Apple: It’s Only Rock and Roll

53 Comentários

Terminou há breves instantes o evento It’s Only Rock and Roll But We Like It da Apple que decorreu no Yerba Buena Center, em San Francisco. Num evento onde já se esperavam novidades na linha iPod, a grande notícia foi… o regresso de Steve Jobs.

A keynote começou assim com a subida aguardada de Steve Jobs ao palco e uma longa ovação ao carismático CEO da Apple. Depois de confirmar o transplante de fígado que fez há cerca de 5 meses, de agradecer à comunidade e à direcção executiva da empresa, Steve Jobs começou por fazer o habitual balanço.

  • 30 milhões de iPhone’s vendidos
  • Mais de 75 mil aplicações disponíveis
  • Mais 1.8 mil milhões de aplicações descarregadas pelos utilizadores

E foi com este contexto que se apresentou o novo iPhone OS 3.1, grátis e disponível já a partir de hoje para iPhone e iPod Touch. No fim deste artigo encontrará um link directo para o descarregar.

Apple - Genius Mixes

Com esta actualização, o Genius passará a recomendar-lhe também aplicações, com base nas que já tem instaladas. Para além disso, com o Genius Mixes poderá criar automaticamente até 12 diferentes playlists, escolhendo músicas com combinam entre si. “Como uma boa estação de rádio”, dizia Steve Jobs.

Para além disto, poderá agora escolher para o seu iPhone um dos mais de 30 mil toques disponíveis na Apple Store, por 1.29 dólares. Por fim, passa agora a ser possível organizar os ecrãs Home do seu iPhone e iPod Touch directamente a partir do iTunes. Isto leva-nos à nova versão desta aplicação.

iTunes 9

iTunes 9

A iTunes Store está hoje em 23 países e, como a Apple não se cansa de referir, a loja Nº1 de música em todo o mundo. Até à data, venderam-se mais de 8.5 mil milhões de músicas através do iTunes, registando já mais de 100 milhões de contas com cartão de crédito associado. Assim, para além dos Genius Mixes, que já referimos, a nova versão vem carregada de novidades.

Ainda relativamente às novas capacidades de sincronização, a adicionar à gestão de aplicações directamente no iTunes, é agora possível sincronizar apenas parte da sua biblioteca de música. Por exemplo, poderá sincronizar só algumas playlists, só alguns artistas ou mesmo, só alguns géneros de música.

Home Sharing

A funcionalidade Home Sharing foi uma das grandes novidades. Defina e dê autorização a outros computadores, num máximo de 5, e o conteúdo comprado por si através do iTunes, sejam músicas, filmes, séries televisivas, ou qualquer outra coisa, será automaticamente sincronizado com os restantes.

iTunes Store

A iTunes Store apresenta também um aspecto renovado, mais simples e minimalista, com novos e mais fáceis métodos de navegação. Por fim, é notícia o iTunes LP. Para os mais novos, LP é a abreviatura do inglês Long Play, os populares discos de vinil que fizeram sucesso há algumas décadas. Sim, fizeram, desde o aparecimento do CD e, mais recentemente, dos suportes digitais, o disco de vinil há muito deixou de ser utilizado. No entanto, ganha hoje adeptos como objecto de culto.

Desta forma, o iTunes recupera o espírito dos discos de vinil, disponibilizando uma interface especialmente desenhada, com letras de músicas, vídeos, fotos e outras curiosidades para os verdadeiros fãs.

Novos iPod’s
Para apresentar as novidades na linha iPod, Phil Schiller sobe ao palco. Mais de 220 milhões de iPod’s vendidos, um enorme sucesso que representa cerca de 73.8% do mercado, face aos pobres 1.1% da Microsoft. O iPod Touch é o modelo em maior expansão, com mais de 20 milhões de unidades vendidas.

iPod Touch

Para Phil Schiller, as pessoas aperceberam-se que o iPod Touch é como um pequeno computador de bolso. Um computador que cabe de facto no seu bolso, numa breve ironia à febre dos netbook’s. O seu largo ecrã tornam-no ideal não só para ouvir música, mas também para vídeos e, cada vez mais, para jogos. De facto, estão hoje disponíveis, para o iPhone OS, 21.178 títulos de jogos e entretenimento, bem mais que os disponíveis para a Sony PSP ou para a Nintendo DS.

