Apple: Muito mais do que um automóvel

29 Comentários

No início de 2014, a Apple começou a trabalhar no “Projecto Titan”, que implicou a contratação de mais de 1000 funcionários em diversas áreas, entre eles alguns nomes da indústria automóvel.

Este facto, levou muitos a acreditar que o projecto estaria relacionado com a criação de um automóvel… Mas parece que é muito mais do que isso.


O insider Sam Shead descobriu recentemente um escritório secreto da Apple em Berlim que – segundo fontes citadas – é dedicado principalmente ao transporte. Os engenheiros que lá trabalham foram contratados de empresas de automóveis e alguns estão a trabalhar em projetos de mapeamento.

 

Estará então a Apple a trabalhar num carro ou não?

De acordo com o analista da UBS, Steven Milunocih, o setor dos transportes é gigantesco, envolvendo cerca de 5 biliões de dólares, superior ao setor das tecnologias ou mesmo de saúde, dois setores em que a Apple já está envolvida.

No futuro, a aquisição de automóveis irá cair em flecha com a massificação da condução autónoma e, com isto, tendo em consideração que a Apple está a adquirir conhecimento em tecnologias de sensores, condução autónomo e mapeamento, é possível indicar que o “Projecto Titan” não será um carro, mas sim toda a experiência envolvida.

A aposta no mercado automóvel será, sem dúvida, algo muito interessante para a Apple, que não pode ficar limitada aos mercados onde atua, sob pena de estagnar perante a concorrência.

A Apple estará com foco não apenas num carro, mas toda uma plataforma de transporte.

 

Qual o passo lógico?

Se os carros autónomos serão o futuro, o que fazemos, enquanto estes nos transportam? Teremos de nos manter ocupados e para tal necessitamos de entretenimento, comunicações e aplicações de produtividade. Para nos proporcionar tal experiência, o veículo terá de possuir sistemas de navegação, informação para navegação, Wi-Fi, conectividade… A Apple, de uma forma ou de outra, já possui todos estes sistemas.

O passo lógico, será não criar um veículo completo, mas uma plataforma completa de transportes que interligue todos os sistemas de um veículo.

Por outras palavras, a plataforma que a Apple terá em desenvolvimento poderá efetivamente ser uma interface para utilizador de um carro, não controlando apenas a condução autónoma mas todo o ambiente dentro do veículo. A Apple não necessitará de criar um carro em si, ou mesmo os componentes internos, mas criar uma plataforma, ou um sistema operativo dedicado, que controlará tudo. O mais provável é que o sistema seja como uma evolução do Apple HomeKit para automóveis.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alvega
    Alvega

    “No futuro, a aquisição de automóveis irá cair em flecha com a massificação da condução autónoma”, para alem de ser previsível…eu concordo.
    Aquele logo da maça no centro do volante assusta até o mais corajoso.

    Se os carros autónomos serão o futuro, o que fazemos, enquanto estes nos transportam?
    Uma vez que os smart-phone já eram, sou eu que o digo, mas alguem que supostamente sabe bem mais do que eu. Sugiro então algo que nunca passa de moda, “Meninos (a)”, alternativamente, fumar umas “brocas”, tabaco nao pois é proibido.
    Video jogos !!! talvez, mas dao cabo da vista.

    1. Avatar de Alvega
      Alvega

      NAO sou eu que o digo, ERRO DE ESCRITA.

    2. Avatar de Helder
      Helder

      O que fazemos lá dentro?

      Ahah!

      iTunes, AppStore, macOS, Siri, etc.

      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Pensava que ias dizer sexo mas ok..

  2. Avatar de Helder
    Helder

    A Apple é muito grande!

    Gosto do modus operandi deles, fazem tudo pela calada e só mostram quando está pronto. Já outros mostram tudo por fazer, depois nunca mais fica pronto…

    1. Avatar de Pllz
      Pllz

      A Apple ao pé do conglumerado que é a samsung é apenas childs play.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Sim, comparar um conglomerado com uma empresa é muito inteligente!

        É como comparar uma família com uma pessoa individual!

    2. Avatar de hotel
      hotel

      Só te faltou acrescentar aí uma coisa, o marketing. Enquanto vai trabalhando gera especulação e apesar de no final a montanha acabar por parir sempre um rato, metade das pessoas fica com a ideias geradas previamente na cabeça, criando uma imagem boa da marca, suportada pelo empolamento dos fãs da marca sobre aquilo que acabou por ser lançado.
      É no entanto um modus operandi fascinante pela sua eficácia.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Isso é que é conspiração. Quanto muito funcionaria ao contrário, criando desapontamentos às fantasias loucas que as pessoas vão especulando.

