Apple desvenda o macOS “High Sierra”

57 Comentários

A Apple acaba de desvendar o novo macOS “High Sierra”. Esta atualização ao macOS Sierra traz várias melhorias ao nível do Safari, novas funcionalidades, melhor performance e vários tweaks no que diz respeito à interface. Este será o primeiro sistema da empresa com suporte para realidade virtual.

Mas há mais novidades…

 


É já este ano que a Apple vai lançar o macOS “High Sierra”, uma atualização significativa ao macOS Sierra. Segundo Craig Federighi, da Apple, esta versão vai inclui novas tecnologias como, por exemplo, o suporte para VR, novo sistema de ficheiros, suporte para High-Efficiency Video Coding (HEVC) e atualização para a tecnologia de processamento de imagem Metal 2.

Apple File System

As novidades já anunciadas são várias e o destaque vai claramente para a adopção do novo sistema de ficheiros Apple File System (APFS).

Safari

Ao nível do browser Safari as novidades e melhorias também serão significativas. De acordo com a Apple, este será o browser mais rápido do mundo, segundo os testes realizados.

App Fotografias

Federighi revelou também que uma das principais novidades está na app de fotografias. Há novas ferramentas de edição, melhorias ao nível da interface e muito mais.

Realidade Virtual

Como referido, este será o primeiro sistema da empresa com suporte para realidade virtual. A Apple referiu que os novos recursos de realidade virtual irão ter suporte para os aos motores Valve, Unity e Unreal.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodolfo
    Rodolfo

    Finalmente vai funcionar com ecras touch ou ainda é um SO desenhado apenas para rato+teclado à moda bem bem antiga?

    1. Avatar de Helder
      Helder

      confusao como o Windows 8 para a frente?

      Não! Obrigado!

      1. Avatar de I've got no name
        I’ve got no name

        +1

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        Sim, nada melhor que ficar parado em 2013.

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Que ficar parado em 2013?

          Olha bem para a confusão que tens no Windows, em que está tudo tão mal organizado, que tens de usar o Google ou pelo menos a pesquisa local para fazer alguma coisa, pois nada tem ligação lógica!

          E olha para o sistema de ficheiros que chegou agora ao macOS, e compara com o do Windows NTFS em todos os aspectos (por exemplo, no Windows não tem COW, deduplicação, snapshots, etc…

          Enfim, vai lá pagar bitcoins para mais um WannaCry!

      3. Avatar de SergioM
        SergioM

        Qual confusão?!

        1. Avatar de JV
          JV

          pior que ficar parado só não saber em que direcção ir

        2. Avatar de Helder
          Helder

          Basta dizer que tem ícones do Windows Vista ainda, e dois painéis de controlo!

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Nós no iOS 11 ainda vamos ter ícones do iOS 7 por isso não é argumento xD

    2. Avatar de I've got no name
      I’ve got no name

      Ecrãs táteis num computador é a coisa mais absurda à face do planeta.

      1. Avatar de Toni da adega
        Toni da adega

        Por essa mesma razão o ipad nunca irá ser ou poderá substituir um computador.

        1. Avatar de I've got no name
          I’ve got no name

          Para mim nunca irá substituir. Sou programador, não há nada melhor que um computador!

      2. Avatar de MacacOS
        MacacOS

        Touch bar? Absurda!

      3. Avatar de I've got no name
        I’ve got no name

        iSheeps? Amigo, não sou iSheep. Muito menos ‘Hater’, como tu. A meu ver, um monitor tátil quer num Portátil como num Computador Fixo não tem utilidade nenhuma! Nunca tive nenhum, mas nem quero porque sei que não lhe vou dar uso. Tenho amigos que têm ecrã táctil nos portáteis e pelo que me apercebi só usaram porque era novidade – o rato e os teclados físicos são ainda preferências, e vão continuar a ser.

    3. Avatar de Zéi
      Zéi

      Para isso tens o iPad. Por isso é que eu ando sempre com o iPad e Macbook atrás, é a combinação perfeita

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Agora imagina que há quem faça o mesmo ou mais mas apenas com 1 equipamento!

      2. Avatar de MacacOS
        MacacOS

        Andar sempre com dois equipamentos atrás não tem nada de perfeito.

      3. Avatar de Jc
        Jc

        Combinação perfeita é o surface pro

    4. Avatar de Jath Foo Dias
      Jath Foo Dias

      Achas? Os equipamentos da Apple com OS desktop nao teem touch. Queres inovacao tecnologica fica-te pelo Windows. O Apple e apenas um equipamento basico com alguns atrasos tecnologicos em relacao a todos os outros concorrentes.
      Depois deste meu comentario o rebanho inteiro de iSheeps vai entrar ao ataque, mas eu nem me dou sequer ao trabalho de vir ler as respostas, ja sei o que a casa gasta.

