Apple admite que alguns dos seus utilizadores estão mesmo a mudar para o Android

69 Comentários

Sendo as responsáveis pelos 2 principais sistemas operativos do mercado móvel, a Apple e a Google têm uma luta constante por esta área. Tentam cativar os utilizadores e crescer para números ainda mais elevados de utilização.

Sendo muito reservada no que toca a números, a Apple nunca revela as suas quotas de mercado e como os utilizadores se comportam. Agora, e num caso raro, a Apple revelou e admitiu que também perde utilizadores para o Android, num número elevado.

Apple iOS Android lealdade perda

A lealdade dos utilizadores da Apple é, por norma, muito elevada. Estes tendem a manter-se com a marca sempre que substituem os seus smartphones, optando sempre pelos novos modelos que são lançados. Os números que são apresentados revelam tipicamente esse comportamento.

É a própria Apple que revela esse cenário, muitas vezes pelas palavras do seu CEO, e que mostra este comportamento. Agora, e no rescaldo do julgamento que colocou a empresa contra a Epic Games, surgiram novos dados.

https://twitter.com/BenBajarin/status/1391833113538400259

Segundo o que mostrou Ben Bajarin, CEO e Analista Principal da Creative Strategies, a Apple admitiu em tribunal números bem diferentes do esperado. A sua taxa de perda de utilizadores ronda muitas vezes valores superiores a 26% em alguns trimestres.

Os dados apresentados em tribunal pretendiam mostrar que existe alternativa ao iOS e que, na verdade, os utilizadores seguem este caminho. Estes são referentes ao 3º trimestre de 2019 e seguem até ao mesmo período de 2020, com informação detalhada de lealdade ao sistema da Apple.

Apple iOS Android lealdade perda

Como é possível ver, a lealdade acaba por oscilar com o tempo, havendo sempre um valor mínimo de 19% que abandona a Apple e o iOS. Este valor acaba por crescer durante 2 trimestres e atinge um valor muito elevado de 26%, algo que não se esperava.

Este tem sido um julgamento onde muitos dados importantes foram revelados. Esta nova informação é interessante e mostra que há uma maior equidade no que toca ao mercado e em especial na lealdade dos utilizadores. A Apple nunca admitiu este movimento, que ficou agora claro e patente, com dados da empresa.

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ru
    Ru

    Nada de anormal… Uns mudam para IOs, outros para Android. E há quem nunca mude.
    Para mim o grande problema da Apple é mesmo o sistema operativo, por não ser open source e não dar para instalar sem serviços deles. Mas também conheço quem ache isso uma grande vantagem.
    O que importa é haver concorrência, para ambos se desenvolverem.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      e tens essa preocupação quando compras um Samsung, Huawei ou Xiaomi? Apagas o sistema operativo com que vêm para instalar outro 100% open source? Ou fazes como quase todos e usas o sistema original com muito software proprietário?

      1. Avatar de Manuel da Costa
        Manuel da Costa

        Com “esses perigosos SO” podes instalar qualquer app, sem seres obrigado a pedir 7000000 autorizações e receber 870000000000000000 anúncios, da Apple, para poderes fazer o download e instalar… obrigatoriamente da shop da empresa.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          tanta imaginação!

          1. Avatar de iDroid
            iDroid

            Anúncios da Apple? Eu devo estar cego; uso iphone há anos e nunca encontrei anúncios no sistema operativo…

        2. Avatar de bs
          bs

          Quem diz isto claramente nunca teve um Iphone na vida

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Ele ama apple tanto que ate sonha com coisas que nem existem!

      2. Avatar de Galo
        Galo

        No que ele escreveu está a resposta à tua questão…

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Será!? Vejo muita gente a invocar open source quando falam em Android e, no entanto, vai se a ver e usam o Android original do smartphone que incorpora imenso software proprietário, quer nos serviços da Google, drivers do hardware, ou software do fabricante! De modo que o que ele disse não responde à pergunta!

          1. Avatar de Galo
            Galo

            Obviamente não existe nada 100% open source. Mas é indiscutível que Android é muito mais aberto, em termos de personalização, serviços, etc que IOS. Mas como ele diz, e bem, o que para ele é uma desvantagem na Apple, para outros é uma vantagem.
            Do mesmo modo que ele diz: “Uns mudam para IOs, outros para Android. E há quem nunca mude”.

