Acordo de patentes dá parte dos lucros do iPhone à Ericsson

7 Comentários

As grandes patentes relacionadas com os sistemas de telecomunicações estão nas mãos de algumas empresas que dominam, a seu belo prazer, o mercado.

A Apple estava em disputa com a Ericsson há vários anos e agora estabeleceu finalmente um acordo para usar as suas patentes.

apple_1

Desde 2012 que a Apple e a Ericsson se debatiam em tribunal sobre a utilização de várias patentes da empresa Sueca. Sem um fim à vista e sem uma resolução possível, as empresas resolveram agora unir-se e estabelecer um acordo.

Este é um acordo global de licenças de patentes que incluiu um licenciamento transversal às patentes de tecnologias essenciais de ambas as companhias (incluindo os padrões móveis GSM, UMTS e LTE). Este acordo dá ainda acesso a outros direitos de patentes.

Além disto, este acordo inclui liberações que resolvem todos litígios relacionados com os processos de infração de patentes que existem entre as duas empresas.

Com este novo acordo de sete anos, a Apple irá efetuar um pagamento inicial à Ericsson, procedendo ao pagamento das restantes royalties no decurso da sua utilização. Os termos específicos do contrato são confidenciais.

iphone_2

Apesar de não haver um valor conhecido para este acordo, há várias fontes que conseguiram adiantar uma quantia. O banco de investimento ABG Sundal Collier adiantou que este acordo terá custado à Apple cerca de 0,5% das receitas do iPhone e do iPad.

As patentes que a Ericsson tem são essenciais para a utilização quer do 3G como do LTE e o UMTS, sendo por isso obrigatórias para a Apple.

A Samsung está desde 2014 a pagar à Ericsson pela sua utilização e a agora a Apple consegue libertar-se de todos os processos com este acordo.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JBM
    JBM

    se apagam o meu comentário ao menos corrijam o texto

  2. Avatar de Carlos Gomes
    Carlos Gomes

    Serve para a Apple saber como é ter que pagar pelas patentes, visto que andaram a fazer o mesmo a outras empresas.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      A Apple já pagava pelas patentes, tinha um acordo com a Ericsson que terminou no início deste ano, mas a Ericsson para renovar o licenciamento queria mais dinheiro e englobar patentes que a Apple não achava essenciais para os seus aparelhos/actividade.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Afinal não foi a Apple que inventou o GSM e o 3g e GPRS?

    1. Avatar de Johnny
      Johnny

      Lool … quase parece isso.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      n foi a google.

    3. Avatar de GP
      GP

      Ainda vamos descobrir que a Apple também foi quem inventou a roda e o fogo. LOL