Tal como a Microsoft, Apple está a forçar a atualização do macOS

67 Comentários

As novas versões dos sistemas operativos são normalmente bem-recebidas pelos utilizadores. Com o Windows 10 isto não aconteceu e a Microsoft acabou por tentar forçar a sua instalação, o que foi mal recebido pelos utilizadores.

A Apple parece estar agora a seguir o mesmo caminho ao tentar forçar a instalação do macOS High Sierra em computadores que ainda não tenham esta versão.



As críticas à Microsoft, quando esta tentou forçar a atualização dos sistemas mais antigos para o Windows 10, foram muitas e sempre focadas no direito dos utilizadores a poderem rejeitá-la.

Mas agora, muito tempo depois, é a vez da Apple seguir o mesmo caminho e tentar forçar os seus utilizadores a fazerem a atualização para o macOS High Sierra.

A mensagem a aconselhar essa atualização está a surgir a todos os que correm o macOS 10.12 Sierra ou uma versão anterior, não havendo forma clara de o rejeitar. Apenas se clicarem na opção Details é que são encaminhados para a App Store e o alerta desaparece.

Mas pior que o alerta que não pode ser rejeitado é o facto da Apple forçar a descarga do macOS 10.3 High Sierra sem a autorização do utilizador ou o notificar.

Para além da largura de banda consumida sem que os utilizadores saibam, esta atualização vai também ocupar espaço em disco até que seja instalada e que possa ser removida.

Como contornar este problema

Felizmente existe uma forma de contornar este último passo da Apple. Acedendo às Preferências do Sistema, devem escolher a opção App Store.

Ai dentro devem remover a seleção da opção Descarregar atualizações novas em segundo plano. As próximas novidades da Apple não vão ser descarregadas sem a autorização e o conhecimento dos utilizadores.

Com esta nova medida, a Apple parece estar assim a seguir os passos da Microsoft, que tantas críticas lhe valeram e que acabou por levar a empresa de Redmond a tribunal em vários processos.

Fonte

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pois.....
    pois…..

    Agora vêm os paladinos da apple, que criticaram quando foi com a Microsoft, dizer que 1001 razões de isto ser uma coisa boa 😀

    1. Avatar de André Liezma
      André Liezma

      Mas no Mac nunca houve problemas em atualizar, já no windows…

      1. Avatar de Nx
        Nx

        De certeza? Absoluta?

          1. Avatar de Whatever
            Whatever

            Falso. Nao houve os problemas do Windows mas ja houve problemas de incompatibilidades com software ja instalado aquando instalação da versao mais recente do OSX. E sei do que falo, cá em casa todos os computadores são Apple.

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Verdade. Isso não é a mesma coisa. Um OS não tem obrigatoriedade de manter compatibilidade com software third party instalado. Isso cabe ao fabricante desse software e ao utilizador que tem de ter essa atenção na hora do update.

  2. Avatar de Security
    Security

    Não é forçar a partir do momento em que se tem ativo o “Descarregar atualizações novas em segundo plano” (como indicam no vosso artigo). Se está ativa esta opção, é natural que o faça. O título não encaixa com o artigo.

    1. Avatar de Pedro Simões

      E a parte do poder rejeitar a instalação? Deveria estar lá um botão “Não obrigado”. A solução não é obvia e requer que conheças um processo novo e que acabou de ser apresentado. A solução para todos será aceitar a instalação, mesmo que não seja pretendida.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Caro Pedro, quem trabalha em Mac sabe que sempre foi assim, não vamos agora por problemas onde sempre foi assim. Também como utilizador windows a dita obrigação opcional para o windows 10, para mim não foi problema, porque já era normal no Mac.

        1. Avatar de Pedro Simões

          Ainda hoje mandei uma atualização para mais tarde, e posso fazê-lo as vezes que quiser. Nesse caso não a tens e a opção lógica é avançar com a instalação

          1. Avatar de Mlopes
            Mlopes

            claro que tens. tens na configuração das atualizações. se disseste que querias atializações em segundo plano querias o quê? que não acontecessem? aí chamavas-lhe um bug.
            a mim nunca me apareceu mensagem nenhuma para atualizar, porque será? porque desde sempre optei por não fazer atualizações em segundo plano.

          2. Avatar de Pedro Simões

            Curiosamente essa foi uma alteração que a Apple penso que impôs aos utilizadores. Fez essa alteração e não avisou. Vou confirmar, mas penso que foi assim que aconteceu.

