Adeus Google? Apple pode estar finalmente a preparar o seu motor de pesquisa

46 Comentários

Há muito que se fala da possibilidade da Apple criar o seu motor de pesquisa. Até agora a gigante de Cupertino tem estado dependente da Google, que paga para estar presente nos sistemas operativos, num negócio que compensa a ambas as partes. Contudo, isto poderá mudar.

Assim, indícios mostram que a Apple poderá estar a preparar o seu motor de pesquisa. Será um passo arrojado e uma ferramenta nova nos iPhones, iPads e Macs.

Apple Google motor pesquisa iPhone


Adeus Google? Apple tem mudanças grandes a caminho

O negócio que a Apple e a Google têm para as pesquisas no iOS e no macOS poderá ter os dias contados. As empresas têm montada uma estrutura em que a Google é o motor de pesquisa destes sistemas e a Apple recebe uma quantia avultada para esta situação.

Tudo poderá mudar. Isto, porque os analistas entendem que é o caminho certo e que a empresa deverá apostar nisso, até mesmo para se libertar da atual dependência que tem da Google. Por outro lado, há também o capítulo da privacidade, assunto cada vez mais sério para a Apple.

Apple devia comprar o DuckDuckGo? Analista traça este caminho como o mais lógico

Motor de pesquisa próprio para o iPhone e MacBook

Os mais recentes rumores e movimentos da Apple mostram que a empresa estará a preparar o seu motor de pesquisa para os seus browsers e serviços. O web crawler Applebot foi mudado recentemente e está a assumir o que pode ser interpretado como uma posição de motor de pesquisa.

Este mecanismo de recolha de páginas web tem agora funcionalidades como configurações no ficheiro robots.txt, identificação de tráfego e mecanismos de indexação de páginas. As próprias propostas de emprego da Apple revelam que esta área poderá tornar-se numa das futuras áreas de serviços.

iOS 14 pode estar a testar esta novidade

Na verdade, a Apple estará já a usar parte desta pesquisa no iOS 14 para o iPhone e o iPad. O Spotlight já apresenta resultados diretamente ao utilizador, para que este aceda aos conteúdos na Internet. Até há pouco tempo, a página apresentada era a da Google.

Portanto, este poderá ser mais um momento de mudança para a Apple. Os seus serviços são hoje uma das suas maiores fontes de rendimento e, como se vê na Google, as pesquisas podem ser uma área que tem um retorno enorme, graças à publicidade que ali é gerada.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Pe
    Bruno Pe

    google will always be google

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Não gosto nem de uma nem de outra, mas garantidamente se uma delas caísse, a Apple seria a primeira, de certeza.

  3. Avatar de Woot!
    Woot!

    Se for tão bom como o Apple Maps…

  4. Avatar de Os Rótulos
    Os Rótulos

    Para o Safari (iOS e Mac) ter o Google Search como motor de busca pré-definido a Google paga à Apple, anualmente, entre 8 e 12 mil milhões de dólares, que a Google irá recuperar com, lucro, em anúncios apresentados nas páginas de pesquisa. (Imaginem quanto rende o Google Search no Android).

