Apple anunciou o novo OS X 10.10 Yosemite

81 Comentários

Um SO inspirado no iOS 7

Depois de muitos rumores, muitas supostas interfaces, muitos ícones redesenhados, a Apple anunciou oficialmente aquele que considera já o melhor sistema operativo para Desktop…o OS X 10.10 Yosemite. Segundo reportou Tim Cook, apesar do segmento dos PC’s ter tido uma quebra na ordem dos 5%…o mundo dos Mac cresceu cerca de 12%.

O novo OS X 10.10 Yosemite tem uma interface (de continuidade) moderna e flat, painéis translúcidos e vários gradientes e texturas bem conhecidos do iOS7, oferecendo uma aparência mais moderna no SO para desktop.

Yosemite_00

De acordo com dados da própria Apple, até ao momento, são mais de 40 milhões as cópias do Mavericks instaladas. Cook aproveitou para mostrar a discrepância entre Windows e o Mac, referindo que o sistema da Microsoft apenas tem 14% de adopção enquanto o Mac OS ultrapassa os 50%.

Yosemite_03

A apresentação do novo OS X 10.10 Yosemite foi feita por Craig Federighi que referiu que a escolha do nome do sistema não foi tarefa fácil. Este novo sistema traz uma evolução da interface Aqua, que já estava presente no Mavericks, apresentando várias novidades ao nível dos ícones que agora estão mais apelativos e muito semelhantes aos presentes no  iOS. Craig destacou todo o trabalho desenvolvido ao nível do design referindo mesmo que é um “foco de clareza”.

Yosemite is the future of OS X with its incredible new design and amazing new apps, all engineered to work beautifully with iOS. We engineer our platforms, services and devices together, so we are able to create a seamless experience for our users across all our products that is unparalleled in the industry. It’s something only Apple can deliver

Yosemite_01

As novidades presentes no novo OS X 10.10 Yosemite são muitas. Há novidades no Finder, gestor de ficheiros do Mac, que agora está muito mais interactivo e funcional mas há também melhorias ao nível do Centro de Notificações (ex. nova view “Hoje”, lembretes, metodologia e muito mais).

O Spotlight foi também redesenhado e está mais inteligente, podendo inclusive apresentar resultados da wikipedia.

Yosemite_02

Com esta nova versão do sistema da Apple, foi também anunciado o iCloud Drive, um estilo de Dropbox/Google Drive, que integra toda a informação da conta do iCloud no Finder. Esta ferramenta estará também disponível para Windows.

Ao integrar com o Finder, os utilizadores podem pesquisar e organizar facilmente toda a informação.

Yosemite_04

MailDrop é também uma nova funcionalidade  na app de Mail da Apple, que permitirá aos utilizadores anexar “grandes ficheiros” (até 5GB) ao e-mail, recorrendo à sua conta do iCloud. A app de mail ganhou também novas funcionalidades que permitem, por exemplo, editar imagens/PDF’s anexados ou preencher formulários.

O Safari ganhou também uma interface mais limpa mas com melhor integração a vários níveis. A Apple diz que o Safari é agora o browser mais rápido a executar javascript.

Mas há mais “funcionalidade de continuidade”: O AirDrop entre o OS X e o iOS é agora (finalmente) suportado, permitindo que os utilizadores transfiram, de uma forma muito simples, imagens ou outra informação entre o dispositivo móvel e o Desktop.

Com o Handoff, quando o iPhone/iPad estão perto do Desktop, é possível iniciar a actividade num equipamento e continuar em outro.

Com esta nova versão do SO é também possível fazer chamadas do iPhone, mesmo estando no Desktop, assim como receber SMS/MMS.

A Apple referiu ainda que a versão para programadores estará disponível já a partir de hoje. Tal como aconteceu com o OS X 10.9,  a actualização para o novo OS X 10.10 Yosemite será gratuita.

Partilhar:
Tags:

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    vi toda a conferencia e achei muito bom. RIP windows, RIP visual studio 😀

    1. Avatar de André Furtado Coelho
      André Furtado Coelho

      Lol. Exacto.

