Adoção do iOS 11 mais baixa em relação aos últimos anos

44 Comentários

O novo sistema operativo da Apple para dispositivos móveis, o iOS 11, tem tido uma rápida adoção, mas parece que ainda não captou a atenção de todos. Durante o dia de ontem, a Apple partilhou os mais recentes dados acerca da taxa de adoção do iOS 11, no website dos programadores de aplicações para a App Store.

De acordo com os dados oficiais, o iOS 11 já se encontra instalado em mais de 52% dos dispositivos desde o seu lançamento oficial a meados de Setembro. No entanto, cerca de 38% dos dispositivos compatíveis ainda estão a correr o iOS 10.

ios 11


Estes números não são de todo maus, mas mesmo assim, não vêm bater o recorde estabelecido por versões mais antigas do iOS. Por exemplo, quando o iOS 9 foi lançado, por esta altura, já se encontrava instalado em mais de 66% dos dispositivos. Por outro lado, o iOS 10 já se encontrava instalado em mais de 2/3 dos dispositivos compatíveis passado um mês do seu lançamento oficial.

 

A evolução do iOS 11

Sem dúvida, a adoção do iOS 11 tem sido mais lenta do que algumas das versões anteriores. Os problemas iniciais que o sistema operativo apresentava quando foi lançado, nomeadamente o rápido consumo da bateria, podem ter influenciado a baixa adoção nestes primeiros tempos.

Por isso, a Apple já lançou algumas atualizações para o seu mais recente SO, sendo o iOS 11.1 a maior até agora. O iOS 11.1 trouxe novos emojis, voltou a estar disponível a funcionalidade do Touch 3D para Multitasking e inclui algumas correções de falhas de segurança.

O iOS 11.2 está neste momento em fase de testes mas brevemente será lançado. Uma das funcionalidades que vai aparecer pela primeira vez será o Apple Pay Cash, que permitirá aos utilizadores transferir dinheiro pelo iMessage. Talvez esta funcionalidade atraia mais utilizadores a instalar a nova versão do iOS.

Conclusão

Uns dias antes do lançamento original do iOS 11, o iOS 10 já se encontrava instalado em mais de 89% dos dispositivos. Vamos esperar e ver a evolução do iOS 11 ao longo do tempo. Entretanto, vale a pena ressalvar que o Android Oreo ainda só se encontra em cerca de 0,2% dos dispositivos.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de migas
    migas

    As atualizações não deixam os iphones mais antigos mais lentos?

    1. Avatar de Huaweirules
      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Não é óbvio, nem certo. Depende de vários fatores.

    2. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Depende. Se tiveres iPhone 4 ou 4s, esses ficaram com algum lag e um pouco lentos. Já o iPhone 5s com iOS 11, até ficou mais rápido que no iOS 10. O problema destes modelos que referi, tem a ver com a duração da bateria. Perdeu alguma autonomia. Quanto ao resto é conversa de quem não sabe.

  2. Avatar de Fernandes
    Fernandes

    Provavelmente o pior ios até agora. O meu iphone se esta no 10 e assim ficara durante uns tempos valentes. Enquanto fizer sempre uma media de 10 horas de bateria em uso, e ler tanto fórum a queixarem do ios 11 nem lhe mexo.

    1. Avatar de Dc
      Dc

      Eu uso sempre os betas e o 11 é de longe o que apresenta maior taxa a nivel de bugs.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Nada de estranhar, estão a reformular o sistema operativo.

    2. Avatar de Ozzy Osborne
      Ozzy Osborne

      Activei a garantia do meu SE esta 2ªfeira. Fiz o erro de actualizar para o iOS 11 e fiquei com um tijolo… Começou a fazer restart sozinho e em loop até ficar completamente bloqueado e com o ecrã tipo matrix…
      Entreguei-o na Tou Aqui Tou Ali, fizeram logo um diagnostico e confirmaram que não é do hardware. Estou agora à espera de resposta…

  3. Avatar de Alvaro Campos
    Alvaro Campos

    Tendo em conta a enorme fragmentação do Android e a pouca apetência dos fabricantes para lançar novos equipamentos com a última versão do SO disponível é normal haver poucos terminais Android com a versão Oreo, mas em relação ao iOS fiquei muito espantado com esses valores pois não há assim tantos equipamentos diferentes.