Decidida em apostar neste mercado, a Apple anuncia para breve uma série de novos jogos, entre os quais Riddim Ribbon, Madden NFL 2010, Need For Speed Shift, Command & Conquer, NBA Live, Assassin’s Creed 2 e muitos outros. Por forma a corresponder aos requisitos para estes jogos, o iPod Touch está agora equipado com OpenGL ES 2.0, à semelhança do iPhone 3GS, e passa a estar disponível um novo modelo de 64GB. A nível de preços há também novidades:

  • iPod Touch 8GB – 199 dólares
  • iPod Touch 32GB – 299 dólares
  • iPod Touch 64GB – 399 dólares

iPod Classic

O iPod Classic, para quem gosta de andar com tudo no bolso, sofreu também um upgrade de 120 para 160GB, mantendo não só o aspecto como o anterior preço de 249 dólares.

iPod Shuffle

O mais pequenino membro desta família, o iPod Shuffle, ganhou novas cores, rosa, verde e azul, a juntar aos já existentes preto e cinzento em alumínio. A versão de 2GB passa a custar 59 dólares enquanto a de 4GB será vendida por 79 dólares. Há ainda uma edição especial, de 4GB, de superfície em aço inoxidável polido com um preço de 99 dólares. Todos estes modelos estarão disponíveis já a partir de hoje.

One more thing…
O regresso de Steve Jobs foi também o regresso da popular expressão one more thing nas keynote’s da Apple. Desta vez, serviu para apresentar a novidade que há muito era rumor na Internet: câmara no iPod Nano.

iPod Nano

Embora esta função fosse também aguardada para o iPod Touch, será, para já, exclusiva do Nano. A 5ª geração deste iPod passa a incluir então uma câmara, para gravação de vídeo e efeitos, um ecrã maior, agora de 2.2 polegadas, microfone, altifalante e rádio FM.

Novo Nano

Se o iPod Touch é o modelo em maior expansão, o Nano é de todos o mais popular, com mais de 100 milhões de unidades vendidas. Também já a partir de hoje, o novo iPod Nano de 8GB custará 149 dólares e o de 16GB custará 179 dólares.

Com este anúncio, e ao som de Norah Jones, terminou o evento da Apple e a nossa ronda pelas aguardadas novidades. 😉

Download: iPhone OS 3.1

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rui

    “Terminou há breves instantes” como quem diz não é?

    Tive pena dos Touch não terem câmaras, de resto fiquei satisfeito com as novidades!

    1. Avatar de Ricardo Ferreira

      Quando comecei a escrever o artigo, tinha terminado há breves instantes. Não se apressam as obras-primas. 😉 hehe

      1. Avatar de rui

        Eu compreendo…está aqui um grande artigo…foi só um reparo em jeito de brincadeira!

    2. Avatar de maurycio
      maurycio

      Mais rápido que isto, só estando mesmo no evento 😉
      Parabéns ao autor do artigo!

  2. Avatar de Marcelo Ribeiro
    Marcelo Ribeiro

    Só não achei grande piada ao facto de não dar para tirar fotografias… só para gravar vídeos :S

    1. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Só dá para vídeos e não fotos? Não sabia.. Que estranho.. normalmente as fotos são uma funcionalidade mais básica e que aparece primeiro em qualquer dispositivo.

      1. Avatar de Ricardo Ferreira

        Segundo Steve Jobs, prende-se apenas com limitações de hardware. Não seria possível introduzir, num dispositivo tão pequeno, uma câmara capaz de gravar vídeo e tirar fotografias.