          3. Avatar de mlopes
            mlopes

            fui espreitar e ainda digo mais uma coisa, mesmo que tenhas as atualizações em segundo plano ligadas podes desabilitar as atualizações do macOS.
            agora se malta compra macs por moda e nem controla as atualizações do produto que compra nas configurações (preferências do sistema/app store) como é que a atitude da apple se pode comprar à da microsoft? de modo algum

          4. Avatar de Pedro Simões

            Vamos por partes. Escolhes manter-te numa versão, por uma qualquer razão lógica. Vem a Apple e apresenta-te a opção de atualização e não te deixa DE FORMA CLARA rejeitar a mesma.

            Estou aqui a ver o cenário do Windows 10 repetido. E as críticas na altura foram fortes contra essa medida, que agora está a ser repetida e copiada.

          5. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Não é a mesma coisa Pedro. Eu também acho que as opções são claras e estão onde devem estar, nas definições. No Windows o caso foi diferente, eles forçaram a instalação inclusive a malta que rejeitou atualizar e que desativou. No meu caso, dei por muitas vezes a reporem a atualização automática quando se procediam a instalações manuais. Dois mundos de diferença neste caso.

          6. Avatar de Mlopes
            Mlopes

            @pedro simões para mim qualquer coisa que me forcem a fazer é altamente criticável venha de o de vier. se a apple o vier a fazer será um abuso e um absurdo.
            a diferença é que no macOs tens desde há muito a possobilidade de controlar como queres receber as atualizações. podes controlar se as recebes em segundo plano ou não, quando queres recebe-las em segundo plano podes controlar se queres receber só as de aplicações, só as de so, ambas, etc.
            no caso da microsoft, o w7 não te dava essas opções relativamente ao w10. a coisa aparecia, fazias um bocado de gonasticas e dizias que não e achavas que tinha desaparecido. não tinha. voltava a aparecer e voltava e voltava e descarregava e segundo plano sem poderes fazer nada e etc. a menos que recorreces a uns truques. na apple não são precisos truques. as opções estão lá aimda antes de sequer se falar no high sierra. essa é a diferença

        2. Avatar de iSheepNot
          iSheepNot

          “Caro Pedro, quem trabalha em Mac sabe que sempre foi assim, não vamos agora por problemas onde sempre foi assim.”

          Estás aqui a assumir erradamente que todos os utilizadores de OSX conhecem o sistema operativo como tu, o que é falso. Além disso, se a opção aqui apresentada não vem desligada por omissão é porque o fabricante, ora Apple, tem todo o interesse em forçar os updates por várias razões, entre elas, bugfixes e security updates.

          No caso da Microsoft com o Windows, uma solução semelhante existe na medida em que se deve indicar que uma determinada rede está associado a um plano de dados. Dessa forma, para não estoirar com o suposto plafond os updates não são feitos.

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            A Apple tem interesse em actualizar as suas máquinas, claro. Assim como a Microsoft, embora por motivos diferentes. Agora, se não encontram a opção nas definições, que , além de óbvia, pode encontrar-se com uma simples busca de spotlight, então não há muito a fazer. É como culpares os alemães por colocarem as luzes a acender diferente dos outros fabricantes.

            No caso Microsoft, grande confusão que vai para aí nessa solução que apresentaste. Nem faz sentido nenhum. Isso sim, é um labirinto primeiro que o utilizador chegue a essa solução.

      2. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        E que tal achar que os utilizadores são mais inteligentes que isso ? Se têm a opção de – procurar e efetuar download automaticamente é porque querem que ele instalar os updates. Caso contrario desabilitam essa opção.

        Abc

        1. Avatar de Pedro Simões

          Não querendo chamar nomes aos utilizadores, o mais lógico é procurarem a opção para não instalar. As únicas que tens não o permitem e leva a que seja instalado.

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            As opções estão lá. E nada complicadas, diria eu.

      3. Avatar de pedro
        pedro

        ainda assim este artigo é enganador…

        forcar como a microsoft, como dizes, é instalar e nem sequer perguntar!!!

        aqui da a hipotese de poderes ignorar a instalacao.. e adivinha… ele não faz nada, pois a instalação do update funciona como se uma app se tratasse…

        por isso o artigo é enganador e nem esse “não obrigado” safa…

        1. Avatar de Pedro Simões

          Mas é o mesmo cenário que a Microsoft tinha. Não tinhas hipótese de dizer que não querias. É o mesmo que tens aqui.

          1. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            Tens … Carrega em details e faz cancel …. 🙂

            Abc

          2. Avatar de Cortano
            Cortano

            Tb podias fazer cancel no Windows.

