Conheça o que a Apple apresentou de novo no WWDC de 2016

87 Comentários

Apesar de ser “apenas” uma keynote dedicada aos programadores de todo o ecossistema Apple, a WWDC não deixa de ser o palco onde a Apple apresenta novidades de peso e onde novas tendências são conhecidas.

A WWDC deste ano não foi diferente e soube-se quais as novidades que a empresa tem planeadas para as próximas versões dos seus sistemas operativos. Vamos conhecê-las todas em pormenor.

Apple WWDC

Foi ontem ao final do dia que a Apple deu a conhecer tudo o que tem estado a preparar nos últimos meses e que em breve vão chegar às mãos dos seus utilizadores.

Centrada nos sistemas operativos das suas plataformas, mostrou que há ainda muito onde inovar e mostrou, principalmente, que está mais aberta e acessível aos programadores, que agora têm acesso, por exemplo à Siri e a outros elementos chave dos seus SO’s.

WatchOS 3

watch_3

O primeiro a chegar ao palco foi a nova versão do sistema operativo do Apple Watch. O WatchOS 3 traz uma maior independência deste, face ao iPhone e uma maior velocidade de resposta das aplicações e da informação que estas podem dar aos utilizadores.

As aplicações estão mais rápidas, a receber informação em fundo e as preferidas estão acessíveis numa zona particular.

As faces de relógio são também uma novidade, por estarem mais acessíveis e com a possibilidade de serem configuradas e adaptadas aos utilizadores.

Por fim e para a segurança, os utilizadores do Apple Watch passam a ter um botão de SOS que activa uma chamada para os serviços de socorro, sem que tenham de marcar qualquer número.


Mais pormenores no artigo: WatchOS 3: O Apple Watch está ainda mais rápido


O novo TvOS

apple tv

A Apple TV e o seu sistema operativo também foram melhorados. A Siri está mais inteligente na pesquisa e pode agora olhar para dentro das aplicações e interagir com elas. O YouTube é um exemplo de uma aplicação onde a Siri pode agora pesquisar e devolver vídeos aos utilizadores, dentro do contexto da pesquisa realizada.

Algo que era pedido há alguns anos chegou também ao TvOS. Finalmente existe uma aplicação para o iPhone que permite que a Apple TV seja controlada, dispensando assim o comando.

Outros pormenores de imagem foram actualizados, com o TvOS a ter agora um modo noturno, em que a interface é negra e mais ajustada a situações de pouca luz.


Mais pormenores no artigo: TvOS: A Apple TV está também melhor e mais completa


iOS 10 e as suas novidades

ios10_3

Uma das principais novidades, e onde a Apple dispensou mais tempo e desenvolvimentos, foi na décima versão do iOS. Esta está mais apelativa a nível gráfico, principalmente no ecrã de bloqueio e no ecrã principal. Houve cuidado em dar acesso a mais informação nos widgets, que comportam agora vídeo e outras informações.

A Siri tem também no iOS 10 um papel importante. Passa a estar integrada com o teclado e consegue prever grande parte das respostas, olhando apenas para a conversação e para a informação adicional que tem. A Siri passa também a estar aberta aos programadores, que podem agora integrá-la nas suas aplicações e dar-lhe acesso a todas as informações que existem nas apps.

http://videos.sapo.pt/RMdLe1SsrKND1w3vAg06

Mas o iOS 10 tem duas novidades de peso em duas aplicações bem conhecidas. O Messenger está agora mais apelativo, com novas animações e novas formas de partilhar mensagens, mais pessoais, mais dedicadas e mais íntimas.

Outra aplicação que foi melhorada foi a de fotografias, que tem agora a inteligência artificial ao seu dispor, conseguindo reunir, interpretar e usar a informação que recolhe das imagens, criando novas categorizações.

Também o serviço de música da Apple foi totalmente redesenhado e ajustado ao que os utilizadores necessitam.


Mais pormenores no artigo: iOS 10: A maior actualização deste sistema operativo


O novo macOS Sierra

macos_1_thumb.jpg

O sistema operativo de desktop da Apple recebeu muito mais que actualizações ou novidades. Mudou de nome e agora chama-se macOS. Esta mudança traz uma aproximação maior aos restantes sistemas da Apple.

Mas tem em si algumas novidades de peso que o renovam e o lançam para o topo. A Siri é a primeira novidade e vai dar aos utilizadores a presença da assistente pessoal em todos os momentos. Não se limitará a responder a questões, mas dará acesso a todo um mundo de informação que até agora tinha de ser pesquisado manualmente.