      2. Avatar de A friend
        A friend

        “The chief executive went on to explain that the iPod nano can record video, but cannot take still pictures, because the sensors required for pictures are too thick to fit into the .02-inch thick device.”

        http://www.appleinsider.com/articles/09/09/10/steve_jobs_talks_ipod_nano_with_camera_ipod_touch_without.html

        😉

  3. Avatar de Fernando
    Fernando

    Há breves instantes não deve ter terminado um artigo destes não se escreve em 2 segundos. Parabéns ao repórter.

  4. Avatar de mmick
    mmick

    Gostei muito de ver que o iPod Touch (como esperado) recebeu o HW do 3GS, só ainda nao arranjei uma fonte que confirmasse a 100% se tem ou nao câmara (estou num cyber)… se nao tiver vou ficar triste porque estava a pensar comprar um!!!
    A ver vamos no Natal como andam os preços e a vontade 🙂

  5. Avatar de Manuel Rosa
    Manuel Rosa

    “o iPod Touch está agora equipado com OpenGL ES 2.0” isto vem no OS 3.01 ou só as versões novas do iPod Touch é que vão ter isto?

    1. Avatar de Geração HD

      Nas versoes novas do touch Manuel Rosa …

      Faz parte do novo Hardware ( o mesmo que já vem no iPhone 3GS )

      1. Avatar de NCB
        NCB

        Cuidado. A Versão 8GB (199dolares) não tem aparentemente o mesmo hardware e não corre mesmo o OpenGL

  6. Avatar de Vítor M.

    Sim senhor foi o mais rápido e completo que vi 😀

    Não há como “estar” no evento. Excelente post Ricardo.

  7. Avatar de Ryan
    Ryan

    Desculpem la mas fazer analogia à PSP por causa da app store é ridiculo. Tenho o ipod touch porque gosto de musica e quero ter o meu e-mail disponivel para nao ter de ligar o portatil ou outro computador. Mas quanto a jogos… epá ainda está para nascer uma consola portátil com qualidade para jogar o meu PES. Há bons jogos no iPod mas servem apenas para entreter quando não há mesmo nada por fazer… e nem falo como a bateria se vai…enfim… O iPod é bom mas para consola de jogos de qualidade precisa de amadurecer um pouco… ok… a PSP Go vem na linha do ipod touch mas mesmo assim prefiro o PSP que um ipod para jogar

  8. Avatar de aver
    aver

    Quem tem iPhone “jailbreaked” não corra a intalar o OS 3.1, diz o DevTeam http://www.theiphoneblog.com/2009/09/09/iphone-os-31-unlocking-mix/

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sr. Ricardo Ferreira, este artigo está muito pobrezinho!
    Mal terminou o evento a Apple Store portuguesa ficou online e mostrou os preços em euros. Porque colocou em dolares?
    Por outro lado, esqueceu-se de falar do que foi feito com o iPod Classic.
    Existe ainda um erro neste artigo: “O mais pequenino membro desta família, o iPod Shuffle, ganhou novas cores, rosa, verde e azul, a juntar aos já existentes preto e cinzento em aço inoxidável. A versão de 2GB passa a custar 59 dólares enquanto a de 4GB será vendida por 79 dólares. Há ainda uma edição especial, de 4GB, de superfície preta polida com um preço de 99 dólares.” – Não, não. A ediçao especial é a unica em aço inoxidavel polido e é prateada! A imagem engana mas o site não: http://store.apple.com/pt/browse/home/shop_ipod/family/ipod_shuffle?mco=Nzk2MDUyOQ
    Por outro lado esqueceu de mencionar que as cores do iPod Nano estão agora mais glossy 😀

    Pedro.

    1. Avatar de Vítor M.

      Era o cumulo a loja oficial não ter os preços em euros, mas não é verdade esta frase “Mal terminou o evento a Apple Store portuguesa ficou online e mostrou os preços em euros.” demorou mais de meia hora até a informação aparecer. Já o nosso post estava pronto.