    Agora o post diz que a Apple poderá desenvolver o seu próprio motor de busca. Das duas uma: ou deixa o Google Search como pré-definido, continuando a receber esse dinheiro da Google, ou passa o seu para pré-definido. Neste caso, iria buscar dinheiro à apresentação de anúncios através do seu serviço de anúncios nas páginas de pesquisa, como faz a Google. Os anúncios são um grandessíssimo negócio, vamos ver.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Porque é que a Apple teria de ir buscar dinheiro a publicidade? Uma mais valia para Apple seria apresentar um produto sem publicidade, haveria muita gente interessada o que permitiria à Apple ganhar mais na venda de aparelhos e de outros serviços.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Porque a Apple está no negócio para fazer dinheiro, e eles querem certamente mais, não é menos! Como é que iam justificar aos seus accionistas terem perdido 8 a 12 mil milhões de dólares por ano… para ter um serviço que só lhes tira dinheiro das contas e dos bolsos dos accionistas? Quando tem que se agradar aos accionistas tem de se ter mais cuidado com esse tipo de coisas.
        Dito isto, podem perfeitamente ter uma narrativa que faça os accionistas felizes em perder tal dinheiro da Google, desde que seja algo que possa valorizar muito a Apple, ou então que traga esse valor ou até muitíssimo mais através da dita publicidade/ destaque nos resultados.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          percebeste sequer o que disse?
          Neste momento há muita gente interessada em não ter publicidade… Esses 8 a 12 mil milhões podem ser facilmente ultrapassados conseguindo novos clientes que compram aparelhos da Apple e pagam por outros serviços da Apple. Isto sem falar no efeito reverso na imagem que tem criado de defesa da privacidade ao passar a ter um serviço com comportamento idêntico à Google… Diferenciação é a única arma, até porque dificilmente a Apple convenceria as pessoas a abandonar o uso da Google, o que significaria que dificilmente a Apple geraria esses 8 a 12 mil milhões em publicidade, basta olhar para os resultados da Microsoft.
          A Apple tem vários serviços em que também poderia ganhar dinheiro com publicidade e no entanto não o faz!

          1. Avatar de Edu
            Edu

            Duvido que alguém tome a decisão de comprar um iPhone só por causa das publicidades da Google, que nem considero muito intrusivas, dado que temos quase tudo de graça.

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Edu, já há motores de busca cujo o modelo de negócio é pessoas pagarem pelo acesso ou então modelos de publicidade que respeita a privacidade. De modo que há mercado, sendo que no caso da Apple seria um peso extra na tomada de decisão das pessoas em termos de plataforma, não apenas a única razão.
            A questão da privacidade está cada vez mais na mente das pessoas, e cada vez mais pessoas estão cientes dos riscos que correm.
            Por ser de graça é que nem queres considerar que é intrusivo.

  5. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    Adeus Google?! Já se está a assumir que, a acontecer, por ser da Apple, vai ser estrondosamente melhor que as soluções da Google. Devo lembrar que existe o Apple Maps e o Bing Maps, e outros, que tinham o objectivo de ser melhores que Google Maps, mas as pessoas falam e usam muito mais as soluções da Google. Apple Music e Google Play Music a mesma coisa. Queriam ser melhores que o Spotify mas até agora o Spotify reina.

    Cada empresa tem áreas nas quais são exímias e onde outras apenas sonham. A Apple tem a sua, a Microsoft tem a sua, a Google tem a sua, Amazon tem a sua. Essa de “Adeus Google” (ou outra empresa qualquer) sempre que a Apple anuncia um novo serviço é claramente fanboismo.
    Se a Apple lançar uma linha de roupa e calçados desportivos vão dizer “Adeus Nike” ou “Adeus Adidas”? Se a Giovanni Galli ou Sacoor, ou outra marca conceituada no ramo do vestuário, entrarem no mercado de smartphones ou smart TV vão assumir que a qualidade é garantida?

    1. Avatar de Pedro Simões

      “Adeus Google?” porque se tiverem a sua solução vão, naturalmente, deixar de depender da Google.

      O exemplo do Apple Maps que deste mostra precisamente isso. Quando tiveram a sua solução de mapas a que a Google fornecia deixou de ser a oficial e passou a ser “apenas mais uma app”.

      É algo normal na Apple, se tem uma solução própria, descarta as restantes e tenta que a sua seja usada, algo que pode ser encarado como normal.

      1. Avatar de iSheepNot
        iSheepNot

        Essa é a política normal da Apple. Fechar-se no que é seu e manter o ecossistema sólido.

        O meu comentário foi mais genérico e incide naquilo que tenho vindo a observar no Pplware desde há uns anos: a tendência em idolatrar a Apple como se fossem perfeitos. O título da notícia poderia não ter “Adeus Google?” e causaria o mesmo impacto.

