Uma das novidades do iPhone 16 está presente no Android há mais de 10 anos. Será mesmo?

36 Comentários

A Apple apresentou a sua nova linha de smartphones, onde o iPhone 16 é o foco. Entre as principais características e novidades está um novo botão, que permite controlar a câmara fotográfica de uma forma única. Apesar de ter sido apresentada como exclusiva, há quem diga que está presente no universo Android há mais de 10 anos. Será mesmo?

iPhone 16 Apple botão câmara Android

Uma novidade do iPhone 16 que dizem que o Android já tem

No iPhone 16, a principal funcionalidade do novo botão é permitir que os utilizadores acedam à câmara de forma rápida e fácil a qualquer momento. Só será necessário carregar nele e a aplicação da câmara será aberta instantaneamente. Depois, com o mesmo botão, será possível controlar a app associada.

De imediato, esta novidade chamou a atenção dos utilizadores dos smartphones Android. Este botão que agora chega com o iPhone 16 já os smartphones com o sistema da Google têm há muito tempo. Contudo, têm-no com nuances relevantes. Apesar de os smartphones Android poderem configurar o botão de bloqueio como atalho para a câmara, a sua funcionalidade fica-se por aí.

iPhone 16 Apple botão câmara Android

Um botão para controlar a câmara do smartphone

A solução criada pela Apple para este novo botão háptico é muito maior do que o que foi apresentado até agora no Android. A Sony teve uma solução próxima há alguns anos, mas era apenas um atalho direto para a câmara, com um botão dedicado no smartphone.

O controlo da câmara no novo iPhone 16 é um salto funcional e a Apple mostrou as diferentes possibilidades que este novo botão integra. Poderá ser usado por quem tira fotografias ou grava vídeos e representa uma vantagem substancial quando se trata de fazer ajustes, sem ter de entrar em mudanças complicadas na interface.

iPhone 16 Apple botão câmara Android

Apple criou uma solução muito mais aprimorada

Ainda é cedo para saber como este botão irá funcionar e como a Apple o integrou no iPhone 16. Tudo indica que poderá ser mais uma das tendências que os fabricantes Android decidem adotar, pelo que devemos aguardar para ver como o mercado irá reagir a esta novidade.

Nas próximas semanas, com a chegada do iPhone 16 aos utilizadores, certamente que este botão dedicado será um dos pontos mais avaliados. Mais do que um botão, este é um controlo que a Apple criou para agilizar e simplificar a captura de imagens, dando ao utilizador um controlo grande sobre todos os elementos da fotografia.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sergio
    sergio

    o Android já teve em alguns Samsung um botão dedicado há câmara mas não faz a mesma coisas que o iphone 16 faz agora da para por os botões do volume para tira fotos e grava vídeo mas depois não da para fazer zoom por isso não é a mesma coisa.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Os Samsung com a S-pen fazem isto e um pouco mais, pois não tens de estar a segurar o tlf

  2. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Já o meu velhinho Jet tinha isso em 2008 e ainda não era android.

  3. Avatar de Sera verdade
    Sera verdade

    Independentemente de já existir no Android, desde que seja melhorado e optimizado é uma inovação só por si.

    1. Avatar de Yessss
      Yessss

      É como o PCP, as derrotas transformam-se em vitórias, sem mais…

  4. Avatar de Zero
    Zero

    Pois é daquelas funcionalidades que todos vão experimentar mas depois todos vão mecanicamente usar o toutch . Este botão foi criado a pensar em quem está habituado a usar câmaras profissionais e em ter utilidade se a Apple realmente tivesse cumprido com o prometido em relação às novas câmaras

    1. Avatar de antonio
      antonio

      Se quiseres tirar fotos debaixo da água o touch falha muito. Mas tu não tiras com o teu iphone por isso não sabes 🙂

  5. Avatar de Nuno Perelim
    Nuno Perelim

    Apple é banhada.

    1. Avatar de Yessss
      Yessss

      Banha da cobra alto preço. Há por aí uns que dizem, se é caro é bom.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Nem sempre mas também.
        Não uso iphone mas dizer que não presta é só e apenas falta de noção.

    2. Avatar de Tó

      Aquele comentário inteligente, informado e clubístico. Posso ser teu amiguinho?

  6. Avatar de AJ
    AJ

    Um Android nunca vai ter a otimização hardware / software que um Iphone tem. É como comparar um fato pronto a vestir com um fato feito à medida, e se a Apple copia alguma coisa do android, o mundo android de hoje deve muito ao iphone 1 e a tecnologia Touch, o android não faz favor nenhum à Apple.

    1. Avatar de antonio
      antonio

      sai de casa que o mundo não é virtual.

      1. Avatar de AJ
        AJ

        trate do cotovelo e da ignorância

    2. Avatar de Yessss
      Yessss

      Também usas óculos da Apple?

      1. Avatar de AJ
        AJ

        não, e tu usas antolhos dos cavalos?

  7. Avatar de tiago
    tiago

    insiste-se em comparar um telemóvel com um sistema operativo, iphone é uma coisa, tem IOS, android é outra, está presente em milhoes de dispositivos, nem sempre telemóveis . Para mim, isto é comprar a estrada da beira com a beira da estrada.