      Depois a qualidade de informação que apresentamos, a mais completa dentro do género (generalista), é mais completa do que a que está no próprio site da Apple, tendo em conta que estão contados pormenores que não são referidos nesse site

      😀 mas atenção, está o amigo Pedro a comparar a nossa análise com o colosso que é a logística Apple, não sabia que estávamos tão em grande 😛

      Aquele abraço.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        “demorou mais de meia hora até a informação aparecer”

        Não contei o tempo, mas pouco interessa, há hora do meu comentário os preços já estavam disponiveis e já poderia ter sido feita a correcção.

        “mas atenção, está o amigo Pedro a comparar a nossa análise com o colosso que é a logística Apple, não sabia que estávamos tão em grande”

        Mas estão! 😀
        Aprecio bastante o Pplware!

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        “Era o cumulo a loja oficial não ter os preços em euros”

        Óbvio, já é um bocado triste a maior parte da informação sobre os novos produtos estar em inglês. Ao menos colocam os preços em euros.

    2. Avatar de aver
      aver

      …glossy, indeed.

    3. Avatar de Ricardo Ferreira

      Pedro,

      Lamento que na sua opinião o artigo esteja “muito pobrezinho“. Felizmente, há quem goste e quem já o tenha manifestado.

      No que toca ao iPod Classic, referi no artigo o mesmo que foi referido e apresentado na keynote. Talvez tenha, no entanto, alguma informação exclusiva que queira enviar para a nossa redacção. Use o formulário de contacto por favor. Já relativamente ao iPod Shuffle, o lapso será em breve corrigido.

      Tenho a certeza que, se reparar bem, verá que me “esqueci” de vários outros pormenores. Pormenores, sim, porque o facto da cor do iPod Nano ter agora um acabamento glossy não deixa de ser um pormenor. Quando se faz a cobertura de um evento desta magnitude, se o artigo sair imediatamente a seguir, provavelmente será pobre em conteúdo. Por outro lado, se sair muito depois, a grande maioria dos visitantes já estará a par das novidades por outros veículos de informação. Assim, o objectivo é sintetizar.

      Cumprimentos.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        “Lamento que na sua opinião o artigo esteja “muito pobrezinho“. Felizmente, há quem goste e quem já o tenha manifestado.”

        Ok, admito que tenha exagerado no “muito pobrezinho”… apenas estava a tentar dar um pouco de mais conteudo ao artigo. Peço, no entanto, desculpas sinceras pelo exagero.

        “Quando se faz a cobertura de um evento desta magnitude, se o artigo sair imediatamente a seguir, provavelmente será pobre em conteúdo. Por outro lado, se sair muito depois, a grande maioria dos visitantes já estará a par das novidades por outros veículos de informação.”

        Eu “assisti” através do site engadget ao evento da Apple, tendo sido essa a minha unica fonte de informação, e só por isso é q não entendi essa parte dos “pormenores” que não estão incluídos num artigo que sai “imediatamente” a seguir ao evento.

        Quanto à correcção do lapso: tudo bem, ninguém é perfeito.

  10. Avatar de A friend
    A friend

    Ricardo Ferreira, sei que o artigo foi feito à velocidade da luz e está muito completo, mas naturalmente ficam alguns pormenores para trás.

    Queria só sugerir, se possivel, alguns updates na noticia quanto aos modelos de ipod touch, por exemplo, que penso que ficou a duvida no ar de os modelos levaram apenas upgrade a nivel de armazenamento ou se o restante hardware foi igualmente actualizado (Isto na 2ºGeração iPod Touch)

    Pelo que li, penso que será o mesmo já que o ipod touch 2G já vinha com o processador rápido muito semelhante ao iphone 3GS, apenas com um clock ligeiramente menor.

    As grandes diferenças, como a introdução do OpenGL veio apenas com a actualização do novo Firmware 3.1 …

    Se puderes dar aqui uma pequena “luz” a esta info, acho que o pessoal ia agradecer 😉

    1. Avatar de Ricardo Ferreira

      Caro A Friend,

      O modelo de 8GB é exactamente igual ao já existente anteriormente, apenas com um preço mais reduzido. Já o de 32 e 64GB são a verdadeira terceira geração de iPod Touch, com novo hardware e uma performance 50% superior ao modelo anterior, segundo press release da Apple. Como tal, o OpenGL ES 2.0 está apenas disponível neste dois modelos.

