Apple desiste oficialmente do carregador sem fios AirPower

23 Comentários

A Apple apresentou em setembro de 2017 o  AirPower, uma solução de carregamento sem fios interessante que teria como função carregar vários tipos de dispositivos em simultâneo.

Os rumores sobre a baixa qualidade da solução foram recentemente confirmados pela Apple que anunciou oficialmente que vai descontinuar o projeto.

Apple desiste oficialmente do carregador sem fios AirPower

Quando se pensava que o AirPower poderia finalmente chegar ao mercado, a Apple decidiu por fim ao projeto. A empresa refere que “Após muito esforço, chegou-se à conclusão que AirPower não conseguirá atingir os altos padrões de qualidade impostos pela empresa e nesse sentido o projeto será cancelado”.

A empresa pede desculpa aos clientes que estavam entusiasmados e ansiosos pelo lançamento deste carregador sem fios. Dan Riccio, Vice-Presidente sénior de Engenharia de hardware da Apple, referiu que a empresa” continua a acreditar que o futuro é sem fios e que está comprometida em estimular experiências com tecnologias que garantam a mobilidade”.

Problemas conhecidos do AirPower

Em 2018 o site Daring Fireball revelou que o problema do AirPower estava no seu design e nas multi bobinas (20 bobinas eletromagnéticas), que alegadamente causavam um aquecimento anormal… um problema de engenharia que aparentemente a Apple não conseguiu resolver.

Depois passaram a circular rumores que indicavam que havia interferências na comunicação entre dispositivos, isto porque o dispositivo tinha sido projetado para que fosse possível carregar um iPhone, um Apple Watch ou AirPods, em simultâneo.

Apple desiste oficialmente do carregador sem fios AirPower

O TechCrunch refere que existe uma grande probabilidade do cancelamento do projeto AirPower, por parte da Apple, ter ficado definido muito recentemente.

Como referido, o AirPower foi anunciado em setembro de 2017, na mesma altura em que foi lançado o iPhone X. Na altura a empresa referiu que este carregador sem fios chegaria ao mercado em 2018.

Terminar um projeto que já tinha sido anunciado e apresentado, é algo único na empresa de Cupertino. Que se passa Apple?

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sxac
    Sxac

    Who Cares?
    Credit Card, Video-Streams, Banca de revistas… tão mais simples e tão mais lucrativo… 😉
    Sorry pelos teclados que encravam, sorry pelos Airpowers que aquecem, subscrevam!!!
    Next!

  2. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Já se esperava. São carregadores que precisam de um novo método para transferir a energia. É um problema conhecido há mais de 100 anos, algo que não é possível sem mudar toda a física envolvida. Para além do aquecimento, há perdas entre 70% a 99% da energia transferida. Também é um problema conhecido, mesmo da tecnologia de contacto.
    Pode ser que alguém descubra uma forma de transferir energia, por contacto, sem interacção de intermediários. Pode é demorar 2 ou 3 décadas a ser conseguido.

    1. Avatar de Adalberto
      Adalberto

      Mas então ou outros conseguem e a Apple não?

      1. Avatar de Zé Duarte
        Zé Duarte

        Os outros conseguem porque usam tecnologia mais antiga. A Apple foi pela nanotecnologia e mais uma vez fracassou porquê ainda não tem experiência suficiente nisto.

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Exceto que os outros também não conseguem.

        1. Avatar de joao
          joao

          nao sei em que mundo vives mas ja existem muitos carregadores sem fios apenas nao sao da mentira que a apple quis projetar aquele

  3. Avatar de sakura
    sakura

    Os Torlls da apple tem essa patente vai retira-la para o ppl do OSS fazer um carregador dual (3) universal? ika, sam, etc.
    e sim a apple sempre podia copiar o seu OSS airFower …… Torlls.

  4. Avatar de Rafael
    Rafael

    Cada vez pior. Melhor vender seus papéis na bolsa

  5. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Mas, só agora é que refleti um pouco sobre isto (nunca precisei):

    Mas porque é que, quem acha chato andar com um fio e um simples carregador, não acha ainda mais chato andar com esses carregadores sem fio de Smartphone e ainda pagar bem por isso?

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Eu tenho 2 bases de carregamento wireless:
      1: na secretária do emprego
      2: na mesa de cabeceira

      Não ando com nada atrás. 😉

      1. Avatar de Luís Silva
        Luís Silva

        Mas isso custa MUITO dinheiro! E quando uma pessoa vai de viagem, lá vai com a quinquilharia toda atrás.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Mesmo tend carregamento wireless é possível utilizar um carregador normal e nas viagens levar um cabo é suficiente.

          20€ por um carregador wireless não é MUITO dinheiro.

        2. Avatar de Cortano
          Cortano

          20€/25€ muito dinheiro por 2 carregadores?
          Quando vou de viagem tenho o carregador normal do tlm.

          Não compliques o simples :;

        3. Avatar de Blam-O
          Blam-O

          Não sei porque insistes que a tecnologia é cara. É bastante acessível, então para quem está disposto a comprar um iPhone é tremoços.
          E a “quinquilharia” é uma pequena base de carregamento e o respectivo adaptador de corrente versus os cabos que podes precisar para os vários dispositivos mais quem sabe os próprios carregadores.

          1. Avatar de André
            André

            Então e nesta nova base AirPower, o que achas que levas atrás de ti? Um carregador/transformador, um cabo e uma base… levas mais do que um carregador comum. Acho que isto já se torna a preguiça a falar, ter de desligar um cabo do telemóvel…. poderia sim passar por um carregador com 3 saídas por exemplo…

        4. Avatar de Paulo L
          Paulo L

          Os telemóveis em geral custam muito dinheiro, os iPhones que estão na gama alta (junto com outros equipamentos) custam ainda mais, logo para quem pode ter esses equipamentos, o carregador não é assim tão caro.

          Quando vais de férias, em muitos sítios tens opções de carga sem fio, nos hotéis já encontras mesas de escritório e cabeceira com carregadores sem fios incorporados.

          E finalmente, usares sem fio na maioria das vezes, não significa que em outras alturas não possas usar cabo.

      2. Avatar de joao
        joao

        sinceramnete tambem nunca vi grande utilidade para alem de ser caro nao se pode tirar o telemovel do sitio no emprego se tiver no base wireless e tiver de atender varias vezes o telemovel tenho de estar smepre a tirar algo que nao e muito bom para a bateria estar sempre a parar e a começar com um fio posso perfeitamente mexer no telemovel a vontade e ele continuar a carregar, querem complicar o que é facil

  6. Avatar de Cortano
    Cortano

    A fantástica inovação nunca antes vista vai continuar a não ser vista.

    Qual será o próximo produto a cair?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Quando alguem vibra com os falhancos dos outros e porque algo vai muito de errado na sua própria existência

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Não vibro, acho apenas cómico.

        A Apple é que se meteu a jeito. :;

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          É uma forma de vibrar à mesma.

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            que seja… se vibras com isso, que seja.

  7. Avatar de Rogerio
    Rogerio

    Gostaria que alguém me ajudasse na escolha de um carregador sem fios que seja confiável e nao seja excessivamente caro…

    Alguém tem uma sugestão para me dar ?

    Obrigado