Apple lança iOS 9.1 e El Capitan 10.11.1

57 Comentários

Depois de várias semanas a trabalhar no iOS 9.1, com versões beta a serem entregues para os developers afinarem as apps e o próprio sistema em si, a empresa de Cupertino acaba de lançar uma actualização ao iOS 9 para trazer algumas novidades e um pequeno conjunto de melhorias.

Mas não é só, também o El Capitan recebeu uma actualização para corrigir alguns problemas que têm assolado os utilizadores do sistema operativo da marca da maçã. Vamos então saber o que há de novo.

pplware_ios91_osx10111_00


iOS 9.1

A Apple lançou há poucos minutos uma actualização que contempla novidades no Live Photos que tem agora um sensor inteligente que reconhece quando levanta ou baixa o iPhone, ignorando automaticamente estes movimentos.

pplware_ios91_osx10111_04

Também trouxe mais de 150 novos emoji, com suporte para emojis das versões 7.0 e 8.0 do Unicode. Isto para quem gosta destes “bonecos” que ilustram as mensagens.

 

Os X El Capitan 10.11.1

A actualização do OS X El Capitan 10.11.1 é recomendada a todos os utilizadores pois melhora a estabilidade e compatibilidade do Mac.

pplware_ios91_osx10111_03

Esta actualização traz as seguintes novidades:

  • Melhora a fiabilidade do instalador para OS X El Capitan
  • Melhora a compatibilidade com o Microsoft Office 2016
  • Corrige um problema em que a informação do servidor de envio pode estar em falta no Mail
  • Corrige um problema que impedia a apresentação de mensagens e caixas de correio no Mail
  • Corrige um problema que impedia que determinados plugins da Unidade de Áudio funcionassem correctamente
  • Melhora a fiabilidade do VoiceOver
  • Adiciona mais de 150 novos caracteres emoji com suporte para Unicode 7.0 e 8.0

Mas será que alguns dos problemas apresentados aqui não estarão também resolvidos? É o que vamos testar nos próximos momentos.

 

Actualização…

Alguns problemas, como o AirDrop, foram resolvidos nesta versão. Agora o iOS já “vê” os Macs e o OS X já vê os iPhones. Também é dado suporte ao iOS à nova Apple TV que chega na próxima semana e suporte a ecrãs maiores, para o iPad Pro.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo
    Diogo

    será desta que finalmente vão corrigir o bug das apps fecharem sozinhas?!

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    enfim, 1000 euros pa isso.

    1. Avatar de Vítor M.

      Isto? 😀 Isto e muito mais… 😉

    2. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      A Apple não quer o teu dinheiro.

    3. Avatar de Marco
      Marco

      levaram-te 1000 euros pela atualização, foi cara.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Esse não pagou 1000 Euros, ele apenas criticou aqueles que pagaram…

  3. Avatar de Ragnar
    Ragnar

    Tenho esperança que melhore.

  4. Avatar de camones
    camones

    Funcionalidades extra do Spotlight continuam sem funcionar para os tugas!
    Mantém-se o bug (já identificado anteriormente) na criação de novos “desktops”!

  5. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Não percebo a importância que dão aos emojis…

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    isto é uma vergonha, e estava eu a pensar comprar o 6s…parece que vou antes para o lg g4, poupo 300euros tenho mto mais espaco e problemas pelos vistos a Apple está cheia deles.

    1. Avatar de Vítor M.

      Isso nem se põe em causa, porque são coisas diferentes, são usabilidades diferentes e acima de tudo ecossistema diferente.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        ecossistema? A maioria dos iphone users usam um pc windows e estão se nas tintas para o ecossistema. Quase todos os android users, usam ipad e windows pc por exemplo

        1. Avatar de Vítor M.

          Se é esse o teu conceito de ecossistema… está dito!

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Mais vale ficar no Ecosistema da Microsoft e comprar um Lumia.

