AMPPS – Um alternativa ao XAMPP para Windows e Mac

21 Comentários

Quando necessitamos de criar sites/serviços Web, é necessário possuir um ambiente de desenvolvimento que possua suporte para as tecnologias nas quais vamos desenvolver os nossos projectos. Lembro-me que, há uns anos, era muita das vezes complexa e árdua a tarefa de preparar uma plataforma de desenvolvimento assente em Apache + PHP + MySQL. Com o aparecimento da popular plataforma XAMPP tudo se tornou mais simples, pois basta iniciar os serviços para que tudo funcione na perfeição, não havendo assim a necessidade de integrar componentes/módulos (ex. Apache + PHP + MySQL).

Depois de termos apresentado o XAMPP, o WampServer, entre outros..hoje vamos conhecer o AMPPS.

ampp_06

Para quem não sabe, o Apache Web Server foi criado em 1995 por Rob McCool, que na altura era funcionário da NCSA (National Center for Supercomputing Applications). Este servidor web é distribuído numa variedade de plataformas impressionante, deste o Windows, Linux, Novel, Mac, OS/2 BeOS e etc. O PHP é uma linguagem de programação para server-side scripting e o  MySQL Base de dados open source mais popular (apesar de recentemente estar “debaixo de fogo – saber mais aqui“.

O AMPPS foi desenvolvido pela empresa Softaculous e permite, de uma forma simples e rápida, montar uma plataforma de desenvolvimento com suporte para Apache, Mysql, PHP, Perl, Python, incluindo um serviço de FTP. Além disso, esta plataforma facilita a instalação de mais de 200 plataformas, como é o caso:

  • Joomla
  • WordPress
  • Magento
  • SMF
  • phpBB
  • Gallery
  • Mentis
  • MediaWiki
  • SugarCRM
  • Dolphin
  • OpenX
  • PrestaShop
  • MyBB
  • SquirrelMail
  • LimeSurvey
  • EyeOS
  • Vtiger
  • osTicket
  • CodeIgniter
  • Moodle, etc.
Exemplo de instalação em Windows

Para instalar o AMPPS no Windows basta seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Efectuar o download do Ampps aqui e proceder à sua instalação

Passo 2 – Após a instalação deverá executar o Ampps e permitir que seja adicionada uma excepção à Firewall (ou seja, abrir os portos de comunicação do Apache 80/443) carregando apenas em Desbloquear.

ampp_02

Passo 3 – A aplicação apresenta uma interface simples e bem organizada, permitindo ao utilizador, graficamente, controlar e configurar os vários serviços. Como podem ver é muito fácil iniciar, parar e reiniciar serviços.

ampp_03

…exemplo do acesso às configuração do PHP, onde podemos facilmente alterar o ficheiro php.in (através da opção Configuration) ou então reverter para as configurações por omissão

ampp_04

Passo 4: Depois dos serviços iniciados, o utilizador pode aceder ao endereço http://localhost onde poderá também configurar um conjunto de funcionalidades dos diversos serviços.

ampp_05

…além disso, tal como referido, a instalação facilita a instalação e configuração de mais de 200 serviços/plataformas web.

ampp_07

Apesar do XAMPP ser mais popular, o AMPPS demonstrou ser bem mais completo, incluindo uma interface gráfica que dá ao utilizador a possibilidade de configurar e instalar os mais diversos serviços/plataformas web based. Além disso, o utilizador pode inclusive testar os serviços online sem a necessidade de os instalar na sua plataforma.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows e MacOS
Download: Escolha aqui o seu Sistema Operativo
Homepage: AMPSS

 

Caso necessitem de uma plataforma deste tipo, testem o AMPPS e deem-nos o vosso feedback

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Silva
    Daniel Silva

    Pedro,

    Na tua opinião, qual é o melhor?

    DS

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Daniel

      Normalmente eu instalo tudo em separado. Mas gostei muito deste

      1. Avatar de Visitante
        Visitante

        Pedro,

        Essa resposta não é de engenheiro mas de advogado 🙂

      2. Avatar de Bónus
        Bónus

        No Mac só é necessário instalar o MySQL.

  2. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Uma pergunta.
    Este tem o mesmo problema do WAMP? O problema é que com o skype ligado o apache não arranca pois usa a mesma porta (80)

    1. Avatar de pixar
      pixar

      Não posso responder ao certo a essa pergunta porque não costumo a usar o Skype, mas se existe essa incompatibilidade entre o Skype e o Apache, com este pacote de serviços o problema irá persistir. Não esquecer que neste caso também é instalado o Apache.
      Se for um servidor apenas para testes em casa, existe a hipotese de mudar a porta do serviço web no httpd.conf do apache (8080 p. exemplo).