            Por isso quando tu perguntas se ele tem essa preocupaçao com aquelas marcas que apontas, a resposta ja está dada. Mesmo que ele nao o faça, pode fazer se quiser. Tem essa liberdade. Obviamente que nem ele nem ninguem falou em trocar 100%… dependendo da marca, comunidade, etc, a troca pode aproximar-se mais ou menos desses 100%.

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            A questão colocada é sobre usar open source como argumento, quando na prática a maioria das pessoas não consegue ter só software open source no smartphones Android, e quando se repara que o sistema da Apple até incorpora muito software open source.

      3. Avatar de ivan
        ivan

        eu por acaso tenho quase sempre custom roms e o mais clean possivel nao me interessa ter nada da marca e so tenho o que preciso no tlm se isso te responde a questao, mas sim concordo contigo quando dizes que ha gente que diz isso e deixa estar o tlm como vem de origem cheio de programas muitas vezes duplicados (google + aplicacoes da marca) para a mesma funcao. mas o que e que isso interessa no final? as pessoas compram o que querem e as empresas vao lucrando

      4. Avatar de Ru
        Ru

        Tenho SEMPRE essa preocupação, quando compro um telemóvel novo. Se não der para desbloquear o bootloader e instalar LineageOs sem Gapps, não compro. Esclareci a tua dúvida?
        É que não uso absolutamente nada de serviços cloud, google, apple… Pura e simplesmente não preciso disso para nada, nem os quero nos meus aparelhos.
        Tal como tinha dito acima, conheço quem ache isso uma boa coisa, tal como quem não os queira. E volto a repetir, o que importa é haver concorrência para ambos se desenvolverem. E continuar a haver a possibilidade de usar aparelhos sem serviços proprietários, nem que seja só de um SO.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          respondeste perfeitamente à pergunta!
          Resta saber é se consegues fugir às drivers proprietárias no LineageOS! Ou fugir ao software proprietário do baseband. Imagino que não!

          1. Avatar de Ru
            Ru

            Essa parte é que é lixada… Espero que um dia existam alternativas decentes aos firmwares proprietários, e tal. Mas para já espero sentado, e mexo no que posso. Obviamente não adianta muito, para proteger os meus dados/privacidade. Mas sempre é muito menos mau do que ter um S.O. minado.

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Ru, é compreensível o que dizes, mas no fundo é uma questão de confiança!

  2. Avatar de Bro
    Bro

    Há muito mais oferta android. Vários modelos de vários preços.
    O problema dos telemóveis android estarem constantemente a travar, é agora um mito nos dias de hoje.
    Os topos de gama android são, normalmente, muito mais evoluídos tecnologicamente que os demais iPhones.
    Há vários motivos para que se verifique essa transição de IOS para android. No entanto, há sempre quem mude de android para IOS também. Vai ser sempre assim

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      O maior problema do IOS é que obriga os utilizadores a terem contas no Itunes e a só instalarem coisas que a Apple permite. Se há uma app que não está disponível no país onde a pessoa está, fica bloqueada e não há hipóteses de usar nos equipamentos da Apple. No android há muitas formas de dar a volta. Uns dizem ser mais perigoso, outros que é uma liberdade que tem, para escolher o que querem ter instalado, sem estar a pagar (com publicidade), depois de já terem pago pelo equipamento.
      Por alguma coisa as receitas da shop e publicidade, da Apple, dispararam quase 1800000% nos últimos 3 anos.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        O iOS é um sistema operativo que serve para qualquer nabo, ou seja, foi feito para ser tão simplista que até o maior nabo facilmente se adapta. Já o Android com as 1001 definições e confusão, acaba por complicar a vida a quem não entende nada de tecnologia.

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        concordo que ‘e chato uma app nao estar disponível em certos países para iphones. Mas pode se sempre instalar um VPN num iPhone e instalar assim. Tem a mesma dificuldade em procurar o APK no google e instalar num android.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Imagino que é ainda possível criar uma conta Apple ID noutro país… eu pelo menos tenho! A única coisa que não se pode ter é um cartão associado e fazer compras, mas desde que a app seja “gratuita”…

      3. Avatar de Jon
        Jon

        Pode crer eu não gosto da aple e já tive um iPad por me sentir preso ao que eles disponibilizam…. Enfim quero instalar o que me apetecer não o que eles deixam ou não

        1. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          podes sempre fazer jailbreak ao dispositivo. Mas se nao estas disposto a fazer isso talvez os produtos apple nao sao para ti?