  4. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    É razoável os utilizadores estarem com o receio da atualização com base na experiência adquirida com versões anteriores. Querem beta testers que paguem para tal

  5. Avatar de RVO
    RVO

    No iPhone 6 ficou muito lento e a bateria sofreu uma redução face ao passado. Nem um reset total e limpeza das apps que não uso resolveu a lentidão. Bloqueia por segundos, scroll lentos, demoras na reação entre o toque e o display no ecrã.

    No iwatch 2 demora 20s para ativar a câmara para foto remota, quando antes nem 5s.

    Na iPad Air 2 noto alguma lentidão face ao passado e alguns bugs com a rotação e aplicações lado a lado.

    Conhecidos meus com os mesmos equipamentos e que não fizeram upgrade verifico que continuam melhor com ios 10! Infelizmente para mim….

    1. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      isto.
      obsolescência programada.

      mi2 de 2012 actualmente corre o miui 9 assim como iphone 5s corre o ios 11, só que um outro não sofre do mesmo problema 😉

      1. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        Isso é falso, tenho um 5s e ficou ligeiramente mais rápido no iOS 11 que o iOS 10. A bateria é que perdeu um pouco de autonomia. Quanto ao iPhone 6, e iPad air 2, do colegas e amigos meus que possuem esses modelos, não têm tido queixa.

  6. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Lançam o iOS 11 e depois os iPhones, iPads e iAfins ficam mais lentos… já aconteceu 1… 2 e… só cai na 3x quem quer! É o que faz terem lançado anos a fio equipamentos com pouco processador/ram… porque ah e tal o iOS não necessita… pois não… agora há actualizações e não se faz porque já se sabe que à partida o iPhone vai ficar lento! E diga-se de passagem que o que a Apple quer sabemos nós….

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Vai com essas teorias de perseguição para outro lado. Há varios fatores envolvidos, essa tua ideia está desmistificada há muito.

  7. Avatar de iPhone 4 FTW
    iPhone 4 FTW

    Esperando jailbreak para iOS 10 🙂

  8. Avatar de korh
    korh

    Quando uma actualização é basicamente forçada, é normal ter uma taxa de adopção grande

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      A atualização não é forçada. Santa ignorância para falar do que não sabes.

  9. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    Mas será que ainda ninguém percebeu que a menor adopção do IOS tem a ver com a questão de que as apps mais antigas deixam de funcionar?!?!? Não há mais questão nenhuma, não é a apple a decair ou o IOS 11 é pior de sempre, é pura simplesmente pq o IOS11 não corre apps 32bits!
    Eu por exemplo tenho um ipad air, não actualizo porque tenho apps da Disney que comprei para o meu puto e com o IOS 11 vou ficar sem elas.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Ora ai está uma perspetiva válida, até que enfim.

      1. Avatar de galo
        galo

        tão válida como todas as outras para trás…

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Nem por isso. Uma perspetiva implica perceber as coisas por detrás da sua decisão.

          1. Avatar de galo
            galo

            Então e não querer adoptar a nova versão já, porque ainda tem demasiados bugs, ou a gestão da bateria não está optimizada? não consegues enquadrar essas “coisas” por detrás da decisão? (ou não queres?)

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Também é possível, claro. Mas não posso concordar com *todas* as perspectivas anteriores, essa foi a minha discórdia.

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Nem por isso.

  10. Avatar de V.T.
    V.T.

    Prefiro estar “desactualizado” e sem bugs e afins do que actualizado e cheio deles (os bugs). Ou seja, prefiro Android.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Se estás desatualizado, bugs é coisa que não te falta. E até coisas piores que bugs.