          3. Avatar de Carlos
            Carlos

            Não é o mesmo cenário… se clicares na janela vais para a app store e decides. Se desligares os updates automáticos, ele nem pergunta.

            Ainda assim, mesmo que o update vá avante é quase garantido que o computador continua a funcionar, o que não foi o caso com o windows 10.
            É extremamente provável que tudo o que estava instalado no computador continue a funcionar.

            Logo isto é tudo menos a mesma coisa que a Microsoft.

          4. Avatar de Pedro Simões

            E quem te diz que vais parar À App Store? Sabes agora porque leste aqui, de outro modo não se sabia. A maioria dos utilizadores não quer arriscar.

            E mais, ninguem tem de ser obrigado a fazer o update. Tal como era na Microsoft, aqui tem de ser igual.

            Reforço que não deverás ter de fazer o update só porque a Apple o quer. Podes ter a necessidade de te manter em determinada versão por várias razões. Conheço N gente que se mantém em versões anteriores apenas porque assim o quer.

          5. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Não é o mesmo cenário da Microsoft.

      4. Avatar de Security
        Security

        Correto. Compreendo a parte de não ter lá o adiar ou o “Não obrigado”. Em todo caso, todos sabemos que devemos andar com o sistema o mais atual possível. Seja mac OS, seja iOS, seja Windows 8, Windows 10, num mundo perfeito, o ideal é atualizar sempre.
        Agora dizer que força a instalação vai uma longa distância, até porque para instalar tem de dar autorização para isso. Não instala em segundo plano, não força a instalação. Apenas notifica… agora podem dizer que a notificação ajuda a tomar a decisão de atualizar? aí aceito. Agora forçar…
        A partir do momento que há a opção de desligar o update, não é nem de longe nem de perto um “forcing”. Seja no universo Apple, universo Microsoft ou até mesmo universo open-source. Há opção de não o fazer. O “ti-google” também está aqui para nos ajudar. Que não sabe, pega no pczinho e leva à lojinha e os técnicos darão solução. É assim que faço com o meu carro, com a minha tv, com a minha liquidificadora, aspirador,… (acho que entenderam a ideia).

        1. Avatar de Mlopes
          Mlopes

          repara que não só não aparece o “adiar” ou “não obrigado” porque o administrador escolheu, préviamente, que queria que assim fosse. e mesmo que se tivesse distraído na configuração ainda consegue parar a coisa a tempo, o que não acontecia, nem acontece agora, na microsoft.
          expliquem-me lá como consigo parar no w10 as atualzações de features ou optar por só instalar as que quero. adorava saber, acreditem.
          quanto às atualizações de segurança, acho muito bem que sejam forçadas em qualquer so

      5. Avatar de Mlopes
        Mlopes

        não atualizar em segundo plano é um processo novo?
        novo poderia ser a apple utilizar o mecanismo de segundo plano para atualizar o so mas nem isso é novo.
        @pedro simões, fazer uma comparação da atualização em segundo plano no mac (uma opção já antiga) com a imposição da ms com o windows 10 não tem sequer sentido porque são coisas completamente diferentes. é como comparar laranjas com maçãs

        1. Avatar de Pedro Simões

          A questão do download em segundo plano até me parece secundária. O problema está mesmo em só te dar 2 opções e nenhuma delas ser o “não quero atualizar”. Só se conheceres o processo é que avanças sem medo.

          1. Avatar de Mlopes
            Mlopes

            @pedro simões, o problema é que a questão das atualuzações em segundo plano é que é a parte importante desta questão porque é ela que faz a toda a diferença para que a atitude da apple e da microsoft não sejam, na minha opinião, compáveis

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            O download em segundo plano é a questão primária.

          3. Avatar de Pedro Simões

            Na tua perspectiva, convém referires.

          4. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Não há perspectivas aqui. A mesma questão que foi chamada de secundária, e por isso ignorada, é a primeira a ter de se ter em conta para perceber o que está a acontecer. Portanto não são perspectivas. É assim que é. Se se gosta ou não é outro assunto.

      6. Avatar de Albino
        Albino

        Eu simplesmente cliquei em detalhes: fechar janela. Resolvido.

    2. Avatar de JJ
      JJ

      O mesmo aconteceu com o Win10. Uns meses antes de sair, a Microsoft lançou um alerta a perguntar se o utilizador queria ser o primeiro a receber o Win10, ao dizer que “Sim” o Windows registava essa informação e depois quando o Win10 ficou disponível, deu inicio ao processo.