      Ainda não há dados em concreto sobre o hardware dos novos modelos. Posso no entanto adiantar que a segunda geração do iPod Touch trazia um processador muito semelhante ao iPhone 3G, até um pouco melhor na verdade, mas inferior ao do 3G S.

      Cumprimentos 😉

      1. Avatar de A friend
        A friend

        Pois já andei a pesquisar, fui só reavivar a memoria..

        “The most clear difference is that fact that the iPod Touch’s processor was quietly boosted to 532MHz (up from 412MHz) with the 2nd generation model introduced in September. Meanwhile, the iPhone 3G, Original iPhone and 1st Generation iPod Touch continue to run at the original 412MHz.”

        Isto em relacção aos modelos anteriores…

        Fiquei só na duvida porque no site da Apple como falam a diferença do 8GB para os superiores é não vir com o OS3.1 nem auricular com microfone + voice control, pensei que o que iria fazer as difença era mesmo estes pequenos detalhes…

        No meio de tanta especulação… rumores e afins… fiquei um pouco baralhado 😀

        Mas obrigado pela info, vou tentar pesquisar mais sobre o assunto e se encontrar reencaminho a info para o e-mail do pplware ou ponho aqui mesmo com as devias fontes…

        Cumps 😉

        1. Avatar de NCB
          NCB

          Parece que se quisermos um novo modelo touch para o ano para substituirmos os nossos 2G vai ser sem camara. Se reparaste o discurso e estratégia da Apple é preferir ter os Touch bem baratinhos como modelo de entrada na Apple Store.

          Eu fiz upgrade para o 3.1 no touch e já tinha pago o 3.0. Vou ter de pagar este upgrade?

          1. Avatar de A Friend
            A Friend

            Para quem já tinha comprado o update 3.0, esta ultima versão é gratuita 😉

        2. Avatar de NCB
          NCB

          Obrigado pelo esclarecimento do update. 🙂

          Estava confuso porque li em alguns sítios que o 3.1 era pago para os Touch users, a própria Apple diz no site que o upgrade é pago (5 euros) mas ao ter feito update não me pareceu ter comprado ou ter sido descontado nada (pelo menos no histórico da conta iTunes.)

  11. Avatar de Bónus

    Fico contente pelo Classic (o meu preferido) não ter sido descontinuado, como os rumores apontavam.

    1. Avatar de r0cki
      r0cki

      Porque haveriam de descontinuar o modelo que faz de “ponte” entre os Nanos e os Touchs? 😉

  12. Avatar de Miguel

    «Por exemplo, poderá sincronizar só algumas playlists, só alguns artistas ou mesmo, só alguns géneros de música.»

    Isto sempre se pode fazer… (senão quem tivesse uma biblioteca maior que a capacidade do iPod não o poderia fazer)
    Agora tornaram foi o processo mais user friendly

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      no iphone não!
      por exemplo ´so agora se pode escolher eventos do iphoto, ou artistas do itunes! ou generos de muscia com rock ou outro tipo

      1. Avatar de DUDA
        DUDA

        VAI SER OS DOIS TIPOS DE MUSICA

  13. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Vamos la ver se estas novas versões diminuem o “!!Perigo de Explosão!!” lol

  14. Avatar de Jõ

    “A iTunes Store está hoje em 23 países e, como a Apple não se cansa de referir, a loja Nº1 de música em todo o mundo.”

    Segundo as imagens da cobertura do engadget ao evento Portugal é um desses países, REALLY?

    http://www.blogcdn.com/www.engadget.com/media/2009/09/apple-ipod-sept-09-1183-rm-eng.jpg

    1. Avatar de r0cki
      r0cki

      Sim… Qual é o espanto? -.-

  15. Avatar de Alain
    Alain

    belo artigo! 🙂

  16. Avatar de Miguel Machado

    Bom artigo.
    Como já não propriamente a primeira Keynote que assisto e já vou conhecendo o mundo apple minimamente, não esperava pelos rumores, que como sempre foi habito, colocam a fasquia muito alta. Gostei do iTunes 9.0, apesar de lamentar o facto do mesmo não estar disponivel em 64bits, como o resto das aplicações “basicas” no SL. O mais ironico é que o mesmo já existe a 64bits para win, desde a versão 8, mas penso que será apenas uma questão de tempo.