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Boas

        De facto o problema, se assim pode ser chamado, está do lado do skype que também usa o Porto 80 (por norma, ninguém bloqueia este Porto).

        No entanto o skype tem a opção de não associar o Porto 80 as comunicações

    2. Avatar de maneu
      maneu

      Isso n é um problema. Altera a porta.

  3. Avatar de pixar
    pixar

    Continuo a preferir a instalação individual de cada serviço e assim controlar à minha maneira as configurações.
    Depois é uma questão de guardar os ficheiros de configuração para quando tiver de voltar a instalar.

  4. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Eu tenho instalado LAMP em CentOS 6.3 64 bits. Tem também MySQL Workbench e Umbrello. O problema é o eclipse indigo workbench para PHP developers. O que consegui melhor foi o do zend. Mas há umas virgulas fora do lugar que ainda não descobri como por a funcionar. Se alguém souber como se instala e parametriza … A dor de cabeça é sempre quando se faz run ou debug, pois o browser abre e aponta para um lugar errado e não encontra a source que quero executar. O remendo é fazer cp da source que está no workspace com o projecto para /var/www/html , mas não é suposto ser assim. Alguém pró dá uma ajuda ? Desculpem o off-topic.

    1. Avatar de pixar
      pixar

      Se percebi bem o problema, tudo se resolve com a mudança de pasta root do servidor web no httpd.conf localizado na /etc/httpd/conf/

      1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        Estou a resolver o problema temporariamente com o script

        #!/bin/sh

        if [ $# -lt 1 ]; then
        echo “copia ficheiro para o servidor web”
        echo ” entre como argumento o nome do ficheiro”
        exit 1
        fi

        echo “Numero de argumentos: $#”

        COUNT=0
        for ARG in $*; do
        COUNT=`expr $COUNT + 1`
        # echo “Argumento $COUNT: $ARG”
        done

        if [ $COUNT == 1 ] ; then

        ONDE=`pwd`
        ORIGEM=$ONDE”/”$ARG
        DIRACTUAL=”${PWD//*\/}”
        DESTINO=”/var/www/html/”$DIRACTUAL”/”$ARG

        echo “Ficheiro a ser copiado : “$ARG
        echo “Directorio currente : “$DIRACTUAL
        echo “a copiar de ” $ORIGEM
        echo “para ” $DESTINO
        CMD=`cp $ORIGEM $DESTINO`
        echo $CMD

        fi

        echo “copia terminada”
        exit 0

        O problema é mesmo a configuração no eclipse ou por causa do eclipse (penso eu de que …), tenho que ver como está a ser resolvido pelos outros
        tenho os directorios
        /usr/share/mysql-workbench
        /usr/share/phpmyadmin
        /usr/share/php (está vazio) devia ter alguma coisa ?, se tivesse algo como o mysql-workbench ou phpmyadmin talvez funcionasse …

  5. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Ora eu cá prefiro uma máquina virtual (CentOS) com os serviços configurados. Não me afecta quase nada o desempenho da máquina.

    Quanto ao AMPPS parece ter um UI agradável.

  6. Avatar de Carlos Florencio

    Comecei por usar o XAMP mas depois passei para EasyPHP, gosto muito dá página de localhost deste.

    http://www.easyphp.org/

  7. Avatar de Filipe
    Filipe

    Eu tenho um dominio pago e quero criar um subdominio com este programa para ser acedido atraves da internet… Como é que eu faço isso?

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não é difícil, mas se és newbie nesta área vais necessitar de saber muita coisa.
      Procura informação sobre:
      – criar o servidor em casa;
      – abrir porta no router para aceder ao serviço web desse servidor;
      – reencaminhar o subdominio para a tua máquina.

      Se souberes estes três passos, vai ser simples.
      Procura aqui no PPLWARE informação sobre isso. Eles têm tutoriais interessantes que te podem ajudar.

      boa sorte

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Obrigado… Vou tentar ver isso 😉

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          qualquer coisa nelsontrosado/gmail/com

  8. Avatar de Carlos Reis
    Carlos Reis

    Eu utilizo o MAMP.

  9. Avatar de JohnDoe
    JohnDoe

    dá para instalar numa pen usb e correr a partir daí?

  10. Avatar de karson
    karson

    achei o programa interessante ,principalmente pelo facto de permitir configurar os domínios