Apple bloqueia instalação de apps do iPhone fora da App Store nos Mac com SoC M1

14 Comentários

Com a chegada do SoC M1 aos Mac, a Apple abriu a porta a uma integração única entre os seus sistemas. Passou a ser possível ter apps do iPhone a correr no macOS Big Sur, de forma transparente e sem complicações.

Esta era feita diretamente da App Store, tal como esperado, mas havia ainda a possibilidade de fazer o sideload. Esta capacidade foi agora bloqueada pela Apple, fechando a porta a apps que não estejam na loja e criado problemas aos utilizadores.

Apple apps iPhone M1 App Store

Apps do iOS e macOS fundiram-se

Com o seu SoC M1 e com o macOS Big Sur a Apple mudou drasticamente a interação entre os seus sistemas. Passou a ser possível usar apps do seu sistema móvel no sistema de desktop, de forma transparente e sem qualquer mudança na interface ou na usabilidade.

No entanto, nem todas as apps estão disponíveis neste novo cenário. Cabe aos programadores decidirem se querem as suas apps nas duas lojas ou se querem manter-se apenas no iPhone ou no iPad. Para colmatar isto, havia forma de as instalar de forma paralela à loja.

Apple apps iPhone M1 App Store

Apple bloqueou a instalação fora da sua loja

A grande mudança surgiu no final desta semana, com a Apple a bloquear remotamente esta capacidade. Quem tenta agora instalar as apps de forma paralela, recebe uma mensagem que revela que é impossível a instalação da app no macOS.

Isto acaba por trazer problemas aos utilizadores, uma vez que há ainda apps que não estão na App Store e que muitos podem querer usar. Falamos do Netflix, do Facebook e de muitas outras. Não havendo ainda versões dedicadas ao SoC M1, esta era a alternativa mais viável, sem usar a Roseta.

Apple apps iPhone M1 App Store

Cenário continuará nos Mac com SoC M1

Do que é possível ver, este cenário será mantido nas próximas versões. O iOS 14.4 beta e o macOS Big Sur 11.2 têm código que mostra que a mensagem será alterada. Irá dar a indicação de que a apps não pode ser instalada porque o programador não o autorizou.

Este era, na verdade, uma posição já esperada pela Apple. A empresa sempre foi restritiva no que toca à instalação de apps fora das suas lojas. Apesar de ser ainda possível instalar app no desktop, no iOS e no iPhone desde sempre que estão bloqueadas.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Xaikkul
    Xaikkul

    A ganancia é gritante nesta empresa…

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Bolas , que a cegueria é grande ….

      Lê o que a janela diz …
      O developer só tem que alterar uma flag.
      Isto foi para devolver controlo aos developers.

      Abc

    2. Avatar de Nuno T.
      Nuno T.

      Isto não tem nada a ver com ganância… Tem a ver com a licença dada pelos developers!

  2. Avatar de Apaga Rabos e Sobe ao Mar
    Apaga Rabos e Sobe ao Mar

    Acho muito bem, no Android há liberdade para instalar fora da store mas não traz vantagem nenhuma e só malware e problemas. Apple sabe que o iOS e o SÓ mais seguro do mundo e não quer mudar isso.

  3. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    A Apple a ser ainda mais gananciosa que as outras empresas. Tenho pena de quem ficou iludido com o M1.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Ganância, foi o mesmo argumento usado para telemóveis que agora não trazem carregador.

    2. Avatar de Nuno T.
      Nuno T.

      A questão é com a licença dada pelos developers para o macOS, não com a Apple querer receber dinheiro. Aplicações que não existam em nenhuma loja da Apple continuam a poder ser instaladas no Mac.

  4. Avatar de Nuno T.
    Nuno T.

    Isto não tem nada a ver com impedir a instalação de aplicações fora da loja!
    Isto é impedir a instalação de aplicações feitas para iOS que os programadores/developers não autorizam no Mac, através de cópia da aplicação que está instalada no iPhone da pessoa. Tem a ver com a licença de uso que o developer dá.
    Isto, por exemplo, não impediria alguém de instalar uma aplicação que não exista em nenhuma loja da Apple.

  5. Avatar de Oscar
    Oscar

    Mudem o titulo da mensagem. Vergonhoso Sapo

  6. Avatar de Toninha
    Toninha

    A isto se chama “qulicke bita-mos”. É que nem vale a pena ler muito.

    1. Avatar de Nuno T.
      Nuno T.

      Ou o “K_leak b8”

    2. Avatar de André
      André

      Verdade. Eu continuo a conseguir instalar Apps do iPhone no M1. Lol!

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Penso que estão a falar das apps comuns aos IPhones e IPads?

    1. Avatar de Nuno T.
      Nuno T.

      a situação apenas afecta aplicações iOS/iPadOS que os developers não autorizam a correr na plataforma Mac (macOS).