Apple acaba de apresentar o OS X 10.11: “El Capitan”

79 Comentários

Está a decorrer em São Francisco o evento da Apple dedicado a programadores. Uma das primeiras novidades apresentadas foi o OS X 10.11: “El Capitan”, o sistema operativo da Apple para desktops e portáteis. Mais poderosa do que nunca, esta versão do OSX é mais inteligente e fluída.

0c0d62ce1f06d92ae80743d30bf14d7d3ad70d48_expanded_xlarge


Está apresentada a nova versão do OS X! Craig Federighi apresentou um conjunto vasto de novidades e melhorias incluídas nesta nova versão que tem como principal foco a experiência de utilização e a performance.

Experiência de utilização

No campo da experiência de utilização, o El Capitan traz melhorias ao nível do gestor de e-mail. Tudo passa a ser mais simples, como até apagar um e-mail.

gesture

Mas há também novidades ao nível do Safari, que passa a apresentar os sites mais frequentados, a permitir silenciar separadores com som, etc.

safari

Craig refere que o El Capitan traz também melhorias significativas ao nível do Spotlight, Split View, e gestor de janelas.

Tal como o Windows 10, o OS X 10.11 vai também permitir múltiplos ambientes de trabalho virtuais e mais dinâmicos. Embora esta funcionalidade já existisse há várias versões no OS X, esta está muito mais versátil, ficando agora bem mais útil, um pouco como a Microsoft fez com o recurso no Windows 10.

space

Performance

De acordo com a informação da Apple, o OS X 10.11: “El Capitan” oferece 1,4 vezes mais desempenho comparativamente ao seu antecessor, o  OS X Yosemite. É 2 vezes mais rápido na mudança entre Apps, 2 vezes mais rápido a apresentar os primeiros e-mails e 4 vezes mais rápido a fazer o preview de um PDF.

Capitan_08

Craig revelou também que o OS X Yosemite está instalado em 55% dos computadores Apple (mais rápido que qualquer outro SO). 

Capitan_01

A Apple incluiu também a tecnologia Metal que garante várias melhorias ao nível gráfico. De acordo com a informação, esta tecnologia garantirá um aumento de performance ao nível da renderização na ordem dos 50% e uma eficiência a rondar os 40%.

Capitan_011

Galeria de Imagens



anterior próxima

A nova versão do OS X está já disponível a partir de hoje para os programadores. Para o público em geral, estará disponível uma versão beta em Julho e a versão final deverá chegar apenas no Outono.

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de millers
    millers

    windows manda abraço ao OS X 10.11

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      A apple acabou com o w10, e por isso e a melhor empresa do mundo, arruma androids e Windows.

    2. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      OS X 10.11 “El Capitan”
      parece que a maior novidade foi mesmo o nome..

    3. Avatar de Miguel Pestana Nóbrega
      Miguel Pestana Nóbrega

      A Windows está forte 🙂
      Ainda não lançaram a sua versão e já anda a Apple a ver os Technical Preview para tirar ideias…

      “Embora esta funcionalidade já existisse há várias versões no OS X, esta está muito mais versátil, ficando agora bem mais útil, um pouco como a Microsoft fez com o recurso no Windows 10.”

      4x mais rápido a abrir um PDF, um sim à produtividade! ahah

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        “4x mais rápido a abrir um PDF, um sim à produtividade!”
        Isso serviu apenas para revelar as optimizações que a Apple está a fazer, especialmente usando o Metal para acelerar muitos processos!

  2. Avatar de millers
    millers

    e siri a copiar o google now

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Faz um cartaz e vai protestar para frente da Assembleia da República…

  3. Avatar de 3m
    3m

    Tal como o Windows 10, o OS X 10.11 vai também permitir múltiplos ambientes de trabalho virtuais.

    Então não permite já à alguns anos!!??

    1. Avatar de Diogo
    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      é! já há muitos anos!

    3. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      +1

    4. Avatar de XBUZZY
      XBUZZY

      lool mesmo, ha que tempos..

      Espero uma artigo sobre o “el capitan” mais completo

      1. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        tirando o “metal”, que na verdade ninguém quer saber dele no mac, não há muito mais a mostrar..

        1. Avatar de Gustavo
          Gustavo

          Sim, e o que é que fica a faltar?

