Apple e FBI: Mais uma batalha para desbloquear um iPhone?

24 Comentários

O FBI e a Apple podem estar prestes a entrar em mais uma guerra política em volta da encriptação dos iPhones, desta vez devido ao atirador que matou dezenas de pessoas numa igreja no Texas.

Em 2016, a Apple e o FBI estiveram envolvidos numa acesa guerra pelo desbloqueio do iPhone no caso de terrorismo em S.Bernardino, na qual a Apple não cedeu.

Imagem iPhone FBI


Na terça-feira passada, depois de o FBI ter mostrado dificuldades em desbloquear um smartphone, a Apple mostrou-se pronta a ajudar caso se tratasse de um iPhone.

O FBI respondeu que não precisava da assistência da empresa de Cupertino naquele momento. Ao que depois se veio a apurar, os investigadores nos laboratórios do FBI estavam a tentar descobrir outros métodos para aceder aos dados do iPhone, nomeadamente através do armazenamento no iCloud ou ligando o smartphone a um dispositivo externo. No entanto, perceberam que o processo poderia demorar semanas.

 

O FBI deveria ter pedido ajuda mais cedo…

As 48 horas que se seguiram ao ataque terrorista no Texas podem ter sido críticas no que toca ao desbloqueio do iPhone do atirador. Novas informações, reportadas pela imprensa internacional, mostram que o FBI pode ter cometido um grande erro ao não pedir ajuda à Apple, mal obteve o iPhone.

Este intervalo de tempo era crucial, isto porque o Touch ID nos iPhones deixa de funcionar se o smartphone permanecer bloqueado mais de 48 horas. Nas horas que se seguiram ao atentado não era evidente se o atirador usava o Touch ID ou não, apesar de mais de 80% dos utilizadores de iPhone usarem.

Caso o FBI tivesse logo aceite a ajuda da Apple, os engenheiros da empresa de Cupertino teriam instruído o FBI a tentar usar o dedo do terrorista morto, caso o iPhone não tivesse sido desligado ou reiniciado. No entanto, não se sabe ao certo se essa técnica funcionaria.

Alguns especialistas dizem que depende do número de horas que já tivessem passado desde que o homem morreu, enquanto que outros afirmam que tal procedimento não seria possível, de todo. Apesar disso, e de acordo com a informação que tem circulado, neste caso resultaria.

 

Os últimos desenvolvimentos…

Até ao momento, não se sabe se o FBI pediu à Apple para entregar dados relativos à conta iCloud do terrorista, mas se vier a receber um pedido oficial da justiça norte americana, a Apple tem capacidade para fornecer às autoridades dados do iCloud, assim como ferramentas para decifrar tudo. No entanto, tal como aconteceu no início do ano passado com o caso de S.Bernardino, é pouco provável que a Apple o faça.

Se realmente o FBI não conseguir recuperar os dados por conta própria, será que vale a pena voltar a enfrentar a Apple em mais uma batalha política pública?

Ainda assim, desde os últimos confrontos, o Departamento da Justiça norte-americano tem evitado confrontos públicos com a Apple e outras empresas do ramo tecnológico acerca da encriptação de smartphones… será que desta vez a estratégia vai ser outra?

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Desculpem a minha opinião, mas vou ser talvez bastante polémico.
    Eu acho que todas as grandes empresas tecnológicas deveriam ter um comité de ética (o mais imparcial possível e sem ligações a entidades governamentais ou à administração da empresa) que decidisse neste tipo de casos se era de interesse maior o desbloqueio.
    Talvez esteja a ser utópico, mas seria uma ideia.

    1. Avatar de Miguelito
      Miguelito

      Então quer dizer que afinal existe uma backdoor?

      Ao menos escolham o que querem um smartphone seguro que não pode ser hackeado ou um smartphone que tem uma backdoor para sempre que alguem com poder decida pode aceder aos dados.

      Eu por mim sei o que quero, quero um smartphone sem backdoors.s.

