Apple alerta! É urgente que todos os iPhones e iPads mais antigos sejam atualizados

52 Comentários

Apesar de os números de instalação das novas versões do iOS serem elevados, a verdade é que nem todos fazem as atualizações. As causas são várias e deixam estes utilizadores longe das correções e melhorias.

A Apple está constantemente a atualizar os seus sistemas e lançou agora um novo alerta. É urgente que os iPhones e iPads mais antigos sejam atualizados para versões mais recentes do iOS. Há um problema a chegar e que os deixará sem funcionar.

iOS Apple iPhones iPads GPS

Os iPhones e iPads têm mesmo de ser atualizados

O problema para o qual a Apple veio agora alertar não é novo. A empresa lançou esta semana um alerta urgente para os utilizadores reforçando uma necessidade urgente de atualização. Todos os iPhones e iPads mais antigos têm de ser atualizados.

Com uma atualização do GPS a chegar, estes equipamentos vão em breve perder a sincronização de hora e o acesso aos serviços. Esta não será uma perda gradual e acontecerá no início do próximo dia 3 de novembro. A empresa fala em perdas de sincronização de serviços como o iCloud assim como na obtenção de mensagens de email.

Esta atualização acontecerá devido a uma limitação no sistema GPS e está coberta pela Apple nas versões mais recentes do seu sistema operativo móvel. Nas versões mais antigas deste sistema, a correção foi também aplicada e está disponível. Falamos sobretudo do iOS iOS 9.3.6 e do iOS 10.3.4.

iOS Apple iPhones iPads GPS

A Apple já tem novos iOS para o problema

A Apple alerta também para o facto de que depois de dia 3 de novembro será impossível fazer as atualizações. Também este componente depende da sincronização de hora, obtida via GPS. Ainda assim, nestes casos será possível fazer a atualização via PC.

Conforme é mostrado, a lista de equipamentos afetados não é grande. Falamos do iPhone 5 e do iPad de 4.ª geração no caso do iOS 10.3.4. No iOS 9.3.6 os equipamentos suportados são o iPhone 4s, o iPad mini de 1.ª geração, o iPad 2 e o iPad de 3.ª geração.

Este é um alerta importante e que desse modo deve ser seguido com urgência. Caso não seja feito, muitas das funções básicas do iOS podem ser perdidas e estes equipamentos vão ficar limitados de forma permanente.

Apple também atualizou o iOS com correções para os iPhones mais antigos

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Para equipamentos novos…

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      … de 2012 e anteriores (… e que não vão ter qualquer problema, adiante-se).

  2. Avatar de João Sousa
    João Sousa

    Tenho o ipad mini 1 e não passa do iOS 9.3.5.
    Algo na noticia não está de acordo

    1. Avatar de Diesel
      Diesel

      Isto só afecta modelos com GPS

  3. Avatar de Pedro Sousa
    Pedro Sousa

    Esta informação está mal contada penso eu. A alteração que houve no sistema de GPS foi a 6 de Abril e não se trata de uma limitação mas sim de um acerto WNRO conhecido desde há décadas e que acontece em datas programadas e conhecidas a cada 19 anos e picos…
    Honestamente cheira-me a forçar updates para controlar a obsolescência programada…
    Coitados dos que tenham outros telemóveis, e dos gps dos carros, máquinas fotográficas, etc… Dentro de 15 dias fica tudo sem funcionar… Ou não…

  4. Avatar de Pedro Sousa
    Pedro Sousa

    Esta informação está mal contada penso eu. A alteração que houve no sistema de GPS foi a 6 de Abril e não se trata de uma limitação mas sim de um acerto WNRO conhecido desde há décadas e que acontece em datas programadas e conhecidas a cada 19 anos e picos…
    Honestamente cheira-me a forçar updates para controlar a obsolescência programada…
    Coitados dos que tenham outros telemóveis, e dos gps dos carros, máquinas fotográficas, etc… Dentro de 15 dias fica tudo sem funcionar… Ou não…

    1. Avatar de Joel Abrantes
      Joel Abrantes

      E a história se repete: Apple aconselha a actualizar, o aparelho fica mais lento, o utilizador fica insatisfeito e bora para loja comprar a nova “lata” (mais cara)… Tudo marketing a fingir de “suporte”!!!