    Também pensava que o iPod Touch iria mesmo ter a câmera, mas algo deve ter corrido mal e ficará para mais tarde ou então será mesmo por política de mercado como afirmou o Steve Jobs. O iPod Nano ficou sem duvida uma proposta ainda mais interessante. Por falar em Steve Jobs, foi bom ver esse Sr voltar a subir ao palco.

    Em conclusão, foi um evento do género do que aconteceu ano passado e espero em breve ter mais novidades, embora como cliente, não espere para comprar nenhum produto em concreto…

    1. Avatar de A friend
      A friend

      Esta keynote não foi das que mais trouxe novidades e é verdade, os rumores levantaram demasiado a fasquia…

      Dos que já se falou, houve rumores também que iria aparecer um novo Macbook, já que os actuais de 13’unibody passaram a ser MacBook Pro…

      Mesmo assim as novidades que apareceram foram bastante boas. Achei espetacular o iPod Nano com a camera, assim como a nova forma com que podemos instalar e organizar as aplicações dos nossos iPod Touch e iPhones pelo iTunes.

      O que mais gostei, foi sem duvida poder ver de volta aquele grande senhor a quem a Apple deve praticamente todo o espírito. Steve Jobs.

  17. Avatar de Bill Brasky
    Bill Brasky

    Gostei muito da possibilidade de sincronizar as musicas por autor e por género no novo Itunes 9.

    O novo firmware 3.1.1 (no meu itouch vou update duplo 3.1 –>3.1.1) desiludiu-me um pouco… nada de espetacular.

    Agora a grande pergunta.. quando teremos filmes e séries disponiveis na loja Portuguesa? Esta exclusão aborrece-me um pouco.. não podemos comprar Mp3 na Amazon, não podemos comprar as séries ou filmes que gostamos, etc.

    Gostava mesmo de saber se teremos acesso a filmes e séries em breve na nossa loja.. isso sim seria um avanço.

    1. Avatar de NCB
      NCB

      Concordo quanto ao firmware, mais uma vez o OS novo quase só traz novidades aos iphone users e sem nada de interesse para o Touch. A única coisa que me agradou foi o iTunes 9 com a nova organização das Apps.

      Quanto à Store nisso tamos lixado porque é complicado devidos aos direitos das estações que exibem essas séries em Portugal. Eles não querem nem vão disponibilizar séries/episódios que ainda foram transmitidos aqui. Aliás penso que eles acham o nosso mercado pequeno demais para se preocuparem em vender séries. Isso tudo depende mais de quem emite séries cá (dar o aval, interesse de vender as séries, controlar os contéudos) que da Apple em si.

      1. Avatar de A Friend
        A Friend

        Infelizmente isso das series é assim…

        Há varios exemplos disso.. por exemplo o canal Fox que emitia as mesmas series que a SIC, nunca podia por episodios mais avançados que a SIC.

        Outro exemplo que tem sido frustrante é no proprio Youtube que as vezes até um simples video clip, levamos com a mensagem que aquele video não está disponivel para o nosso país.

        1. Avatar de NCB
          NCB

          Sim, e repara que até na Store já havia certos contéudos músicais não disponiveis para nós tugas.

          Cada vez mais reportagens, emissões em directo, e contéudos seja em youtubes seja em jornais brasileiros como a Globo, desportivos espanhois como a Marca etc etc são filtrados.

          Os belos dias que tinhamos acesso estivessemos onde estavamos a tudo na net acabou. Cada vez mais vamos ter filtragem de contéudos e acesso “regional”.

          A internet vai acabar por ter as mesmas fronteiras e divisórias que o mundo real.