          O Windows ainda tem de comer muita papa para chegar ao nível do OS X…

          1. Avatar de Emanuel Vitorino
            Emanuel Vitorino

            Ahahahahahahah!! Pera, estás a falar a sério? AHAHAHAHAHAHAHAHA tas a gozar certo? O OSX tem estado cada vez com mais lags e com os hacks todos que tens que fazer para pôres um SSD não Apple a funcionar, esquece.

        2. Avatar de JBM
          JBM

          O Metal já vai ser usado em muita coisa, a começar na aceleração do desenho de elementos e transições do interface, que até aqui dependiam do uso do OpenGL. E essa aceleração tb pode ser aproveitada por muitas aplicações para consumidores que já fazem uso das mesmas bibliotecas…
          A somar a isso tem as aplicações profissionais, como uma alternativa ao uso do OpenGL e OpenCL para computação…

    5. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      LOL!

      Mais um que não sabe o que fala…

      O OS X já tem isso dos múltiplos ambientes virtuais há anos…

      Coitados…

      1. Avatar de int3
        int3

        foi o que ele disse loool.

  4. Avatar de jc21
    jc21

    Desde o Lion (penso eu) que o Os x ja permitia ambientes de trabalho virtuais…

  5. Avatar de Pl05
    Pl05

    Simplesmente genial, acaba de destronar o w10…IOS e OSX sao os SOs mais avancados

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Essa de mostrar os recentes visitados e desligar som de abas é mesmo cópia descarada do Google Chrome.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      sites mais frequentados já há muito tempo que há no Safari. Creio que estão a confundir com fazer “pin” das páginas

    2. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Essa de mostrar os recentes visitados já é mais que velha no Safari… LOL!

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Presumo que ele esteja a mencionar a hipótese de fazer “pin” das página na aba, algo que o Safari não tinha.

  7. Avatar de Marco
    Marco

    “Tal como o Windows 10, o OS X 10.11 vai também permitir múltiplos ambientes de trabalho virtuais.”

    what?

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      +1

      Dava jeito que fosse escrito por alguém que usasse o OS X pelo menos uma vez…

  8. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    “Tal como o Windows 10, o OS X 10.11 vai também permitir múltiplos ambientes de trabalho virtuais.” 😛 até parece que isto é uma novidade que foi introduzida nesta versão e depois de o Windows a ter anunciado. . .

  9. Avatar de Zé M. S.
    Zé M. S.

    Mas que nome tão foleiro! :-/

    1. Avatar de Paulo Sanos
      Paulo Sanos

      já agora… isto da 10.11 ter o nome dum rochedo do Parque Yosemite, nome da versão 10.10….. vamos ter o que? 10.11 é um sub-produto do 10.10? Até agora as novidades não são nada de WOW… que mereça a categoria de nova versão

      1. Avatar de LP
        LP

        É caso para dizer que “El Capitan” pariu um rato 😀

        1. Avatar de Miguel Pestana Nóbrega
          Miguel Pestana Nóbrega

          Estão com uns nomes mais giros…
          O capitão, o metal, etc

      2. Avatar de Gustavo
        Gustavo

        Então não atualizes… a Apple não perde um tostão contigo…

      3. Avatar de João
        João

        Paulo, penso que a ideia é msm essa, um produto de estabilização.

        Tiveste o leopard e o snow leopard. Lion e mountain lion.
        Eram versões melhoradas dos anteriores sem trazer grandes features, mas sim uma estabilização do sistema.

        1. Avatar de Paulo Sanos
          Paulo Sanos

          @João
          Só poderá ser por aí…. um refinamento, um SP do Yosemite…. A analogia é coerente, tal como o Snow Leopard foi um SP do Leopard e o Mountain Lion foi do Lion.

    2. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      +1

      e já agora… tem nome dum rochedo do Parque Yosemite? Temos uma forma “oficial” de dizer que 10.11 é um sub-produto do 10.10? Esta 10.11, até agora, não tem nada de tão WOW que mereça ser chamada de nova versão… no máximo mais uma atualização da 10.10

  10. Avatar de André Ferreira
    André Ferreira

    Ou seja, como assim como do Mavericks para o Yosemite, nada de espectacularmente novo…

  11. Avatar de jedi
    jedi

    É esse mesmo o nome do novo OS X? Existe uma cidade dos States com esse nome? LOL

    Quanto OS X em si terei de ver o video do evento, quando acabar.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      El Capitan é o nome de uma montanha no parque Yosemite.
      É caso para se dizer “A montanha pariu um rato”

      1. Avatar de JBM
        JBM

        O Metal só por si irá fazer as delícias de muitos profissionais!

