A Google passou ao ataque e gozou com a Apple e as inovações do iOS 14

30 Comentários

Apresentado pela Apple em junho deste ano na WWDC deste ano, o iOS 14 revelou de imediato um conjunto grande de novidades para o iPhone e para o iPad. Estas acabariam por ser desenvolvidas ao longo dos meses seguintes até ao seu lançamento.

De imediato as comparações com o que o Android oferece já aos utilizadores surgiram, mostrando que muitas existem já há muito tempo. Agora, e num simples Tweet, a Google veio a público retomar essas comparações e gozar um pouco com a Apple e com o iOS 14.

Google Apple iOS 14 iPhone novidades

Muitas novidades que estão nos 2 sistemas

A lista de novidades que a Apple trouxe ao iOS 14 e aos iPhone e ao iPad é certamente muito grande. Se algumas são evoluções naturais do que era já disponibilizado, outras são inovações e novidades que querem levar este sistema operativo ainda mais longe.

Claro que neste processo a Apple acabou por trazer ao iOS 14 funcionalidades que a Google e os seus parceiros já têm disponíveis há muitos anos e que os utilizadores estão já habituados a usar no dia a dia. Assim, para muitos, esta inovação acabou por ser colocada em causa.

A Google sente-se ameaçada pela Apple?

Agora, e depois do iOS 14 ter sido lançado na sua forma final, a Google resolveu atacar a Apple com um simples Tweet. Neste, a gigante das pesquisas recorda algo que tem no Android há já muitos anos. Falamos naturalmente dos widgets, que chegam agora finalmente ao iOS.

Claro que, e para além dos widgets, há outras novidades que podem ser já vistas no Android. Falamos igualmente da App Library, do PiP para os vídeos, das App Clips ou da app Tradução, onde a Google tem uma proposta muito relevante como sabemos.

As grandes novidades do iOS 14 que o Android já tem há alguns anos

Algo normal na evolução do iOS e do Android

No caso dos widgets, estes estão presentes desde a primeira versão do Android, lançada em 2008. As restantes novidades do iOS 14, e já são conhecidas do Android, são posteriores e já existem também há alguns anos. Este é, no entanto, um processo normal e que acontece todos os anos.

Não existe ainda uma posição da Apple a esta provocação e a este pequeno gozo. Eventualmente, e como é normal, irá ficar sem resposta, não alimentando situações desconfortáveis entre as duas empresas. Esta é uma técnica muito usada neste tipo de situações e que acaba por ser ignorada.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Maria
    Maria

    Que desespero…
    Não esperava isso da cusca.
    Deve ser pique quando abri o Sapo, deu-me logo. Mensagem que a Google é mais did tretas de entidades queriam me seguir…

    1. Avatar de Maria
      Maria

      Que desespero…
      Não esperava isso da cusca.
      Deve ser porque quando abri o Sapo, deu-me logo uma mensagem avisando que a Google é mais duas tretas de entidades queriam me seguir…

      1. Avatar de Cicrano
        Cicrano

        Agora tenta em Português…

        1. Avatar de Maria
          Maria

          Tenta ler.
          Tu consegues.
          Um cérebro normal não precisa de todas as letras para entender.
          Eu disse cérebro normal… pois… Deixa, não ligues

          1. Avatar de RM
            RM

            Custa assim tanto escrever de forma mais legível ?
            A vantagem de o fazeres é todos perceberem o que estás a tentar transmitir aos outros!

          2. Avatar de LR
            LR

            “…é todos perceberem o que estás a tentar transmitir aos outros”. Pois, mas neste caso também não se perdeu grande coisa, portanto não é grave.

          3. Avatar de Maria
            Maria

            Experimenta escrever num autocarro, em andamento… Por isso corrigi a seguir.
            Gente apressada, né cara? Bom fds

          4. Avatar de Nick
            Nick

            Agora esta em portugues.

  2. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    Sejam bem vindos a 2015 Apple users…
    São tantas as “inovações” que nem dá para acreditar.

    1. Avatar de Maria
      Maria

      Bem, o telefone velhote que uso e que tem este update, avisou-me que a Google queria dados meus. Nunca vi por outro lado o meu outro telefone Parasitoid avisar-me que a Google quer os meus dados.
      Logo aí tens 2 inovações. Quanto aos widgets já o meu ultravelhinho windows mobile tinha.

