A Google quer que os utilizadores do iPhone 13 mudem para as suas apps no iOS 15

21 Comentários

A chegada do iOS 15 e do iPhone 13 parecem ser um momento importante para uma das concorrentes da Apple. Falamos da Google, que está a aproveitar este momento para publicitar os seus serviços e as suas apps junto de um grupo específico de utilizadores.

Com uma mudança grande a acontecer, a gigante das pesquisas entende que é hora dos utilizadores do iPhone abandonarem as apps da Apple. A alternativa está bem identificada e é, nada mais nada menos, que as apps da Google para este sistema operativo.

Google iPhone 13 iOS 15 apps smartphones

Google quer a atenção de quem recebe o iPhone 13

Conhecida por ter apps e serviços que conseguem ser uma alternativa ao que a Apple oferece, a Google tomou agora uma posição interessante. Numa publicação feita num dos seus blogs, a gigante das pesquisas lançou um desafio aos utilizadores do iPhone 13 e do iOS 15.

A proposta aborda apps como o Photos, Safari, Calendar, Reminders e até o Telefone. Estas podem, e devem ser substituídas pelas bem conhecidas propostas similares da Google: Photos‌, Chrome, Calendar, Tasks e Voice.

Mudar as apps da Apple por outras no iOS 15

A empresa quer que estes utilizadores substituam as apps que a Apple colocou nos seus dispositivos e sistemas pelas propostas da Google. Entende que os widgets das suas apps são mais interessantes e que se forem bem usados, nem precisam de sair desta área.

Na partilha feita, a Google insiste ainda na utilização dos Smart Stacks, para empilhar diferentes widgets, uns em cima dos outros. Nessa situação caberá ao iOS escolher qual o widget que deverá ser apresentado, baseado na informação mais relevante.

Devem considerar trocar o browser nos smartphones

Uma última proposta é feita aos utilizadores do iPhone 13. Apostam no Chrome para substituir o Safari como browser padrão, garantindo assim a sincronização de separadores, passwords e muita outra informação com outros dispositivos que tenham.

A Google termina a sua publicação com uma mensagem especial para os utilizadores. Espera que os estes considerem trazer “o melhor do Google” para os seus dispositivos, em vez de simplesmente comprarem um smartphone ou dispositivo Android.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao P.
    Joao P.

    O mercado android é fraco porque tem muitos utilizadores mas que não investem nas lojas de apps da google e das outras lojas que estao por cima da da google. a receita maior está no ios onde os utilizadores investem e por isso também vemos não só a google como a spotify etc a tentar a todo o custo sacar mais espaço dentro de um sistema com muita gente pagante

    1. Avatar de lapizazul
      lapizazul

      Acreditas mesmo no que dizes?

      1. Avatar de Joao P.
        Joao P.

        não sou eu que estou a dizer são as evidencias então quem mais tem travado guerras com a apple (spotify) e quem paga milhões por ano à apple? não é o google?

        porque achas que fazem isto? porque é um sistema operativo ou um conjunto deles com mais investimento dos users. ou não é assim?

        1. Avatar de Celso R
          Celso R

          Isso do Spotify tem muito mais nuances do que simplesmente investimento em Android VS iOS, por exemplo:

          * O Spotify durante anos fez um bypass ao sistema de faturação da Play Store. Só no final ano passado é que a Google começou a exigir isto.
          * Eles fizeram acordos com vários OEMs, incluindo a Samsung, para a app vir pré-instalada. Fazendo novo bypass à Play Store.
          * Eles também disponibilizam a app na Amazon, cujos dispositivos Fire são bastante populares em países como os EUA.
          * Em último caso o Spotify tem mais que dimensão suficiente para fazer uma campanha a indicar aos utlizadores para fazer sideload da app, caso se chateiem mesmo com a Google.

          No iOS nada disto é possível, tem tudo que passar pela Apple.

          Quanto à Google pagar à Apple, a Google não quer perder share para o Bing e o iOS em alguns mercados tem um share elevado (nos EUA, por exemplo, chega aos 50%).

          No Android os OEMs já são obrigados a utilizar a Google.

      2. Avatar de Ace
        Ace

        O João tem razão, é mais fácil vender uma app na App Store que na Play Store, especialmente tendo em conta que é muito mais fácil piratear apps no android que no iOS, e haver mais competição no Android, por alguma razão que certas apps só estão disponível em iOS, como o Goodnotes, Notability, Procreate, e mais umas quantas.

        1. Avatar de Celso R
          Celso R

          Existem app exclusivas nos dois SO.

          Se formos por essa métrica, a Play Store tem mais aplicações que a App Store, além de existirem lojas third-party como o F-Droid.

          1. Avatar de Joao P.
            Joao P.

            sim mas se eu quiser no android ter o apk do spotify premium basta ir á pesca e facilmente se arranja. quem diz o spotify diz qualquer outra app que na google play é paga e ca fora é free. no ios não é assim nem de perto percebes? se calhar é uma grande diferença que vale milhões no final de cada ano fiscal.

          2. Avatar de Celso R
            Celso R

            @Joao P.

            Sim , percebo o que estás a dizer, mas olha que para iOS também já foi mais complicado do que é agora…

            Para além do clássico Jailbreak há também “N” lojas com aplicações assinadas com certificados empresariais…

    2. Avatar de VMB
      VMB

      LOL um gajo até se diverte e relaxa com estes comentários

    3. Avatar de Bîtor!
      Bîtor!

      Os utilizadores investem? Como é que os utilizadores podem investir?

      1. Avatar de Rui Manueal
        Rui Manueal

        Pagam – “Não há almoços grátis”

      2. Avatar de Joao P.
        Joao P.

        Então iam rezar? claro que á a pagar. utilizador pagador.

    4. Avatar de Celso R
      Celso R

      O mercado Android é tão fraco que a Apple também já começou a lançar lá os seus serviços (como Apple Music e TV+) nele…

      A Google começou por ser e ainda é uma empresa de serviços. Quando eles criam um novo serviço eles procuram criar a melhor experiência possível em todas as plataformas (Desktop, Web, Android, iOS…).

      A Apple, pelo contrário, começou por ser uma companhia de hardware. Qualquer serviço criado era com o intuito de vender mais “peças”. Mas também já viram que só isso não chega para manter o crescimento, por isso é começaram a disponibilizar serviços em Android, Windows e até na Web (iCloud, iWork online).

    5. Avatar de V.T.
      V.T.

      O Android é fraco? Sendo o “SO” com maior quota de e cada vez a aumentar mais… Sendo a fonte principal de inspiração do iOS, o tal suposto “SO” forte… Sendo o mais versátil e melhor de longe e já vai sendo até mais seguro do que o tal forte… Há com cada um! Em que planeta vives?

      1. Avatar de Vítor M.

        Não é fraco, é um bom sistema operativo, contudo, cresce porque existe nas maquinas mais baratas. Se fosse só em telefones premium, era residual.

  2. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Basicamente o do not track está a estragar a vida …
    Assim pedem para que usem as apps ….

    Abc

    1. Avatar de Edgar
      Edgar

      exatamente…a Apple tramou-os à grande!

  3. Avatar de AJ
    AJ

    Basicamente isto é o que no windows phone chamavam de Tiles.