Apple estará a preparar a chegada do Face ID ao macOS e aos seus computadores

22 Comentários

A Apple sempre se focou em trazer para os seus equipamentos as melhores e mais seguras medidas de proteção aos utilizadores. Só assim garante que os seus dados estão salvaguardados e não são acedidos pelas apps que são usadas.

Uma dessas medidas foi a chegada do Face ID ao iOS e ao iPhone, que usa a face do utilizador para desbloquear os equipamentos. Se este estava associado apenas ao iOS, em breve pode ser alargado e chegar também ao macOS e aos computadores da Apple.

Face ID Apple macOS Mac

Face ID pode chegar em breve ao macOS

Mesmo com algumas questões de segurança, entretanto já ultrapassadas, a Apple tem no Face ID um elemento de segurança essencial para o iOS. Chegou com o iPhone X e de imediato revolucionou o mercado com a proteção que oferece.

A marca tem tratado de o melhorar, com as novas e mais capazes câmaras TrueDepth, que permitem mapear com precisão a geometria do rosto dos utilizadores. A marca parece agora apostada em trazer isso a mais produtos, em especial aos seus computadores Mac.

Face ID Apple macOS Mac

Apple já tem código neste novo sistema

A novidade parece ter chegado com a terceira versão de testes do novo macOS Big Sur, ainda limitada aos programadores. Esta tem referências no seu código a um novo módulo, que poderá estar associado a uma câmara TrueDepth.

Num dos módulos presentes, é encontrada a designação PearlCamera. Este é o mesmo nome interno que a Apple usou em 2017 quando criou a câmara TrueDepth para o iPphone X. O código faz igualmente referência a termos como FaceDetect e BioCapture, tendo sido criados para o macOS.

Face ID Apple macOS Mac

Provavelmente só nos novos Mac com SoC ARM

Há uma forte probabilidade contudo de o Face ID chegar apenas aos novos MacBook com os SoC Apple Silicon. Isto porque a tecnologia de reconhecimento facial é dependente do Neural Engine, o motor de inteligência artificial da Apple. Este deverá certamente acompanhar o novo SoC ARM que em breve será disponibilizado.

Claro que esta tecnologia será usada em muito mais do que no desbloqueio dos Mac. A Apple poderá usá-la para autenticação no browser, para pagamentos, e para aceder a áreas seguras, tal como hoje já faz com a impressão digital.

Apple Silicon: O novo e super poderoso coração dos Mac

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de adbu
    adbu

    A principal razão de não aparecer nos Macs antigos é a falta de câmara de profundidade, o resto acaba por correr em qualquer processador mesmo que não tenha as extensões em hardware, não haveria problema em emular por software. Aliás, outras marcas têm reconhecimento facial através de câmaras de profundidade e não utilizam esse processador.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Não é bem assim. A implementação da Apple tem requerimentos de segurança que estão ligados ao SoC da Apple, como tal para os aparelhos da Apple não é só uma questão da câmera.

  2. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    Boa inovação… Faz lembrar aquele laptop Windows que tinha em 2012 que já fazia isto.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      E também conseguias utilizar essa funcionalidade noutras aplicações? Tipo ao mete a pass para abrir o email?

      1. Avatar de Coiso
        Coiso

        Não, claro que não, era extremamente difícil, para não dizer quase impossível, usar esta funcionalidade com um gestor de passwords, algo que só estava ao alcance de programadores super evoluídos da Apple.
        O que o marketing faz á cabeça das pessoas.

        1. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          esta la escrito no artigo :

          ‘Claro que esta tecnologia será usada em muito mais do que no desbloqueio dos Mac. A Apple poderá usá-la para autenticação no browser, para pagamentos, e para aceder a áreas seguras, tal como hoje já faz com a impressão digital.’

          pelos vistos nao ‘e so marketing.

          1. Avatar de Coiso
            Coiso

            Sabes há quanto tempo já existe software que automatiza todo o processo de autenticação entre o teu computador e os variados serviços na NET? Só mesmo pessoas muito fixas a uma marca para não verem mais nada.
            Usar uma camera, um leitor de cartões, um leitor de impressões digitais ou outra coisa como um dos factores de autenticação é algo que tbm já tem anos e anos.
            Portanto, muito marketing para parecer algo novo e nada mais.