        2. Avatar de sómaisum
          sómaisum

          “Quase todos os android users usam ipad…” Epá, é com cada barbaridade que sai dessa mente…
          E se estavas a pensar comprar o 6s, e depois de levar uma actualizaçao, já nao queres, leva-me a crer que para ti o que era bom era os antigos android. Compras um no 2.3, e ja nao levas mais actualizações 🙂

    2. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      Rapaz compras o que quiseres, daqui a um ano não te chores que não tens actualizações .. ou que o android isto e aquilo….

      Acho a tua comparação pouco inteligente… os materiais inferiores do LG, o ecrã comparaves ao iphone 6S PLUS e não ao 6S …. e por ai fora…

      Ninguém nega poupares os 300 euros… agora comparares um smartphone com um Phablet….

      E lembra te que o IOS está cá fora há um mês e já tem actualização… certo beio com bugs, mas pelo menos estão a ser corrigidos…
      se o android vier com bugs não é num mês que metes as mão numa actualização….

      mas enfim… muidos a comparar favas com ervilhas…..

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        iphone ainda nem quadcore tem, algo que o android ja tem desde 2012…tlm demasiado caro e dps com 16gb e filma 4k LOL boa sorte

        1. Avatar de Antonio
          Antonio

          O que é quadcore?

        2. Avatar de Galaxy S6
          Galaxy S6

          quad core para que???? se com o seu dual core ja supera todos osa androids! viste em todos os benchmarks?? no geekbench por exemplo??? iOS nao precisa de tanta especificacaoes como no android! iOS = leve! so o uso bastante rapido e super suave! meu S6 com octa core nao chega aos pes em termos de perfomance, velocidade, rapidez, suavidade do iphone 6S, portanto nao venhas com isso que nem e quad core! oxala android tivesse essa perfomance toda! e atencao que tenh um galaxy s6 nao um iPhone meu caro amigo!!!

          1. Avatar de Gerson Silva
            Gerson Silva

            Lá está, repara, ninguém põe em questão o performance do iphone mas sim a relação do preço, pagas demasiado para o que recebes. Neste momento o mercado da Apple é pouco flexível, ou estás-te a lixar para o dinheiro que gastas e compras um iphone ou és um pouco mais selectivo e procuras um smartphone em que o preço vá de encontro aos componentes. Para por isto em termos mais compreensíveis, sem querer causar uma guerra de fãs, não é correto comparar alhos com bugalhos tal como não faz muito sentido comparar smartphones com um OS completamente e funcionalmente diferente… A meu ver, comparar performance de um android para um iphone não é justo para nenhum dos dois…

        3. Avatar de Jorge Rodrigues
          Jorge Rodrigues

          Bolas tu não lês mesmo… pois não…
          Um iphone não precisa de ter o processador como um android para fazer o mesmo ou melhor trabalho.
          És muito verdinho nestes assuntos mas deixo te a papinha feita para não fazeres má figura.

          http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2491936,00.asp

          mas se achas que estou a gozar contigo (tipo estou mas quero que abras os olhos) pesquisa por testes feitos e depois sim, depois dizes o que quiseres.

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            Sim é que o artigo não é nada tendencioso. Ora o Samsung ganhou em todos os benchmarks excepto em um. Conclusão da pcmag? O A9 é mais poderoso. Segue-se em baixo a percentagem que cada processador foi mais rápido que o concorrente.

            Antutu -Samsung (29%)
            Geekbench Single Core – Apple (12%)
            Geekbench Multi Core – Samsung (81%)
            3DMark – Samsung (44%)
            GFXBench – Samsung (7%)

          2. Avatar de Mark
            Mark

            “We can certainly say that the A9 has more graphics horsepower than the Exynos 7420. But when you talk about overall processor speed, you have to ask whether it’s per-core or multi-core. Apple’s individual cores are much faster than Samsung’s, but the A9 has two rather than the four Samsung can turn on at once, so Samsung wins on multi-core measurements.”

            “Two things are clear, though: all existing iPhone users will see a major speed bump from the new processor, and the new iPhone is one of the two fastest handhelds on the market today.”

        4. Avatar de Marco
          Marco

          andas iludido com o nr de core’s? então para ti a AMD é mt melhor que a Intel uma vez que já lançou cpu’s com 16 cores.

