A Apple vai trazer o iMessage para o Android na WWDC?

38 Comentários

A Apple tem nos seus serviços uma mais valia grande. A exclusividade e a integração que existe nos seus vários equipamentos tornam-nos por isso mais apelativos.

Em casos pontuais a Apple tem concordado em transpor esses serviços para outras plataformas, e um novo rumor dá como certo mais um serviço no Android. Desta vez será o iMessage.

iMessage

O rumor agora surgido dá conta de que a Apple se estará a preparar para apresentar na WWDC deste ano, que decorre na próxima segunda-feira, mais uma aplicação e um dos seus serviços no Android. Depois do Apple Music, será a vez do iMessage a chegar ao sistema operativo da Google.

O site MacDailyNews dá como certa esta informação, tendo sido recebida directamente da Apple, por elementos ligados a este processo.

A passagem do iMessage para o Android viria alargar de forma muito significativa este serviço e criar as primeiras pontes de comunicação entre estes dois sistemas operativos. Todos os utilizadores Android passariam a poder comunicar sem limitações com os seus contactos que estão no universo Apple.

iMessage

Se o iMessage chegar ao Android, os utilizadores passam também a ter uma forma de comunicar segura, em que as mensagens são cifradas e circulam nos servidores da Apple nesse estado.

É apenas um rumor, com um grau de certeza muito baixo, mas que poderá bem ser verdadeiro. A Apple tem investido no Android, de forma discreta e muito pouco expressiva. O Apple Music dá retorno à Apple, com a comercialização do serviço, algo que com o iMessage não o poderia fazer.

A confirmação, ou não, chegará já na próxima segunda-feira, durante a WWDC, onde a Apple tem muitas outras novidades para mostrar ao mundo.

MacDailyNews

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tavares
    Tavares

    ” O Apple Music dá retorno à Apple, com a comercialização do serviço, algo que com o iMessage não o poderia fazer”. Acho que o “problema” poderá estar mesmo aqui…como qualquer multinacional a Apple “olha” primeiro para os lucros! E não os vejo a fazer “ofertas” à concorrência…

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      não é uma oferta à concorrência, seria tornar o serviço mais apelativo do lado do iPhone, com a possibilidade de ter mais vantagens no iOS do que no Android por melhor integração.
      É também possível imaginar que no futuro servisse de porta para mais serviços no Android, como o Apple Pay, por exemplo para transferências de dinheiro entre pessoas ou até pagamentos online.

      1. Avatar de Norberto
        Norberto

        Não é uma oferta, mas é “entregar o ouro ao bandido” e banalizar uma das mais valias que leva a malta a comprar iPhones, que, apesar das margens de lucro não se compararem (são muito inferiores) às das app’s é o que gera maior fonte de receita. A exclusividade do IOS e dos iPhones é em grande parte o que faz da apple o que é agora. Dar por dar … não acredito muito!

        1. Avatar de Nathan
          Nathan

          Não estão a dar o iOS, estão a dar o iMessage (isto se o rumor se confirmar).

          Têm sempre vantagens, por exemplo, milhões de pessoas a assinarem por uma conta Apple. Depois de ter uma conta Apple, é mais fácil de lhes vender coisas.

        2. Avatar de Antwin
          Antwin

          se os contactos não usarem iPhone a pessoa não pode tirar proveito de muitas das mais valias do iMessage, podendo as pessoas passarem a usar alternativas, logo não ajudará a incentivar a compra ou fidelização, percebeste?
          Passar a haver no Android não é entregar o ouro ao bandido, pois no iPhone haverá sempre a vantagem de melhor integração com o resto do sistema e serviços.

        3. Avatar de Portimão
          Portimão

          Desculpa, mas ninguém compra iPhones por causa do iMessage.
          Há montes de razões mais plausíveis do que essa.

          1. Avatar de iFernando
            iFernando

            eu compro por causa do imesage!

  2. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Na realidade poderá estar a dar retorno. Um dos males do iMessage é só poder ser usado entre iphones, apesar da App ser a mesma. Os utilizadores do iphone ficariam muito bem servidos se pudessem usar o serviço com os utilizadores Android. Esta é a grande mais valia para a Apple.
    Os utilizadores Android tb ficariam servidos pq poderiam usar um excelente serviço para todos os que tivessem este serviço. Sinceramente como App de SMS sempre a achei muito boa. Portanto os utilizadores Android teriam a ganhar em usar esta App, seja como iMessages, seja como simples sms.

  3. Avatar de rui pinheiro
    rui pinheiro

    Dispenso

  4. Avatar de El Capitain
    El Capitain

    A Google também “dá” à concorrência o Chrome, o earth, o Mail… E dá o Android… E ganha muito dinheiro.
    Muitas vezes, a empresas oferecem serviços para captar clientes que gastam noutro lado. O facto de a Apple olhar primeiro para os lucros não significa que não investe parte desses lucros para captar clientes e ter ainda mais lucros…

  5. Avatar de Cyberon
    Cyberon

    Na minha modesta opinião, o imessage em Portugal não é relevante, o WhatsApp e o Messenger estão fortemente implementados no nosso país não dando hipótese à concorrência, agora nos EUA isso sim é uma boa notícia.

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      Ai não? Praticamente toda a gente que usa iPhone, tem a App.

      Se sair para Android, meia dúzia de pessoas vão usar, e vão querer usar mais, e arrastar mais pessoas.

      O iMessage ao contrario desses todos, tem uma boa App com boas funcionalidades que realmente interessam (como fotos em qualidade completa, enviar ficheiros, máxima segurança e privacidade, etc.), mas tem também uma interface extremamente simples e descomplicada, sem bloatware. Provavelmente vai seguir o que fez no Apple Music e usar Material Design também.