      1. Avatar de Brasão
        Brasão

        Ao escreveres disparates tão grandes e absurdos como… “Queres inovacao tecnologica fica-te pelo Windows. O Apple e apenas um equipamento basico com alguns atrasos tecnologicos em relacao a todos os outros concorrentes.”
        Estás a pôr-te a jeito, é para levares umas valentes marradas. Lol
        😀
        Já agora de que atrasos tecnológicos falas? Não venhas com a treta do ecrã touch. Isso já existe há muitos anos. Estamos para ver o que vai dar.

        1. Avatar de Jc
          Jc

          Se calhar o VR 🙂 corrijam-me se estou em erro, mas o driver dos Oculus Rift para Mac ainda vai na versão 0.8… em Windows já é brincadeira de criança fazer uma App para este suporte.

          1. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            O que é que tem a ver? A brincadeira de criança parece não sair do berço.

        2. Avatar de Goncalo Pinto
          Goncalo Pinto

          Pesquisa, estuda um pouco sobre os diferentes SOs, vais ver que o Mac OS esta a anos luz do Windows 10, e a ficar para tras. Mas para entenderes isso tens de conhecer o Windows 10 minimamente, por isso nao te censuro, a vossa resiliencia em verem para la das palas turva-vos o cerebro e a vontade de aprender.
          Infelizmente e pena que a Apple nao consiga acompanhar a MS neste campo, pois graficamente acho o Mac OS bem atrativo, mas peca por se manter ainda um SO “a moda antiga”.

          1. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            Palas tens tu amigo. Uso muito os dois sistemas, por isso… Conheço muito bem os 2. Sei os pontos fortes e fracos de cada um. Quando dizes… “estuda um pouco sobre os diferentes SOs, vais ver que o Mac OS esta a anos luz do Windows 10, e a ficar para trás. Mas para entenderes isso tens de conhecer o Windows 10 minimamente(…)”
            Está visto quem tem as palas, e não conhece mais nada além de Windows.
            Já agora, podes elaborar, colocar links, etc, que me iluminem acerca do pormenor do macOs estar a anos luz e a ficar para trás.
            Ficava agradecido.
            É que cada vez que pergunto, ninguém argumenta. Só vejo críticas ao que não se conhece.

    5. Avatar de Aj
      Aj

      Computadores são computadores, tablets são tablets.

      1. Avatar de Zéi
        Zéi

        Já por isso é que se deve ter os 2 e utilizar aquele que melhor se adapta á ocasião

  2. Avatar de Roger
    Roger

    Pra mim, a novidade se resume apenas ao filesystem.

    1. Avatar de Jaquim
      Jaquim

      Meeeedo desse filesystem

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Medo do quê? Não é como o Android em que as aplicações deixa lá lixo, e depois vem os cryptolockers lixarem-te as fotos do gato!

    2. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Embora prefira standards que possa usar em Windows e vice versa estou curioso, quais são os pontos positivos?

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        as que me lembro de cabeça:

        optimizado para flash storage
        metadados com precisão de um nanosegundo (em vez de um segundo)
        suporte nativo para encriptação e encriptação multi-key
        snapshots do sistema
        realocação do volumes sem restrições e de forma dinâmica

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Estou confuso… Este APFS já não tinha sido implementado? Ou foi foi no iPhone?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Só no iPhone. Agora sim, chegou ao macOS.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Ok, obrigado
        PS: tem um foi a mais que deveria ser “só”.

    2. Avatar de MacacOS
      MacacOS

      Mais uma semi-novidade.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Mais um desconformado.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Desconformado pk?

        2. Avatar de MacacOS
          MacacOS

          Argumentum ad hominem

          1. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            Olha o filósofo! Mudaste de nick? De Boss passaste a macacos? Lol
            És o tal que fala, fala, fala, mas não dizes nada. 😀
            O tal que distorce a realidade.
            Bem me parecia que pela treta que comentas, isso era me familiar.

  4. Avatar de Papa Joe
    Papa Joe

    Há muito pouco espaço para novidades “reais”.Ou se assume que hoje em dia só se fazem aperfeiçoamentos ou então descobre-se a polvora outra vez.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Mas há espaço para acompanhar a evolução… a apple nem isso faz

      1. Avatar de JV
        JV

        Cortano, o que é para ti a evolução? Pelos teus comentários já se viu que é um ecrã touch. Parabéns, agora has-de explicar quem é que os usa e porque é que são assim tão importantes num portátil/computador de secretária

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Já que és mais esperto que os outros, o que esperavas para ti como “evolução”?

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Da tempo ao tempo.

    3. Avatar de MacacOS
      MacacOS

      Isso era o que todos diziam até ter aparecido o iPhone. Não há falta de espaço, há é falta de criatividade.

