Apple lança iOS 9.2.1… e o SIRI em português?

58 Comentários

A Apple tem estado a “fazer reparações” ao seu sistema operativo mobile, mas há passos maiores que devem estar a ser preparados, pelo menos é o que temos visto nalgumas referências no Twitter.

Recentemente a Apple fez um lançamento público de várias versões beta, incluíndo o iOS 9.3 beta 1.1. Hoje lançou para a versão estável algumas correcções. Está então disponível para download o iOS 9.2.1.

pplware_ios921_00


As novidades que estão nesta nova versão são puramente de actualização e correcção de problemas, incluíndo um erro que, durante a utilização de um servidor MDM, podia impedir a conclusão da instalação das aplicações.

Esta actualização está disponível para iPhone, iPod Touch e iPad.

pplware_ios921_01

Não traz, segundo um olhar de relance, mais nada de novo. Mas estranha-se esta apatia face ao não aparecimento do Siri em português, uma vez que a Apple prepara o lançamento do Apple Watch para o dia 29 de Janeiro em Portugal e onde uma funcionalidade muito importante desde dispositivo é a interacção com o assistente virtual da Apple.

Sem o idioma em português de Portugal, metade o Apple Watch é inútil. Por essa razão ainda há uma réstia de esperança que possa aparecer uma versão que traga o tão esperado idioma português de Portugal ao Siri… mas não, ainda não foi hoje!

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Douglas Ferreira
    Douglas Ferreira

    OS X também atualizou hoje.

    1. Avatar de NT
      NT

      Não quero fazer guerra aqui… mas OS X… ou é iOS para desktop/laptop?
      Infelizmente a apple parece que está a “morrer” sem grande rumo/direção a seguir…
      Atenção fãs da maçã não estou a dizer que está a vender menos!!!!
      Mas ultimamente só tenho visto flops na apple e muita gente a migrar para outras plataformas.

      1. Avatar de [APPLE] Rui C.
        [APPLE] Rui C.

        Deves ter os olhos trocados, é precisamente o contrário, quem está nas outras plataformas é que migram para a Apple.
        Os números não mentem. 🙂

        1. Avatar de Julio Sousa
          Julio Sousa

          Claro, claro é isso o que penso.

        2. Avatar de xupacabra
          xupacabra

          Nem mais…

      2. Avatar de Andr8
        Andr8

        iOS para dektop, porquê?

        O que é que eles te tiraram?

        Triste!

      3. Avatar de Balearic Soul
        Balearic Soul

        A Apple devia estar a seguir o caminho da Microsoft com o Windows 10: um sistema operativo unificado. Ao não o fazer, a Apple pode começar, a longo prazo, a ficar pelo caminho.

        1. Avatar de Andr8
          Andr8

          Sem dúvida!

          Por isso é que desde 2010 (quando saiu o iPad), a venda dos PC’s continua a decrescer, e a venda de Mac’s continua a crescer!

          1. Avatar de Eduardo Wandscheer
            Eduardo Wandscheer

            Mas o MAC continua pequeno. Windows 10 já bateu o OSx já tem uns meses.

        2. Avatar de Cristiano
          Cristiano

          estou a fazer precisamente isso a pouco e pouca!

          1. Avatar de Cristiano
            Cristiano

            estão*

        3. Avatar de JBM
          JBM

          os sistemas da Apple têm desde o início a mesma base. Muito código do sistema e aplicações pode ser reutilizado no outro sistema.

      4. Avatar de Manekas
        Manekas

        Queres um dado importante sobre os iPhones: no fim de semana a Worten ofereceu um desconto de 20% em talão em todos os produtos. No sábado à noite já não havia iPhones disponíveis em nenhuma loja, inclusive on-line.

  2. Avatar de Daniel
    Daniel

    http://i.imgur.com/quYpdo4.png

    http://i.imgur.com/lsfNC7p.png

    O Siri não está em Português de Portugal. Uso o assistente virtual em inglês (mesmo que esteja disponivel em PT-pt ) por isso não me incomoda, mas espero que o iOS 9.3 traga essa funcionalidade

  3. Avatar de JBM
    JBM

    Já se sabia que não tinha Siri em Português, apenas trouxe Siri para Árabe.
    Quanto ao Apple Watch, a Apple já introduziu ditar em Português de Portugal. Não é a mesma coisa mas permite usar algumas das principais funcionalidades de voz do aparelho.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    5€ em como vai lançar sem Siri em Português.

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Já aqui comentei que é provável que saia em PT -PT. Dado o lançamento do watch agora em janeiro.
      Apostado!
      Lol
      😀

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Não é expectável que haja mais updates em Janeiro. As versões seguintes só há poucos dias é que entraram em versão beta e costumam demorar várias semanas até haver versão final.

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          @JBM
          Sim realmente é como dizes, e nas versões beta realmente nada de Siri em PT PT.
          Mas creio que estará disponível para breve. Alguém abaixo já disse na 9.3, muito provável! Foi apenas ironia da minha parte! A Aguardar…
          😉

          1. Avatar de JBM
            JBM

            mesmo na versão 9.3 não parece que venha a acontecer. A informação que há menciona novas línguas para o Siri, mas nenhuma delas é o Português de Portugal.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      vai ser lançado sem Siri em Português. Mas tem alguma funcionalidade de voz, permitindo ditar texto em Português.

  5. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Siri em português? Keep dreaming…

  6. Avatar de o gajo
    o gajo

    Siri em inglês está ótimo.

  7. Avatar de João Paulo
    João Paulo

    A Siri está em português desde do 9.2 pra mim

    1. Avatar de LM
      LM

      Olha que não. Vê lá melhor.

