A23 Evitar Pórticos – Uma app contra a crise para iOS

64 Comentários

Hoje em dia é uma urgência ser comedido nos gastos, ser inteligente a comprar e, acima de tudo, ter cuidado com despesas. Foi neste sentido que a equipa responsável pela app A23 Evitar Pórticos desenvolveu esta aplicação.

As SCUTS, e principalmente as portagens que foram colocadas nessas vias, são um dos gastos que delapidam os orçamentos dos portugueses e infelizmente muita gente não as consegue evitar… a não ser que existam alternativas bem definidas para que não percam os utilizadores tempo e dinheiro na sua utilização.

Se é um utilizador da A23 então esta app é para si!


Viaje pelos troços gratuitos da A23, e estude alternativas aos troços pagos. Esta aplicação ajuda-o a planear a sua viagem, utilizando a A23 nos troços onde não existem pórticos e recomendando alternativas para os troços que não são gratuitos.

anterior próxima

Informa também os custos de cada pórtico, e alerta as saídas e entradas na autoestrada recorrendo a avisos sonoros.

Esta aplicação tem como finalidade ilustrar as alternativas aos troços pagos das ex-SCUTs (A23). Muitas dessas alternativas estão em mau estado, e não são recomendáveis. Não consulte a aplicação enquanto está a conduzir e sirva-se apenas dos alertas sonoros, ou utilize um suporte veicular para o iPhone.

Brevemente será lançada uma versão para Android e iPad. Os programadores solicitam também novas SCUTS para poderem estudar alternativas.

Quer ganhar um PromoCode?

Temos 8 PromoCodes para as 8 primeiras sugestões de novas SCUTS propostas

Licença: Pago [Preço = 1,59 €]
Sistemas Operativos: iOS 4.0+
Download: A23 Evitar Pórticos 1.0 [1.8MB]
Homepage: Evitar Pórticos

Partilhar:
Tags:

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de M_Gomes
    M_Gomes

    Sugestão:

    A25 –> Aveiro – Vilar Formoso

    1. Avatar de Estrela Sustentável

      Obrigado M_Gomes pela sugestão. Fica registado

  2. Avatar de andcar
    andcar

    Excelente ideia para uma aplicação e já agora deixo aqui como sujestão fazerem para a A24.

    1. Avatar de Estrela Sustentável

      Obrigado andcar pela tua sugestão. Quaisquer ideias que tenhas ou novas funcionalidades, são bem-vindas

  3. Avatar de Ricardo

    OFF: Acho irónico a parte do “contra a crise” no título, quando é uma aplicação para iOS (onde é utilizado em dispositivos caros) e ainda por cima custa 1,59€…
    OT: Acho a ideia interessante, mas está pouco desenvolvida e pobre na minha opinião, tendo eu alguma experiência com desenvolvimento de aplicações para Android em que utilizem mapas, GPS e etc.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não tem nada de irónico, compras um iPod por pouco mais de 100 euros e mais… podes até ter iphones muito mais baratos que 100 euros.

      Depois o preço da app, bom, os developers tiveram trabalho, gastos, e 1,59 euros é… bom, quem usar esta app e poupar logo num primeiro uso 3 euros… tem a app paga várias vazes ao fim de um mês não?

      E outra coisa… alguém que faça algo em vez de se sentar a queixar 😉

      1. Avatar de jhg
        jhg

        iphones por menos de 100 euros?? diz-nos onde que o pessoal vai já la LOL

        1. Avatar de Vítor M.

          Existem N de packs nas operadoras com o iPhone 3GS onde ele é mais barato que isso 😉

          Depois há usados a esse preço e há importados mais baratos ainda. O que não faltam são iPhones baratos.

      2. Avatar de Silva
        Silva

        Epa sr Vitor, se tivesse ao pe de si pagava-lhe um jantar, bela resp.
        Realmente este pessoal so se sabe queixar, em vez de apoiar so destroem…
        Partilhem mas é este software por empresas e comp, que esses bem precisam de ajudas.

      3. Avatar de Zé

        Desculpem lá mas agora o iPhone passou a ser acessivel para todos?
        O dinheiro que se poupa num iPhone paga muitos dias de portagem na A23…

      4. Avatar de Ricardo

        Se esta app necessitar de GPS, um iPod Touch não seria útil. iPhones muito mais baratos que 100 euros? Partilha aí as fontes que pode ser que invista num, por esse preço hehe.

        Eu não estou a criticar nem a queixar, apenas dei o meu ponto de vista.

        Crio soluções mobile na empresa onde atualmente trabalho, e dei a minha opinião (OT) em relação à aplicação usando a minha experiência no tema.