      1. Avatar de Mlopes
        Mlopes

        mesmo que o user tivesse dito que não a microsoft mais tarde veio à carga dezenas de vezes. vi isso acontecer nos postos do escritório da minha esposa. era diário. mesmo atualmente com as mais vulgares atualuzações de features não tens como as parar. só as consegues atrasar e a uma dada altura saltam para a frente e quando vais a desligar o computador lá estão elas a “prender-te” por mais meia hora ou mais.
        no mac controlas todas as atualuzações individualmente desde que tenhas optado por não teres atialuzações em segundo plano

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        São situações completamente diferentes. Mas ninguém fala sabendo do que fala?

  3. Avatar de André
    André

    Quero ver se agora vão criticar tanto como quando foi a Microsoft a fazê-lo…

    1. Avatar de pedro
      pedro

      quantas e quantas vezes tenho esperar 1h para que o windows fizesse os updates NAO pedidos só porque liguei os pc’s à internet… lol

      mais um que fala sem sequer ter mexido num mac (nas lojas nao conta como experiencia.. boa?)

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Normalmente isso acontece porque se tem a opção para fazer uptades activa.

    2. Avatar de Valter
      Valter

      Isso vai ser difícil, tudo o que a Apple faz é iMágico, não há problema algum.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        O que as pessoas fazem para complicar é que é mágico.

    3. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      André, a situação não é nem parecida. Porque haveriam de criticar? Informa-te.

    4. Avatar de Albino
      Albino

      Pelo menos não me faz as actualizações quando eu quero desligar o portátil para sair de onde estou e me obriga a esperar que faça as actualizações.

  4. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Eu tenho um Macbook pro, mas digo-vos uma coisa, tem com cada uma aquele PC que não se compreende… esta é uma delas.. para quê mudar se é quase igual só tem aquelas tretas de Siri, etc

  5. Avatar de Vitor
    Vitor

    Não sou um “adepto” dos produtos da Apple…muito longe disso. Mas neste caso,tal como fiz com a atualização do W10,dou razão à tecnológica! Normalmente uma atualização do SO traz consigo além de novas funcionalidades um acréscimo da segurança online.E o que vejo em grande parte dos comentários são “defensores” da privacidade e segurança “exigirem” (eles que pouco ou nada percebem do assunto!) a “liberdade” de manterem o SO…inseguro! Acho mesmo que nas CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO do software a quando da compra poderia/deveria existir uma cláusula de OBRIGATORIEDADE da instalação das atualizações lançadas pelo criador do SO…de certeza que as reclamações acerca de problemas de segurança iriam baixar drásticamente!

    1. Avatar de Sérgio E.
      Sérgio E.

      Excepto quando usas o PC para trabalhar e a actualização o deixa inoperacional. Aí já não vais achar tanta piada. Se procurares um pouco no google vais encontrar montes de casos em que as gráficas ATI funcionavam perfeitamente em windows 10 com drivers instalados manualmente (curiosamente os do windows 7), até o windows update resolver instalar por si uns “melhores” e a gráfica aterrar. Podia-se perfeitamente desinstalar e voltar a instalar os anteriores, mas no dia seguinte lá se levava com a dose outra vez.

    2. Avatar de mlopes
      mlopes

      estás a “esquecer-te” que as actualizações que causam dano são as atualizações de features.
      já agora meio aqui um link com uns comandos já escritos para o pessoal remover o lixo todo do w10: https://www.tenforums.com/tutorials/4689-uninstall-apps-windows-10-a.html#option1
      alerto em especial para a “option four”, ponto 5. permite remover o lixo quase todo (ereto a loja). por vezes temos ainda que remover os ícones (especialmente dos jogos) do menu iniciar mas ok…
      outra alternativa é alterar o comando para remover também a loja e lá vai o lixo todo mesmo 😉

  6. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Isto não é forçar, é uma feature 🙂

  7. Avatar de MacOS High Sierra
    MacOS High Sierra

    Isto não parece ser a mesma coisa que no Windows… pelo menos pelo que li, ele simplesmente instalava e não pedia autorização a ninguém. Ainda agora, na escola, aparecem mensagens para desligar o computador para fazer as actualizações, não pede para instalar… pergunta: como se ignora uma instalação que já foi feita?
    No Mac, é diferente: mesmo que se autorize a descarga em segundo plano, ele pede sempre autorização para instalar… E, estamos a falar de actualizações incrementais dentro do mesmo “major upgrade”!
    Alguém que tenho o macOS Sierra não instala o macOS high Sierra sem ir à App Store, descarregar e mandar instalar… não sei se era assim com o Windows X, mas as queixas foram que descarregou e instalo automaticamente, julgo eu….

