Apple lança novo iCloud

24 Comentários

A Apple tem paulatinamente equipado o seu serviço iCloud. Não cometendo erros de outrora, a empresa de Cupertino lançou ao público um serviço que estava há algum em versão beta.

Conforme havíamos já informado, o iCloud cresceu em termos de oferta e hoje traz mais serviços que usufruem da nuvem para facilitar a vida aos utilizadores dos sistemas iOS e Mac OS X, além de serviços também desenhados para Windows.


O centro das operações é cada vez mais o iCloud, este agora, com as novas alterações deixou de ser beta e passou a ser aberto para todos os seus utilizadores.

Este serviço além de oferecer espaço para backup dos iDevices, o iCloud.com oferece serviço de produtividade. Os actuais Mail, Contactos, Calendário, Encontrar iPhone e iWorks permitem sincronizar os respectivos dados com os dispositivos Apple, quer com iOS quer com Mac OS X.

Agora, na nova versão, a Apple acrescentou o Lembretes e o Notas e melhorou o Calendário e o Encontrar o meu iPhone.

O Notas actualiza agora todas as notas que forem deixadas na aplicação o que ajuda bastante tendo em conta a facilidade de utilização desta ferramenta. Traz um novo look com ligeiras melhorias visíveis em todos os dispositivos. Os utilizadores podem criar, editar e excluir notas, com as actualizações a serem reflectidas nos dispositivos iOS em tempo quase real.

O aplicação Calendário não tem qualquer alteração imediatamente visível, no entanto foi desprovido de lembretes que passaram a estar na sua própria aplicação.

Os Lembretes fazem parte da nova versão e trazem todo o potencial que já conhecíamos do iOS, assim temos já uma interacção maior com o Mac OS X Montain Lion. Pode colocar tudo nesta aplicação online que será transposto para o seu iPhone quase em tempo real.

O Find my iPhone foi polido e agora em cada dispositivo aparece o ícone da bateria para dar indicações do estado da mesma. Nesta altura os mapas ainda são os da Google mas deverão ser em breve os da Apple, isto quando a versão do iOS também já estiver lançada no mercado, já no próximo dia 19 de Setembro.

A Apple está apostada em satisfazer os mais de 125 milhões de utilizadores do iCloud e não será surpresa se dentro em breve algo mais aparecer, pois este será o centro de operações de segurança e produtividade do iOS e do Mac OS X, onde todos os dispositivos e aplicações poderão interagir para melhorar o ecossistema Apple oferecido ao utilizador.

Homepage: iCloud

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joao
    joao

    Novo Icloud?! Ou Update?!

    1. Avatar de Vítor M.

      Com tantas alterações, é mais um serviço novo que uma actualização.

      1. Avatar de eduardo
        eduardo

        Não vejo como! Isto é apenas a adição de funcionalidades/aplicações.
        Aliás, oficialmente, as novidades apenas deixaram de ser betas (só alguns é que podiam usar), o resto continua na mesma.
        Acho que dá para perceber muito bem que a Apple quer que mais aplicações apareçam nesta página. Isto é apenas umas das faces do iCloud!

        1. Avatar de Vítor M.

          Se um serviço apareceu com poucas funções e essas poucas ainda em estado beta. Se esse serviço é melhorado, acrescentadas novas funções estruturais, como é o caso da sincronização dos documentos, lembretes e notas… o serviço não é actualizado, é novo, pois são novidades de monta, no meu entender.

          Mas podem entender como quiserem, aceito a vossa opinião. Por mim estão à vontade.

          1. Avatar de eduardo
            eduardo

            sabes que o iCloud vai além desta página da Web, não sabes!?, e que a única coisa nova é terem aparecido 2 ou 3 aplicações! não houve qualquer alteração estrutural, a sincronização que há entre dispositivos já lá estava, apenas te mostram mais alguns documentos na página, com possibilidade de edição, que é o que sempre foi dito que o iCloud devia fazer.

      2. Avatar de TuTu
        TuTu

        Nao concordo. Para mim é mais uma actualização do que um serviço novo. Foi uma melhoria de algo existente.

        1. Avatar de Vítor M.

          Certo, mas um serviço quando leva uma alteração estrutural, como é o caso, é novo, mas entendam como queiram.

          1. Avatar de Bruno Gonçalves
            Bruno Gonçalves

            Não interessa a estrutura do serviço, tendo o mesmo nome e a mesma finalidade (aliás mais finalidades) é sempre uma actualização.

            O que se pode dizer é que o iCloud sofreu uma actualização e passou a ter novos serviços :).

            Também não é muito relevante se é novo ou se é actualização, mas se quiserem ser rigorosos..

          2. Avatar de David
            David

            Vitor, servico novo, concordo contigo. Há alteracoes que sao mais algo novo do que actualizacao, mesmo mantendo mesmo nome e estrutura.