        1. Avatar de Bruno Neves

          Pesquisa em sites que vendam material usado, tais como custojusto, miau, leiloes, etc.
          Não queiras ter o último modelo por menos de 100€ mas o 3Gs já o encontras.

      5. Avatar de Ricardo

        Quanto aos gastos, creio que o único gasto foram os 99$ anuais do iOS Developer program, trabalho claro, teve-o. Apenas acho que 1,59€ é exagerado para uma aplicação ainda a este nível, creio que 0,79€ ou 0,99€ (não sei que preços são aplicados na App Store) seria mais indicado.

    2. Avatar de Cris.
      Cris.

      Fez-me lembrar, com o seu off-topic, quem tem um Porsche (a gasoleo) e mete seguro contra terceiros. Bem-visto !

    3. Avatar de Zé Maria
      Zé Maria

      Enfim é só engenheiros de obra feita… oh sr Ricardo tão esperto e opinioso que é, veja lá se contribui com os seus conhecimentos para desenvolver alguma coisa de util….em vez de ser OPINIOSO!
      É que se a aplicação funcionar bem ,assim que escapar a 2 porticos já recuperou mais de 2€ , mas depois acha caro 1,59€.

      E esta hemmm!

    4. Avatar de Estrela Sustentável

      Olá Ricardo. Antes de mais, a equipa da Estrela Sustentável gostaria de agradecer a tua resposta e a tua opinião.
      A aplicação neste momento encontra-se na versão 1.0, e vai ter novas funcionalidades, tais como a escolha de que troços o utilizador vai usar, entre outras (e aceitamos mais sugestões de funcionalidades).
      A aplicação tem um custo que corresponde ao 2º tier da App Store que é de 1,59€ sendo o primeiro 0,79€. É sensivelmente o custo de passar um pórtico, e achámos esse o preço ajustado.

      1. Avatar de Ricardo

        Finalmente uma resposta em condições, visto que dou a minha opinião e sou logo atacado à força toda.

        Obrigado pelo esclarecimento, e vendo do seu ponto de vista, o preço de facto é ajustado.

        Sim, de facto ainda tem muito a melhorar (como qualquer outra aplicação na sua fase inicial), mas aqui vai uma sugestão, não use o título “A23” para aplicação, apenas “Evitar Pórticos”, e assim, através de contribuições de utilizadores (requerendo aprovação por parte do desenvolvedor) criar uma app para todo o terreno nacional.

        Cumprimentos e bom desenvolvimento!

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    A33 -> Almada – Charneca da Caparica

    1. Avatar de Redin

      Nesta via referida não se paga. Tu queria dizer era A33 > Almada – Coina. Até à antiga saída que dá para a Fonte da Telha (um pouco à frente da saída para Palhais) continua a ser grátis. Somente daí até Coina é que se paga.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Exacto, estás te a referir á saída da charneca que eu disse.

        Eu queria dizer que na A33 de Almada à Charneca não se paga, daí para a frente sim 😉

        1. Avatar de Redin

          Até porque a placa indicadora já não é branca e já não diz que a saída é para a charneca mas sim Coina e pintada a azul com o indicador de pagamento automático.
          E tal como me aconteceu a mim, que no inicio evitei essa entrada, muita gente pensa o mesmo.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Pois, exactamente por isso tava a tentar informar dessa situação. Antes toda a agente usava aquela estrada para ir para a costa. Agora está vazia com medo da placa a dizer portagem!

            Quando na verdade, o exacto caminho que as pessoas faziam antes e que enchia a antiga estrada toda, é grátis lol

  5. Avatar de Fernando
    Fernando

    A25 –> Aveiro – Vilar Formoso

    1. Avatar de Estrela Sustentável

      Olá Fernando. Obrigado pela sugestão. Qualquer outra sugestão que se lembre, diga-nos para melhorarmos o desempenho da app.

  6. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    A25 seria bastante útil, embora não tenha tantas soluções alternativas que permitam usar partes da A25 como a A23.

    Além disso, é um dos principais troços de entrada e saída do país.

    Cumprimentos, e parabéns pelo trabalho desenvolvido.

  7. Avatar de joao monteiro
    joao monteiro

    boa app! podiam realizar para a A25… e ja agora criarem uma versao android..