      1. Avatar de Sw4rtz
        Sw4rtz

        Isso é de 2017, atualiza-te

        1. Avatar de Joel Abrantes
          Joel Abrantes

          Apesar da informação ser de 2017 é facto actual que a Apple continua a deixar os dispositivos antigos mais lentos com “actualizações”. Pena que os “fanboys” não vêem isso (ou vêem e finge que nada está a acontecer)

          1. Avatar de Diesel
            Diesel

            continua?
            baseias-te em quê para dizer isso?

          2. Avatar de Pedro Sousa
            Pedro Sousa

            Está no site da apple. Basta procurar bem…

  5. Avatar de Fixo
    Fixo

    Ter o SO atualizado é sempre bom.
    Mas, apesar do alarmismo do post, o único problema é – a localização por GPS, usada nesses iPhones e iPads e nas apps, poder ser menos exata.
    Do que se está a falar é do possível efeito, nos iPhones e iPads anteriores a 2012, de em 6/4/2019 ter havido um reset do contador de tempo GPS e e ter passado para 13 bits. Podia ter afetado outros fabricantes nessa altura, mas não se passou nada.
    Se houver impacto, pouco provável, nesses iPhones que não atualizem o SO, será a 3/11/2919.

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Isto só é válido para quem não tenha feito actualizações, desde Março de 2016. Quem tenha feito 1 update após essa data, já tem o update que reconhece o código GPS.
    Mesmo o software original, irá demorar 2 anos, a perder 1 minuto (que é o mínimo para o sistema não deixar fazer updates ou aceder à Icloud).

  7. Avatar de D. Afonso I
    D. Afonso I

    Já não estou a entender nada, no iPad 4 geração tenho a versão mais recente instalada que é a 1.3.3 no entanto o que aí diz tinha que ter a 1.3.4. Algo está errado…

    1. Avatar de Alves
      Alves

      Ó D. Afonso, está com versões de há 800 anos!
      Não é a 1.3.4.
      É a 10.3.4.!

    2. Avatar de Diesel
      Diesel

      E tens GPS no iPad?

  8. Avatar de Joel Abrantes
    Joel Abrantes

    E a história se repete: Apple aconselha a actualizar, o aparelho fica mais lento, o utilizador fica insatisfeito e bora para loja comprar a nova “lata” (mais cara)… Tudo marketing a fingir de “suporte”!!!

    1. Avatar de Manekas
      Manekas

      Por essa razão os Android não são actualizados.

      1. Avatar de Joel Abrantes
        Joel Abrantes

        Falas como um autêntico “fanboy”, então aqui vai um banho de realidade: Tenho um OnePlus 5T e apesar de ser 4 gerações atrás do actual ainda recebo actualizações (desde Betas até Stable Versions) com alguma frequência… ao contrário de todas vossas “latas” que recebem actualizações com erros prepositados, o meu aparelho fica mais rápido e melhor a cada actualização!!!

        Conselho: compra um OnePlus 3T (se tiveres “pouco bolso”) ou OnePlus 7 Pro se quiseres ter a melhor experiência Android da tua vida!!!

        1. Avatar de Abel
          Abel

          Falas como um autêntico “Fanboy” tenho um iphone há 5 anos e até agora todos os updates foram sempre a melhorar.
          Nunca tive de fazer qualquer reset ou formatar para que fosse sempre rápido e funcional. até hoje nunca bloqueou uma única vez que fosse.
          Prefiro a minha “lata” velha mil vezes a qualquer sistema android.
          Se queres vir dizer mal sobre um produto pelo menos aprende primeiro um pouco sobre ele.
          Enfim…

          1. Avatar de Joel Abrantes
            Joel Abrantes

            Deverias investigar tu primeiro antes de vir responder (as vezes um rascunho faz bem). Então vamos lá a aula “latas for dummies 101”:

            1 nenhum “ilata” igual ou inferior ao iPhone X é mais poderoso que o OnePlus 5T (ver os links abaixo);