    2. Avatar de barta
      barta

      2015???? widget existem desde os primórdios do android, a versão 1.5 já tinha widgets.
      Acreditas em inovação por parte da apple???? Isso já foi tempo.

      1. Avatar de oeuropeu
        oeuropeu

        E mesmo assim não faz grande falta, estas aos pulos? a apple copiou a google nos widgets, vou bater uma para o wc, hummm que orgasmo

  3. Avatar de Tadeu
    Tadeu

    Tem a sua piada que a Google venha com estas brincadeiras, no ano em que o Android traz poucas novidades, com várias delas a seguir o caminho já feito pela Apple.

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    Widgets? Detesto. Mas gosto das novidades na área da privacidade tais como: limited photo library, approximate location access, clipboard access warning, LAN access permission, camera indicator, Safari tracker report, app data use info & tracking prompt, encrypted DNS, random MAC address, microphone indicator, recent app used camera or microphone shown in control panel.

  5. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    O que não foi dito foram as respostas dos utilizadores nesse twit ( quando o vi pelo menos )
    : Os widgets da própria Google no iOS estão melhores que no android ….

    Abc

  6. Avatar de Polo
    Polo

    O dark mode mesmo para Android demorou muito tempo..

  7. Avatar de PM =Monhé
    PM =Monhé

    a google nao e a epic games com a google tem que baixarem a bolinha

  8. Avatar de NKUSSU Pembele
    NKUSSU Pembele

    Muito bom que melhorem cada vez mai

  9. Avatar de P_Hd
    P_Hd

    Volta Windows Phone estás perdoado!

  10. Avatar de Mastermind
    Mastermind

    Acho piada o pessoal da Apple vir argumentar por tudo e por nada com a suposta privacidade dos dispositivos da marca…se eu quiser fazer algo de ilegal, deixo simplesmente o telemóvel em casa, não mando nada para a nuvem, não ando em redes sociais (que não fazem falta nenhuma!) e não permito localização nem personalizações de publicidade…entre outros, mas resumidamente basta não utilizar smartphone. Aliás eu uso, porque em termos profissionais a isso sou praticamente obrigado.

    1. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Redes sociais para potenciar negócio? Foi o melhor que conseguiste para justificar as fotos que tiras ao espelho?

      1. Avatar de oeuropeu
        oeuropeu

        Em que mundo vives? Com as redes sociais podes potenciar um negócio em milhões de euros

        1. Avatar de Pedro Silva
          Pedro Silva

          Acertaste, millenium. Este mundo já não é o meu. Continua a PUTenciar, mano.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Só um totó cabeça de ar é que pode achar que privacidade só interessa se formos fazer alguma coisa ilegal…

  11. Avatar de Valter Pinho
    Valter Pinho

    Eu não sou apple user nem apple maníaco…mas esse widget do calendário google que está no snapshot desta notícia é horrível…será que a Google não sabe o que significa “design” ? E colocar 70% de opacidade ? e colocar bordas arredondadas ? A Google está a ficar a parecer-se com o Windows 3.11….

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Os cantos são todos arredondados. 70% de opacidade compromete e legibilidade do conteúdo. Quem “não sabe o que significa design”, nem para que serve, ou como se faz bem feito, devia estar calado.

      1. Avatar de Valter Pinho
        Valter Pinho

        Não percebo o que se passa aqui…esta Malta para responder, responde sempre com ataque moral…não sabe o que é opinião pública sr José? Liberdade de expressão…conhece? Oh…senhor “que devia estar calado”…
        Elegibilidade? A Apple sempre teve o melhor design…e mesmo com transparência nos seus widgets e blur no fundo, sempre teve elegibilidade em tudo…e eu não sou Apple maníaco ou defensor da Apple…embora goste, não sou rico pra ter iPhone e icoisas da marca da maçã

  12. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Com tanta crispação entre os iFãs, parece que o ataque foi bem sucedido, ou por outras palavras, serviu bem a carapuça…

  13. Avatar de Filipe
    Filipe

    Só sabem criticar, mas se não gostam da Apple porque não mudam para Android, cambada de totós.