Apple está a deixar cair suporte ao Windows 7 no Boot Camp

37 Comentários

Dizem que o Mac é a melhor máquina para correr Windows. Assim sendo, e sempre recorrendo ao Boot Camp, o utilizador pode ter um espaço dedicado para instalar o sistema operativo da Microsoft na máquina da Apple, e ter drivers dedicados, fabricados pela empresa de Cupertino. Isso quer dizer que a Apple sempre viu com bons olhos a utilização do Windows nos Macs.

Agora, a Apple vai deixar de dar suporte ao Windows 7 no Boot Camp, nalgumas máquinas.

imagem_win_no_mac00


No recente evento da Apple, o apelidado “Spring Forward“, a empresa de Cupertino revelou ao mundo o novo MacBook e actualizou as linhas MacBook Air e MacBook Pro com os novos CPUs. Mas além dessas novidades, a Apple também removeu suporte para executar o Windows 7 no Boot Camp nalgumas máquinas.

De acordo com a documentação de suporte Boot Camp, o Windows 7 deixou de ter suporte nas novas máquina. Recorrendo a software, como o Parallels ou VM Ware, o Windows pode ser executado em cima do OS X, contudo, o  Boot Camp permite que o Mac corra nativamente, logo no arranque, o Windows sem ser “virtualizado”, tirando todo o partido do hardware. Em 2013, a Apple retirou o suporte para o Windows 7 no Mac Pro e, agora, parece que as outras linhas de hardware seguem o mesmo caminho.

imagem_win_no_mac01

Como o Windows 10 chega já no próximo Verão, não é de todo surpreendente que a Apple esteja a retirar o suporte a um sistema operativo de 2009. É certo que muita gente ainda recorre ao Boot Camp, até porque o Parallels VM Ware tem um preço muito pesado. Embora os argumentos da Apple sejam plausíveis, a verdade é que os utilizadores do Mac Pro não ficaram contentes quando o Windows 7 perdeu o apoio e foi abandonado em 2013.

Certamente que a integração dos conhecidos recursos do Windows 7 no futuro Windows 10 vai deixar o utilizador do Windows satisfeito.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Há quem diga que foi o Boot Camp que levou o Mac a ser o PC mais bem sucedido para correr o Windows.

    Cheguei a experimentá-lo e acabei por comprar a Parallels (máquina virtual), para o caso de ser preciso usar o Windows e Office.

    Não tem sido preciso, mas claramente a Parrallels tem vantagem em relação ao Boot Camp. Custa à volta de €70 (metade se for preço para estudantes).

    Quanto ao suporte para Windows 7 no Boot Camp no novo (só) MacBook, do que tenho lido é que funciona à mesma, havendo aqui uma confusão qualquer.

    1. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      Estas a brincar, o melhor portátil do mundo Mac com o melhor Sistema do mundo OS X mas no final de contas precisas do Windows.
      Avança com uma desculpas das tuas, é só por causa do Office?
      Ainda há coisas de 3 meses viajava no Alfa Lisboa-Porto e que via eu? Um Mac Book A iniciar o Windows XP, Como? Sim, Windows XP, ao que parece faltava alguma coisa no OS X que poderia ser conseguido no Windows XP.
      Caso para dizer OMG

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Mas qual é o galho? O Windows/Office têm peste?

        Se precisar de uma aplicação que só existe em Windows ou se precisar de abrir no Excel um ficheiro em Excel – qual é o problema em usar o Windows/Office?

        Só não uso Linux para desktop e aplicações para desktop – depois de já ter experimentado – porque não vejo interesse nenhum nisso. Mas se aparecer uma aplicação que só exista para Linux e eu precisar dela, não tenho qualquer problema em instalar uma distribuição Linux – que também não tem peste

        Mas está sossegado que em 99% dos casos o OS X chega e sobra – e, também, não tem peste 🙂

        E convém conhecer o Windows para apreciar devidamente as diferenças introduzidas pela Apple – além de um portátil sem problemas (descontando a questão Yosemite/WiFi).

        1. Avatar de Marcelo Barros
          Marcelo Barros

          Para usar o Office?
          Mas existe Office para OS X, mas talvez prefiras no windows para usares uma pirata, não gostas de pagar produtos da Microsoft.

          Vai voltar a ser censurado este comentário!

          Eu acho muito giro o pessoal da Apple dizer que tudo que é Apple vale a pena pagar, mas quando usam produtos Microsoft quer tudo pirata.

          1. Avatar de K
            K

            Se for para usar pirata não precisava de se dar ao trabalho de instalar um Windows e um office. Há office pirata para Mac. Agora, se ele tem mesmo uma licença Windows e uma licença office legais, então vejo justificação para o fazer. Basicamente o oposto da tua acusação, embora de mais trabalho, faz mais sentido.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Trabalho diariamente com o Win7 virtualizado num Mac e muito honestamente, se me colocassem um portatil windows para trabalhar, preferia pagar do meu bolso para ter um Mac e o windows virtualizado.

        Estás curioso em saber o que poderá alguém a ter o XP virtualizado num Mac? Dou-te uma dica: software que não corre em Mac.

        Digo-te uma coisa, tiveste uma sorte danada. Em 2h30 no Alfa, nos 5 segundos que o XP leva a arrancar num Mac e tu estavas a olhar para ele. Há segundos de sorte! Foi rápido não foi? 😉

        1. Avatar de Marcelo Barros
          Marcelo Barros

          É preciso ver o XP arrancar para reconhecer?

          Espera, talvez não fosse o XP era um gajo com o 7 a usar um theme do xp.

