Android perdeu 8% da sua quota de mercado, grande parte para o iPhone da Apple

10 Comentários

Tal como acontece noutros segmentos, no mundo tecnológico também existem muitas rivalidades, umas mais saudáveis do que outras. E há alguns exemplos em que a competição já é crónica, como é o caso dos smartphones Android e iPhone.

E de acordo com as mais recentes informações, ao longo de cinco anos, o sistema operativo móvel da Google perdeu 8% da sua participação de mercado, e a maior parte para o rival iPhone da Apple.



Android perde 8% de participação, em parte para o iPhone

De acordo com os dados de um novo relatório da empresa StockApps, o sistema operativo móvel Android perdeu 8% da sua quota de mercado, grande parte para o rival iPhone da Apple. Os detalhes indicam que o poder do sistema da Google caiu nos últimos cinco anos, sendo que em 2018 detinha 77,32% do mercado e em janeiro de 2022 essa percentagem já ‘só’ era de 69,74%. Assim sendo, o sistema operativo móvel mais popular do mundo perdeu assim um total de 7,58% da sua quota de mercado.

Por outro lado, no que respeita ao iOS do iPhone da Apple, este sistema viu a sua participação aumentar de 19,4% para 25,49%, um incremento de 6,09%. Portanto, grande parte da perda do Android foi parar aos ganhos do iOS. Como seria previsível, se juntarmos os dois sistemas operativos móveis, temos praticamente a totalidade do domínio deste mercado.

Segundo o relatório, atualmente 7 em cada 10 smartphones são Android, enquanto que 2 dos 3 restantes provavelmente estão equipados com o iOS. Por sua vez, o smartphone restante terá integrado outros sistema operativo móvel de outra marca menos expressiva neste segmento.

O relatório diz ainda que, embora o Android seja usado na maior parte dos países, o iOS continua a ter mais expressão no mercado norte-americano. Nas regiões asiáticas e da América do Sul, o sistema da Google está em 81% e 90% dos equipamentos, enquanto que o iOS está em 18% e 10%, respetivamente. Nestes locais, menos de 1% dos smartphones tem outro sistema operativo móvel.

Na América do Norte e na Oceânia, o iOS tem uma participação de 54% em ambos os mercados, o Android tem quase 45% e os restantes menos de 1%. Já na África, o Android está em 84% dos telefones, ao passo que o iOS detém 14% e os restantes sistemas cerca de 2%. Na Europa, o sistema da Google encontra-se em 69,3% dos smartphones contra 30% dos iPhones.

Participe na nossa questão desta semana:

Qual a versão do Android que usa no seu smartphone?

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Patati
    Patati

    “Android perde 8% de participação, em parte para o iPhone”
    Isso é que é um mistério! Qual é a parte que não é o iPhone?
    Windows Phone e Nokia Serie 40? Há que tempos que foram de c*nª.
    SamsungOS, também foi de c*n*.
    KaiOS – mas está-se a falar de smartphones ou de feature phones?
    Só pode ser os Unknow/Other, seja lá isso o que for. É um mistério.

    Certo, certo, é que mais nenhuma empresa de pesquisas dá 25,5% (1/4) ao iPhone. O iPhone tem comido uns pontitos ao Android, mas não chega aos 25% de quota de mercado.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Na América do Norte e na Oceânia, o iOS tem uma participação de 54% em ambos os mercados, o Android tem quase 45% e os restantes menos de 1%. Já na África, o Android está em 84% dos telefones, ao passo que o iOS detém 14% e os restantes sistemas cerca de 2%. Na Europa, o sistema da Google encontra-se em 69,3% dos smartphones contra 30% dos iPhones.” Este último parágrafo diz tudo.É exemplificativo de quem mais usa os iPhones um pouco por todo o mundo.

    1. Avatar de LarilasOS
      LarilasOS

      Eu chamava-lhe mais, rotular pessoas…tipo assim: “ Na América do Norte e na Oceânia, o iOS tem uma participação de 54%” caso pra dizer: Burros com duas palas
      “ Já na África, o Android está em 84% dos telefones” caso pra dizer: Pobres do car….a sério que os conguitos não arranjam guito pra comprar melhor?
      “ Na Europa, o sistema da Google encontra-se em 69,3% dos smartphones” oh…mais que esperado…então a União Europeia não anda a querer aplicar sanções à Apple por esta não mudar o iPhone para USBC? E pra não falar que o iPhone parece estar muito ligado à “realidade americana”…ah e tal…desbloqueia os BMW’s e os Tesla’s…sim sim…como se todos os cidadãos da Europa tivessem BMW’s ou Tesla’s…ah e tal…tem aquela coisa da “casa inteligente”..sim…os cidadão europeus o que mais têm são casas inteligentes…e por aí vai…

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Escrita coerente não é o forte por essas bandas, pois não, LarilasOS?

        1. Avatar de LarilasOS
          LarilasOS

          Heim? Onde está o erro?

  3. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Será que perde para o iOS ou para o Harmony OS e não querem reconhecer isso?

    1. Avatar de Castro
      Castro

      e de onde é que o iOS vai buscar o ganho que é apresentado?

  4. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    E agora vai perder 40% devido as apps de gravação de chamadas deixarem de funcionar 🙁

    1. Avatar de LarilasOS
      LarilasOS

      Eu pra gravar, ligo a saída dos phones a um gravador tipo um Tascam DR40X e coloco a gravar em 4 canais…os microfones do gravador pra captar a minha voz e a entrada de linha que vem da saída de phones do telemóvel e claro…preciso escutar a chamada através da saída dos headphones do gravador….mas isso sou eu que preciso fazer gravação de chamadas para TV e rádio…com qualidade e em Wave.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Por que não em FLAC? O equipamento não permite?