      1. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        acho que o Jobs teria vergonha do nome que deram ao sistema..
        nao tenho nada contra quem vive em Yosemite, mas que eu saiba a apple não está a fazer propaganda à cidade
        a apple é pro em enganar as pessoas com marketing simples (ipod, iphone, ipad, ?yosemite? WTF) e esta nova direção vai estragar tudo, felizmente..

        ?RIP Windows? sem comentarios..

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Yosemite não é uma cidade, é um parque natural na California, muito famoso e de grande beleza
          Não sei onde é que está a grande mudança de estilo face a um nome como OS X Lion
          O Jobs teria adorado a ideia

          1. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            o Jobs tinha despedido o gajo que teve a ideia para esse nome, se calhar o mesmo que teve a ideia para Mavericks

            Yo Se Mi Tee

            para mim estes nomes dizem muito das ideias da empresa.. mas vamos esperar para ver
            se bem que vocês já aceitam tudo..

            quem é que precisa dum smartphone com mais de 4”, agora a apple vai lançar 2
            voltamos aos velhos tempos..
            já tá atrás da google

          2. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            ..em nº2

          3. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            até já se discutia por causa do nome Mavericks
            quanto mais “yo yo..” já não me lembro

            http://forums.macrumors.com/showthread.php?t=1593205

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ ptpedropt
            mesmo???? para quem nem sabia o que era Yosemite, tens muita lata…
            todos os produtos da Apple indicam “Designed by Apple in California”. Dar um nome forte dum local natural da California tem tudo a ver com o que a Apple sempre foi, e com o que Steve Jobs fazia

            Mas explica lá o que te põe mal disposto com o nome? para além de ser dum produto da Apple

          5. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            esquece, não percebes nada de marketing..

            mas vê o link que deixei atrás

          6. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ ptpedropt
            e imagino então que sabes mais de marketing do que a Apple?
            o link que deixaste é sobre o Mavericks não o Yosemite, para o qual não encontras uma discussão dessas no forum passados tantos dias. Encontrarás sempre fans que não gostam de algum nome, mas continuam a instalar. A comprovar isso está o facto de o Mavericks ter sido a versão com a adopção mais rápida.
            Estás a esquecer duma parte fundamental do marketing, a força das imagens!!! Mavericks, Yosemite, são “forças” da natureza

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      não vi, mas do que li fiquei muito, mas muito surpreso pela positiva!
      Tanta coisa anunciada… e muito boas ideias
      E a mudança no UI do OS X parece muito mais pacífica/suave do que receava, depois de tantos rumores

      1. Avatar de Link
        Link

        Achei o mesmo apesar da continuar a não gostar de certas opções como aquelas cores vibrantes, cores violeta, e transparências na minha opinião mal conseguidas.. Tal como no IOS7, a sorte é que as novas funcionalidades compensam isso tudo..

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          “cores vibrantes, cores violeta”
          não sei por onde é que passaste os olhos, mas não encontrei nada disso no OS X.
          Há contudo mais transparências, um pouco a voltar à primeira versão do OS X, mas não parece “atrapalhar” tanto como nessa altura

    3. Avatar de sérgio
      sérgio

      RIP Visual studio? Quando conheceres um IDE melhor avisa-me!

      1. Avatar de Diogo
        1. Avatar de Marco
          Marco

          não é melhor.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            caminha a passos largos para não ser considerado pior que o Visual Studio.

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Não? Opiniões…

            Podes-te queixar da linguagem não ser do teu agrado, mas programar nisto, é um espetáculo, e tem ferramentas de debugging e performance analysis excelentes…

          3. Avatar de Marco
            Marco

            @Nelson já tens isso tudo no Visual Studio, tenho acompanhado a evolução dos dois e o que tenho visto é o xcode a evoluir e muito nos últimos tempos. Mas ainda não é melhor que o VS. são diferentes, mas consegues adaptar-te melhor ao VS do que ao Xcode.

          4. Avatar de Nelson
            Nelson

            Bem, eu não tenho grande experiência no VS, e no Xcode só vi a fazer cenas de interface gráfica, mas quanto a programar em C, o Xcode é um espetáculo!

            Mas já viste o Xocde 6? Muito altamente, um bocado como um software que tem causado furor por aí…

        2. Avatar de Tiago
          Tiago

          Xcode é o melhor IDE para se programar jovem!

