AirMenu – O atendimento personalizado sem espera

13 Comentários

Com o aperfeiçoamento das aplicações e dos serviços, é possível ajustar conceitos para que um Smartphone ou Tablet estejam ao serviço do utilizador em muitos momentos, até na hora de fazer uma reserva ou um pedido num restaurante ou hotel.

O AirMenu é um interessante conceito, que atribui a uma app para iOS ou Android, além do WebService, a capacidade de, através de uma ementa virtual, permitir efectuar pedidos para o seu restaurante favorito e não só!


Uma start-up portuguesa desenvolveu um método inovador de efectuar pedidos em restaurantes, hotéis ou eventos. O AirMenu é uma plataforma, composta por um portal online e aplicações nativas para Android e iOS, que permite a estabelecimentos como restaurantes, hotéis, campos de golfe, entre muitos outros, receber pedidos de clientes feitos através de dispositivos móveis.

anterior próxima

Para um cliente efetuar os pedidos, basta aceder aos menus do restaurante ou do estabelecimento pretendido, através da aplicação móvel ou no site www.airmenu.com. O estabelecimento pode também facilitar o acesso aos menus, ao disponibilizar um código QR gerado pela plataforma que, quando lido, direcciona os clientes para o perfil do AirMenu.

PS: Veja o vídeo no YouTube se preferir.

Os pedidos são geridos no backoffice privado através de um browser, não sendo por isso necessária a instalação de qualquer software adicional.

O método, todo ele pensado ao pormenor, pretende diminuir o tempo de espera e aumentar a autonomia na hora de escolher os produtos. Esta ideia poderá trazer ao cliente uma maior comodidade, pois este passa a ter na mão o controlo do que pretende, quando pretende e parte logo com o pedido feito, depois é sentar e usufruir.

Estas plataformas, ao estarem disponíveis “no bolso” de cada potencial cliente, aumentam também a garantia de sucesso dos estabelecimentos, pois é mais uma forma de fidelizar o cliente, com inovação.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS/Android
Download [iOS]: AirMenu 1.1 [2.0MB]
Download [Android]: AirMenu 1.0.7 [401KB]
Homepage: AirMenu

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não funciona como é esperao. Experimentei este fim de semana num espaço aderente e depois de já ter saido da mesa, andei uns 50 mts e conseguia efetuar pedidos como se fosse um novo cliente.
    O design da própria aplicação é bastante fraco e pouco convidativo para a usar durante toda uma refeição.
    Existem templates que poderiam ter comprado por uns meros 10€ bastante mais atrativos.

  2. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Já tinha tido uma ideia similar, mas fico contente que alguém tenha a ideia e avance.

    No final de contas tenho que admitir que sou um “idiota”, ao longo da vida já tive muitas ideias que acabei mais a frente de ver alguém desenvolver uma ideia idêntica.

    1. Avatar de miguel L.
      miguel L.

      Mexa-se meu amigo…mexa-se

    2. Avatar de Vítor M.

      Pois, é mesmo isso, não deixes as ideias maturar muito tempo, mexe-te, põe em pratica, há muita gente com boas ideias e o mais rápido… normalmente é quem tira proveito 😉

      1. Avatar de DarKNeSs
        DarKNeSs

        e eu tava a elaborar esta ideia para o meu projecto final 🙁

    3. Avatar de maneu
      maneu

      Por isso é que se chamam ideas…
      Já tive muitas ideias que possivelmente hoje valem milhões a diferença é que não as pus em pratica. :-p

  3. Avatar de JJ
    JJ

    Acho que isto seria útil, se a própria mesa do café/restaurante tive-se um pequeno tablet para o efeito.