            2 se a tua “lata” tem 5 (kkkkkk) está há anos luz atrás do meu OnePlus 5T em desempenho (o ponto 1 esclarece);

            3 se até os peritos da Apple experimentaram bugs, ques és tu para não os ter experimentado no teu “ilata” de 5 anos? Com certeza esta é das piores mentiras declaradas publicamente (admiro a tua coragem kkkkk);

            4 não substimes ninguém aqui, não és o único que tem acesso a informação. O teu fanatismo deixou-te tão cego que nem reparaste que o OnePlus é dos maiores flagship killers da actualidade, logo, quem não aprendeu sobre o produto antes de vir dizer algo foste tu!!!

            Conclusão: compra aí umas pipocas e uma cola para te divertires com o vídeo abaixo (kkkkk)… se fores hipertenso ou com propensão a “desgosto”, nem abras!!! Os “fanboys” geralmente sofrem disso após gastarem balúrdios e não conseguirem algo melhor que nós com os nossos humildes e SUPERIORES Androids!!!

            Parabéns: foste promovido de “fanboy ignorante” para simplesmente “fanboy” kkkkkkkkkkkkk

            Aula dada!!!

            https://www.gsmarena.com/compare.php3?&idPhone2=8912&idPhone1=8858

            https://www.youtube.com/watch?v=E1besnW-Oww&t=591s

          2. Avatar de Abel
            Abel

            @Joel Abrantes
            quero eu lá saber que equipamento tens, por mim até pode tirar imperial e fazer tostas mistas que não invalida o que disse no post anterior.
            portanto não acrescentastes nada ao que eu disse.
            Podes meter os links que tu quiseres e como quiseres que não acrescenta nada ai facto do que disseste inicialmente.
            Portanto a minha ilata nunca me deixou mal e isso é o que interessa.
            Agora tu faz o que tu quiseres com o android, que eu não vim aqui para comparar pilas.

          3. Avatar de Abel
            Abel

            @ Joel Abrantes
            já agora que andas numa de dar aulas aproveita uma dos dummies 101 para teres umas aulas de Português para conseguires compreender os comentários e responderes com base no que foi dito.

          4. Avatar de Joel Abrantes
            Joel Abrantes

            Tu tinhas mesmo de te superar! Não bastava ficar pela mentira que nunca tiveste bugs, agora vens com essa de mau perdedor?!?! Estes “fanboys” de hoje dão-me cá uma pena (kkkkkk). Em nenhum momento fugi do tema “Actualização”. Tu é que vieste com uma defesa mal preparada da tua “lata” e levaste com conhecimento na “tromba”! Não vás para guerra com arma sem munição, pior ainda, sem tática!

          5. Avatar de Abel
            Abel

            @ Joel Abrantes
            Como pelos vistos continuas com “palas nos olhos” fica lá com o teu dito “conhecimento” que eu fico com o meu.
            1 não preciso mentir com o material que eu uso.
            2 não preciso ser mau perdedor, sou realista, e falei de um facto.
            3 estar a explicar isto a alguém que para ter de justificar algo usa comentários infantis, perde todo o sentido.
            Espero que um dia faças uso dessa “inteligência”.

          6. Avatar de Joel Abrantes
            Joel Abrantes

            @Abel
            Já me apercebi que ser humilde não é o teu forte.

            1 Falas em conhecer o produto mas não exploraste o meu antes de vir falar!

            2 Falas de usar a inteligência mas vens te intrometer nos comentários dos outros totalmente despreparado!

            3 O @Manekas recebeu o meu comentário e ainda não veio aqui se pronunciar, porque razão vens cá tu com esse conhecimento impírico atacar-me? Achas que foi inteligente da tua parte? Seu infantil!!! Kkkkk

            4 Em nenhum momento sugeri que trocasses de aparelho. A vida é mesmo assim há gostos para tudo. Se gostas que te vão ao bolso ou levar pela “traseira”, por mim tudo bem!