        5. Avatar de Rui C
          Rui C

          Quando o teu argumento são specs em relação ao iPhone, percebe-se claramente que não percebes patavina do que dizes. Existe uma coisa que tem dado provas ano após ano, de nome: “Optimização” coisa que nenhum android algum dia vai ter, alem da fragmentação, etc etc etc.

          Mas não adianta. Fica lá com o teu quadcore que é mais lento que o meu dual core lol 🙂

          🙂

        6. Avatar de flavio
          flavio

          qual a direrença entre dual core e quad core?

      2. Avatar de benchmarksurfacepro4
        benchmarksurfacepro4

        Começaste bem, compra o que quiseres, e depois das argumentos para ele comprar o iphone. Então, ele não compra o que quer?

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Para os macbook o update é bom mas para IOS é decepcionante..a tal aclamada melhoria de performance em devices antigos é uma falácia pois até piorou

  8. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Esperemos que já não tenha problemas. Preciso que alguém me anime, faz 10 Anos que a Tarja saiu dos Nightwish, so… Apple, please!

    1. Avatar de Vítor M.

      Deixo-te então aqui o meu tributo à Tarja 😉

      1. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Excelente escolha!!! A primeira música que eu aprendi a tocar no teclado, ah… Boas recordações.

    2. Avatar de Rogerio Machado
      Rogerio Machado

      Desculpa lá, mas ainda a chorar pela saída da Tarjinha? Está na hora de entrares na onda da magnífica ex-vocalista dos After Forever e dos ReVamp, Floor “Amazona” Jansen!
      1,85m de puros vocais! 😛

      Uma questão, acham que o bug da barra cinzenta sobre o texto das sms já estará resolvido? Um amigo meu tem um i5C e tem sido uma guerra com aquilo, inclusive li que a Apple sabe do bug por queixas nos fóruns mas que ainda não mencionou nada.

      Sabes de algo? Agradeço desde já 🙂

      1. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Ambas as três vocalistas eram e são boas. Não há como ficar indiferente.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          e a Floor tem o aval da Tarja 😉

          1. Avatar de Wistfultale
            Wistfultale

            Se estiveres a falar de ambas terem estudado música clássica, isso sim. No entanto, ambas têm diferentes alcances de notas. A Tarja conseguiu atingir E7, penso, durante Beauty and the Beat.

          2. Avatar de Marco
            Marco

            estou a referir-me que os Nightwish com a Tarja e os After Forever tocaram varias vezes juntas. E é publico que ambas se dão bem, quando a Tarja saiu dos Nightwish a vocalista mais falada para o substituir foi a Floor, mas como isso ditaria ou fim dos After Forever, a escolha caiu noutra. E que reparares bem já não é a primeira vez que elas se convidam mutuamente para aparecerem nos álbuns ou nos concertos.

          3. Avatar de Wistfultale
            Wistfultale

            Sim, metal woman fest cantaram Over The Hills and Far Away ☺ foi espantoso.

      2. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Quase que me esqueci de responder à questão. Sim, parece que já foi resolvido, segundo as “release notes” da Apple. Agora é esperar para ver mesmo.

  9. Avatar de Ricardo H.
    Ricardo H.

    Continuo sem conseguir usar o Airdrop…nem iPhone vê o mac e vice-versa….now what…

    1. Avatar de carlos
      carlos

      eu consigo aceder ao airdrop 🙂

  10. Avatar de Pedro pinho
    Pedro pinho

    Por acaso alguém tem problemas com as notificações do calendário, quando definimos um evento para o dia todo e este chega ao dia desse mesmo evento a notificação não é acionada nem é apresentada na parte do “Hoje”.

  11. Avatar de Saraiva
    Saraiva

    Acabei de fazer a actualização no El Capitan e notei grandes melhorias.

  12. Avatar de Tiago Lopes
    Tiago Lopes

    Queixam-se do android porque não leva actualizações, queixam-se da apple porque leva muitas actualizações.

    Que paciência para alguns comentários!