Mas as novidades continuam com a possibilidade de desbloquear este sistema apenas com a proximidade de um iPhone ou de um Apple Watch, melhorando a utilização do sistema operativo. Há ainda um copy/paste universal, que transporta para todos os dispositivos o que for copiado noutro.

Por fim teremos o Apple Pay integrado no Safari, permitindo pagar compras e outros bens directamente no browser, com a confirmação no iPhone.


Mais pormenores no artigo: Diga adeus ao OSX! Vem aí o macOS


Como “prenda” final deste WWDC, a Apple lançou uma nova aplicação, dedicada à programação e aos mais novos. O Swift Playgrounds chegará em breve e permitirá ensinar a programar Swift, de forma simples e interactiva.

Estas foram as novidades da Apple para os programadores, que agora podem aceder-lhes e começar a trabalhar nelas. Todas as novas versões estão já disponíveis para que os programadores as instalem e vão estar em versões beta, abertas ao público, já em Julho. As versões finais vão chegar bem mais perto do Outono.

Que outras novidades esperavam que fossem lançadas no WWDC deste ano?

Comentários

87

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Henrique
    Henrique

    Lá para 2017 é anunciado na Google, e para 2020 chega a metade dos Androids…

    1. Avatar de Helio
      Helio

      metade nao…10%

    2. Avatar de KaYs3r
      KaYs3r

      Ó Henrique, é anunciado o quê?

  2. Avatar de Xplouder
    Xplouder

    TL;DR: Nada de novo.

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      Já há HomeKit para Android?

      Ri-me!

      A Google algum dia ia arranjar participantes para fazer acessórios?

      1. Avatar de Xplouder
        Xplouder

        Só rir mesmo, ninguém falou da Google, mas já que mencionaste ao menos pesquisa antes de dizeres asneiras. http://bit.ly/1Yq2Won

  3. Avatar de Ezequiel56
    Ezequiel56

    Com todo respeito aos fãs, não apresentou nada de novo. Meu ipad 2 vai receber IOS 10. Isso é bom, mas nenhuma novidade importante foi anunciada.

    1. Avatar de Whahahahah
      Whahahahah

      Não não vai, não vai ser compatível

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Vai sim! 😉

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Local errado, sorry (a)

    2. Avatar de João Raposo
      João Raposo

      É uma conferência de software e por isso mesmo é normal que quem não percebe o potencial e impacto de certas tecnologias as ache “nada de novo”

    3. Avatar de Portimão
      Portimão

      Não, o teu iPad não vai receber o iOS 10, tanto na Keynote como no site da Apple não consta lá o iPad 2, nos modelos compatíveis.
      No site da Apple apareceu por erro, mas já retiraram.

  4. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Acabou? E o MBP ?

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      “WWDC” – “Developers”

  5. Avatar de Mendes
    Mendes

    Mais do mesmo…. Nada!

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      Eu cá vou ficar às espera da Google trazer privacidade diferencial… espera sentado…

    2. Avatar de Pinguino
      Pinguino

      Nada de novo? O que vca precisam mais? Os SOs ja atingiram a perfeicao..agr so podem mudar cores e adicionar emogis..alguem que queira um bom smartphone compra o SE sem as tretas do 3dtouch e desliga os emogis que nao servem para nada

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Já atingiram a perfeição? Quem disse? Foi o Descartes?

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Dude…. Estás muuuuito longe da realidade

      3. Avatar de Carlos
        Carlos

        *emojis

        *alguém que queira um bom smartphone compra um Android (…)

  6. Avatar de Nathan
    Nathan

    O iOS cada vez mais forte, o Android só para o ano, e só para 5% da população…

    1. Avatar de Limbus
      Limbus

      “Forte” 😀

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        AHAHAHAHAH

      2. Avatar de Nathan
        Nathan

        Apple File System. O Android bem sequer tem encriptação, é uma pouca vergonha!

        1. Avatar de Limbus
          Limbus

          Conheço um rapaz que foi raptado pelo raio do smartphone por causa de não ter encriptação…
          Nem sei como é possível que as pessoas tenham vivido até agora com telemoveis sem encriptação… aposto que tu encriptas tudo, para ninguém te roubar os segredos… conversas só em código e nada de usar rede de telemovel, certo?

  7. Avatar de PPrates
    PPrates

    O que ha aqui de novo? Apple condenada ao fracasso.