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        E duvidas que existam backdoors?
        Sempre existiram e sempre existirão.

        E quando a desgraça nos bate à porta, mudamos de opinião. Pergunta aos familiares das vítimas do Texas se concordam ou não.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Não existem backdoors. Existem Hacks. Diferente.

      2. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Se existisse o FBI não tinha estes problemas. Curioso como com os Android’s nunca se ouviu falar do FBI não ?

        Abc

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Paulo, essa posição não é exequível da forma como a lei funciona. Não dá para escolher caso a caso.

  2. Avatar de bola
    bola

    É fácil pede ajuda a uma empresa especialista nestas situações como no passado e conseguem aceder sem problemas.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      e a apple mete um processo por tentarem hackear o iphone, e meses de multas,tribunais,processos,guerras etc…

      1. Avatar de nop
        nop

        a apple nao tem qualquer direito de processar seja quem for por hackear o que nao e deles.. o iphone pretence a justiça e eles podem fazer o que bem entenderem com ele…

      2. Avatar de bola
        bola

        Lool, até parece que foi isso que se passou da outra vez, vai ver as notícias do passado para veres o que se passou 😉

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Não estás muito informado do que se passou nem das circunstâncias.

  3. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    mais um caso para enrolar conversas e notícias durante meses e meses como foi com o outro. haja paciência.
    que desta vez seja resolvido uma vez por todas.

    1. Avatar de Miguele
      Miguele

      Isto é tudo markting, acordem .

      o FBI vai conseguir o que quer, e a apple vai dizer nao, nao damos informação.
      OS EUa precisão de equilibrar agora mais que nunca a balança comercial.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Esse marketing está na tua cabeça. Informa-te para perceberes bem os trâmites desta situação toda.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      E o que era para ti ser resolvida duma vez por todas?

  4. Avatar de bruno
    bruno

    “entregar dados relativos à conta iCloud” … “é pouco provável que a Apple o faça.”?
    A Apple no ano passado não levantou problemas em entregar dados na conta iCloud.
    O problema da Apple era com o FBI querer que a Apple criasse ferramentas para facilitar o desbloqueio de iPhones.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Aliás, a Apple já informou o FBI que daria acesso à icloud sem problemas, apenas precisa de uma ordem do tribunal.

      Estão para aqui a fazer um novela onde ela não existe…

    2. Avatar de nop
      nop

      exactamente… nao sou contra as empresas fornecerem os dados que tem quando lhe e apresentado um mandato assinado por um juiz… ja dar acesso incondicional sem qualquer mandato… já são outros 500 paus

    3. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Tal e qual.

  5. Avatar de Big Boss
    Big Boss

    O Outro iPhone foi desbloqueado com o Cellebrite UFED, mais existem outras soluções como :

    Belkasoft Evidence Center
    Black Bag Mobilyze
    Magnet AXIOM
    Oxygen Forensic
    MOBILedit Forensic Express
    EnCase Mobile Investigator

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Que exploravam falhas agora conhecidas. Agora se há novas ….

      Abc

  6. Avatar de zé tuga
    zé tuga

    isto já começa a ser uma anedota, estas situações, a Apple nestas situações só tem de facilitar e não andar com rodeios, pois todos sabemos que quem inventa os sistemas de segurança tem sempre uma backdoor para estas situações…

    depois admiram-se que o FBI recorra a metedos menos legais para conseguir atingir os objectivos mais rápido do que andar em gerrinhas da treta, como já aconteceu anteriormente…

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Ó zé tuga, informa-te. A Apple facilita o mesmo que as outras empresas. Facilitam tudo o que é obrigatório por lei.

      Não são guerrinhas da treta. O que o FBI quer é conseguir precedente em tribunal para violar leis existentes.

  7. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    O FBI, que venha aqui ao Vietnam, o que não falta são lojas a oferecer desbloqueio de IPhone, e ICloud ilimitado