        Sou visitante assíduo, gosto do vosso trabalho e felicito-vos por isso. Mas deveriam procurar ser mais imparciais.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          muito sinceramente, neste caso não percebo qual é o problema do título [percebo no entanto que haja frequentemente esse género de “problema”].
          O Adeus, seria da Apple à Google, parece ser perceptível o significado.
          Se fosse uma notícia que dissesse “Adeus Intel”, e falasse sobre a Apple ir deixar de usar os processadores da Intel, imagino que não verias qualquer problema.

  6. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    Se for tão bom como a Siri ou os Apple Maps…
    Procuras por router e responde com rotas :p

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Sempre é bom concorrência, mas a Apple nem daqui a 10 anos consegue uma infraestrutura como o da Google no que toca a search engime.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Eles têm o dinheiro, só precisam de contratar as pessoas certas e dar-lhes o espaço, tempo, recursos e a independência suficiente para tal.

  8. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Nunca conseguirá a qualidade do Google, nem precisa. Basta ser o default para as pessoas usarem, vai melhorando com o tempo até chegar a um nível aceitável e passado pouco tempo poucos sentirão saudades do Google. É assim que as coisas são.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Só se for os que têm ios que são a minoria entre os smartphones. Agora surge o problema para ter um motor de busca tem que ter publicidade e se exigir mais dinheiro que a Google nunca irá ter sucesso.

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        Lá porque a Google usa publicidade não significa que uma motor de buscar tem que ter publicidade

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Não precisa de publicidade se tiveres deposto pagar para usar.

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Há muitas maneiras de fazer negócio!
            Podem ter que pagar, como também podem não pagar por usar o motor de busca.
            Um motor de busca da Apple sem publicidade e capaz de proteger a privacidade seria um chamariz para novos clientes, que comprariam mais produtos da Apple.

          2. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Compravam iphones e depois passado 5 anos levavam com a atualização de lentidão ou seja gastavam em 10 anos mais de 2 mil euros só para usar um motor de busca. LOL!!

          3. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            sim, sim! se achas que isso te faz dormir melhor, boa sorte… a realidade diz-te adeus!

      2. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        O artigo não é sobre “os que têm ios”?

    2. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      E sabes porquê? Experimenta pesquisar no Google Search por:
      ToFerreira Nunca conseguirá a qualidade do Google

      Apareceu? Pois …
      Não sei se se pode falar em qualidade. A Google está em “todas” e consegue indexar informação de modo inacreditável. Se costumas usar serviços Google e depois não sais não te admires de escrever num gmail “Achas que eu adivinho?” e quando fores a um site te aparecerem anúncios do Professor Karamba e outros bruxos e adivinhos (aconteceu de facto, a Google “lê” os gmails).

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        E qual é o problema disso? O que me interessa que um algoritmo “leia” os meus e-mails?

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Acho que nos últimos anos temos vistos as consequências desse tipo de algoritmos

          1. Avatar de Edu
            Edu

            Já me aconteceu escrever um e-mail em que menciono um anexo mas esqueci de anexar, o cliente do G mail avisou se não queria anexar visto que mencionei, isto é um exemplo de uma boa utilização destes algoritmos, mas já vi que tratas de informações top secret no teu e-mail que nem um algoritmo pode usar pra melhorar a tua experiência na Internet.

            Pra já podes desativar anúncios personalizados e muitas features (apesar de chato consegues), só mostra que de fato não te importas, só queres queixar porque sim

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            uau, mesmo!? há pessoas que se deixam enganar pela cenoura!

    3. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      E sabes porquê? Experimenta pesquisar no Google Search por:
      ToFerreira Nunca conseguirá a qualidade do Google

      Apareceu? Pois …
      Não sei se se pode falar em qualidade. A Google está em “todas” e consegue indexar informação de modo inacreditável. Se costumas usar serviços Google e depois não sais não te admires de escrever num gmail “Achas que eu adivinho?” e quando fores a um site te aparecerem anúncios do Professor Karamba e outros bruxos e adivinhos (aconteceu de facto, a Google “lê” os gmails).

