo abrir, mesmo no ipad . Já aconteceu a alguém? Sugestões para resolver isto?

  55. Avatar de Graça
    Graça

    Fiz a actualização no iPad Air 2 a pensar que iria ser super básico e rápido qual o meu espanto que foi super lento e empacou no”parabéns a sua actualização está quase concluída” faço o slide para acabar a actualização e nem sequer desliza….
    Alguém me pode dar uma ajudinha?!

  56. Avatar de Cleide Oliveira
    Cleide Oliveira

    Alge
    Alguem pode me ajudar?
    Quando abro o meu e-mail só aprece as mensagens de uma semana atrás e por mais que eu tente atualizar manual não vai. Meu e-mail é do hotmail