      2. Avatar de Fabio Franco
        Fabio Franco

        De que adianta programar para um sistema morto como Windows…

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Xiiiiiii 🙂

    4. Avatar de EyvindPT
      EyvindPT

      RIP Windows? Há com cada uma… Percentagens de adopção de W8 pouco me dizem, número total já é outra coisa

    5. Avatar de Malic X
      Malic X

      Vái sonhando.

    6. Avatar de Carlos
      Carlos

      Perá lá, em que parte da apresentação é que disseram que se vai poder instalar o .10 em qualquer PC?

      Isso sim, é uma grande notícia!

  2. Avatar de Berna Mix
    Berna Mix

    Incrível! Adorei! Muito fixe a liguagem Swift. Parece-se um bocado com C e Haskell.
    Funcionalidades incriveis!

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Parece-me Python, mas com estrutura do C, mais umas funcionalidades de outras linguagens, como construir strings como se pode fazer no PHP… óptimo!

      Acho que vou aprender já!

      Acho-a linda, e o livro gratuito fantástico!

      1. Avatar de Ph
        Ph

        Não será mais parecido com ruby?

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Eu nao sei ruby, por isso, para mim, é parecido com o Pyhton 😉

    2. Avatar de Andre
      Andre

      É uma mistura de tudo que já vi. De haskell tem muito pouco por o pouco que vi (haskell é puramente funcional).
      Mas tem bocados que vão desde javascript até prolog(variáveis anónimas no Swift são representadas com ‘_’ tal como no prolog por exemplo).

      Confesso que tinha um certo gosto pelo Objective-C, no inicio a sintaxe parece confusa para muita gente mas descobri que prefiro estar 4 horas a olhar para objective-C do que 4 horas a olhar para C++, Java e mesmo javascript (callback hell). Objective-C é bastante legível graças ás ‘named variables’ que felizmente foram mantidas no Swift e que eu adoro.

  3. Avatar de Lumia 920
    Lumia 920

    Aqueles 14% de windows 8 são 10 vezes mais que aqueles 51% da apple, Tim Cook a tentar enganar os apple fans.

    1. Avatar de Root
      Root

      são dados falsos então se os computadores que se vendem mais no mundo são lenovo lol queres ver que vêm com OSX 🙂

      para não falar em empresas quem usa osx conta -se pelos dedos.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Não são dados falsos, são dados com significado sobre o nível de adopção dos sistemas, sobre o “entusiasmo” dos consumidores nesses sistemas e nas vantagens que isso pode trazer para o desenvolvimento de aplicações em cada plataforma!
        Os programadores não são parvos, e sabem perfeitamente distinguir entre grau de adopção e número de utilizadores, e a importância de cada um desses dados!

        1. Avatar de erreee
          erreee

          são dados falsos, dado que entre o Windows 7 e Windows 8 não há grandes diferenças para o utilizador normal, logo não há razão para fazer “upgrade”, as actualizações são pagas, logo a taxa de aceitação é menor do que a dum sistema operativo que tem uma versão “nova” anual e de carácter gratuito…

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            em que media concluis disso que são dados falsos???? Apenas estás a arranjar explicações para a situação, não para os possíveis efeitos da situação.
            São informações com um significado para os programadores. O que parece é que não percebes o significado ou queres assumir mais coisas.

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Esquece pá, é uma conferências para pessoas que não estão no teu nível……..

            São pessoas muito mais ignorantes que isso! LOL 😀

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Não são falso, como programador sei que posso evoluir a minha aplicação para a o ultimo SO da Apple, pq vou ter massa critica para o usar. No caso da Microsoft, já não é assim, não posso evoluir a aplicação para windows 8 nativo (html, js, etc) pq não vou ter tanta massa critica, se calhar continuo a programar em xaml/forms e mando o metro passear mais um bocado.

        Dai a importancia dos números apresentados.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Eu sugiro-te que a) estudes estatística e b) te informes melhor.

          Se bem que, não ajuda o facto da Apple ter deliberadamente falseado os números.