  8. Avatar de António+de+Oliveira+S
    António+de+Oliveira+S

    Há uma novidade que gostei bastante, não sei se os android fazem, conseguir pausar um vídeo durante a gravação

    1. Avatar de Rui Pedro
      Rui Pedro

      No meu velhinho Alcatel com android 4 há cerca de 10 anos já fazia isso. Não é grande novidade.

      1. Avatar de Manuel Espamo Pau
        Manuel Espamo Pau

        estava a ser ironico

        1. Avatar de Rui Pedro
          Rui Pedro

          Só podia. Não acredito que o iPhone não tenha já essa funcionalidade há uns anos.

          1. Avatar de António+de+Oliveira+S
            António+de+Oliveira+S

            O pior é que não tem mesmo, nativo… ahaha

  9. Avatar de Valter
    Valter

    Tenho um Nokia N8 (de 2009) que já tinha esse botão dedicado para a câmera, ao pressionar até o meio fazia o foco.

  10. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Até o N95 tinha e era mais velho.

  11. Avatar de Raul
    Raul

    Como é que a Apple ainda lança no mercado telefones entre 900 e 1000 e tal euros com ecrã a 60hz como o IPhone 16 e o 16 Plus ??? Há telefones a 200€ com ecrã melhor e a 120hz. Pois o meu pixel 8 Pro com 256GB novo na Vodafone com pontos e entrega do meu telemóvel anterior, custou quase metade do preço do iPhone 16 e mete o iPhone 16 a um canto!

    1. Avatar de JP
      JP

      Porque os carneirinhos não querem saber disso, desde que tenha uma maçã roida na parte de trás para os amigos verem, e compram. Até fica mais barato à Apple.

  12. Avatar de Oli
    Oli

    Como o nome diz “é uma novidade no iPhone” e pronto pah

  13. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    No meu Android (versão 14) pode-se ligar a câmara, diretamente no ecrã, sem entrar no sistema, depois posso configurar a câmara para aquela situação específica! Não estou a ver algo o que o IOS têm que não possa fazer no android! Talvez o pseudo estatuto!

  14. Avatar de Tafc
    Tafc

    Apple continua a vender banha de cobra. Só cai quem quer!

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    Quando a apple faz, faz bem! Digam o que quiserem, que já faz há anos… Não, não faz! Nenhum telemóvel Android tem este controlo como é o do iPhone agora… Botões dedicados a abrir aplicações já o meu Nokia xpress music tinha, agora que desse para regular estas definições todas e com esta leveza, nenhum até aqui tinha, portanto sim, a Apple inovou!

    Não vale a pena virem os haters, em que o Android é que é bom, que são esses mesmos haters que me pedem a mim que tenho um iPhone 13 mini (3 anos atrás) para lhes tirar fotografias que ficam melhor com o iPhone…

    Aliás, se os telemóveis da Apple e a sua inovação são tão fracos, porque de tanta comichão em exigirem a porta USB c e lojas alternativas? Quem vai para uma marca ou um ecossistema por opção, sabe com o que conta… Entradas próprias, sistemas próprios, tudo próprio. Quem gosta, tudo bem, quem não gosta tem de procurar alternativas. “Certo Miguel, e onde tens essas alternativas?” Perguntam os meus amigos. E a resposta é simples: com a simplicidade e facilidade da Apple, não tens! Tens de ir para alternativas complexas, que te saem mais complicadas de configurar, é o preço a pagar.

    Agora quanto à minha opinião… Ambos os sistemas têm coisas boas, coisas menos boas, coisas que gosto e coisas que não gosto. O mais otimizado para mim é sem dúvida o sistema Apple por toda esta facilidade de sincronização de ecossistema, é simples. Agora, respeito o Android, estamos a falar de um sistema open source, tem muito potencial e além do mais, a mascote (o robot) é fixe eheh

    1. Avatar de Manuel Espamo Pau
      Manuel Espamo Pau

      A verdade é que ninguém te perguntou nada

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        A verdade é que não respondi a nada…

  16. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Engraçadp, isso de otimização, para disfarçar que a Apple limita os clientes como ela bem quer. Só gora é que anda a por personalização onde o Android já tem isso á anos, entre outras coisas como o USB-C que todo o mundo aderiu e a Apple decidiu embirrar.
    Em termos de camara nao acho o Iphone nada melhor que a Samsung ou Sony. Até porque a Sony e a Samsung fazem camaras fotográficas e a Apple precisa delas para ter camaras nos telemoveis dela.
    Relativo ao que a Apple faz é com base no que já existe, agora se me disserem que na altura do Steve Jobs houve muita inovação, ai acredito, foi a unica pessoa capaz de inovar desde que ele faleceu a Apple nao me cativou em nada.
    As outras marcas fazem igual ou melhor e nem precisa tantos séculos para dizer que fez ou construiu, a tecnologia fica obsoleta rapidamente o Iphone nao foge da regra.
    Cada um compra o que quer, mas cair em ilusões é tramado.

  17. Avatar de Judite
    Judite

    Ninguém disse que era uma novidade nos smartphones lol é sim uma novidade nos iPhones, ponto.

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    E eu não lhe pedi opinião ao meu comentário.

  19. Avatar de João
    João

    Ainda não viram, ainda não mexeram e já dizem que já tiveram telefones que faziam o mesmo. Típico hater.