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Sugestão A28

  9. Avatar de Carlos Guimarães
    Carlos Guimarães

    Sugiro a A24 e A25. São autoestradas com praticamente nenhuma alternativa que não seja estrada perigrosa

  10. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Vejamos, à primeira vista é uma aplicação interessante, mas à segunda vista não o é. Porquê? Há 2 tipos de utilizadores de uma auto-estrada: Os que fazem o trajeto diária ou semanalmente e os ocasionais, como é o meu caso em relação à A23.
    Os que fazem o trajeto todos os dias ou todas as semanas, já o faziam certamente antes de haver A23, esses, sabem de cor as alternativas, porque há uns anos atrás o que hoje é alternativa era então o percurso principal e, às vezes o único. Daí que, para esses a aplicação lhes vai servir de pouco;
    Os utilizadores ocasionais, como é o meu caso, que faço normalmente a ligação da Barragem do Fratel até à A1, não me faz sentido entrar em Alferrarede, entrar e sair de Abrantes para depois apanhar de novo a auto estrada, voltar a sair e a entrar, etc. Perco tempo (que é dinheiro) e gasto mais gasolina só para poupar 1 ou 2 euros.(neste percurso e não em toda a A23)
    Por último, como diz no texto “Muitas dessas alternativas estão em mau estado”. Ora os utilizadores mais frequentes sabem disso e não passam por lá, os ocasionais ficam na dúvida se a estrada é minimamente transitável e terão algum receio em tentar. Além disso a distância mais curta entre 2 pontos, continua a ser a linha reta e a auto estrada continua a ser essa linha reta (mesmo que tenha muitas curvas, como é o caso da A23.)

    1. Avatar de João
      João

      isso não é bem assim…
      olha o caso da a25 e da a24+a14.
      antes de haver autoestrada, a25, existia ip5 e estrada nacional – neste momento, a a25 foi construída maioritariamente em cima do troço do ip5, que deveria ser a alternativa, grátis, e cada um usava a via que queria… assim, estamos pior que antes, pois a única alternativa são as estradas nacionais, piores que o antigo ip5
      o mesmo se pode dizer do ip3, que nos troços coimbra-figueira da foz e viseu-vila real/chaves foi extinto, para se construirem por cima as autoestradas, a14 e a24, respectivamente

      1. Avatar de S.Faustino
        S.Faustino

        A A23 tb foi construida sobre os antigos IP6 e IP2, pelo que as alternativas a estes são ineficientes e inexistentes. O troço Abrantes-Torres Novas não têm alternativas viaveis (Estradas Municipais, ou atravessam vilas e localidades), o troço Castelo-Fundão que obriga percorrer uma estrada sinuosa de 18 km pela serra da Gardunha

    2. Avatar de Paulo R
      Paulo R

      Isso só pa quem quer chegar rápido do ponto 1 ao ponto 2 talvez sim, pq quem trabalha, tempo é dinheiro, eu só passo na A23 quando vou a casa dos meus pais 8 a 10x por ano, sim sim só estas vezes é que eu moro no Porto, vou nas calmas passo a conhecer sítios que nunca conheci e só para os tramar e não verem cheta do meu dinheirinho chulos do car….o faço esses desvios com todo o gosto, e digo mais ainda não paguei 1 cêntimo desde que existe scuts em qualquer parte do pais e não sinto que gaste mais gasolina ao fim do mês. Por isso uma grande aplicação.

  11. Avatar de kazka

    sugestão! 🙂

    A29 e A28

  12. Avatar de João
    João

    A25 Aveiro-Vilar Formoso seria bastante útil, mas as alternativas são um desastre, pelo menos até quase viseu (apanhando o corte de penoita, nº13 ou 14 acho eu, usa-se o antigo troço do ip5, pelo menos até Viseu, e não é tao lento como estrada nacional)
    outra sugestão seria o troço a29+a17 (scut até mira)

  13. Avatar de jefe
    jefe

    E já agora …. Parabéns pela boa ideia !

  14. Avatar de Redin

    Eu pensava que não havia trocos dentro de uma ex-scut livres. Julgava que desde que se entrava até ao final da mesma, todos os portais estariam colocados em todos os nós.
    Sendo assim, onde é que poderemos consultar ao pormenor essas situações?

  15. Avatar de Marco Pinto
    Marco Pinto

    A41.. é uma via muito longa, e um pouco complicado para quem não conhecê as zonas alternativas.

    Fica aqui a sugestão.

  16. Avatar de Patric
    Patric

    Sugeria uma correção ao artigo, isto porque nele se encontra uma gralha que, infelizmente, está demasiado difundida no léxico português.

    SCUT é uma estrada sem custos para o utilizador. É o Estado que assume a despesa.

    Os “gastos que delapidam os orçamentos dos portugueses” são, efectivamente, as portagens nas antigas SCUT. Portanto a partir do momento que uma autoestrada começa a ser paga deixa de ser SCUT.

    Resumindo,

    SCUT = 🙂
    Portagem = 🙁

    1. Avatar de Vítor M.

      Também pensava assim, até que inventaram as portagens e as SCUTS passaram a ser sinónimo de portagens muito caras, será que não temos razão?