    2. Avatar de Vítor M.

      Não preferes nada o Android 😉 sabemos bem que preferências tens 😉

  11. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Enquanto houver queixas da duração da bateria (que preciso imenso…) vou esperar com o IOS 10, até porque as novidades para mim não são propriamente úteis, prefiro ter o meu IP6S fluido e com bateria.
    Agora quando ouvir que resolveram o problema do consumo de bateria, ai sim faço o upgrade para o IOS 11.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Paulo, eu uso atualmente o 7 desde o inicio das betas, bateria está impec. Um amigo meu corre o 6 Plus e está tudo fino também.

  12. Avatar de censo
    censo

    Eu mantenho o meu air com o 10. Não preciso do 11, e a cada nova versão, o air tem ficado mais lento. Já fui várias vezes aqui crucificado por dizer isto. Sempre o disse …só agora é que parece que o pessoal acordou.

    1. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      é isto que temos andado a dizer, obscolescência programada.
      mas parece que gostam de viver nas mentiras e não impor à apple, nem boicotar os produtos para ver se acordam e deixam a estratégia de enganar clientes.

      apple podia fazer os telemóveis com techs anos mais à frente de qualquer android, só que não. até um Redmi Note de 150€ faz tudo o que um de 1200€ faz, só que sem o inseguro faceid.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        O Face ID, até ao momento, não se provou inseguro. Não espalhes mentiras sejam lá quais forem as tuas razões.

        E parece-me que não percebes bem o que é obsolescência programada. De todas as empresas, escolhes a que me menos telhados de vidro tem.

  13. Avatar de Czarito
    Czarito

    IPhone SE actualizado com iOS11. Trabalha sem problemas. Utilização normal, com fotografias, internet, Spotify, Waze/Google Maps e um ou outro jogo, tenho a bateria a durar neste momento cerca de 12h.

    1. Avatar de galo
      galo

      12 horas :O ?
      12 horas de SOT é muitoooo….mas desconfio que seja mais 12 total, o que é deveras muito poucoooo

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        O SE porta-se muito bem. Desconfias mal pois é das melhores autonomias que tens até ao momento.

        1. Avatar de galo
          galo

          Das “melhores autonomias” do universo Apple?
          Por curiosidade fui fazer uma pesquisa rápida, e cheguei a várias reviews apontando cerca de 9 horas de web browsing, e 1 dia utilização normal..
          Por exemplo, em comparação o “gama baixa” redmi 4x consegue cerca de 18 horas de web browsing e 2 dias de utilização normal.. Ah e o SOT máximo que consegui foi 6h…acho que a minha desconfiança é acertadissima 😉

          1. Avatar de iPhone 4 FTW
            iPhone 4 FTW

            a utilização que aparece lá no iOS não é o sot 🙂
            fica a dica

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Pano para mangas. essas métricas todas das reviews não contam a história toda, o iOS gasta mais bateria num tipo de utilização, o Android noutras. E o Android não é propriamente famoso por consistência de bateria. Coisa que o SE tem de origem e mantém ao envelhecer.

          3. Avatar de galo
            galo

            “essas métricas todas das reviews não contam a história toda,” Concordo. No caso do redmi 4x, por acaso, os valores que apresentei são por experiência própria, e estão de acordo com as reviews (foi isso que me levou a comprá-lo).

            “iOS gasta mais bateria num tipo de utilização, o Android noutras” Talvez. Por isso gosto do SOT como medida. E também por isso, se aquelas 12 horas fossem SOT era muitoo bom, mas agora já percebi que não são.

            “E o Android não é propriamente famoso por consistência de bateria. Coisa que o SE tem de origem e mantém ao envelhecer.”
            Não posso concordar com isto. Não podes generalizar. No android tens mau, tens médio, tens bom e tens muito bom!
            Mesmo dentro de smartphones “chineses” eu já tive um que ao fim de 3 anos de utilização a bateria estava praticamente igual ao inicio, e tive outro que ao fim de 1 ano tive que trocar de bateria, porque durava 1/3 do inicial.

          4. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Não estamos longe de estar a dizer o mesmo 😉

  14. Avatar de Czarito
    Czarito

    Carreguei o telemóvel ontem às 11h. Já passaram 24h e ainda tenhy53%

  15. Avatar de Paulo Carneiro
    Paulo Carneiro

    adoção? o que raios é isso? dar açúcar? que vergonha. vendem-se por pouco.