            Agora sim, fugindo do assunto, toma lá mais esta: https://pplware.sitedev.pt/microsoft/microsoft-android-melhor-sistema-moveis/

            Explora e muda de comportamento… Seu “iparasite”

        2. Avatar de Zagas
          Zagas

          Só vinhe aqui dizer que tenho um 6s, um XS é um 11pro, e que se se o meu 6s acompanha qualquer destes 2 por tanto o meu seu 6s é melhor que o 5t, lamento mas devias informar-te, iPhones lentos com atualizações nunca ouve, também sou fanboy e actualizo sempre que sai uma nova, e para não falar que o 6s também está atualizado agora o teu 5t Só vai receber uma actualização que já saiu a 1 mês lá para o segundo trimestre do ano que vem, ou seja da que nada quando está quase q mudar pata o 11, mais rápido? És tao bom que não sabes que não se pode comparar iOS com android em abertura de aps pois nem são programados na mesma plataforma, enfim vai estudar que se és fan boy estudas pouco para poder dizer alguma coisa sobre os iPhones, tu nem tudo do android sabes quanto mais, go sleep

          1. Avatar de Flavius
            Flavius

            @Zagas…. parabéns…és o maior…
            Já nem vou dormir está noite, sabendo o que tens…tenho bué re re inveja…

          2. Avatar de Joel Abrantes
            Joel Abrantes

            @”Zagas”… Outro “iParasite”

            Preferia fazer uma doação do que gastar dinheiro tão mal como tu! Kkkk

            Este “ilata”6S que referes não é mais potente que o Oneplus 3T, portanto só na tua imaginação é mais potente que o 5T. É sabido que “fanboys” como tu ficam felizes com qualquer “trampa” que vos derem disfarçadas com o nome “actualização”, até o que vos dão com erros vocês aplaudem kkkk!!! Enquanto vocês recebem “actualizações” desnecessárias vezes sem conta (tudo marketing para vos enganar), nós recebemos de tempo em tempo actualizações que tornam melhor a nossa experiência com OS.

            Faz melhor que eu e prova aqui por A+B o que escreveste!!!

            Já agora, vê a data desta actualização:
            https://forums.oneplus.com/threads/oxygenos-9-0-9-ota-for-the-oneplus-5-and-oneplus-5t.1119833/

            … E cala-te!!!

        3. Avatar de Zagas
          Zagas

          Epa sabes que o android vai na versão 10 não sabes? E tu feito ignorante estás-me a linkar uma actualização 9. tal já te disse que tens de pesquisar melhor mas não acreditas xdxd toma lá a tua prova de velocidade como vcs que entendem bue disto gostam https://youtu.be/OpB3Rf7rcmU é assim q abrir aplicações que se vê né? Xd

          1. Avatar de Joel Abrantes
            Joel Abrantes

            @Zagas

            Primeiro dizes que a última actualização foi a um mês (e já te provei que não), agora preciso mesmo lembrar-te que do mesmo modo que o iOS tem várias actualizações dentro da mesma versão, o Android também o faz??? Agora queres mostrar-me um vídeo de um “ilata” contra uma cópia barata do OnePlus??? Quem conhece a qualidade do produto reconhece a primeira vista e tu acabaste de passar o teu próprio atestado de ignorância!!!!

            https://www.youtube.com/watch?v=E1besnW-Oww&t=591s

            Toma lá… seu “fanboyzinho” perdido!!!

        4. Avatar de Zagas
          Zagas

          Epa sabes que o android vai na versão 10 não sabes? E tu feito ignorante estás-me a linkar uma actualização 9. tal já te disse que tens de pesquisar melhor mas não acreditas xdxd toma lá a tua prova de velocidade como vcs que entendem bue disto gostam https://youtu.be/OpB3Rf7rcmU é assim q abrir aplicações que se vê né? Xd

    2. Avatar de Diesel
      Diesel

      é cada um! Isto é uma actualização a sistemas antigos, não é pedido a instalação dum novo sistema.

      1. Avatar de Joel Abrantes
        Joel Abrantes

        Outro “fanboy”. Não sei o que é pior em vocês: fingir que não vêem ou não querer acreditar mesmo vendo??? Esta táctica da Apple foi desmascarada faz anos!!! A única novidade aqui és tu que ainda acreditas nisto!!!