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Para quando o disponível o download ?

  6. Avatar de Aguamenti
    Aguamenti

    As novidades são o File System (ok!), o suporte para VR (okay!!)… e… duas aplicações! Wait, what? :/

    1. Avatar de Helder
      Helder

      E tu? Que é que tiveste no Android é Windows?

      Explica aí as novidades!

      1. Avatar de Filipe Teixeira
        Filipe Teixeira

        Moço controla a azia.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Até parece que ele não tem razão. A azia dos outros, que só vem mandar larachas é que é contagiosa por demais.

          1. Avatar de MacacOS
            MacacOS

            Quem é que nos artigos sobre o wwdc vem com críticas aos outros para desviar a atenção da falta de novidades de jeito da Apple?

          2. Avatar de Vítor M.

            A Apple, assim como os outros, agem e reagem, foi o que aconteceu ontem. Normalmente o mercado tem este efeito quando há meia dúzia de players fortes, como sempre existiu, mesmo no tempo de Steve Jobs (alguns aqui falam nele como se no tempo dele só ele criasse coisas, nota-se que não percebem puto). Contudo, sempre foi assim e o discurso era o mesmo, uns diziam que a Apple no passado é que era inovadora e que agora estava apenas a ir ao sabor do mercado. Istp repete-se a cada ano. Na verdade a empresa ano após ano vai se adaptando ao próprio mercado.

            Reparem que há políticas que no passado não faziam parte da empresa que hoje já fazem, o caso de ecrãs maiores nos smartphones, mas outras, como ecrãs de computadores touch não fazem (o que não quer dizer que no futuro não venha a fazer, pese o facto de ser uma combinação de gordura e falta de ergonomia que tem de ser ultrapassada).

            O MacacOS é o típico utilizador que dá uma no cravo e outra na ferradura, porque não tem uma linha lógica de crítica, apenas critica o Helder, que por sua vez não tem lógica nenhuma como avalia a própria tendência e preferência (mas cada um deles tem esse direito, um contra sem medidas e outro a favor também desmesuradamente).

            A verdade é só uma: a Apple lança a cada evento mais e mais equipamentos, faz a sua própria estratégia, muda o que lhe interessa, ganha cada vez mais dinheiro mas não é a única, a Microsoft, a Google, a Huawei… entre outras, fazem o mesmo, pese apenas o facto da maior de todas ser a Apple. Mas mais interessante é essa divergência, o clubismo ser o ponto que as marcas mais gostam, porque cria legião, e é essa legião que faz com que as marcas ao longo dos anos sobrevivam. Assim foi e será com a Apple, com a Microsoft, com a Google, assim foi durante décadas com a Nokia, com a Sony e com a Toshiba, até que essas marcas deixaram de ser interessantes, as pessoas deixaram de as seguir e acabaram por morrer ou estão já a definhar.

            Uns criticam os outros mas são iguais, apenas com marcas diferentes. Se não é a Apple, é a Google, se não é macPS, é Windows, se não é Canon é Nikon, se não é Adidas é Nike, se não é o FCP, é o SLB, se não é a Mercedes é a BMW, se não é a Super Bock é a Sagres, etc…. mas são os seguidores que faze, a marca e é isso que faz o mercado girar e quem não tem seguidores não tem alma. 😉 Pensem nisso.

          3. Avatar de MacacOS
            MacacOS

            Mandar postas de pescada sobre outros é fácil, arranjar argumentos é que é pior e quando não há argumentos, quando a linha é mais que lógica mas inconveniente, corta-se com a censura desmesurada, arma dos fracos de ideias.
            Este é mais um para o teu saco da censura, mas não faz mal, é só para ti mesmo, a resposta fica para a próxima.
            É hora de bloqueares o meu user e já agora o IP, como de costume. Até já.

  7. Avatar de Alex
    Alex

    Realidade virtual/aumentada – a próxima “grande cena”.

  8. Avatar de André
    André

    “De acordo com a Apple, este será o browser mais rápido do mundo, segundo os testes realizados” – Iam dizer o contrário, não?

  9. Avatar de Tagus Park
    Tagus Park

    Tenho que falar bem do macOS e mau do Windows, porquê? Porque o Windows custa 100 euros e o macOS is free!! Mas espera! Os macs não são a borla. (Mas eu tive um macbook a borla) Por isso.. Viva macOS! Windows go to hell! 😀

  10. Avatar de JEFE
    JEFE

    Nunca utilizei mac, em grande parte devido ao preço (não vou dizer absurdo, senão cai-me tudo em cima), mas reconheço uma grande vantagem que raras vezes vejo alguém a defender que é a nitidez do ecrã. Sabem indicar-me com windows com idêntica nitidez e legibilidade de leitura ?