Apple afunda no maior mercado do planeta! Já nem surge no top 5 das marcas mais vendidas

28 Comentários

Não é segredo nenhum que as vendas da Apple estão a abrandar. Os seus resultados financeiros do início do ano já mostraram isso e várias empresas de análise de mercado também o mostraram. Agora surge mais uma, que coloca a Apple numa situação complicada. Na China, o principal mercado do planeta, a Apple e o iPhone caíram de tal forma que desapareceram do top 5 das marcas.

Apple iPhone China Huwei smartphones

Apple afunda no maior mercado do planeta

As remessas de smartphones na China totalizaram 63,3 milhões de unidades no primeiro trimestre, o que se reflete num aumento de 1% relativamente ao ano anterior. Antes disso, as entregas vinham a diminuir constantemente há 11 trimestres.

Dados divulgados pela organização de pesquisa TechInsights mostraram que a Apple tinha apenas 13,7% de participação de mercado no primeiro trimestre de 2024. Isso leva a que a criadora do iPhone caia do top 5 e fique colocada atrás de marcas como a Oppo (onde se inclui a OnePlus), Honor, Huawei, Vivo e Xiaomi.

Oppo, Honor, Huawei e Vivo conquistaram participações de mercado semelhantes. A Oppo vendeu 10,7 milhões de unidades no primeiro trimestre, liderando o mercado chinês de smartphones com uma participação de mercado de 16,9%. As remessas da Honor aumentaram 1% ano a ano, para os 10,6 milhões de unidades, com uma participação de mercado de 16,7%.

Apple iPhone China Huwei smartphones

Já nem surge no top 5 das marcas mais vendidas

As remessas da Huawei aumentaram 118,8% relativamente ao ano anterior, para 10,5 milhões de unidades. A sua participação de mercado atingiu 16,6%, ocupando a marca o terceiro lugar. Vivo e Xiaomi ficaram em quarto e quinto lugares com quotas de mercado de 16,1% e 15% respetivamente.

A TechInsights velou ainda mais dados sobre o primeiro trimestre das vendas na China. Em concreto, os seis principais fabricantes de smartphones correspondem a 95,1% da participação de mercado. Este valor está acima dos 93,7% registado há cerca de um ano.

Este cenário acabou por ser confirmado pela própria Apple na sua apresentação de resultados para o primeiro trimestre de 2024. A marca declarou um abrandamento de vendas do iPhone que se situou nos 10%, mostrando de forma clara que há um abrandamento nas suas vendas nos principais mercados, entre eles o chinês.

Vendas do iPhone caem 20% no maior mercado do planeta e Huawei cresce 70%

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    É natural. Eles na China também têm excelentes smartphones a nível “premium”. Mesmo os outros mais baratos são espetaculares.

    1. Avatar de Rui Gante
      Rui Gante

      O problema e o SO, chines não vale nadinha

  2. Avatar de Aves
    Aves

    Depende.
    – TechInsights (post): Oppo 16,9%, Honor 16,7%, Huawei 16,6%, Vivo 16,1%, Xiaomi 15%, Outros 18,6%
    – Canalys: Huawei 17%, Oppo 16%, Honor 16%, Vivo 15%, Apple 15%, Outros 21%
    – Counterpoint: Vivo 17,4%, Honor 16,1%, Apple 15,7%, Huawei 15,5%, Oppo 15,3%, Xiaomi 14,6%, Outros 5,5%
    – IDC: Honor 17,1%, Huawei 17%, Oppo 15,7%, Apple 15,6%, Vivo 14,6%, Outros 20,1%
    É tudo Q1 2024. Escolham o que mais vos agradar.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Resumindo… em todos fica claro que a Apple está a perder (muito) terreno na China e que está a vender cada vez menos no maior mercado do planeta.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        “Está a vender cada vez menos” pressupo~çoe que está a cair há bastante tempo. Desde quando? É que no 4º trimestre de 2023 e no total do ano foi a marca que mais vendeu na China:
        – IDC (Q4 2023): Apple 20,0%, Honor 16,8%, Vivo 15,7%, Huawei 13,9%, Oppo 13,7%, Outros 20%
        – IDC (2023): Apple 17,3%, Honor 17,1%, Oppo 17,6%, Vivo 16,5%, Xiaomi 13,1%, Outros 19,1%

        1. Avatar de Pedro Simões

          Pelo menos desde o início de 2024, como temos noticiado.