  12. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    “Tal como o Windows 10, o OSX X 10.11 vai também permitir múltiplos ambientes de trabalho virtuais”
    Eu acho é que devia ser:
    “Tal como VÁRIAS distribuições Linux, o Windows 10 vai FINALMENTE ter múltiplos ambientes virtuais” e não digo o Mac porque o Mac já tem à alguns anos.

    1. Avatar de int3
      int3

      Pois já tem há anos e anos. Fazem disso uma novidade…

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    OSX a evoluir e a mostrar o porque de ser o melhor SO do mundo.

  14. Avatar de Necroman
    Necroman

    O Windows já tem múltiplos ambientes virtuais há muito tempo, mas não de forma nativa. Às vezes esquecem-se do que se passa com Windows: possibilidades quase infinitas! O mesmo para quando o 8 ñ trazia menu iniciar, o que mais por aí há é menus iniciar, desktops virtuais e outros tantos softwares que complementam o Windows, para quem necessitar.
    E o Snap Assist, função curiosa nativa de Windows 10, que o OSX acaba de “inventar”? 😀

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      “Mas não de forma nativa”… disseste tudo…

      No OS X também tens possibilidades infinitas

      1. Avatar de Emanuel Vitorino
        Emanuel Vitorino

        Claro que tens. Excepto a parte em que programar para OSX é horrível, não tens um suporte tão bom em Java e Flash, não tens temas, não tens suporte TRIM a SSDs não Apple, INFINITAS!

      2. Avatar de Necroman
        Necroman

        Por não vir incluído não quer dizer que não suporte… Afinal não é a Apple que tem todo um ecossistema assim? Existe uma app para isto e para aquilo. Se é a Apple a fazer é bem, se for outra empresa é mal? Realmente
        Possibilidades infinitas no OSX? Por mim basta pensar na enormidade de software que tenho à escolha e que funciona bem no Windows de 2002 tal como no Windows de 2015, podes afirmar o mesmo? Não

    2. Avatar de JBM
      JBM

      Não queiras comparar os ambientes virtuais no Linux, Mac, etc, com o que era possível antes no Windows!

      1. Avatar de Necroman
        Necroman

        Existe imenso software de terceiros para ambientes de trabalho virtuais desde o Windows XP e se calhar até antes. Essas propostas vão evoluindo tal como as outras…

        1. Avatar de JBM
          JBM

          repito o que disse!
          Vai ver como é que os verdadeiros desktop virtuais funcionam… O que havia no Windows por terceiros pecava imenso na capacidade de gestão de janelas e aplicações, pois para funcionar como deve ser tem que haver suporte completo do sistema.

  15. Avatar de Mikes
    Mikes

    Que nome mais esquisito!!!
    Eu sei que é a montanha no parque Yosemite… mas quer dizer… El Capitan… manhoso.

  16. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Tinham é que refazer do zero essa poiquera desse finder. Nunca vi um gerenciador de arquivos tão ruim.

    Sobre a performance do OS X, a cada versão só piora o desempenho. A última versão com desempenho show de bola foi o SL.

    Sobre o gerenciamento de janelas, toda melhoria é bem vinda.

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Gerenciador ruim… é o do Windows…

      Isso sim! É um autêntico degredo! Nem QuickView tem ainda!

      1. Avatar de Necroman
        Necroman

        Tu não sabes é trabalhar com Windows. Nem precisas de abrir outra janela para teres QuickView no explorador de ficheiros do Windows. Se não sabes não inventes…

        1. Avatar de JBM
          JBM

          A vantagem do QuickView é possibilitar a visão rápida dos conteúdos no seu tamanho natural e não só num canto da janela do explorador de ficheiros [tb pode fazer e até pode fazer no próprio icon do ficheiro se quiser], sem abrir uma aplicação… De modo que em versatilidade….

  17. Avatar de int3
    int3

    Pedro Pinto, desculpa lá mas “Tal como o Windows 10, o OS X 10.11 vai também permitir múltiplos ambientes de trabalho virtuais.” é uma afirmação ridícula porque o OS X já permite vários desktops há muitos anos. Não sei porque mencionar isso se não é novidade.