    2. Avatar de ruim3406
      ruim3406

      Engraçado é que também num 5S o Siri está em PT-PT, enquanto no meu 6 está em PT-BR, ambos com a mesma versão de iOS. Alguém explica isto?

      1. Avatar de JBM
        JBM

        não estarás a confundir com a função de ditar texto?

        1. Avatar de ruim3406
          ruim3406

          Ela (Siri) fala em PT-PT, mas também é verdade que se baralha na execução de pedidos, exemplo pedi para envia mgs e ligou para outro contacto. Ainda estou a tentar perceber o acontecimento. 🙂

          1. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            Só podes estar a confundir com o voice over. Não tem nada a ver siri com voice over. Voice over em que está em pt -pt.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            sim pode ser o voice control, que tem algumas funções de voz muito básicas.

  8. Avatar de MN
    MN

    A Apple TV também tem a Siri como um elemento importante e não tem em PT, nem sequer funciona de todo em Portugal.

  9. Avatar de Manuel da Rosa
    Manuel da Rosa

    Meh… só interessa se for com PT-PT. É esperar para ver, mas sinceramente não acredito muito.

  10. Avatar de João Francisco
    João Francisco

    Atualizei o meu iPhone 4s para o IOS 9.2.1 e ficou “bricked”. Tento restaurar através do iTunes. Dá me o erro “29”.

  11. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    O português importante já está la.
    Português brasileiro é o melhor mesmo.

    1. Avatar de Tarantino
      Tarantino

      Melhor????? Mas isto é algum jogo?? Gente vazia….

  12. Avatar de Francisco Almeida
    Francisco Almeida

    Espero que venha o SIRI em português. O assistente para ler as mensagens, marcar compromissos e fazer chamadas em mãos livres… é muito bom.

  13. Avatar de Carla Monteiro
    Carla Monteiro

    Atualizado sem problemas.
    Ps: gosto do autocolante.

  14. Avatar de Victor
    Victor

    Mas o português brasileiro é muito diferente?
    Não é tudo português, o mesmo idioma?

    1. Avatar de Valter
      Valter

      Não, é muito diferente, estás a falar de fonética, e não de escrita. Se na escrita é muito diferente, na questão fonética então não tem comparação possível, por exemplo “Ligar para o Gil” em PT-PT é muito diferente de “Ligá pra Giu” em PT-BR (atenção que está escrito como se escuta). A SIRI sendo um dictafone avançado não conseguirá distinguir um do outro.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      PT-BR: “Cara, esse sistema operácional tá bom pá caraca. Todo o usuário vai gostar memo”.
      PT-PT: “Este sistema operativo está mesmo bom. Qualquer utilizador vai gostar”.

    3. Avatar de JBM
      JBM

      sotaque diferente, gramática algo diferente, algum vocabulário escrito de forma diferente, expressões comuns muito diversas, complicam a compreensão para muitas situações, até mesmo para humanos, o que aumenta os erros. Para além disso o Siri é suposto poder dar muita informação local sobre o país.

      1. Avatar de Victor
        Victor

        Entendo o que quer dizer. Realmente, a Siri em português europeu ficaria de melhor compreensão em Portugal. Mas acredito que a Apple logo deve lançar (ou não).

    4. Avatar de hg
      hg

      Acho que em PT-PT não se usa “a ligar para telefone celular”…

      Eu tenho usado o PT-br já que me permite pelo menos fazer chamadas, mas se tivesse em PT-PT, de certeza que faria muito mais.

      1. Avatar de ruim3406
        ruim3406

        Fazer chamadas, enviar msg, procurar localizações e muitas outras coisas. Check Siri PT-BR.

      2. Avatar de Victor
        Victor

        Ok. Mesmo sendo o mesmo idioma, há grandes diferenças que separam os dois “português”. Podia mesmo lançar a Siri em PT-pt, a Língua Portuguesa de Portugal é linda!

        1. Avatar de Eduardo Wandscheer
          Eduardo Wandscheer

          Do Brasil também 😉

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    Nao tras PT-PT porque o ENG com sotake frances, ou ENG com sotake mexicano é mais importante….enfim …..! (vejam as novas linguas do SIRI no 9.3).

    1. Avatar de Vítor M.

      Tenho instalado o 9.3 beta 1.1 e não traz o português de Portugal.

      1. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Boas, fiz a última actualização 9.2.1. E fiquei com um problema de bateria . Está-se a ir mais rapidamente. Posso voltar a actualização anterior? Obrigado

        1. Avatar de Vítor M.

          Hmmm acho que já não podes.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      ENG com sotake mexicano? em sonhos?

    3. Avatar de ruim3406
      ruim3406

      Bem só do Inglês trás sete idiomas. Nice 🙂

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Não esquecer que é um serviço especializado ao país, que o inglês tem muito menos diferenças entre dialetos do que o português, e que os mercados são bastante maiores.

  16. Avatar de Sena
    Sena

    Boa noite. Sou tester da Apple, tenho o IOS 9.3 a correr e confirmo que não tem SIRI em português!

  17. Avatar de Alexandra
    Alexandra

    Era muito mais engraçado interagir com o iPhone se o siri fosse em Português… Enfim, lá fomos nós descobertos pelo brasil

  18. Avatar de mike
    mike

    Confirmo uma amigo meu ta no mesmo ios que eu ultima versão, normal nada de betas. e tem PT PT.

    e eu não

    Sera que a apple só disponibilizou em alguns ??

  19. Avatar de Ivan
    Ivan

    Quando é que a apple vai acabar com a lag? Ios 9 é do pior.. Espero que isto acabe com o 9.4.1

  20. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bom dia…
    No mini iPad 2 já alguém instalou? Está tudo a correr sem problemas? Posso instalar sem stress? 😉

    Cumprimentos,