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Dizer que os telemóveis Android topo de gama são muito mais evoluídos que os iphones é uma falácia.

      Podem ter características melhores nuns aspectos e piores noutras, mas a diferença não é definitivamente gritante.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        A Apple adotou finalmente o oled há quanto tempo? 2 anos? Praticamente 10 anos depois de ter comprado um sgs 1 já com oled. Quantos anos vai demorar a tirar o notch ou a torná-lo insignificante? Não falando sequer no atraso “gritante” que é o se.

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          O OLED apareceu primeiro no iPhone X, em 2017, portanto há 4 anos atrás.

          O notch existe porque alberga o FaceID, uma tecnologia segura de identificação facial que os fabricantes Android ainda não conseguiram/quiseram implementar.

          O SE é um telemóvel com hardware de topo (processador e memória) num chassis antigo, para proporcionar um telemóvel mais barato. Não vejo nenhum problema nisso.

          1. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Afinal foram “só” 4 ou 5 anos, que no mundo da tecnologia é uma eternidade, nada “gritante”, portanto… Como também não é “gritante” um telemóvel em 2021, por quase 500 euros com bordas de há 5 anos atrás e sistema de câmaras da mesma altura. A única coisa “gritante” aqui parece ser a tua cegueira ideológica.

          2. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            @ToFerreira
            Agora mede-se a qualidade dum telemóvel pelo tamanho das bordas ou quantas câmeras tem?? Ta bom.
            Já agora esse telemóvel de €500 vale mais do que um android equivalente. E valerá mais daqui a 5 anos. Correrá melhor do que qualquer telemóvel equivalente daqui a 5 anos.
            Mas isso não interessa pq tem bordas certo?

        2. Avatar de Rui Machado
          Rui Machado

          Em por acaso o meu iPhone X é óleo e já tem bem mais de dois anos.

          Reconheço que foi bem depois dos Samsung mas nada estranho quando o Oled e da Samsung .
          Quanto ao notch sem dúvida que devia desaparecer.

          Mas iPhone durante muito tempo para mim foi sinónimo de inovação, qualidade e segurança.
          Valia bem a pena.

          Agora inovação tem pouca, qualidade os outros estão perto e segurança continua líder.
          Talvez por isso continuo bater android parta telefone de recurso e ainda nenhum modelo me tenha convencido a trocar o X Apple incluída.

          Mas se o sistema operativo não me permite a liberdade do android permite ter por lá as aplicações dos bancos e dormir sossegado.

          Já no android não durmo tão sossegado.

          Mas isso é apenas a linha opinião e o android cada vez está melhor bem como os telefones android que tecnicamente ficam bem a frente dos iPhones actuais….

          1. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Maioritariamente de acordo.

          2. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            chega uma certa altura em que ja nao existe grande coisa para inovar num segmento de dispositivos. O que ‘e inovar para ti? Por mais uma camera? A camera ter 1000mpx?

      2. Avatar de joaobarroso
        joaobarroso

        Não é qualquer falácia e a apple tem demonstrando isso ao longo do tempo. Outras empresas desenvolvem e anos mais tarde a apple aplica, normal.
        O importante aqui é os utilizadores comprarem o que lhes apetece sem que sejam julgados por isso, podem querer status, liberdade de utilização, bateria, fotografia, etc etc.

        Deixem de ser fanáticos em relação aos outros, não há melhores ou piores, não há mais seguros ou menos seguros, é tudo uma ilusão. A segurança são vocês mesmos, a utilização são voces que decidem e a carteira é vossa.

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Pessoalmente conheço muito mais gente (mas muita mais) que passaram dum telemóvel android para iPhone. Ao contrário so conheco 2 pessoas que passaram para android.

      1. Avatar de LR
        LR

        “mas muita mais”. Quantas? 4?… É o dobro…

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Não, 90% a 95% das pessoas que conheço que actualmente tem um iPhone tiveram um android no passado e mudaram se.

          1. Avatar de LR
            LR

            “Mudaram se”? Se o quê? Se lhe oferecerem o iPhone?