        1. Avatar de Diesel
          Diesel

          esta “táctica” a que te referes era com a instalação dum novo sistema operativo, não com uma actualização, que aliás duma maneira geral melhoravam o desempenho. Talvez devesses ter lido o a tua referência e raciocinado.
          Já agora tenho a dizer que não tenho notado o meu aparelho a ficar lento com os últimos sistemas operativos, pelo contrário!

        1. Avatar de Sw4rtz
          Sw4rtz

          Estou para aqui a ler os comentários e já estou farto de ver o teu nome, fazes mesmo questão de chamar fanboy a toda a gente só porque têm gostos sobre um produto diferente do teu…

          1. Avatar de Joel Abrantes
            Joel Abrantes

            Os incomodados que se retirem!!! Até aonde sei o Pplware é uma página pública. O termo “fanboy” não é pejorativo muito menos ofensivo. Se te sentes ofendido, problema teu!!! Tens noção da realidade e não queres aceitar!!! (típico dos fãs da maçã kkkk). Faz como eu, procura argumentos (pesquisas e estudos) e posta aqui em defesa do teu produto. Assim estarás a promover um bom debate!!!

            Caso não queiras ainda tens outro exercício: procura por todo site do Pplware as pessoas que usam o termo “fanboy” e critica-as também! São milhares, estranho que só te vi aqui!

  9. Avatar de Fulano
    Fulano

    Basicamente é isto: Atualizem para que os vossos equipamentos antigos (mas a funcionar) fiquem super lentos para que comprem novos para encher os bolsos aos accionistas.

  10. Avatar de Manekas
    Manekas

    Por essa razão nunca actualizes o teu android.

    1. Avatar de Joel Abrantes
      Joel Abrantes

      Falas como um autêntico “fanboy”, então aqui vai um banho de realidade: Tenho um OnePlus 5T e apesar de ser 4 gerações atrás do actual ainda recebo actualizações (desde Betas até Stable Versions) com alguma frequência… ao contrário de todas vossas “latas” que recebem actualizações com erros prepositados, o meu aparelho fica mais rápido e melhor a cada actualização!!!

      Conselho: compra um OnePlus 3T (se tiveres “pouco bolso”) ou OnePlus 7 Pro se quiseres ter a melhor experiência Android da tua vida!!!

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Também tenho o 10.3.3 e desde aí não atualiza mais.
    Como atualizo para o 10.3.4 ?

  12. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Portanto a Apple está avisar que vai criar um problema nos modelos mais antigos pata os forçar a atualizar.
    Parece-me completamente justo.

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      Há um post recente: “Estudo intrigante sugere que há humanos que têm capacidade cognitiva como a salamandra depois de lerem alguns posts”. Não cheguei a perceber se a culpa era dos posts.

  13. Avatar de Flavius
    Flavius

    Adoro esse tipo de aconselhamento (forçado) em atualizar (agora mesmo iPhones e Ipads que já ultrapassaram os tais 5 anos de atualizações) os equipamentos antigos que ainda funcionam…As vendas devem andar b em baixo….
    Desde o IOS 10…. Qualquer coisa, que era o mais fluido, que o meu iPad agora com o 12…. Qualquer coisa, parece assim : Slow … Block…hold… whait for it…it’s loading….whait, all most there…. loading App….
    Somente com uma App a mais daquela que vinha por defeito….
    Adorei…..

  14. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Tanta gente a queixar-se que uma actualização vai deixar mais lento o iphone, mas nem iphone usam..

    isto é uma actualização, não é uma versão do SO superior

    1. Avatar de Flavius
      Flavius

      @ervilhoid….com a tua informação, fiquei mais descansado…
      …ainda bem que e só uma atualização…
      Palavras para quê…

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        que garantias tens que esta actualização vai deixar mais lento?

  15. Avatar de abdu
    abdu

    Nem um equipamento afetado por esta fakenews que a apple lançou.
    Quem tinha equipamentos antigos e ficou com eles bem mais lentos, tem agora o Natal para mudar para um novo.
    Podem agradecer à Apple 😀

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A minha ultima actaulizacao foi 9.3.6 e Nao consign actualizar.
    Arguem pode Ajudar a actualizar.