    1. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      É verdade. Apenas pede para reiniciar para terminar de instalar e se te distraíres… fecha o que tens aberto e reinicia!

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Meses antes de sair o Win10 a Microsoft lançou uma actualização com apenas uma pergunta, se o utilizador queria ou não o Win10. Se utilizador disse-se que não, nada acontecia quando fosse lançado o Win10. Caso disse-se que sim, então quando fosse lançado, começava o processo de instalação.

      O problema esta que as pessoas esqueceram-se que tinha clicado no SIM meses antes…

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Não é verdade. O caso aqui não é esse. E a microsoft forçou à mesma quem não quis.

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      No Windows podes desligar os updates automáticos e depois terá de ser o utilizador a procurar por atualizações – obviamente que isto tem contras, em especial quando são updates de segurança ou correção de bugs, se a pessoa atualiza começa a ficar com o PC mais inseguro.

  8. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    isto chama-se assedio da apple e crime

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Isto chama-se falares sem perceberes do que estás a falar.

  9. Avatar de jprcsierra@gmail.com
    jprcsierra@gmail.com

    Miguel Nóbrega, o macos High Sierra converte o teu disco automaticamente para um novo formato de ficheiros que será o standard daqui para a frente e que se chama APFS e que substitui o dinossaurico HFS+. Este sistema de ficheiros traz (ou pelo menos devia trazer) inúmeras vantagens aos utilizadores uma vez que passa a ser mais rápido fazer operações com ficheiros grandes e possibilita ainda outras coisas que não vou agora mencionar. Além de que a atualização para o High Sierra não seja cosmética mas funcional. Há diversas novidades como no Safari, Photos, etc… Penso que vale muito a pena mas cada um é que sabe de si.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Todas as actualizações por norma são boas, mais não seja pela correcção de problemas. A malta hoje em dia é que tem a mania de não querer actualizar.
      Talvez não sejam do tempo, em que não havia actualizações para ninguém, o que havia era uma nova versão do programa/SO, quem quisesse que a compra-se…

    2. Avatar de Nuno Filipe Pinto
      Nuno Filipe Pinto

      O APFS não é para todos. Por enquanto não dá no meu fusion drive no iMac. (Em beta parece que dava) mas eu não uso betas (já não tenho tempo, para isso daí ter mudado de arch para macOS, ainda me dei ao trabalho de converter manualmente he de ext3 para ext4, mas no Mac já não quero ter certos trabalhos. Espero realmente que o APFS seja tão bom como um ZFS ou BTRFS. A ver vamos, como diz o cego…

  10. Avatar de Vituku
    Vituku

    Ja me fartei de rir com os fanáticos doentes que por aqui andam a defender e a justificar aquilo em que querem acreditar, mas sem argumentos minimamente plausíveis. Por amor de Deus, deixem-se disso, quer o Windows quer o Mac OS estão neste momento a funcionar da mesma forma em relação a updates, quer queiram quer não queiram, os updates devem ser forçados sim, por uma questão de segurança, por uma questão de melhoria de funcionamento. Algum de vocês prefere andar de carroça que andar de carro ou de mota? Ou preferem um carrito muito velhinho sem potencia nem segurança em vez de um Mercedes topo de gama com toda a tecnologia possível? Acordem para a vida, o mundo evolui, e temos de evoluir com ele, e quem não está preparado para aceitar a evolução tecnológica nem sequer deveria usá-la, porque usar algo que não se entende não traz vantagem nenhuma.
    E não, não sou defensor da Apple, pelo contrário, detesto Apple e gostos não se discutem, mas a realidade tem de ser dita.

  11. Avatar de Czarito
    Czarito

    Eu tenho configurado, quer para o MacOS, quer para o iOS, efectuar as actualizações somente quando as quiser instalar. Nunca me foi obrigado a instalar qualquer nova versão do sistema. Mas para isso tive de configurar, pois não vinha de raiz.

  12. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    Já disse antes: com tanta coisa errada na Apple, a malta foca-se nas coisas que não fazem sentido criticar. Informem-se um pouco se faz favor para se poder conversar das coisas a sério.

  13. Avatar de Joao ptt
    Joao ptt

    Google força todas as versões do Android a actualizarem para a versão mais recente… queria ver o escândalo… ou os aplausos… de uma notícia dessas.
    E sim: a google não está a forçar a actualização de Androids antigos para grande pena minha que tenho o meu cheio de problemas de segurança que só serão corrigidos quando comprar um novo.