  8. Avatar de rui pinheiro
    rui pinheiro

    novidades antigas

  9. Avatar de Marco
    Marco

    a maior novidade não foi apresentada no wwdc, novo sistema de ficheiros.

    1. Avatar de Marco
    2. Avatar de Pinguino
      Pinguino

      Ios 10 tem sistema de ficheiros? O android ja tem isso desde sempre

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        lol! nenhum aparelho é capaz de armazenar dados sem um sistema te ficheiros.

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Percebo o que queres dizer, mas não é de todo verdade.

          1. Avatar de Antwin
            Antwin

            és capaz de armazenar dados num aparelho sem um sistema de ficheiros?

          2. Avatar de Jorge
            Jorge

            Sim, embora não seja comum.
            Há algum tempo a Oracle tinha um projeto em que tudo era guardado em BD. A BD não necessita de um FS, assenta diretamente em Rawdevices. Este é só um exemplo.

          3. Avatar de Antwin
            Antwin

            sim isso tecnicamente corresponderia ao que disse mas não seria solução para um aparelho de uso generalista

          4. Avatar de Jorge
            Jorge

            “nenhum aparelho é capaz de armazenar dados sem um sistema te ficheiros.” = FALSO

          5. Avatar de Antwin
            Antwin

            contexto também faz parte do processo interpretativo

          6. Avatar de Jorge
            Jorge

            Como é que costumas dizer? “Desespero” ou coisa parecida não é?

          7. Avatar de Antwin
            Antwin

            o teu desespero para o salto de raciocínio sobre aparelhos no contexto de comentários sobre smartphones.

          8. Avatar de Jorge
            Jorge

            é como te dizia 😉 , a isso chama-se previsibilidade

          9. Avatar de Antwin
            Antwin

            ao repetir chamo ironia

        2. Avatar de Tony
          Tony

          mas a questão é do caso do iOS, esse file system nao ser partilhado pelas aplicações, bem como com o utilizador

          1. Avatar de Antwin
            Antwin

            o que falas não é o sistema de ficheiros mas sistema de permissões e sandboxing. As aplicações podem aceder a dados de outras, há APIs que permitem essa funcionalidade.

        3. Avatar de Tony
          Tony

          a minha calculadora armazena dados temporariamente sem nenhum sistema de ficheiros

          1. Avatar de Antwin
            Antwin

            memória volátil não é armazenamento

  10. Avatar de Forever
    Forever

    Pensei que o ios 10 fosse chegar a todos os dispositivos,não alteraram quase nada e já fica pesado para o iPhone 4s?,imaginem se tivesse ao nível do Android com mais conteúdo,teem a mania que são os reis da fluidez mas tá mais que visto que nao podem fazer outra coisa no interface sem ser mudar o wallpaper se metem muita coisa com aquele hardware os telefones não se arrastam,onde anda o síri em pt-PT?,opção para limpar o cache das apps?,diferenciação na galeria de fotos das fotos normais para as life fotos e preciso tar a carregar em cada uma para saber quais são,definições na camera?,parece que a história dos menus pretos ficaram para tras também devem tar ah espera dos ecrans da Samsung,etc etc etc

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Vamos lá ver uma coisa. Se os dispositivos antigos funcionassem com as apps actuais com a mesma fluidez que os novos dispositivos alguma coisa estaria mal não?

  11. Avatar de Tony
    Tony

    Como Nicholas Negroponte dizia “Apple is not helping the tech industry”
    He claimed that in 20 years, the company has not written one research paper or attended any external research meetings, such as working groups, government-funded workshops, or held their own onsite research meetings with external scientists in the way Google, Microsoft and Facebook often do.
    http://mashable.com/2016/06/10/apple-negroponte-australia/#xIShz1qK6qqD

  12. Avatar de Tony
    Tony

    Como Nicholas Negroponte dizia “Apple is not helping the tech industry”

  13. Avatar de Tony
    Tony

    He claimed that in 20 years, the company has not written one research paper or attended any external research meetings, such as working groups, government-funded workshops, or held their own onsite research meetings with external scientists in the way Google, Microsoft and Facebook often do.

  14. Avatar de iSad
    iSad

    Vamos voltar ao Habitual dizer mal dos que não usam. Sejam crescidos.