  3. Avatar de miguel
    miguel

    Com xiaomis com specs de topo por 200 paus fica difícil segurar os utilizadores, e então os mais novos sem muito cheto ainda pior.

    1. Avatar de joaobarroso
      joaobarroso

      Nem tudo é tão simples como estás a dizer, sou utilizador xiaomi há 7 anos. Realmente compras mais barato um xiaomi com boas specs, mas isso não é tudo e à xiaomi falta muita coisa, especialmente atenção ao cliente e ao software. Quanto ao software tens apenas Apple, Samsung ( a partir dos modelos de media gama ) e Google a fornecerem atualizações a longo tempo. Depois de ler a politica de updates, o meu próximo será samsung, iphone não porque acho que nenhum telefone vale os valores que estão a pedir, mais de 1 ordenado mínimo.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Specs de topo, e problemas de topo… Esses Xioami não são bons exemplos para nada. Software achinesado, cheio de bugs que nunca mais são corrigidos, mau desempenho geral e em fotos. Até um iPhone 6S faz melhor trabalho que esses Xiaomi “de topo por 200 paus”

      https://www.gizchina.com/2021/05/09/users-complain-about-bugs-in-miui-12-which-xiaomi-is-in-no-hurry-to-fix/

  4. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Quando há no mercado mais barato e melhor, com mais escolha e controlo sobre o equipamento é normal a malta mudar… E muda-se sempre para melhor

    1. Avatar de Mico
      Mico

      sendo que o conceito de melhor varia de pessoa para pessoa. É como o olho do… todos diferem.

  5. Avatar de Filipe C
    Filipe C

    80% de Retenção pelo que percebi, numa empresa deste tipo até que é algo muito bom. Nunca esquecer que todos os meses saem produtos novos de diversas marcas e ha sempre aquele publico que gosta de comprar o que é novidade independentemente do SO.
    Quase que diria que ha 20% ou pouco mais que não valoriza o ecosistema nem tirou proveito dele então muda facilmente não porque Android seja melhor ou pior. Dificilmente veremos alguem que tenha varios produtos Apple a deixar a Apple. Quando se entra no ecosistema ja muito dificilmente se sai e é isto que ‘retem’ os utilizadores do iOS.
    Quando se sai do mundo dos blogs e internet percebe-se que uma boa parte das pessoas que compram telemóveis estão-se a marimbar para fluidez, para poder instalar mais ou menos apps, se é Apple, Samsung, OnePlus, Xiaomi, chegam a uma loja pedem um telemovel com x caracteristicas e é-lhes recomendado o que há. O mundo geek é muito insignificante por muito que hajam youtubers, influencers e blogs a falar mais ou menos de x produto ou x marca. E a Apple só nao vende mais e mais por causa do preço, porque se Apple tivesse produtos desde os 200 ou 300 euros com qualidade, provavelmente dominava isto tudo. Um dos fatores que se assiste nas lojas é mesmo este, quero um telemovel xpto e dps apresentam varios modelos, uns de 300, outros 500, outros 700, e dps iphone a 900… quem vai pagar 900 se pode dar 300 ou 500? E isto justica pq a samsung vende tanto na gama media, pq a xiaomi vende cada vez mais etc

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      O iPhone SE novo 128GB começa nos €450…não sei onde foste buscar o valor de €900 para o valor mínimo de um iPhone.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        E é bem bom, é levezinho, e com um SOC recente.

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Exacto. Para quem quer um telemóvel fluído sem “bells and whistles” e com muitos anos de atualizações, é uma ótima escolha.

  6. Avatar de pedro
    pedro

    aqui no Japão você só vê japa usando IPhone

    1. Avatar de Galo
      Galo

      Então poderás confirmar que no Japão o salário minimo é superior a 2000€, e que como se isso não bastasse, o preço dos iphones aí é inferior ao resto do mundo.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O Japão e os EUA são os maiores utilizadores de iPhone. Na Europa o Android ainda é rei. Há alguns países europeus onde a taxa de utilização de iPhone é um pouco superior, mas o Android continua a dominar.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Na Ilha de Man, UK (onde eu estou) reina o iPhone.
        iPhones em 2a mão são tao baratos que ate putos na escola tem um!

