Apple trocou o Bing pelo Google nas pesquisas da Siri e do macOS

16 Comentários

As pesquisas na Internet são uma parte importante dos sistemas operativos e isso é do conhecimento de todas as grandes empresas. É uma forma de implementação e de fidelização que não passa despercebida, sendo por isso um negócio de milhões.

Uma mudança anunciada agora levou a Apple a trocar o Bing pelo Google como motor de pesquisa nos seus sistemas operativos. A Siri e o Spotlight passam agora a contar com resultados do maior gigante das pesquisas.

Apple

Foi com a chegada do macOS High Sierra que a Apple aproveitou para proceder a esta mudança de fundo. De agora em diante sempre que questionarem a Siri ou pesquisarem dentro do iOS ou do Spotlight os resultados apresentados vão ser obtidos no Google.

A mudança na pesquisa dos sistemas da Apple

As razões para esta mudança, segundo a Apple, prendem-se com a necessidade de ter uma experiência consistente com o que era já oferecido no Safari.

Switching to Google as the web search provider for Siri, Search within iOS and Spotlight on Mac will allow these services to have a consistent web search experience with the default in Safari. We have strong relationships with Google and Microsoft and remain committed to delivering the best user experience possible.

Apesar de ser uma mudança profunda, a Apple resolveu manter os resultados das pesquisas de imagens entregues ao Bing. Os resultados das pesquisas em vídeo passam a ser da responsabilidade da Google, através do YouTube.

Apple Spotlight

O negócio dos motores de pesquisa e a Apple

Apesar das justificações apresentadas pela Apple, o mais natural é que esta mudança surja do acordo estabelecido entre esta empresa e a Google, para se manter como o motor de pesquisa de eleição nos sistemas operativos da Apple.

Estima-se que a Google irá pagar 3 mil milhões de dólares à Apple para manter o seu papel de destaque e que este negócio tenha trazido mais algumas melhorias, como agora se pode ver.

A mudança de motor de pesquisa já foi iniciada pela Apple e deverá estar terminada dentro de algumas horas. Daí em diante, todos os resultados apresentados vão ser já do Google.

 

Leia também

Quanto custa à Google ser motor de pesquisa padrão no iOS?

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Assim é que é quem da mais

    1. Avatar de Bomba
      Bomba

      E agora em português…

  2. Avatar de Prestou
    Prestou

    Já tentei o Bing por diversas vezes e não é mesmo, nada eficaz, quando comparativamente ao Google.

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Concordo. Mas, mas o inverso também é válido. No Bing e encontrei coisas que no Google não encontrava ou que iria demorar muito tempo a encontrar (perdidas nas páginas seguintes).

    2. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      Também tive a mesma experiência, parece que a Microsoft quis insentivar o uso de algo incompleto…

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Agora em português a sério

    3. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      É uma questão de hábito..
      Usava o Google e deixei de usar a favor do DuckDuckGo (as razões são as anunciadas por eles 😀 ) e não me dei mal mas não foi na 1ª nem na 10ª pesquisa que me habituei… Não volto para o Google 🙂

  3. Avatar de V.T.
    V.T.

    O iOS já vai parecendo o Android…

  4. Avatar de Migo
    Migo

    A Apple a comprar o android para o tirar do caminho. Enquanto o andróid for java jamais será um SO de topo como o IOS e a google já percebeu isso

    1. Avatar de Luis
      Luis

      O Android é java?

      1. Avatar de Alvaro Campos
        Alvaro Campos

        Sim e não, mais ou menos 🙂
        Até à versão 5 corria uma VM de processos (Dalvik) mas depois disso a coisa já não é tão linear (https://en.wikipedia.org/wiki/Android_(operating_system)#Software_stack)
        Quem faz aplicações para Android pode usar o Java para as codificar mas neste momento o Android já não é um Java-ó-dependente

  5. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Mas pode-se voltar a meter o google?

  6. Avatar de xor3
    xor3

    O Yandex é um browser que tenho estado a utilizar que me oferece resultados que, tanto no Bing, como no Google estão bloqueados. Notar que estou a usar o motor de busca do Yandex
    Neste momento, é o meu browser de eleição, tendo até já substituído o meu Opera, que uso há mais de 12 anos.
    Importar os favoritos dos outros browsers é instantâneo e sem problemas, para quem estiver interessado.

  7. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Nada que não se consiga alterar. Lol.
    Não é meu costume usar um nem outro.

  8. Avatar de polo
    polo

    Ainda me recordo do mac sair com o internet explorer… Que vergonha ☺

  9. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Google é como um buraco negro, ninguém lhe escapa, nem mesmo a Apple.