      1. Avatar de David
        David

        SCUT = Somente Custos para o Utilizador

        1. Avatar de Patric
          Patric

          Sem custos para o utilizador. Vê a página da wikipedia. Hoje já não existem SCUT

  17. Avatar de Rui Sousa

    Para quem não tiver telemóveis XPTO e quiser fazer o trabalho de casa, pode ver aqui algumas alternativas para a A25 e A23:

    http://vivercidadeguarda.blogspot.pt/2011/12/a25-alternativas-portico-portico.html

  18. Avatar de T&J
    T&J

    O TMN Drive já faz isto e é grátis… Basta por evitar portagens 🙂

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Pois faz, eu sei que sim. Só que nunca me manda entrar na A23, e há uns tempos dei uma volta do caraças por NISA por causa dessa brincadeira. Nem 1 km andei na A23…

  19. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Fica a faltar esta aplicação para Android. Fico a aguardar.

  20. Avatar de Xunga
    Xunga

    Acho muito interessante a APP, fará sentido em todas as ex-scuts.
    A mim dava-me jeito a A23 e a A22.
    Mas tinha de ser Android, não consigo arranjar nenhum Iphone a 100 euros 😉

  21. Avatar de Edexote
    Edexote

    A4 em direcção a Matosinhos e A41, seriam boas apostas para as proximas SCUTS.

  22. Avatar de Skin
    Skin

    Cuidado com a fugida aos pórticos. Sei por experiência própria que num trajecto com 3 ou mais pórticos, caso se passe no 1º pórtico, depois não se passe no 2º pórtico (sair para uma estrada nacional por ex.), e depois se passe no 3º pórtico, cobram-vos os 3 pórticos na mesma! Isto já me aconteceu muitas vezes na A29. Reclamei junto da Ascendi e só passado um ano é que me devolveram o dinheiro, depois de muita insistência. Eu penso que este comportamento se deve à configuração do sistema de cobrança de portagens, ou seja, o sistema interpreta que o automobilista passou no pórtico 2 desde que tenham decorrido menos de X minutos entre o pórtico 1 e o 3. Por isso, tenham atenção às facturas da via verde!

  23. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas,

    A A22 (via do infante) no algarve tambem seria boa ideia. entrar no algarve e ir por exemplo para tavira sao logo mais 10€ a juntar aos quase 20€ vindo de lisboa!

    1. Avatar de Vítor M.

      Este ano já fiquei a saber o preço das “portagens” na A22… sim senhor, foi uma maravilha ir de férias.

  24. Avatar de Estrela Sustentável

    Agradecemos a todos os comentários, críticas e sugestões.
    Estamos a estudar qual a próxima Ex-SCUT com base na quantidade de pedidos. Qualquer sugestão, crítica ou ideia, podem entrar em contacto connosco para a considerar.

  25. Avatar de Oscar Marques
    Oscar Marques

    A25 e A24. 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto
  26. Avatar de Redin

    O Rui Sousa colocou aqui um link fabuloso. Até parece que o criador desta aplicação de que é falado neste post tem alguma coisa a ver (ou poderá) pois é tamanho o manancial de informação disponível que lhe poderá vir a permitir melhorar a aplicação em causa.

  27. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu voto numa aplicação equivalente em Android.. xD

  28. Avatar de João
    João

    Boa aplicação para quem não tem gps, mas o meu garmim faz isso.

  29. Avatar de Estrela Sustentável

    Temos o prazer de anunciar que a App Evitar Pórticos está gratuita para download na App Store até Domingo (inclusivé).
    http://itunes.apple.com/pt/app/a23-evitar-porticos/id545615619?mt=8

  30. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    A25 Aveiro Vilar Formoso

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Android se possivel 🙂

  31. Avatar de Alex
    Alex

    Os mapas versão 8.95 (2o semestre do ano actual) ou posterior da tomtom já fazem isso para todo o território. Eu testei pessoalmente e funciona.
    Fiz percurso Ericeira – Espinho com opção evitar portagens. Entrei e sai 2-3 vezes na A8 e A29, fazendo alguns kms e pagando 0 € de portagens.

  32. Avatar de Estrela Sustentável

    A25 Evitar Pórticos já disponível na AppStore. Faz download gratuito (até Domingo) em: http://itunes.apple.com/pt/app/a25-evitar-porticos/id565916664

  33. Avatar de Carlos Viegas
    Carlos Viegas

    A25 ou A23? No título externo diz A25, aqui diz A23… nas imagens vejo A25 e A23…

    Fiquei sem entender afinal…

    A propósito, podia haver para Android e incluir as demais Ccuts (ex-scuts) do país!

    1. Avatar de Carlos Viegas
      Carlos Viegas

      Peço desculpa, confundi os links… A25 é outro tópico!