Apple disponibilizou já aos programadores o iOS 14.2 beta

5 Comentários

Passaram apenas dois dias, ou nem tanto, e a Apple já disponibilizou o iOS 14.2 beta aos programadores. Conforme fomos dando conta, esta versão do iOS teve 8 betas, uma GM que apenas esteve um dia nas mãos dos utilizadores e um atraso considerável na hora de lançamento da versão final oficial. Contudo, até ao momento, parece estar estável e sem grandes bugs notados.

Com o iPhone 12 ainda está a caminho, a empresa de Cupertino parece já estar a aumentar a oferta. Vamos conhecer as novidades.

Imagem ilustração novidades iOS 14.2 beta


Apple disponibiliza o Shazam mais integrado no iOS 14.2

Há poucas horas a Apple disponibilizou o iOS 14.2 beta. Esta versão poderá estar a corrigir alguns bugs, mas traz acima de tudo mais novidades. Portanto, poderemos depreender que a Apple tinha ainda algumas cartas na manga que não usou.

Esta versão traz, como novidade mais visível, a integração do Shazam na Central de controlo. Além disso, há alguns outros novos recursos e mudanças que foram incluídos na atualização. O iOS 14.2 também traz controlos multimédia renovados com sugestões de conteúdo e também uma nova opção de Deteção de Pessoas.

Imagem iOS 14.2 beta em download no iPhone 11 Pro Max

Conforme podemos testar, agora, apenas um toque, os utilizadores podem identificar facilmente as músicas em qualquer lugar, mesmo sem instalar a app Shazam. Relembramos que a empresa havia comprado este serviço em 2018 e desde então, pouco havia feito com ele. Aliás, este ano em maio deu o primeiro sinal ao integrar na versão iOS 13.11 no Apple Music.

Portanto, para adicionarmos o novo botão de alternância de reconhecimento de música Shazam à Central de controlo, temos de nos certificar primeiro que estamos já com a beta do iOS 14.2. Posteriormente, abrimos as Definições, Central de controlo e procuramos o Shazam como Reconhecimento de música, na lista abaixo.

Clicamos no botão + e adicionamos aos ícones e serviços disponíveis na Central de controlo.

 

Controlos multimédia renovados

Já vimos uma renovação na app Música e noutros aspetos relacionados com a área multimédia, neste iOS 14. Contudo, a empresa parece querer ainda aperfeiçoar mais e renovou também os botões de controlo multimédia na Central de Controlo nesta beta 14.2.

Agora é mais fácil ver e controlar todas as colunas, auscultadores e TVs com AirPlay apenas com um olhar.

Os controlos multimédia apresentam agora sugestões de conteúdo quando nada está a ser reproduzido. Se estivermos a ouvir um podcast, quando o episódio terminar, receberemos mais sugestões através da Central de Controlo e poderemos reproduzir essas sugestões a partir dessa área.

Quando clicamos no botão AirPlay numa aplicação como o Apple Music, o menu agora é mostrado como um popover em vez de preencher o ecrã totalmente. Faz sentido!

 

Deteção de pessoas no iOS 14.2 beta e de pormenores

Outro recurso interessante incluído no iOS 14.2 é uma nova opção “Deteção de Pessoas” na app Lupa. Esta app, desconhecida de muitas pessoas, está disponível como uma ferramenta de acessibilidade que usa a câmara do dispositivo para ajudar o utilizador com problemas de visão.

Conforme poderão perceber, uma vez que esta nova opção é ativada, a app Lupa usa a realidade aumentada para mostrar a distância entre o utilizador e outras pessoas.

Então, por falar em pormenores, de facto há alguns detalhes que podem saltar à vista. Como, por exemplo, nesta versão o ícone da app Watch foi ligeiramente atualizado com a recém-anunciada bracelete Solo Loop . Anteriormente, o ícone apresentava um Apple Watch com uma bracelete desportiva tradicional.

Em resumo… apesar de estar já disponível para os programadores, a Apple não mencionou quando este iOS 14.2 estará disponível ao público. Contudo, presumimos que levará algum tempo, tendo em conta que nem mesmo o iOS 14.1 foi anunciado.

 

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tadeu
    Tadeu

    O iOS 14.1 será muito provavelmente a versão para os novos iPhones. De modo que quando os novos iPhones saírem o iOS 14.2 deve sair pouco tempo depois.

  2. Avatar de Bruno César
    Bruno César

    Sempre que pergunto pra Siri que música tá tocando, ela me diz.
    Por que diabos eu vou precisar/querer esse “WOW Shazam agora está integrado”. AFF…

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      A Siri usa o serviço Shazam (que é da Apple).
      Para quem não quiser estar a falar com a Siri, tem esta alternativa parece óbvio!

      1. Avatar de Bruno César
        Bruno César

        Fiz esse comentário pela forma que a matéria aborda: “agora não precisa mais baixar o shazam pra você identificar musicas”. Como se antes precisasse. Como se integra-lo ao sistema agora fosse uma revolução.

        Não é. Nunca precisou de baixar ele pra identificar música no iPhone. Parece Obvio.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Mas o texto não diz nem dá a entender que não era possível fazer com o Siri, o que diz é que agora é possível apenas com um toque fazer isso, sem ter que instalar a app (interação com o ecrã).