  2. Avatar de The man
    The man

    Sempre na vanguarda…

    1. Avatar de Bruno Gonçalves
      Bruno Gonçalves

      Vanguarda? Não é muito diferente de vários serviços que se encontram por aí..

      1. Avatar de Miguel Maia

        onde?

        é que
        como eu ainda não posso usar o icloud
        agradeço que me indiques um serviço equivalente

        1. Avatar de Bruno Gonçalves
          Bruno Gonçalves

          Segundo o artigo há outros concorrentes que dão serviços do género menos o find my iphone.

          Como apenas me posso guiar pelo artigo (não tenho produtos apple) e pela opinião do meu irmão que tem um macbook pro e um iphone, ele diz que o icloud até é o mais fraquinho dos que conhece.

          Google e Microsoft dão serviços equivalentes, se sao melhores ou piores não sei, mas dizer que um está na vanguarda é exagero.

        2. Avatar de Julio Mendes
          Julio Mendes

          Porque nao existe? O sistema android te cloud para ser diferente de icloud… ou nao?

  3. Avatar de Alexandre Amaral
    Alexandre Amaral

    Na minha opinião o icloud cumpre o que promete, permite uma sincronização alargada com os dispositivos com o IOS o que sem duvida é uma vantagem…no entanto acho que seria simpático alargarem um bocado o espaço, 5 gb é um bocado curto para mim.
    Outra coisa que deviam implementar (e sinceramente não sei o que isto implica a nível de patentes e afins) é a migração de dados para o icloud, por exemplo ter uma maneira fácil de migrar os contactos que tenho no gmail com a cloud da apple.

    Já agora Vitor gostava de te fazer uma pergunta se me permites, existe alguma maneira de fazer backups incrementais para o icloud (ou seja os backups irem-se substituindo uns aos outros mediante a data) de uma forma automática?
    É que de vez em quando o Iphone lá me chateia com uma mensagem a dizer que tenho pouco espaço no icloud, como não estou muito à vontade com o serviço estou a presumir que o IOS está a tentar alojar vários backups na minha conta em vez de substituir o backup mais antigo, obviamente que os 5 gb não dão para isso tudo.
    Obrigado.

    1. Avatar de Tiago Dias

      Olá Alexandre,

      Essa migração é relativamente simples. Vou ver se trato de fazer um guia para contactos e calendário.

      Quanto aos backups, há um único backup para cada dispositivo que tenhas configurado com o iCloud. O que se pode passar é teres muitas fotos/vídeos no dispositivo, seja no “Camera Roll”, seja na partilha de fotografias.

      Já me aconteceu, e sei de casos semelhantes, ter 3 e 4 GB em fotografias e vídeos, e era essa a razão de estar a ficar sem espaço no iCloud.

      Se tiveres algum dispositivo em que o backup seja superior a 500 MB (já com alguma folga), é esse problema. Podes ver isso facilmente no teu iDevice em Definições -> iCloud -> Armazenamento e cópias -> Gestão

      Cumps

      1. Avatar de Alexandre Amaral
        Alexandre Amaral

        Boas Tiago,

        Realmente tens razão era uns vídeos que tinha no Camera Roll que estava a causar o problema.

        Muito obrigado pelo esclarecimento e a ajuda.

        Abraço.

  4. Avatar de Cláudio Catarino
    Cláudio Catarino

    Sem dúvida,é uma ideia brilhante. Mas mesmo assim acho que tem alguns erros básicos no “Encontrar iPhone”.

  5. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Estas atualizações estão disponíveis na versão 5.1.1 do iOS? Quando tento utilizar o Notes, diz-me que preciso de ter um novo endereço de e-mail.

  6. Avatar de p2mc
    p2mc

    De facto agora está mais completo, mas o que mais impressiona é a facilidade de utilização e a rapidez de sincronização, seja no pc, mac, iphone e ipad.

  7. Avatar de Sergio
    Sergio

    Ja escrevi vários posts, mas um motivo ou por outro acabo por não enviar.

    De forma muito resumida, o iCloud em todo o universo Apple é aquele que funciona pior

    Depois alargo-me um pouco mais

  8. Avatar de FSantos
    FSantos

    Vitor, gostava de fazer uma pergunta sobre este serviço.

    Eu tenho apenas 500 mb ocupados no icloud e a pergunta é:

    O serviço sempre que faz um backup, faz de tudo? Ou apenas as alterações?

    Faço esta pergunta pois estou a tentar descobri o que me fez consumir 700 mb no dia 9 e reparei que o icloud fez uma cópia neste mesmo dia.

  9. Avatar de Manuel Ferreira de Almmeida
    Manuel Ferreira de Almmeida

    Como obter uma licança de forma a actualizar o software?
    tenho tentado actualizar o itunes e diz-me que tenho uma assinatura inválida