          O Windows 8.x não tem 14% do mercado Windows, tem 14% do mercado global de PCs. O mesmo mercado em que o OS X tem pouco mais de 4% de quota.

          Agora se achas que 175 milhões de utilizadores do Windows 8.x é menos que os 50 milhões do OS X 10.9…

          Além disso, como no Windows tens aplicações universais, a mesma aplicação com exatamente o mesmo código — na maior parte dos casos basta redesenhar o interface, a não ser que sejas um perito em XAML e/ou HTML+CSS e nesse caso nem isso — podes juntar aos 175 milhões do Windows 8.x os 80 milhões do WP 8.x. E aí não estou a contar com as 2 pessoas que usam o Windows RT 🙂

          E ainda!

          Toda a gente sabe que as aplicações universais também vão funcionar na Xbox One.

          Ou achas que é por acaso que a Disney já está a lançar jogos, tens o Malévola Free Fall por exemplo, como aplicações universais? (O que, curiosamente, esclarece uma dúvida que tinha ficado no //Build sobre se é possível desenvolver jogos universais. A resposta é sim.)

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            :S
            desculpa mas parece que não estás a entender a questão, e até a entrar em negação – mesmo que o Windows 8 fosse 14% no global, o ajuste segundo os teus números seria para 15%, o que não altera nada na perspectiva.
            O significado do grau da adopção não é pelo número de utilizadores no Mac e no Windows, mas na definição das prioridades dos programadores em cada plataforma.
            No Mac os programadores irão acompanhar mais depressa as novidades introduzidas, já que mais de 50% está no sistema mais recente. No Windows terão que escolher se vale a pena já apostar nas novidades, já que a maioria dos seus utilizadores ainda está no Windows 7 ou anterior.
            Percebeste a diferença?

          2. Avatar de Marco
            Marco

            não me fiz entender, qd falo em massa critica é dentro da plataforma em questão. não estou a comparar que os 80%(inventemos) da Apple são superiores aos 3% da MS. Assim como o TC não diz isso, diz que dentro da plataforma em questão há maior adopção dentro da Apple do que na concorrência.

            Qt às aplicações universais é um grande trunfo da MS.

        2. Avatar de erreee
          erreee

          é óbvio que a taxa de aceitação é maior vs. win8 , pois se quiseres continuar “seguro” ao usar um mac, tens de fazer actualização para o sistema operativo mais recente, e sendo esta actualização gratuita, porque não? virtualmente qualquer pessoa q tenha um mac com osx 10.6 pode passar para o 10.9 directamente, sem ter de pagar nada por isso… e se este não tiver grandes entraves em termos de requisitos de hardware, na wwdc do ano que vêm vão haver gráficos com 200% adoption rate. e depois a apple é que é fixe!

    2. Avatar de Hugo Soares
      Hugo Soares

      Sim, até porque os Apple fans são todos atrasados mentais /sarcasmo. Percentagens são percentagens e a plateia não era propriamente composta por crianças… jesus christ!

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Bom, da maneira como aplaudem algumas das banalidades anunciadas, fica a dúvida…

        Mas também estou na dúvida se os tipos no //Build não eram zombies, tendo em conta a forma como não reagiram a algumas das novidades lá apresentadas.

      2. Avatar de Root
        Root

        lol até na sic pagam para estares na plateia a ver as tardes da Júlia por isso não admira nada que aconteça o mesmo numa empresa como a Aple 🙂

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Lol, só quê se submetem os Apple haters…

      3. Avatar de Nelson
        Nelson

        Aquilo não é para Apple fans ou para jornalistas.

        É só para programadores Apple, e estão agora a decorrer mais conferências e workshops.

  4. Avatar de JDP
    JDP

    boas, alguem sabe as 22 linguas novas no siri?
    grande abraço

    1. Avatar de ACS
      ACS

      Uma delas é o portugues (brasil)

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      Não tenho a certeza que seja para o SIRI, creio que é só para a função de ditar texto…

  5. Avatar de Glink
    Glink

    link para um vídeo a conferencia se fosse possível, queria vê-la 🙂

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      São quase duas horas. Vou ler primeiro uns resumos e depois “habilito-me” 🙂

      http://www.apple.com/apple-events/june-2014/

  6. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Finalmente deram uma repaginada no visual do OSX! ALELUIA!