      2. Avatar de HRamos
        HRamos

        Mas ó coiso, os homens não dizem ser uma invenção, simplesmente vão aplicar uma tecnologia presente no iPhones no Macs, tal como já fizeram nos iPads PRO. Essa fixação de criticar uma marca só porque sim.

    2. Avatar de Coiso
      Coiso

      Nessa altura não era da Apple, portanto não era espantoso, não era inovação.
      Agora sim, têm a câmara de profundidade.
      Coisas destes tempos.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Qual software?

    3. Avatar de oeuropeu
      oeuropeu

      O problema estava na segurança do sistema, a ser usado com qualquer portátil fazendo uso apenas de uma câmara sendo fácil enganar o sistema.
      Aqui ninguém fala em novidades, fala em lançar sistemas suficiente maduros e com um nível de segurança elevado, mesmo sabendo que todos os sistemas são falíveis.
      Sistemas de reconhecimento fácil existem há anos, a google já tinha esses sistema no android antes da Apple mas fazia unicamente uso de câmara normal, segurança muito baixa mesmo. Mas só depois de a Apple lançar o face id, que alem da câmara usava outros sensoresm tipo sensor de profundidade, conseguia desbloquear no escuro, apareceram marcas que usam android a colocar o mesmo tipo de sensores.

      1. Avatar de Coiso
        Coiso

        Vou dar-te uma novidade, segurança em 2 factores, que no caso pode ser o que tu és (pode ser impressão digital, foto mais bonita, ou foto mais feia, foto da íris, etc) mais o que tu tens, que pode ser uma pen, um Smart card, um qr code, seja o que for que tenhas na tua posse e possa ser de alguma forma “lido* pelo computador, é muito superior ao qualquer faceID desta vida.
        Qualquer computador tem uma porta USB, portanto, pode ser introduzida uma pen, um leitor de cartões, um leitor de impressões digitais + tirar uma foto com uma câmera.
        Mas isto que existe há anos dito ass parece algo pouco seguro, eu sei, quem é fã de uma marca, só depois de a marca o autorizar a conhecer algo é que o fã passa a saber que existe mais qualquer coisa.

      2. Avatar de Coiso
        Coiso

        E para quando a tua marca de eleição lançar outra “novidade”, ficas a saber que ainda é mais seguro o paradigma da autenticação de 3 factores, o que és, ou seja, qualquer dado biométrico, seja foto, impressão digital, etc, o que tu tens, seja pen, Smart card, qr code, telemóvel com algum código de confirmação, etc, e o que tu sabes, que imagina, é uma velhinha técnica chamada password.
        E com este paradigma de 3 fatores estás a léguas de segurança do hiper mega super faceID revolucionário que te vendem.
        Agora, imagina se tudo o que for preciso para ter autenticação com e factores já existir há anos.
        E não é que existe mesmo?
        Pronto, o teu mundo ruiu neste momento.

      3. Avatar de Cicrano
        Cicrano

        Mas se já ficou procado que o FaceID falha e é tão seguro como qualquer outro sistema seja ele qual for (Android / iOS). Portanto não tou a ver qual é esse “nível de segurança elevado” de que falas.

    4. Avatar de HRamos
      HRamos

      Oi, em 2012?

  3. Avatar de Alucard
    Alucard

    Windows Hello diz olá!

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      sendo assim nao ‘e bem a mesma coisa pois nao? O faceID nos telemóveis, para alem de conseguir desbloquear o ecrã também servia para aceder aos apps, fazer pagamentos, etc.

      1. Avatar de Polo
        Polo

        O windows hello não???

  4. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Apple a recolucionar o mercado dos pcs e os outros nem conseguem implementar face id. mas a revolucao a serio sera macos em arm…um sonho que todos vão querer mas quem não tem guito vai invejar do seu android barato.

    1. Avatar de Adoro o Toni da Adega
      Adoro o Toni da Adega

      Já que falas em Apple. Aqui está aquilo que tanto procuras.

      https://support.apple.com/en-gb/HT207525

    2. Avatar de Cicrano
      Cicrano

      Mete mais tabaco nisso…

    3. Avatar de adbu
      adbu

      Devia haver forma de bloquear os trolls da internet