          1. Avatar de Aves
            Aves

            É verdade, a 9/1/2024 publicaram um post: “Vendas de iPhones na China caem 30% só na primeira semana de 2024”.
            A IDC diz que, comparando as vendas do 1º trimestre de 2024 com as do 1º trimestre de 2023, as vendas da Apple caíram 6,3% … já está a recuperar 😉

  3. Avatar de Jose Barnes
    Jose Barnes

    Bem feita, ninguém manda os EUA bloqueadar a melhor marca do mundo a Huawei para proteger a Apple.
    Eu se fosse chinês nem comprava era mais nada vindo da América( quer dizer da China na mesma, só que com software EUA). O fim da Apple está próximo… So foi adiado pela América… Se não em 2024 a Huawei era top mundial. Nunca vou esquecer o meu velhino Huawei P9, melhor telemóvel que tive.. Melhor que este iPhone 13 que tenho agora, que foi obrigado a comprar por causa do bloqueio dos serviços Google.

    1. Avatar de toder
      toder

      😀 😀 😀 , ou seja, nao havia outros Smartphones Android e foste obrigado a comprar um Iphone 😀 😀 😀 essa é boa.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Felizmente a Apple não precisa da China para sobreviver. Só com o mercado dos EUA, Canadá, Europa e Japão vendem bastante bem.

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        Não é bem assim, no que toca à Europa. Recitas e Lucros caíram entre 2% a 4,5%

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Normal em relação preço qualidade nada bate a Huawei e OPPO nas gamas médias e superiores.
    Este vai ser o novo normal no mundo ver marcas chinesas a bater em qualidade/tecnologia marcas da Europa e América.

  5. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Para quem quiser ver outra análise sobre o assunto:
    https://www.youtube.com/watch?v=-GYWAOjbSqg

  6. Avatar de jorge pinto
    jorge pinto

    Deixou de haver inovações depois de Steve Jobs. A Apple simplesmente foi acompanhando a tendência de mercado. Agora pimba

  7. Avatar de Xavier
    Xavier

    Sucata chinesa, com SO’s de bosta e já cheios de bicho? Não obrigado.

    1. Avatar de yaye
      yaye

      nota-se que nunca tiveste um huawei e que tens mentalidade de ignorante

      1. Avatar de Xavier
        Xavier

        Não tive e não quero! Sucata será sempre sucata, nem que tenha 1 tera de memoria

        1. Avatar de Mapril
          Mapril

          E além disso é teimoso!

          1. Avatar de Xavier
            Xavier

            Caro rapaz! Se puderes compra um iPhone. Felicidades

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Comentario do Xavier, “escrito no meu Iphone Made In China, designed in California”. lol

      1. Avatar de Xavier
        Xavier

        Senão conheces a diferença entre um e outro, só me resta ter pena de ti. Felicidades

    3. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Puseste esse comentário através de uma “sucata chinesa”. LOL!!!

  8. Avatar de Berto
    Berto

    á um dia: “iPhone 15 Pro Max bate a Samsung e torna-se o smartphone mais vendido do mundo”

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      São coisas distintas.

  9. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Na minha modesta opinião, o Iphone passado algum tempo cansa, compra um novo e parece que estas sempre com o mesmo e difícil de personalizar e com algumas limitações para trabalhar.

    1. Avatar de Rui Gante
      Rui Gante

      Não e um brinquedo, para brincar tens android. Eu compro iphone exatamente para não andar preocupado com as mil e uma maneiras de customizar, so quero que funcione bem. O android falha no basico, ate a app de email da samsung deixa de receber emails so porque sim. No ios nunca falha

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Então é igual, se não procuras configurar nada e apenas trabalhas com o básico é igual, o problema é quando queres fazer mais que o básico ai na minha opinião o Iphone fica curto.
        Os topos de gama são todos magníficos tlf, escolhas a marca que escolheres SO que quiseres, se falares em entrada de gama, ai sim a Samsung é das piores que há, a Xiaomi da 15 a 0 a Samsung em tlf de entrada de gama.

  10. Avatar de Sara Paixão
    Sara Paixão

    Deve-se ao facto da inovação caminhar a passo de caracol (volta Jobs), ao abuso sistemático de manobras para extorquir e criar dependência e ao status que já não funciona, já não é algo único, de luxo. Lentamente o mundo começa a acordar.