Apple anuncia que o suporte para RCS vai chegar ao iPhone no próximo ano

9 Comentários

Água mole em pedra dura, tanto bate que… bom, sabem o resto. Mas com tantos milhões a passar de um lado para o outro, esta é uma novidade que “tem água no bico”… ou não. Mas a verdade é que a Apple deu a conhecer as suas intenções de trazer o suporte para RCS ao iPhone no próximo ano. Então, o que isso quer dizer?

Imagem iPhone que terá mensagens RCS no próximo ano


RCS tanto bate até que fura?

Numa atitude surpreendente, a Apple anunciou hoje que adotará o padrão de mensagens RCS (Rich Communication Services). A funcionalidade será lançada através de uma atualização de software “no final do próximo ano” e trará uma vasta gama de funcionalidades ao estilo do iMessage para as mensagens entre utilizadores do iPhone e do Android.

A decisão da Apple surge no meio da pressão das entidades reguladoras e de concorrentes como a Google e a Samsung. Também surge numa altura em que o RCS continua a desenvolver-se e a tornar-se uma plataforma mais madura do que era anteriormente.

Mas, afinal, o que é o RCS (Rich Communications Service)?

O RCS (Rich Communications Service) é um novo protocolo de comunicação, que funciona da mesma forma que o SMS. Tira proveito da infraestrutura das operadoras de comunicações. Basicamente é como um serviço de mensagens instantâneas, padronizado e atualizado.

A vantagem desta nova tecnologia é trazer os mesmos recursos que as aplicações de mensagens mais populares:

  • Envio de mensagens com mais de 160 caracteres;
  • Suporte a mensagens de áudio e vídeo;
  • Envio de ficheiros, imagens e adesivos;
  • Suporte à criação de grupos de conversa;
  • Possibilidade de usar o Wi-Fi;
  • Possibilidade de ver outro utilizador a escrever, e etc.

O RCS traz recursos do tipo iMessage (Mensagens) para textos entre plataformas

Segundo declarações de um porta-voz da Apple, a empresa acredita que o RCS oferecerá melhor interoperabilidade para mensagens entre plataformas.

No final do próximo ano, iremos adicionar suporte para o RCS Universal Profile, a norma atualmente publicada pela GSM Association. Acreditamos que o RCS Universal Profile oferecerá uma melhor experiência de interoperabilidade em comparação com SMS ou MMS. Isto funcionará em conjunto com o iMessage, que continuará a ser a melhor e mais segura experiência de mensagens para os utilizadores da Apple.

O RCS traz muitas funcionalidades ao estilo do iMessage (app Mensagens em português) para o serviço de mensagens multiplataforma entre dispositivos iPhone e Android. Isto inclui coisas como recibos de leitura, indicadores de digitação, imagens e vídeos de alta qualidade e muito mais.

A empresa refere que a implementação do RCS pela Apple também dará aos utilizadores a possibilidade de partilharem a sua localização com outras pessoas dentro de tópicos de texto. Ao contrário do SMS normal, o RCS pode funcionar através de dados móveis ou Wi-Fi.

Então será o fim do iMessage (app Mensagens)?

Não, claro que não. Os utilizadores Apple sabem que, quando não há ligação iMessage, as Mensagens usam o tradicional SMS e MMS para comunicar com quem, ou não tem o iMessage ativado, ou simplesmente não o tem de todo (como é o caso dos utilizadores Android). Como tal, o iMessage não vai acabar, continuará a ser a plataforma de mensagens utilizada para todas as comunicações entre utilizadores do iPhone.

O RCS irá simplesmente suplantar o SMS e o MMS e existirá separadamente do iMessage quando estiver disponível. O SMS e o MMS também continuarão a estar disponíveis como alternativa quando necessário, segundo afirma a Apple.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aves
    Aves

    A questão não está no RCS, está no RCS Chats. Não está no envio de mensagens isoladas, está nas conversas/chat do tipo do WhatsApp.
    Do mesmo modo que a Meta/WhatsApp gere as contas da WhatsApp, a Google gere as contas do RCS Chat:
    “Para garantir que suas mensagens sejam entregues corretamente, o Google usa informações como seu número de telefone, identificadores de dispositivo e número do cartão SIM. Esses dados podem ser armazenados por cerca de um mês para mantê-lo conectado ao RCS e nos casos em que você fica temporariamente offline.
    Quando você aciona os RCS Chats e cada vez que envia uma mensagem, o Google verifica os seus contactos para descobrir se eles também podem usar os RCS Chats. Essas verificações podem passar pelo backend RCS do Google e outros provedores de serviços para alcançar os seus contactos”.
    Isto está longe de ser linear e estar bem definido. Para já, os serviços de mensagens instantâneas que estão obrigados a compatibilizar-se são o WhatsApp (que a Apple diz que toda a gente com iPhones usa na UE) e o Messenger do Android. Parva será a Apple se mexer no iMessage sem saber em que param as modas entre os dois.
    https://support.google.com/messages/answer/9487020#zippy=%2Cwhat-are-rcs-chats%2Cwhat-devices-work-with-rcs-chats%2Chow-rcs-chats-work

    1. Avatar de Kevin matos
      Kevin matos

      E depois?

      1. Avatar de Aves
        Aves

        E depois toda a gente usa o WhatsApp e acaba-se a história 😉

  2. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Really? enviar um sms com foto ou video de iPhone para um droid e nao pagar MMS? Espero sentado ou melhor deitado.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Para isso usa-se o WhatsApp.

      1. Avatar de iDespairing
        iDespairing

        Mas para quem tem alergia a tudo com origem da empresa Meta? Mas claro existe alternativas, bla bla.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Faz como o pessoal do Android para enviar fotos e vídeos entre si – usa o WhatsApp 😉

  3. Avatar de João
    João

    Não entendo porque é que o iPhone tem de se tornar num Android . Quem não quer não compra ! Eu passei muito bem até agora sem RCS… aliás eu passaria muito bem sem WhatsApp e de muito bom grado usaria o Signal no seu lugar só para não estar metido no honeypot … este tipo de coisas nunca é de graça , há interesses IMENSOS no conteúdo dos nossos dados, caso contrário não haveria este género de pressões . Ninguém pressiona os fabricantes de automóveis a pôr heads up display de série, embora seja uma tecnologia muito útil … ninguém pressiona os fabricantes a terminar com a obsolescência programada … mas para estas tretas já há pressões … enfim …

  4. Avatar de AOSP/IOS
    AOSP/IOS

    Correcto apesar de ser utilizador Apple, e Android; (potencialmente ganho) espero que este facto não se venha a concretizar-se !
    Como disseram muito bem a quota do iMessage, é irrelevante para estar forçado ao DSA; o assunto é outro com sideloading App Store…!
    nota – Obrigado Aves,