  7. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Alguém sabe se eles estão a pensar atualizar os macbook pro retina agora ou brevemente ?

    Obrigada 😀

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Eu contaria com uma atualização quando estiverem disponíveis os novos processadores da Intel, lá mais para o final do ano.

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        E achas que valerá a pena esperar ou que mais vale investir num retina agora ? Será que a atualização vai ser assim tãooo estrondosa e que me vou arrepender de o comprar agora ?

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Eu tive de comprar um agora…

          Tens de ser tu a responder…

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          deves ver menos consumo e um pouco mais de performance. Provavelmente verás mais diferenças no GPU.
          Tb é possível que a Apple mude um pouco a oferta.
          No global não devem ser diferenças estrondosas.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            São sempre estrondosas.

  8. Avatar de João Brito
    João Brito

    Se essa versão do Mac OS X fosse compatível com Macs mais antigos é que era de valor. O meu Mac é do final de 2006 e não há dinheiro para outro. 🙁

    1. Avatar de zeca
      zeca

      pois, esse e o problema da apple!

    2. Avatar de Mario Junior
      Mario Junior

      São 8 ANOS de diferença, cara. Tu queria o quê? xD

      Mete uma distro linux nisso aí, ou então mantém a versão do OSX que está instalada 😛

  9. Avatar de ADMS
    ADMS

    A montanha pariu um rato. Como sempre ….

    1. Avatar de Marco
      Marco

      só se foi para ti, mas como não deves usar sistemas Apple e como não deves gostar dos dispositivos Apple, não entendo o porquê da azia.

      1. Avatar de Dasse
        Dasse

        Sistema é uma porcaria, Gastei $$$ neste lixo que não serve para nada. Qual os sistemas na vida real que usam OS X?!?! nenhum nem uma porcaria de microempresa usa isto. Valor de mercado empresarial = ZERO. Só serve mesmo para programar joguitos para o iOS. Sou hater porque me sinto enganado por isto.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Por amor de Deus… Achaste que nao ha novidades suficientes? Haters gonna hate…

      1. Avatar de Dasse
        Dasse

        O que podia ter sido uma novidade nem se deram ao trabalho. Optimização para correr Virtual machines windows e linux, isto é que tinha sido uma bela noticia.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Bem se vê que percebes da póda… não…

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      Isso passa…

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    Alguem sabe os requisitos para este no SO?

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      os mesmo que o anterior.
      Com o OS X e o iOS8, a única máquina que deixou de ter suporte foi o iPhone4

  11. Avatar de tito
    tito

    Boas.
    Sou desenveloper no iOS 7 e agora o 8, mas ao visitar o site
    desenveloper da apple, pude ter acesso ao download do OS X 10.10 Yosemite, fiz o download, mas tenho minhas duvidas, será que poderei instalar e depois continuar atualizar as versões betas que vão surgindo? se alguém souber, por favor diga por aqui ou por email tonfloripa36@hotmail.com

    com os meus cumprimentos
    tito

  12. Avatar de tito
    tito

    digo Developers *

  13. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    É curioso: A Microsoft largou as transparencias e os widgets no Windows 8 e o Mac colocou precisamente as transparencias e widgets no MACOSX

    1. Avatar de Marco
      Marco

      o osx ja teve widgets, por isso é um retorno. Comigo estaram sempre desligados.

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      Widgets já existiam no Dashboard desde 2005, e ainda lá estão e parecem que continuarão
      Transparências sempre houve no OS X em maior ou menor grau. A primeira versão abusava bastante disso. Agora tem mais algumas

  14. Avatar de Bruno
    Bruno

    Só espero que a expansão do monitor venha resolvida! Isto e com cada bug! }as vezes os monitores trocam de ordem por nada! Estava a arrastar para a esquerda e agora tenho de arrastar para a direita! E também podia redimensionar as janelas que estão com maior resolução quando o monitor é desligado do computador! Se algo na maximizado (não em full screen) no mac aparece com a mesma resolução do monitor, ou seja o “resto” da aplicação está escondida! Parece que não fizeram grandes testes nesta área!