Aplicações que apenas os funcionários da Apple utilizam

14 Comentários

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Sendo uma das lideres de mercado, a Apple tem de ter um cuidado extremo com o desenvolvimento dos seus projectos, de modo a nunca perder o factor surpresa, que é uma das imagens de marca da gigante de Cupertino.

Desta forma, todos os projectos mais importantes estão debaixo da alçada do laboratório de Jony Ive, onde nem todos os funcionários da empresa têm acesso. Para além disso, segundo consta, existem ferramentas secretas que apenas alguns funcionários da empresa utilizam. Serão estas?

imagem_apple_secreto00


Sem dúvidas que dentro do 1 Infinite Loop se escondem grandes segredos e muitos mistérios. Há uma política de sigilo e secretismo que envolve também funcionários da Apple. Além do mais, existirão certamente ferramentas que apenas alguns poderão usar e, em tempos, vimos como só “alguns quadros” testam equipamentos ainda desconhecidos do mundo.

Surgiram agora algumas apps que serão do foro privado e secreto da Apple. Vamos conhecer algumas.

 

Apple Connect

Esta é uma ferramenta utilizada exclusivamente por funcionários da Apple e tem como funcionalidade permitir aos mesmos a entrada em outras aplicações e outros serviços da empresa.

imagem_apple_secreto01

Mas sabem qual é o facto curioso acerca desta ferramenta? A Apple Connect utiliza um estilo de segurança muito semelhante ao sistema padrão de desbloqueio de ecrã presente no Android, como poderão ver na imagem. Curioso, não?

 

Daily Download

Basicamente este serviço é como se fosse um serviço de notícias, onde todos os dias os funcionários podem consultar as actualidades sobre o que vai acontecendo dentro da empresa.

imagem_apple_secreto02

Esta aplicação, que foi descoberta em 2011, não deixa de ser curiosa e revela que a empresa de Cupertino tem um ecossistema interno para funcionários.

 

GKTank

Este é um jogo que foi construído com um único objectivo, mostrar todas as capacidades e potencialidades apresentadas pela ferramenta Game Developer Kit.

imagem_apple_secreto03

Tendo sido até o código-fonte disponibilizado no GitHub para que os programadores pudessem ver como funciona o kit de desenvolvimento da Apple.

 

Inferno

Esta é outra das muitas aplicações secretas utilizadas pelos funcionários da Apple. Inferno é uma ferramenta de teste às configurações internas de dispositivos móveis, como por exemplo o iPhone.

imagem_apple_secreto04

A execução é feita através de várias verificações ao hardware e ao software, chegando mesmo ao ponto de fazer com que o dispositivo desligue ao atingir uma temperatura crítica.

 

MobileGenius

Esta é uma aplicação que é utilizada em todas as lojas oficiais da empresa de Tim Cook.

imagem_apple_secreto05

O objectivo é ajudar os funcionários da Apple a reparar os iPhones dos clientes, permitindo aos mesmos verificar as informações dos clientes e ainda verificar relatórios de testes realizados aos dispositivos danificados.

 

MobileRadar

A aplicação MobileRadar utilizada internamente pelos funcionários da empresa é uma das mais importantes, já que regista todos os erros encontrados no iOS por parte dos funcionários da empresa.

imagem_apple_secreto06

Funcionando mesmo como um sistema de rastreio para esses mesmos erros.

 

Operator

Com esta ferramenta os funcionários da Apple testam todos os componentes e todos os sensores presentes na maioria dos dispositivos móveis fabricados pela empresa, como é o caso dos iPhones, dos iPads e até mesmo dos iPods.

imagem_apple_secreto07

Esta aplicação foi descoberta depois de acidentalmente a empresa ter enviado a ferramenta no interior de alguns dispositivos para os seus clientes.

A titulo de curiosidade, dentro desta ferramenta podem ainda ser encontradas várias músicas da banda INXS.

 

Receipts

Esta ferramenta é de extrema importância para todos os funcionários da Apple e porquê?

imagem_apple_secreto08

Basicamente porque esta aplicação é uma ferramenta construída para que os funcionários da empresa entreguem as suas despesas. Por exemplo, um funcionário da empresa vai a um almoço de negócios com um parceiro e na altura de pagar o almoço, o funcionário tira uma fotografia à factura e envia-a directamente para o Receipts que calcula automaticamente as despesas comerciais dos funcionários da empresa.