      Se juntar o que faz no iOS, que é juntar as IMs e Sms na mesma App e mudar entre as duas automaticamente, então bye bye esses todos!

      1. Avatar de rui
        rui

        O imessage no android vai servir para quem quer apple continuar a gabar a marca. Tal como fizeste aí. Máxima segurança e privacidade? Fia-te na virgem. Haha. É tudo farinha do mesmo saco.

        1. Avatar de Nathan
          Nathan

          Tens provas concretas para defender a tua argumentação?

          Ao contrariando Google, facebook, etc. a Apple não está interessada em extrair os teus dados pessoais para depois os vender.

          1. Avatar de Quintasx
            Quintasx

            tens a certeza?!

          2. Avatar de Antwin
            Antwin

            quando concorrentes como o Spotify acusam a Apple de não partilhar dados dos utilizadores da loja, quando publicações periódicas desesperam com a Apple por esta não partilhar dados dos utilizadores que usam serviços de subscrição da Apple, etc, o que é que concluis?

          3. Avatar de Nathan
            Nathan

            @quintas

            Não há nada a provar a ninguém.

            Que provem que a Apple ou alguém tem acesso às conversas primeiro!

            O iMessage é encriptado end-to-end!

            Não é como Hangouts e Messengers e agora Allos, que as mensagens são lidas primeiro pela Google e Facebook, antes de chegarem ao destinatário.

        2. Avatar de Antwin
          Antwin

          é cada um!

      2. Avatar de Nathan
        Nathan

        * e iPad e Mac.

      3. Avatar de Zé M. S.
        Zé M. S.

        O iMessage funciona pessimamente na integração dos sms com as iMs. O telefone insistem em tentar iMessages mesmo quando não se tem acesso à internet, e tem de se escolher manualmente para enviar o sms porque ele só envia automaticamente passado uns 15min (quando se responde a partir do ecrã bloqueado não se percebe que não está a enviar sms). Já me aconteceu várias vezes chegar primeiro que a mensagem, e depois tenho que ouvir a Maria a queixar-se que não lhe disse nada. -_-‘

        1. Avatar de Nathan
          Nathan

          Deixa de ser pateta e aldrabão, ok? Convences ninguem.

  6. Avatar de Mota
    Mota

    Depois da queda de vendas na Apple, realmente algo terá que mudar.
    Talvez teste, mas é dificil.

    Eu uso o signal e tem me servido muito bem.

    1. Avatar de gajo de alfama
      gajo de alfama

      Basta pensares um bocado para perceberes que a Apple nao quer saber se isto resulta em portugal. Eles querem saber dos grandes mercados

    2. Avatar de Antwin
      Antwin

      lol. deves pensar que a quebra de vendas é permanente e que não há mais nada na estratégia da Apple

    3. Avatar de Nathan
      Nathan

      Sim, realmente grande quebra, passaram de 55 biliões para só 51…

      iPhone SE, iPhone 7, e bye bye Android.

      Que dizer da Samsung que andou 7 semestres seguidos a perder vendas a pique?

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        Sim, realmente uma quebra de lucros ao fim de uma porrada de anos não é nada significativa.

  7. Avatar de irlm
    irlm

    estão a seguir o caminho da blachberry quando trouxe o bbm para outras plataformas

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      Ao sim? Então a Google já está nesse caminho há mais tempo quando trouxe o Hangouts para iOS, e agora o Allo e Duo que toda a gente já sabe que vai falhar.

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        Quando é que a Google apostou na exclusividade do Android?!

    2. Avatar de Antwin
      Antwin

      a blackberry levou o bbm para outras plataformas porque vendia “serviços” da BBM a empresas, necessitava de manter essa fonte de rendimento.
      O iMessage não é uma fonte de rendimento para a Apple é um dos incentivos de qualidade para se usar os seus aparelhos

    3. Avatar de Jhomy
  8. Avatar de irlm
  9. Avatar de O Gajo
    O Gajo

    Esta notícia para mim é 0. Com tantas MELHORES ofertas que existem na Play, incluindo aplicações próprias da Google. Isto vai ser uma migalha, pelo menos em Portugal. O Messenger está mais forte que nunca em Portugal, e agora com o suporte a SMS, ninguém vai conseguir bater o Facebook. Muito menos a Apple.

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      Melhores = só mesmo para rir.

      É engraçado quando uma pessoa não tem mais nada para dizer senão ódio contra a Apple, e faz figuras destas…

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        “Tens provas concretas para defender a tua argumentação?”
        Ou tens sequer argumentos para além do argumentum ad lapidem?

  10. Avatar de Nathan
    Nathan

    Aqui no pplware é só azedume para a Apple, mas em vários fóruns (como o do Reddit), é uma maravilha de contentes, e muitos até se atrevem a dizer que é mais significativo que tudo que a Google apresentou nesta I/O.

    1. Avatar de Limbus
      Limbus

      Muitos também se atrevem a dizer que a Terra é “quadrada”… atrevidos!

  11. Avatar de edgar silva
    edgar silva

    Sinceramente a mim como utilizador de android nao me aquece isto, mas ja e ridicula esta guerra IOS/ANDROID, sao sistemas diferentes, ambos com coisas mt boas e outras mas, para mim onde se peca mesmo, e q a aplle, samsung, huawei, sony (agr n tanto ) nos seus topos de gamas pratiquem o preco q querem e o povo compra, muitas vezes sem o poder..
    agr se e sistema android ou ios…servem todos para o mesmo..Selfies e as vezes uma chamada ou outra XD