  9. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Nunca conseguirá a qualidade do Google, nem precisa. Basta ser o default para as pessoas usarem, vai melhorando com o tempo até chegar a um nível aceitável e passado pouco tempo poucos sentirão saudades do Google. É assim que as coisas são.

  10. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    A Apple quer o mundo só para ela e a pagar, duvido que a Apple faça algo parecido com o Google Search sem cobrar taxas ou preços elevados que é o que eles são especialistas.
    Para não falar que um motor de pesquisa tem que ser livre e a Apple faz tudo limitado por isso não é compatível. A Apple que faça vacinas para o Covid e tome logo uma para ver se cura da doença que tem de se achar a maior e melhor onde não é .

  11. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Pergunta parva, isso quer dizer que agora a apple fica só ela com os dados do pessoal em vez de google? Porque é aí que serve este negócio …

  12. Avatar de costacurta
    costacurta

    O número de utilizadores Android é tão superior ao redor do mundo que os dados da google, quer seja no motor de busca ou informação presente no mapas, supera e esmaga quem quer que seja.
    Temos a Huawei, xiaomi, Samsung, Motorola, Nokia, Oppo, Sony, BQ, LG, Honor, Oneplus, Meizu, LTE, Lenovo, Cat, Alcatel, Elephone, Acer, ASus, Wiko, entre tantas outras, que fornecem dados através dos seus utilizadores que arruma com resto.

    1. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      Vista Curta
      A questão não é se há mais Andreoids ou IOS.
      O iOS é apenas 14% do mercado mobile.
      A questão é quanto rende os anúncios de quem usa iOS ou quem usa Android. Por exemplo, nas apps o iOS vende mais 50% que o Google Play.
      As contas da Apple hão de ter sido (se o que diz o post for verdade):
      – Se deixar o Google Search como motor de busca pré-definido, a Google paga entre 8 e 12 mil milhões de dólares (não se sabe ao certo qual é o valor, mas só da Inglaterra, os tribunais apuraram 1,5 mil milhões de dólares)
      – Se criar um motor de busca próprios vou ganhar mais, ao mesmo tempo que dou uma talhada na concorrência.
      “Just business”.

      1. Avatar de Nilocalas
        Nilocalas

        Os nódulos só vê maçã, não é?
        O Costacurta disse tudo

  13. Avatar de Jorge+Ribeiro
    Jorge+Ribeiro

    O gosto que dá ver a DuckDuck a evoluir desta forma….
    Um motor de busca que poucos davam um chavo com uma evolução enorme e cada vez mais popular!

  14. Avatar de Rodrigo+
    Rodrigo+

    lol ve-se bem que nao percebes nada do assunto mas tiveste que deixar a tua opiniao errada n’e?

  15. Avatar de António
    António

    Mais uma vez, será, e como tem sido muito próprio das tecnologias nesta concorrência balofa, a montanha a parir um rato! A Google, esmaga em vários domínios, drive, email, mapas, android, motor de busca, etc…e agora vem a elitista apple, sempre muita pomposa, muita parra e pouca uva ou muita uva e pouco sumo, e é logo para vencer tudo e todos? Não há paciência….O único motor de busca que é facilmente podem vencer é a m. do bing, que é mais um produto falhado da microsoft….

  16. Avatar de Os Rótulos
    Os Rótulos

    “Just business”.
    Mas se achas que o negócio dos anúncios de terceiros rende pouco – a Google vive disso.

  17. Avatar de LA
    LA

    Estou para ver se será mesmo assim.

  18. Avatar de Infetado
    Infetado

    Pesquisas ? Google, sempre.

  19. Avatar de AJ
    AJ

    será que a Apple vai comprar o Yahoo! ?

  20. Avatar de LA
    LA

    Faz-me lembrar o Zeinal Bava e o Data Center da Covilhã.

  21. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Passa-se alguma coisa com o site PPLWARE. Estou com dificuldade em responder ao comentários. Não é da minha ligação.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Verdade.