    Mas, tinham que começar por algum lado. Já é bom.
    A tempos tinha ouvido falar de uma empresa que andava a fazer isso numa reportagem, não sei se era a mesma… mas deve ser lol

  4. Avatar de lustdj
    lustdj

    Ainda só tem uns 8 locais onde se possa utilizar…nenhum em lx, 5 no porto, 1 em viseu e 2 no algarve( 2 hoteis sendo um deles dos mais exclusivos do pais) assim não vai muito longe…mas a ideia é excelente 🙂

  5. Avatar de ta_158
    ta_158

    Também estive há uns dias no Black Coffe e experimentei o AirMenu.. bela m*rda, crashou-me logo o telemóvel. Instant delete app… Ainda me gastou tráfego 3g além de ser super lenta.

    1. Avatar de antonio
      antonio

      A ideia tem bastante potencial, e é de aplaudir quem nesta época põe o mercado a mexer!
      Agora só espero que quem vem para aqui dizer que a app é uma m###a, que “cracha” e tal e tal se ao “trabalho” e ajude e ajude dando feedback para que esta possa melhorar, de preferência directamente para a empresa por exemplo (dei-me ao trabalho de ir ao site procurar) aqui está o formulário de contacto: http://info.airmenu.com/contacto-airmenu

      Não estou de qualquer modo ligado à empresa referida..

  6. Avatar de luislelis
    luislelis

    Acho a ideia um espetaculo.
    Commo App nao posso avaliar pois nao tive oportunidade de experimentar.
    Agora como abertura para um novo mercado (que julgo estar muito proximo) e de limar as arestas de imediato e começar a massificar.
    Afinal e o sonho do consumidor “mais rapido e com menos erros” “quero tacitamente o que pedi”.
    Na prespectiva do patrao: “Nem preciso de tanta gente a trabalhar aqui” “nada foi para o lixo por erro no pedido”.
    Para a economia:Empregados -50% na sala +25% na preparacao, pessoal novas tecnologias 2 no minimo (as coisas nao aparecem na internet por magia) aumento de rendimento + satisfacao do cliente +30%.
    Conclusao: O Passado do Coelho fica a saber do app e quer ganhar mais do que o gajo da ideia.
    Processa-o obriga a anexar um ficheiro, para controlar o q o gajo anda a ganhar. Mete-o em tribunal, por ter andado a fugir ao fisco estes anos todos(sim porque se teve a ideia nao foi agora. Teve de a ter trabalhado por muitos anos sem pagar impostos).
    A patente perde-se pq o gajo tem que a vender a um estrangeiro qualquer, para pagar um advogado ou nao tem dinheiro para patentear internacionalmente(esta a espera da ajuda do estado… sentado).
    Mas eu como sou optimista acho que o APP vai ter sucesso.
    Parabens pela ideia e aceitem aquele abraco.

  7. Avatar de Hugo
    Hugo

    Uma ideia excelente.

    Testei num movimentado café de Matosinhos, onde me serviram bastante rápido, mesmo estando à pinha. Até ouvi, no sistema de som do café, o sinal sonoro a notificar que alguém tinha feito um pedido. Foi muito boa a sensação que tive quando vi a minha cerveja a chegar à mesa automaticamente. Espero que cada vez mais estabelecimentos integrem este serviço e que beneficiem da publicidade e da eficiência que ele traz.

    Têm de experimentar.

  8. Avatar de Tiago Simão
    Tiago Simão

    Gosto imenso desta ideia, principalmente quando passei meio ano a matar os neurónios para desenvolver “PratosLimnpos”, aplicação esta muito semelhante e que foi o projecto de final de curso de Engenharia Informática do ano 2011/2012. Vocês podem perguntar o porque de não ter dado continuidade, pois foi por falta de apoio e tempo, pois após terminar um curso o mais importante é arranjar trabalho, o que deixou este projecto arrumado na gaveta e na biblioteca do IPG. De qualquer das formas não ponho aqui nada em causa pois pode ser pura coincidência, principalmente, quando é utilizado o QRcode nas mesas para efectuar automaticamente o pedido, será ou não ideia original dos criadores do AirMenu, quem sabe… O único ponto que me deixa triste é que esta aplicação (após ter utilizado) se encontra muito incompleta e pareceu-me que foi implementada em modo “relâmpago”, enfim só desejo que prospere e dê créditos a quem a fez.