  18. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu raio de nome. Independentemente de ser uma montanha ou não….irra. Estão a ver-se a dizer aos amigos “ui já tens o novo OSX el capitan?” Lololol 😉 tenho Mac e adoro mas …….el capitan? Se calhar o próximo é El comandante 😉

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Por acaso não usas o Android chupa-chupa ?

      1. Avatar de LP
        LP

        De homem era mudares o nick para “El Capitan” 😉
        (e isto não é nenhum trocadilho com a orientação sexual do TC)

    2. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Ya, tem piada o nome…

      1. Avatar de Gustavo
        Gustavo

        PS: É normal, porque a California era Espanhola, logo tem nomes nativos como Yosemite, espanhóis, como “Los Angeles”, e em inglês, como “Mountain View”.

  19. Avatar de Samuel
    Samuel

    “A nova versão do OS X está já disponível a partir de hoje para os programadores.”
    onde? não encontro no dev ceter

  20. Avatar de Wilson
    Wilson

    Samuel tenta entrar nessa pagina trás algumas informações sobre el capitan : http://www.apple.com/osx/elcapitan-preview/
    Conforme muitas especulações sobre o OSX teria pequenas mudanças visuais, o foco é em desempenho e performance sendo que muitos usuários de macs vem reclamando sobre a lentidão referente as versões anteriores, em relação aos comentários acima, múltiplas areas de trabalho existe a muitos anos no OSX e no linux, só essa função de tela dividida que veio como bom complemento do que ja tem no OSX, para os haters acima que critica SO da apple e aclamam o Windows 10, pelo amor de Deus, vcs ja usaram o Mac OSX no macbook ou imac novos ?
    sou usuario do macosx não vejo problema, para criticar algo tem que usar, não apenas deduzir, acho muito engraçado muitos haters criticam outros sistemas operacionais assim como OSX e Linux sendo que o Windows é compilado no linux e que os servidores da microsoft utilizam linux !
    Para os haters, procurem saber sobre Arquitetura Unix depois vem conversar de Windows!

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Sabes que um mac fica mais rápido se usar o w10!

      1. Avatar de JBM
        JBM

        O W10 permitia melhor aceleração do interface, o mesmo que se espera no novo OS X, ou talvez mais com o uso do Metal a substituir a aceleração que era até aqui feita via OpenGL.

  21. Avatar de Cris
  22. Avatar de Pff
    Pff

    Resumidamente, o que tras is to de novo?

    1. Avatar de Cris
      Cris

      Basicamente é o Yosemite com performance de Mavericks.

      1. Avatar de Mario Junior
        Mario Junior

        Eu quero é o Yosemite com performance do Snow Leopard!

  23. Avatar de rootchain
    rootchain

    e possivel ate no tiger ter ambientes virtuais. estao a lancar muitas versoes diferentes do osx nao sei porque apenas nao actualizam o yosemite agora este nome lembra-me yo no soy marinheiro soy capitan…

  24. Avatar de Nokall
    Nokall

    Limar arestas,,, nao pode ser considerado um sistema operativo… LOLL Yosemite é so BUGS empanca em i7 com ssd e com 8GB de ram… Valha o Lion e Snow leopard… Desde que o lider passou para o alem… APPLE é so material barato nos portateis para terem altos lucros… e o consumidor que se lixe…. Mas mais lixo esta a ficar a APPLE e o seu hardware bem como software…

  25. Avatar de Nokall
    Nokall

    Tambem é feio roubarem as ideias das aplicações que se encontram a venda em iphones com jailbreak e portarem para o pc e ios 9… sem darem os devidos creditos aos autores.

  26. Avatar de Rafael
    Rafael

    Já se “desagarravam” do OS X, podiam lançar o OS XI…

  27. Avatar de Bruno
    Bruno

    “Tal como o Windows 10, o OS X 10.11 vai também permitir múltiplos ambientes de trabalho virtuais.”

    ?? Já utilizo desde o Tiger.

  28. Avatar de Malamen
    Malamen

    “Craig revelou também que o OS X Yosemite está instalado em 55% dos computadores Apple (mais rápido que qualquer outro SO). ”

    Mas que grande treta… mesmo do tamanho do universo… enfim…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Foi a Apple que disse…e isso ate está registado em imagem.

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      Os dados estão no próprio site da Apple para programadores, e batem certo com outras análises, como da NetMarketshare.