 

Red Zone Mobile

Esta é uma aplicação que é utilizada apenas pelos gerentes das lojas Apple. Basicamente esta aplicação fornece informações e comparações de vendas entre as mais variadas lojas da empresa em todo o mundo.

imagem_apple_secreto09

Quanto a imagens da aplicação, não existem em circulação, muito provavelmente porque a aplicação exibe informações sobre as vendas internas da empresa.

 

Switchboard

A Switchboard é utilizada apenas por funcionários da empresa e com provável frequência, tendo como finalidade o download e a actualização de todas as aplicações que os funcionários da empresa necessitam de utilizar no seu dia-a-dia.

imagem_apple_secreto10

 

TouchFighter 2

Um jogo desenvolvido apenas em nível de testes, em que os funcionários da empresa pretendem testar o acelerómetro do iPhone.

imagem_apple_secreto11

Posto isto, os jogadores apenas têm que guiar a nave, bastando inclinar o dispositivo de forma a desviar a nave dos obstáculos.

 

UniBox

Para finalizar temos uma aplicação que com certeza todos os funcionários da empresa utilizam no seu dia-a-dia.

imagem_apple_secreto12

Estamos a falar da aplicação UniBox, aplicação desenvolvida para enviar notificações por parte da empresa para os seus funcionários mas como também para ser utilizada com um cliente de correio de voz corporativo.

 

Estas são algumas aplicações que os funcionários da Apple utilizam no seu dia-a-dia, umas mais óbvias, umas mais caricatas, mas a verdade é que algumas das aplicações presentes nesta lista, muitos de nós nem sonharíamos que existissem, mas a verdade é que existem e com o objectivo de tornar o dia-a-dia destes funcionários mais produtivo.

[via]

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ

    Algumas apps tem mesmo um ar muito basico, parece terem sido feitas “a balda”.

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Para quê perder tempo na parte gráfica de uma app de teste?

    2. Avatar de ACS
      ACS

      A melhor é que nenhuma passava plos requesitos minimos da apple store mas também não é para vender ao publico.

    3. Avatar de nunes
      nunes

      repara que muitas das fotos parecem ser antigas, com versões do iOS já com alguns anos!
      Uma das imagens é até de software dum velho protótipo

    4. Avatar de djizus
      djizus

      É normal criar apps e utilitários que ajudam os colaboradores (mais concretamente os developers).
      Essas apps são SEMPRE “horríveis” em design apenas porque só queremos a sua funcionalidade a funcionar e não perder tempo a por bonito. 🙂

      E ainda estas estão muito bonitas para o que estou habituado a ver 😀

  2. Avatar de Tavares
    Tavares

    Interessante…no fundo são ferramentas para optimizar o desempenho dos seus funcionários.Calculo que todas as “gigantes” do mundo tecnológico(Google,Microsoft,Cisco,Thompson,etc) tenham algo do género a funcionar junto dos seus colaboradores!!

  3. Avatar de LP
    LP

    Gostei. Por acaso é interessante como conseguirem manter o secretismo sem grandes duas de informação.

    1. Avatar de Zé Tolas
      Zé Tolas

      WAATTT!!!

      1. Avatar de LP
        LP

        Tiveste algum vislumbre p.ex. do Watch antes do lançamento? Sendo um grande lançamento e com tanta gente envolvida é quase impossivel não haver leaks.
        Do iPad a mesma coisa, iOS também não havia grande coisa, só do iPhone é que já se sabia tudo…

  4. Avatar de Paulo Costa
    Paulo Costa

    E tão secreto que esta tudo aqui.. funcionalidades, imagem etc..

    1. Avatar de ACS
      ACS

      possivelmete alguem perdeu o telemovel. O certo é que o iphone existe desde 2007 e só agr passado meia decada é que sabemos.

      1. Avatar de Tavares
        Tavares

        Só agora sabemos o quê?? Que as empresas(grandes ou pequenas)têm “ferramentas” para optimizar o desempenho dos funcionários? Eu acho isso perfeitamente normal e não vejo razão para que uma empresa metalurgica(por exemplo)informe os clientes se os parafusos de determinado projeto são apertados com uma chave de “bocas” ou com uma chave de “roquete”…kkkkkkk.

        1. Avatar de Rafael
          Rafael

          Só agora sabemos quais e que tipo são.