        É a tua maneira de ver o mundo, mas não quer dizer que esteja correcta. E deixa-me dizer-te, não está.

      2. Avatar de Helder
        Helder

        Só se for para os haters, que menosprezam sempre…

    3. Avatar de gFan
      gFan

      FanBoy alert!
      “outros mostram tudo por fazer, depois nunca mais fica pronto”
      Tesla está a anos luz da apple!
      Falam no carro da apple faz anos, agora não é um carro mas sim um sistema operativo, ACORDEM PARA A VIDA.
      A apple nunca vai entrar no mercado automóvel. Porque? Porque os construtores nunca vão deixar.

  3. Avatar de Blob
    Blob

    Deve custar 10x mais só por dizer Apple e fazer menos que as outras marcas….

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Parece que te incomoda.

  4. Avatar de N5
    N5

    Um artigo cheio de nada…

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha então esta cena muito porreira para ti: http://bit.ly/2qh8MOk

  5. Avatar de Phoenix
    Phoenix

    Sou o único que vejo o interior de um Audi A4 mas com o símbolo da apple? :O

    1. Avatar de censo
      censo

      Não. Vês sim o interior de um Q5. A foto só serve para ilustrar o artigo, nada mais.

      1. Avatar de Phoenix
        Phoenix

        Pois pode ser o Q5 mas também pode ser do A4 de 2008 +/-

        1. Avatar de censo
          censo

          Não. É o Q5.

  6. Avatar de hotel
    hotel

    Quando comecei a ler o artigo fiquei muito interessado, fala de algo que transcende o mero carro, de todo o setor de transportes, e eu a pensar que a Apple se estava a preparar para um passo grande. Depois restringe a coisa apenas ao sector automóvel; acaba por dizer que afinal é só um software e não muito diferente do que já possui.
    Como é que um componente do carro é muito mais que o seu todo?

    1. Avatar de Vítor M.

      Provavelmente porque será mais que só o software, será provavelmente o cerne no novo conceito de veículo eléctrico e autónomo.

      Com o paradigma a mudar, qualquer marca pode comprar o hardware de um carro e colocar o seu desenvolvimento em dispositivos dedicados a uma melhor condução, a uma melhor segurança, melhor consumo, melhores serviços e integrar o veículo no design e ecossistema da marca. Pode ser por aí que a Apple queira enveredar e na Alemanha poderá ter encontrado o fabrico do hardware e prepara já o resto…. que é onde poderá haver diferença.

      1. Avatar de gFan
        gFan

        Vitor, as marcam não comprar hardware, as marcas desenvolvem hadware (motores).
        Dai vem o resto, as centralina (software que controla os consumos etc…).
        Têns noção de quantos motores há para cada modelo de automóvel?
        Mais, tens noção de quantas marcas há?
        Achas mesmo que um sistema operativo irá controlar isso? E achas mesmo que o fabricantes irão permitir?

  7. Avatar de Silva
    Silva

    “No futuro, a aquisição de automóveis irá cair em flecha com a massificação da condução autónoma” – porquê? vão ser de borla esses carros? Quem paga os custos de desenvolvimento?

    1. Avatar de traveller
      traveller

      Em vez de ter um carro para usar 10% do dia, o carro passa a estar partilhado e em uso 90% do dia em vez de 10%.

    2. Avatar de Helder
      Helder

      É difícil de ver?

      É um taxi que não tens de pagar ao taxista!

      1. Avatar de gFan
        gFan

        Sim e o taxi é de borla?
        Achas mesmo que os construtores andam a dormir? Daqui a pouco estás me a dizer que apple vai comprar a Mercedes ou a BMW, alias as duas.
        O que é que a apple percebe da industria automóvel? R: 0%
        O que é que o sector automóvel sabem e investem já em desenvolvimento autónomo! R: 50%

  8. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    E aproveitarem para dormir? Parece-me uma excelente ideia. É o que muitos já fazem atualmente ao volante.

  9. Avatar de Filipe santos4
    Filipe santos4

    Bem!!!!
    Se a eu com um iphone tenho as credenciais de acesso aos Facebook, contas bancarias de alguns dos meus contactos ( problema reportado à Aple e resolvido se fim do me informaram após 1 mês de contactos” Axo eu” porque entretanto aderi ao Android porque me deixei de paneleirices ” ) possivelmente, se realmente chegar a haver alguma coisa que a aple venda como carro, nunca será do real proprietário, com tantos problemas qualquer um com (sorte) consegue o certificado e vai dar uma volta…