  15. Avatar de Tony
    Tony

    e Nicholas Negroponte é simplesmente um dos maiores influenciadores da tecnologia e criador dos MediaLabs do MIT, e assima de tudo são factos e tem razão

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      quantas vezes é que tens que repetir o nome do homem?
      publicar artigos de investigação ou participar em conferências não é a única maneira para fazer crescer a indústria e conhecimento. Ele fala muito mas estranhamente deixa de lado os vários projectos Open Source iniciados pela Apple ou em que participa, projectos de desenvolvimento de standards, projectos de suporte para investigação noutras áreas, etc.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Como por exemplo….

        1. Avatar de João Raposo
          João Raposo

          Swift, Webkit (https://pt.m.wikipedia.org/wiki/WebKit)

          Ou uma lista inteira aqui. http://opensource.apple.com//

          O website foi “só” o motor do chrome até 2013

      2. Avatar de Tony
        Tony

        estavam os comentários a espera de moderação 😀

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          se estavam à espera porque não esperaste?

          1. Avatar de Tony
            Tony

            porque uns ficam eternamente a espera, quando as vezes nem aparecem, basta ser uma palavra ou sei lá…

          2. Avatar de Tony
            Tony

            mas estou a espera de projectos Open Source Apple, tem só cuidado porque ha limite de caracteres nos comentários do pplware 😀

          3. Avatar de Antwin
            Antwin

            pois é, 1 minuto é uma eternidade que leva a repetir 3 vezes

          4. Avatar de Tony
            Tony

            para com meta comentarios, e responde ao desafio 😀

          5. Avatar de Antwin
            Antwin

            lol. tens algum problema em ler a lista?

      3. Avatar de Tony
        Tony

        sim, como por exemplo?

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          essa pergunta mostra desespero.
          muito provavelmente até estarás neste momento a usar algo que deriva do WebKit. E só para dar mais alguns entre muitos exemplos possíveis, o kernel do OS X, a linguagem Swift, OpenCL, ResearchKit, etc.
          http://opensource.apple.com/

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            HEHEHEH, o kernel do OSX? HEHEHEHH, isso é freeBSD!

          2. Avatar de Jorge
            Jorge

            Parece que estás a inverter um pouco as coisas não?

          3. Avatar de Antwin
            Antwin

            alguém não faz a mínima ideia o que é o kernel do OS X

          4. Avatar de Jorge
            Jorge

            Sim acho que muita gente faz 😉

          5. Avatar de Antwin
            Antwin

            não és um deles

          6. Avatar de Tony
            Tony

            opensource de cenas que só funcionam em Apple, a Apple tem um conceito próprio de OpenSource. Não percebi que estavamos a brincar, desculpa.

          7. Avatar de Jorge
            Jorge

            E como sabes que não sou um deles

          8. Avatar de Antwin
            Antwin

            o teu desespero avuluma-se.
            Existem aplicações em vários sistemas que usam o WebKit, o uso de Swift já é possível em Linux e até via cloud, OpenCL existe em quase todos os sistemas, ResearchKit está aberto para qualquer sistema que os investigadores queiram usar.
            pelo mesmo caminho poderia incluir dezenas de outros projectos que se encontram na página da Apple, como o Bonjour, o CUPS, o GCD, etc

          9. Avatar de Antwin
            Antwin

            @ Jorge, a prova está no teu comentário. O kernel do FreeBSD não é o kernel do OS X, são até tipos de arquitectura bastante diferentes, com sistemas de drivers que não têm nada a ver.

          10. Avatar de Jorge
            Jorge

            The XNU kernel used on OS X includes a few subsystems from (older versions of) FreeBSD, but is mostly an independent implementation.

          11. Avatar de Antwin
            Antwin

            O XNU ter algum código adpatado de outras fontes não o torna igual ou idêntico a essas fontes.

          12. Avatar de Jorge
            Jorge

            “E pur si muove”

          13. Avatar de Antwin
            Antwin

            @ Jorge, o XNU já existia antes do FreeBSD

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Aqueles que teem um bom onhecimento da Appl, não foi anunciados novos modelos “Mackbook Pro” ?

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      “WWDC” – “Developers” – software

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        sorry about that ma friend 🙂

  17. Avatar de sempre
    sempre

    so para setembro penso eu

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ok, obrigado 🙂

  18. Avatar de Jorge
    Jorge

    As novidades devem estar noutro artigo, neste não vi novidade alguma!

    1. Avatar de João Raposo
      João Raposo

      Haters gonna hate. Quando se faz birrinhas com tudo o que a Apple lança apenas porque se é hater não há muito a fazer

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        onde estão as novidades, fanbois serão sempre acefalamente fanbois

  19. Avatar de judas iscariote
    judas iscariote

    a montanha pariu um rato