  7. Avatar de Luis
    Luis

    A grande vantagem do Android é mesmo a possibilidade de escolha. Quer a nível de equipamento, quer a nível de OS. Há para todos os gostos e bolsas, para o bem e para o mal. Não comparo o ecossistema porque nunca usei nada da maçã. (mas nunca se sabe o dia de amanhã pois não sou fundamentalista).
    Comecei no OnePlus e agora adquiri um Pixel. Extramente satisfeito com ambas e sem precisar de partir o mealheiro, o que também há que ter em conta.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Boa transição. Eu tenho um Oneplus, mas a marca está cada dia pior, cada vez mais “always settle”. O meu próximo smartphone será de outra marca. O Pixel 4a seria uma boa opção, mas não gosto do sensor de impressões digitais na traseira.

  8. Avatar de sdfg
    sdfg

    pessoalmente gosto da politica actual da apple, embora goste mais de liberdade do android

  9. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Desde que dei o meu iPhone que não quero saber da Apple para nada. Antes tinha sido o iMac, o MacBook e depois foi o iPad que foram saindo de casa. Posso dizer que agora tenho equipamentos não só mais baratos, como mais rápidos e eficazes para o que faço. Ecossistema? Não gosto de ter tudo numa só pasta partilhada com a China e EUA…

  10. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    Motivos pelo qual nunca possuí um aifone

    O sistema é uma bosta, nenhum pouco pratico de se usar, um simples “voltar” tenho de usar as duas mãos pq não dá pra segurar e levar outro dedo lá em cima no canto superior, e nem todos app tem o botão lá em cima de voltar o fica ainda pior.
    Não ter opção de teclados é uma uma treta.
    Design horrível e ultrapassado, não me vejo com aquilo na mão.
    E por último, é inadmissível terem lançado o 12 com apenas 60hz, quem nunca teve um smartphone com 90hz ou mais tá tudo certo, mas quem já viu 90, 120 ou 144hz fica difícil aceitar menos que 90, ainda mais pagando a bagatela de um rim.
    Agora, ninguém pode negar que o hardware é sem dúvida top, imaginem um aifone 13 com o M1 ou um suposto M2?

    1. Avatar de Rui Valdez
    2. Avatar de Rui Valdez
      Rui Valdez

      Tenho um ipad pro com 120hz e um hp omen com 144hz e não noto qq diferenca num smartphone em ter 60hz. Mesmo gaming no portatil ponho a 60hz a maior parte das vezes para não aquecer. Isso dos 120hz ser melhor num smartphone faz lembrar quando os androids tinham ecras 4k…depois la perceberam que a apple tinha razao em ter menos resolucao.

      1. Avatar de N1ldo
        N1ldo

        De 60 pra 120 tem e muita, os dois ao lado parece que o de 60 está com lag, rola aos arranquinhos o ecrã.
        Nem preciso dizer que por exemplo, nem todos os jogos suportam mais que 60hz, então nesses casos não vai notar mesmo.

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Ai essa inveja do aifone rapaz! ‘E tao feio falar de algo que nao percebes nada…mas td bem!

      1. Avatar de N1ldo
        N1ldo

        Como sabe que não percebo nada?
        Convivo com aifone desde o 7.
        Meu filho teve o 7 plus, o 11 pró e agora tem o 12 Pro max.
        Não havia uma única razão de ele trocar do 11 pro 12, mas o “status” de ter um aifone de última geração fala mais alto.
        E ainda ficou com dois uns 20 dias até conseguir vender o 11.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          o que disseste demonstrou muito desconhecimento:
          – “Não ter opção de teclados é uma uma treta.”
          Falso
          – ” tenho de usar as duas mãos pq não dá pra segurar e levar outro dedo lá em cima no canto superior”
          o sistema tem uma funcionalidade que permite temporariamente baixar a imagem para se poder interagir com o topo da aplicação
          -“nem todos app tem o botão lá em cima de voltar o fica ainda pior.”
          muitas aplicações suportam o gesto de navegar para a “janela” anterior sem necessidade de botões!

          1. Avatar de N1ldo
            N1ldo

            Pode me dizer qual teclado usa?
            Há uns 40 dias tentei encontrar um teclado na loja do aifone 8 plus da minha cunhada e não encontrei nenhum teclado.
            “temporariamente baixar imagem e bla bla” resumindo, gambiarra, nada melhor e prático do que gestos nativos.
            “muitas apps suportam gestos…”
            Muito diferente do sistema ter como já disse aí, nativo.
            Não custa nada simplesmente nada meter gestos.
            Aliás se não me engano há versões iOS Jailbreak com essas funções.