          Queres outro exemplo? A recente decisão da Bwin/Santa Casa a colocar na net a mesma divisória do mundo real.

          1. Avatar de A Friend
            A Friend

            Infelizmente é assim.
            Mas acho que não deveriam ser tão radicais, e tentar globalizar as coisas ao maximo de forma a que todos lucrassem com isso. Compreendo só pelo simples facto que se todos comprar-mos no mesmo sitio, só estaria-mos a enriquecer outro país que não o nosso.

            Mas quanto às stores online, os conteudos deviam ser disponibilizados conforme as lojas fisicas. O que falta muito em Portugal também são boas distribuidoras que invistam nisso (a nivel de internet)

            Por ex, ver uma serie numa TV Portuguesa chega a ser uma vergonha e quase nos obriga a sacar da net. Eu já acompanhei varias series que foram abandonadas a meio, ou que os episodios repetiam constantemente… como por exemplo, Nip Tuck.

  18. Avatar de Zé dos Bolsos Rotos
    Zé dos Bolsos Rotos

    De realçar que realmente isto continua a ser uma vergonha que na América os Ipods sejam mais baratos e não convertam os preços de forma adequada. Isto faz com que as pessoas se metam a comprar no ebay, amazon, etc

    1. Avatar de NCB
      NCB

      bah… pelos vistos nunca tiveste a “sorte” de compras de ebays e amazon americanos cairem na nossas alfandegas onde pagas os olhos da cara…

      E calha bem que nao te podes queixar quanto à Apple pois o preço Apple é em euros igual em toda a Europa. Agora se nós ganhamos menos isso é que já é outro problema.

    2. Avatar de A Friend
      A Friend

      Se comprares na net em primeira mão, com os cambios fica-te mais barato. Mas depois quando o fores buscar à alfândega, tens que pagar o imposto, etc.. E feitas as contas, a contar também com os portes de envio, por vezes pode-te sair bem mais caro. As conversões feitas nos produtos apple, antes era algo como $199 dolares e Europa 199€…. agora chega a ser o mesmo preço lá em dolares e cá 189€ ou menos …

      A culpa está nos impostos e custos de envio e a Apple nisso até consegue balancear bem o preço de forma os consumidores não sairem prejudicados. Ainda me a uns tempos eles terem planeado a diminuição das caixas todas, toda a gente achava que era uma questão estética, e o principal intuito deles era poder, por ex, num avião transportar mais material e com isso ter os mesmos custos de envio para o resto do mundo mas mais quantidades.. sei que reduziram por exemplo a dos macbook’s em cerca de 42%

      1. Avatar de Zé dos Bolsos Rotos
        Zé dos Bolsos Rotos

        Pois mas a questão é que quem for a América ou tiver pessoas conhecidas que vão lá a coisa compensa e não é pouco. Mas também há a alternativa de comprar no ebay europeu ou no amazon uk

    3. Avatar de r0cki
      r0cki

      Se fossem so os iPods a serem mais baratos…

  19. Avatar de ArTuRiX
    ArTuRiX

    Nao tira fotos? So video? Looool Que esperar da Aple que no iphone não reencaminhava menssagens quando saiu entre outros? realmente só os americanos…que básicos…

    1. Avatar de A friend
      A friend

      “The chief executive went on to explain that the iPod nano can record video, but cannot take still pictures, because the sensors required for pictures are too thick to fit into the .02-inch thick device.”

      Tradução:

      O chefe-executivo passou a explicar que o iPod nano pode gravar o vídeo, mas não pode tirar fotografias, porque os sensores necessários para as imagens são muito grossos para caber num dispositivo de .02 polegadas de espessura.

  20. Avatar de Miguel Luís

    Não haverá algum software que seja possível instalar de alguma maneira, de forma a que se capture 1 frame de um vídeo que façamos, tornando-o numa imagem (foto)? E posteriormente apagar esse vídeo automaticamente, ou seja, um vídeo com um breve segundo, ou dois…

    Fica a questão, cumprimentos.

    🙂