          É para rir

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Se calhar é complicado ter o Win7 e o XP com o mesmo aspecto e eu não sabia 😉

            Ri-te à vontade mas estás a falar e nem sabes bem do quê

      3. Avatar de Flavio
        Flavio

        Isso é como tudo na vida, existem ferramentas especificas a certos sistemas operativos. Eu por exemplo uso Mac porque preciso de software que apenas existe para ele, no entanto também tenho o Windows (apesar de muitas vezes passar semanas sem ir lá) para qualquer coisa que seja necessária.

      4. Avatar de Marco
        Marco

        mt desses, são dos que querem um mac so pq sim e depois vão ver e não dá para eles, pq não tem a aplicação x ou y e que é mandatório ter para o dia a dia.

    2. Avatar de lourenço
      lourenço

      Não é que seja adepto de programas pirateados ou cravados va…, mas existe parallels k’d na net, just saying!…

      parallels não tem necessariamente uma alternativa ao bootcamp, aliás, parallels e bootcamp funcionam mt bem em conjunto
      mesmo em hackintosh!, q tb tenho e confirmo!

    3. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      who cares?

    4. Avatar de jedi
      jedi

      mas existe o microsoft office para mac office 2011. este ano vai sair o 2015 destinado para mac, ate ja saiu a preview. por isso nunca precisarias instalar ou virtualizar o windows. LOL.

  2. Avatar de Mikes
    Mikes

    “nalgumas máquinas.”?!
    NALGUMAS?! jeez… vem de nalguedo?!

      1. Avatar de Dave
        Dave

        É o novo acordo “hortográfico” de horta… lool

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      nal·gum
      (em + algum)
      contracção
      Contracção da preposição em e do pronome ou determinante algum.

      “nalgum”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/nalgum [consultado em 23-03-2015].

      Qual ê o galho?

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Já que és tão defensor do AO, ao menos escreve contração e não contracção!
        Estás armado em prof de português e depois dás uma bacurada dessas?!
        O galho não sei… não vejo aqui árvores.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          mikes: ele fez copy e paste do site.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      @Mikes há alturas em que estar caladinho é o melhor…ou pelo menos pesquisar antes de dizer asneiras

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Acho que há alturas em que os jornalistas podiam defender um bocadito mais a lingua porque muitas palavras do acordo são “opcionais”.
        Nalgumas, quanto a mim, é demasiado brasileiro para ser transposto para Portugal. Jamais escreverei nalgumas num texto meu.
        Mas pronto, já agora aprovem a outra mensagem onde eu já tinha dito isto.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          és verdadeiramente hilariante! Nalgumas, nalguns, nalgum… não têm nada de brasileiro, nem são uma mudança via acordo ortográfico, são palavras bem portuguesas usadas há imenso tempo. Só porque, porventura, não estás habituado à palavra não quer dizer que a palavra não seja usada em Portugal, especialmente de forma coloquial!

        2. Avatar de p_t
          p_t

          Não tem a ver com acordo nenhum. As contracções “nalgum” e variantes feminina e plurais fazem parte do português de Portugal com ou sem acordo ortográfico. Essa confusão deve-se ao facto de não se utilizar com frequência na escrita, só a nível coloquial. Por outro lado, há outras contracções que não têm esse problema como o “dum” ou “num”.
          Ainda mais interessante, é o facto de mandares a boca do “brasileiro”, quando eles conseguem ser mais conservadores que nós. Eles usam com frequência “em um” em vez de “num”, por exemplo.

        3. Avatar de p_t
          p_t

          Esqueci-me de dizer…tenho a impressão que os brasileiros usam “em algum” formalmente. Afinal, o brasileiro és tu…

          oh the irony…

        4. Avatar de Ricardo Fernandes
          Ricardo Fernandes

          Nalgumas também não é utilizado coloquialmente aqui no Brasil, encontra-se em textos mais antigos.

      2. Avatar de MM
        MM

        Depois de pensar um bocado sobre isto, pelo desculpa ao autor pela crítica. O uso desta contracção é uma questão de estilo de escrita. Como eu não uso este tipo de contrações porque não gosto do resultado (foneticamente falando), acho que me esqueci da sua existência.
        Acho a palavra feia e “peguiçosa”.

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          O comentário de cima é meu (usei um equipamento com o nick antigo).
          Errata: pelo = peço

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      Que tal pesquisar antes de criticar…?!

  3. Avatar de FG
    FG

    A Apple não retirou o suporte para Windows 7, a Apple deixou de fazer “costumer support” (assistência ao consumidor) para o Windows 7.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      A Apple nunca fez suporte ao windows 7, não inventes. a única ajuda que obtens com bootcamp é a sacar as drivers e a particionar o disco.

      1. Avatar de Norman Bates
        Norman Bates

        Sim, e o que é que queres mais?

        Compraste o Windows, se queres suporte do Windows, vais à Microsoft

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Norman, leste o comentário ao qual respondi? eu não quero nada, apenas estava a responder a um comentário incorrecto. engraçado como acham logo que se está a atacar a querida Apple.

  4. Avatar de Marco
    Marco

    Como é que querem que a Apple continue a suportar um SO que está em final de vida para ao proprio fabricante do SO.

    1. Avatar de transcendez
      transcendez

      Nem mais.

  5. Avatar de Jorge Rocha
    Jorge Rocha

    a apple com pouca coisa fas magia o sfw voa tenho um macbook de 2007 e so dgo isso windows adâroid e companhia boa noite não se cheguem pra quem é grande XD

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Pena a tua caligrafia… bolas!!!! E aprenderes a escrever???