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            há cada um!
            e que tal fazeres uma pesquisa na internet sobre teclados no iOS?
            Vais ao google e pões “iOS keyboards”, vais ver uma lista com vários desde teclados da Google à Microsoft.
            “nada melhor e prático do que gestos nativos.”
            o que disse é um gesto nativo para “baixar” o ecrã, para se poder usar com uma mão só tudo e mais alguma coisa. É até algo que o Android faz também
            “Muito diferente do sistema ter como já disse aí, nativo”
            mais uma demonstração da ignorância pois o que eu falei é uma função nativa do sistema! Mas as aplicações podem não integrar-se na funcionalidade.

    4. Avatar de PTO
      PTO

      Coitado de ti!

      Vê-se a léguas que tu percebes menos do iOS do que de motores de aviões e tenho sérias dúvidas que percebas alguma coisa de motores de aviões, por isso já vez onde quero chegar.

      Nem digo mais nada senão o mais provável é baralhar-te esse cérebro.

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Tendo um iPad e gostando era natural que mais cedo ou mais tarde comprasse um iPhone. Aconteceu este ano e comprei o iPhone 12. Só consegui aguentar 1 mês. Vendi para comprar um S21. Tal como o iPad é muito superior no mundo dos tablets o S21 é muito superior ao iPhone 12. E foi uma surpresa agradável as atualizações da samsung sempre a horas. Até chegam antes de chegarem aos pixels. Claro que não estou á espera que seja assim daqui a 5 anos. Mas daqui a 5 anos já não estou com o S21…

  12. Avatar de jorge
    jorge

    Muitas vezes se comentam coisas sem as conhecerem, sejam elas sobre o android ou ios, ou sobre cartoes de credito, tenho instalada num iphone a aplicaçao do covid19 de Portugal, tenho uma aplicaçao para pagar estacionamento e nao me aceitou o cartao de credito da visa português, e no pc nao consigo abrir certos videos porque nao estao disponiveis para o meu país de residencia, e todos os serviços portugueses nos aceitam os numeros de telemoveis estrangeiros, nao resido na ue.

  13. Avatar de PTO
    PTO

    Nada mais natural.

    Este tipo de notícias são as chamadas “não notícias” porque de facto apenas relatam algo que é perfeitamente normal na sociedade atual.

    Tive iPhone quando foi lançado e fui utilizador durante os 4 anos seguintes. Depois mudei para o Windows Phone e lá estive mais 4 anos. Seguidamente decidi experimentar Android e usei-o durante mais 4 anos. E neste momento estou de volta ao iPhone novamente.

    Ninguém ficou a perder e eu muito menos. Conheci em profundidade todos os SO’s móveis e fui fazendo as minhas opções. Isto não quer dizer que vá ficar agora para sempre no iPhone, provavelmente voltarei a mudar quando sentir que isso me interessa, seja por saturação, seja por alguma evolução apelativa noutro SO móvel.

  14. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Como programador de APPs posso dizer que Android é muito mais aberto e versátil, baseia-se em Linux, tem muito mais programas na sua loja e podes instalar mesmo apps fora da loja (com cuidado). Eu por exemplo tenho uma APP YouTube pirata para ver vídeos do youtube sem publicidade. O meu pai tinha uma APP pirata para ver os jogos do Benfica (não defendo pirataria, apenas saliento que é mais aberto). Além disso, claro, o preço. Falamos das mesmas funcionalidades e de uma máquina semelhante, e consegues um Android por metade do preço, então se for Xioami ou Huawei ainda menos. Além disso o sistema operativo iOS pode correr legalmente apenas em dispositivos Apple, enquanto a Google licencia o Android a imensos fabricantes. Tal estimula a concorrência e a diversidade.

  15. Avatar de Ramed Ahcor
    Ramed Ahcor

    Sempre fui adepto do SO Android, muito por “culpa” da SAMSUNG e da sua fabulosa gama GALAXY, sobretudo topos de linha.
    Nada se compara a um smartphone ou tablet SANSUNG Galaxy S ou Note.
    Tenho sempre os modelos mais recentes!
    Loucura? Talvez não.
    Não fumo, não bebo (e sim, faço bem o “resto”…) e não frequento bares ou cafés…