  13. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    Eu ontem tentei actualizar o Macbook e fiquei com a barra parada a meio…
    Desligo e ligo o pc e tenho sempre a barra no mesmo sitio.

    Há alguma forma de tirar o OS num Windows de forma a criar uma pen bootable ou tem de ser obrigatoriamente através da Mac App Store de um outro Mac?

    Alguém tem ideias como posso resolver esta questão?

    Obrigado malta!!

  14. Avatar de Davide
    Davide

    Bom dia

    Vale a pena instalar no iphone 4S ou vi continuar? Eu tive de fazer o downgrade pois o ios9.0 estava a correr muito mal.
    Alguém sabe se é seguro?

    1. Avatar de Cristiano
      Cristiano

      Se tens o iOS 8.X penso que vale a pena uma vez que ao níel de desempenho, é algo idêntico. Por outro lado, ganhas a opção de ter o iPhone a funcionar com o modo de poupança de bateria. Já vi 3 iP4S a correr com esta nova versão e parece-me que estão a funcionar perfeitamente!

    2. Avatar de tfisicovp
      tfisicovp

      Recomendo totalmente o iOS 9 no 4s, eu próprio uso e achei melhorias e poder usar o modo de poupança de bateria ganhei pelo menos +1hora de bateria.

    3. Avatar de flavio
      flavio

      eu aconcelho te a nao fazeres update mas sim restore and update. Assim terás o sistema limpo e ele vai correr bem. eu ainda activei a opcçao de moviemento nas definiçoes e agora está super rápido

  15. Avatar de Ricardo Moura
    Ricardo Moura

    Meninos, não são os iPhones que são caros, vocês é que ganham mal. Beijinhos e abraços.

  16. Avatar de Ricardo Henriques
    Ricardo Henriques

    Hoje após mais de 45min ao telefone com a AppleCare, eles confirmaram que de fato existe ainda um problema com o Airdrop no OS X. A informação que obtive por parte da Apple é que o fato de o mesmo ainda não estar operacional prende-se com questões de segurança.
    Após alguns testes no meu MBP opr parte da Apple, chegou-se á mesma conclusão já obtida noutras situações, descritas online em outros forum e sites. Os iphones conseguem-se “ver” uns aos outros pelo airdrop, mas não vêm o OS X, e vice versa.

  17. Avatar de Fernando
    Fernando

    Muito bom agora todos os plug-ins de Native Instruments já funcionam em Logic Pro X

  18. Avatar de Mamen
    Mamen

    Continuo sem conseguir criar uma rede ad-hoc com password e compatível com Windows. . . .

  19. Avatar de Douglas
    Douglas

    Sou usuario apple desde 2009, custo os aparelhos e programas oferecidos pela empresa, e vejo que todo ano existem novos recursos e lançamento de produtos, até hoje não encontrei um pc capaz de substituir a minha maquina , mas deixo um recado sobre o assunto, tenho um macbook pro top de linha e poderia rodar nele qualquer jogo ou sistema operacional, sempre mantenho um particao no ssd para testes de novos sistemas e até hoje nao encontrei substituto para o snow leopard, hoje e ha 3 anos ainda uso o lion 10.7.5 o por que ?, ao meu ver tenho 16 giga de ram nao preciso de compactacao de memoria para retardar a velocidade da maquina, tenho ssd com mais de 500 giga entao nao preciso compactar arquivos , e 2 giga de video entao nao preciso de compartilhamento de ram , resumindo pra quem usa um macbook pro como eu , existe realmente a necessidade de ficar correndo atras ee tudo que é novidade ?, compensa eu formatar uma maquina pra ter um aplicativo notas ? Ou mapas ? Em um computador ? , por que nao fazer aplicativos gratuitos como autocad , photoshop ? . Que hoje são caros ? . Ai sim daria valor ao meu investimento de 7 mil reais

    1. Avatar de Douglas
      Douglas

      Não quero ser ofensivo , mas de uso apple é por que sou um consumidor exigente !!!!

    2. Avatar de JMMS
      JMMS

      LOL compras um Mac de 1000eur e depois não queres pagar pelo photoshop.
      Jesus… Que gente!