Apple faz 25 anos…

15 Comentários

As bases do projecto Macintosh surgiram no início de 1954 com Jef Van Dam, que imaginou um computador fácil de utilizar e barato para grandes empresas. O primeiro protótipo produzido por Burrell Smith obedecia às especificações de Jef Raskin: tinha 64 KB de memória, utilizava o lento microprocessador 6805E da Motorola e tinha um ecrã de 256×256 pixeis em preto e branco.

 

Bud Tribble, um programador que trabalhava no projecto Macintosh, propôs que se adaptassem os programas gráficos do Lisa e perguntou se seria possível integrar o processador Motorola 68000 do Lisa ao Macintosh, mas mantendo o baixo custo de produção. A partir de Dezembro de 1980, Burrell Smith desenvolveu uma placa que continha não somente um processador 68000, mas que, além disso, funcionava numa frequência de 8 MHz em vez de 5 MHz. Este tinha também um ecrã com 384×256 pixeis. Esta máquina utilizava menos controladores de memória que o Lisa, tornando a sua produção bem mais barata.

O Macintosh foi lançado em 24 de Janeiro de 1984, com um preço de 2495 dólares. Vinha equipado com 128 KB de memória (por isso é conhecido ainda hoje como Macintosh 128k, para diferencia-lo de modelos posteriores, também chamados Macintosh) e funcionava com o sistema operativo Mac OS. Ler mais.

Para comemorar o Pplware esteve representado na MacJanta do nosso parceiro LojaMac. Foi o aniversário também da LojaMac, parabéns pelo vosso 3º Aniversário.

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de HomoLuden
    HomoLuden

    Parabéns Apple…
    O meu LC475 é que deve estar radiante desse aniversario…embora esteja guardado no seu cartão de origem…mas ainda sou capaz de matar saudades um desses dias…

  2. Avatar de HomoLuden
    HomoLuden

    Ah….já me esquecia…
    um pensamento em especial ao Steven Jobs que, como todos nos sabemos, tem vindo a passar uns maus momentos em termos de saúde…

  3. Avatar de Spulva
    Spulva

    De facto so de pensar que tudo o que conhecemos hoje evoluiu das bases formadas a pouco masi de 25 anos, epa fogo tudo evoluiu tanto em tao pouco tempo.

    Bem, parabens a Apple, e que a tenhamos por muitos bons anos (apsar de na ser grande fa desta, nao desejo mal a ninguem :D) com bastantes ideias que revolucionem o mundo.

  4. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Parabéns. 😉

  5. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Parabéns,

    Abraço,

    ——–

    http://www.best-cine.com/

  6. Avatar de carlos rajas

    parabéns à Apple e a sua competência….para os que não fizeram upgrade ainda em seu Mac, por favor fiquem a vontade e dem uma olhada
    http://delaorden.wordpress.com/2009/01/25/papo-geekfaca-um-upgrade-em-seu-mac/
    Só para quem não conhece ainda…:-)

  7. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Sem dúvida um enorme avanço para o ano de 1984!
    Só de pensar que quando comecei a trabalhar em 1990 era com MS Dos…
    Curioso ver o que oundo informático evoluiu em 25 anos. Como será daqui a outros 25?

    PARABÉNS!!!!

    P.S.-Gostei de ver a semelhança do ambiente de trabalho do 1º Macintosh, com o do Leopard: o Universo como fundo! 🙂

  8. Avatar de Blizard

    É uma empresa que sabe bem vender o seu produto 🙂

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  9. Avatar de João Campos
    João Campos

    25 anos a serem copiados à descarada pela Microsoft… “É para isto que os amigos servem” :\
    Tudo o que vemos no vídeo é a base de todos os sistemas operativos actuais… É a “história” que toda a gente conhece, mas quem não rouba nem herda acaba na merda, e Bill Gates sabia o que fazia lol…

    Falo eu, um dos muitos “obrigados” a usar Windows…

    Anyway, parabens e e as melhoras ao Steve 🙂

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    Começei a usar apple no dia que comprei um mac mini core 2 duo 2.0ghz ha coisa de 2 anos ou mais nao me recordo,dai para a frente compei mais 3 macs e dei todos os computadores onde nao conseguia instalar o leopard hoje só uso mac os x,sou engenheiro informatico MCSE inclusive mas tenho perfeita noçao que não existe sistema operativo mais evoluido que o mac osx quem exprimenta nao quer outra coisa,como diz o nosso amigo Steve “and really works” acabaram se os problemas,reçentemente exprimentei o windows 7 e vou criticar faltam lhe duas ou 3 coisas importantes SPACES,CORE ANIMATION, e acabar com o ficheiro de registo.Parabens APPLE

  11. Avatar de Ana Narciso

    Serei a única a achar que o Steve Jobs era um bonzão quando era mais novo?… 😛

    Parabéns Apple!

  12. Avatar de Zé do Pipo
    Zé do Pipo

    @Vítor M.

    Parabéns pelo artigo, realmente era premente.

    Quanto às “parcerias”, sejam elas com a Microsoft, Apple ou outra empresa qualquer, não me vou repetir…

    Se não me falha a memória foi um Macintosh o primeiro a contrariar aquela afirmação desse grande visionário que dá pelo nome de Bil Gates de que “Nobody will ever need more than 640 kB RAM”… 😉

    Corrijam-se se estiver enganado.

  13. Avatar de Miguel Machado

    Sem duvida na altura uma passo muito a frente… Desde marketing, o Macintosh em si, enfim, tudo que reflecte a mente genial de senhor chamado Steve Jobs.

    Felizmente passados estes anos, voltamos a olhar para a apple com os menos olhos que era vista na altura, espero que assim continue…

  14. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Que engraçado é ver isto… O pessoal todo a delirar com um ecrã com aqueles pixeis. Para a altura era a loucura total mas que para agora até deve cansar os olhos aquilo. Para não falar da diskette que ele saca do bolso com aqueles Kbs todos e toda a genta a suspirar.

    Imagino daqui a 25 anos o pessoal a olhar para os anúncios e apresentações de agora e ficar com a mesma impressão e nostalgia que nós temos com este vídeo..

    Andei a ler a história da apple no outro dia por acaso e realmente é muito engraçada. O primeiro computador que lançaram (o apple 1)era uma board montada à pata em que quem comprava aquilo é que tinha que arranjar os periféricos e arranjar uma caixa para por aquilo se quisesse.

    Estes malucos realmente sempre estiveram muito à frente no tempo a fazer computadores principalmente com o grafismo do sistema operativo.

    O ar do Jobs tão novinho e todo janota de fato é muito engraçado também… faz-me lembrar o Tom Cruise. É engraçado como o mandaram embora da apple e depois acabou lá dentro outra vez.