A Apple poderá em breve mudar o nome do iOS para iPhone OS

23 Comentários

Quando apresentou o iPhone, em 2007, a Apple abriu ao mundo uma nova linha de equipamentos que acabaram por ser o padrão para a indústria. Ao mesmo tempo, e para dar suporte, a marca trouxe também um novo sistema operativo, o iOS, que todos conhecem.

Este poderá, em breve, ser alvo de mudanças, com a mais importante a ser uma alteração de nome. Rumores dão conta de que o iOS vai desaparecer e, em breve, vai surgir uma nova versão, chamada iPhone OS.

iOS iPhone OS Apple nome

Um iOS para cada dispositivo da Apple

Apesar de mudar muito o que oferece no iOS, a Apple tem mantido a sua estrutura muito estanque ao longo dos anos. Uma das mais basilares tem sido o seu nome, mesmo com alguns problemas legais com outras empresas pela utilização deste nome.

Ainda assim, mudou recentemente, criando algumas versões para alguns equipamentos, como o iPad ou a Apple TV, que têm agora as suas versões próprias. Seguindo esta linha, e segundo um novo rumor, uma nova mudança importante pode estar a caminho.

Quando vamos ver chegar o iPhone OS?

Segundo informações do conhecido Jon Prosser, a Apple poderá mudar o nome do seu sistema operativo para iPhone OS. Esta mudança foi ainda confirmada por Max Weinbach, outro elemento conhecido, e chegará já na WWDC, que se inicia dia 22.

Esta confirmação levou este tema e esta discussão mais longe, revelando que o próprio iPhone poderá mudar de nome. Especula-se que passará a chamar-se Apple Phone, algo mais difícil de aceitar, dado que este é um dos nomes de maior sucesso da marca.

iOS iPhone OS Apple nome

Vamos mesmo ter uma mudança de nome?

Curiosamente, e do que se tem sabido do iOS 14, nada indica esta mudança de nome do sistema da Apple. Existe já uma versão a circular na Internet e todas as referências apontam para que o nome seja mantido. No entanto, a Apple pode surpreender todos.

Se for confirmada esta mudança, ela segue a lógica da marca dos últimos meses. Existem agora versões do iOS dedicadas aos equipamentos e com funcionalidades próprias e dedicadas. No dia 22, serão reveladas todas as novidades e até todas as surpresas.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de whatever
    whatever

    Devia mudar mais algumas coisas nesse sistema operativo…

  2. Avatar de adbu
    adbu

    iPhone OS era o nome do sistema operativo quando o primeiro Iphone apareceu. só mudou para IOS com o iphone 4

    1. Avatar de Luisão
      Luisão

      Estás enganado…

      1. Avatar de saldoso
        saldoso

        Ele não está enganado!

      2. Avatar de Alfa
        Alfa

        É verdade. Em 2010 a Apple renomeou o iPhoneOS para iOS, dado que era o sistema operativo que corria em iPhone, iPod Touch e, a partir desse ano, iPad também.

  3. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Tiro o meu chapeu, what an AMAZING feature!
    Remover o “i” uaauuuu!!!
    Continuem a abrir sweatshop na China,…

  4. Avatar de ...

    Se não puserem nome de chupas de bolachas e chocolates já fico contente

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Ao teu comentário, o mesmo que o teu nick.

  5. Avatar de saldoso
    saldoso

    pegando na totalidade do que é dito, é dos rumores mais ridículos que já ouvi!
    Mas alguém acredita que se iria mudar o nome do sistema operativo para iPhoneOS, reflectindo o nome do aparelho, para ao mesmo tempo o aparelho deixar de se chamar iPhone. Completamente sem qualquer nexo…

  6. Avatar de eu
    eu

    O nome original do sistema operativo era iPhoneOS.
    Aliás, quem programa, é obrigado a levar com referências a isso mesmo em configurações específicas, pois por retrocompatibilidade o nome manteve-se ao longo do anos.
    Ironicamente, a acontecer, agora irá ficar coerente com o sistema.

    Imagino que o nome tenho alterado no inicio de iPhoneOS para iOS por causa do iPad e de este sistema ser genérico entre os dispositivos.
    Depois ao ser criada a sub-versão especializada iPadOS, ter o iOS só para iPhone, não faz sentido e parece que continua a ser um sistema genérico não tirando o máximo partido do iPhone (mesmo que não seja verdade).

    Passar-se a chamar iPhoneOS, já existindo o iPadOS, tecnicamente faz todo o sentido.

    1. Avatar de saldoso
      saldoso

      faz sentido! Contudo também faria sentido continuar iOS considerando que também é o mesmo sistema usado no iPod Touch! Pode ser que a Apple vai abandonar o iPod.

      1. Avatar de eu
        eu

        iPod já está “morto”. Só ele é que ainda não o sabe !

  7. Avatar de Wazzaa
    Wazzaa

    Não deixa de ser a mesma coisa.
    IOS – Iphone Operating System,
    Iphone OS – Iphone Operating System.

  8. Avatar de Ze das Quintas
    Ze das Quintas

    Não sei de onde veio esse rumor, mas há algo que está enganado, o sistema operativo do iPhone já foi iPhone OS sim, antes de vir o iPad e para unir os 2 devices mudaram o iPhone OS para iOS, agora voltarem outra vez para o iPhone OS é algo estranho, mas também o que mudar vai ser só mesmo o nome pelo menos para já

    1. Avatar de Galo
      Galo

      O mais estranho seria mesmo mudar de iPhone para Apple Phone…

      Mas o atribuir um OS a cada equipamento também parece um pouco contrasenso, ou pelo menos contra o que ainda há pouco tempo era a tendência da Apple e de outras empresas como a Microsoft, que pretendiam 1 unico OS para todos os equipamentos

      1. Avatar de saldoso
        saldoso

        A Apple nunca pretendeu 1 OS único para todos os equipamentos. O que faz é manter um conjunto de “características” comuns entre os vários sistemas que tem, para facilitar o desenvolvimento.
        A Apple há muito tempo que vai diversificando os sistemas para cada tipo de aparelho.
        Na AppleTV rapidamente passou ter o seu próprio sistema. HomePod a mesma coisa. O Watch, sistema próprio desde o início. E no iPad já há alguns anos que divergiu do iPhone, culminando no ano passado com a mudança no nome do SO.

  9. Avatar de badanas
    badanas

    Só faltou mencionar que a marca iOS é de uma companhia a CIsco (Cisco Internetwork Operating System) e a Apple paga para a usar.

    1. Avatar de Mastodon
      Mastodon

      Boa antecipação. Ia escrever mesmo isso.
      Estava a ver que ninguém o referia já que é só peritos por aqui.

    2. Avatar de Márcio Pego
      Márcio Pego

      …finalmente um comentário válido. +1

  10. Avatar de Republicunt
    Republicunt

    Boa ideia. iPad OS para os ipads e iPhone OS para iphone. No iPad OS as aplicações ficarão otimizadas para tablets, no iPhone OS para iphones.

  11. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Só por mudar de nome, é uma enorme novidade para o próximo iPhone, que fará as maravilhas de milhões de utilizadores.
    Tanta coisa nova que se pode fazer no telefone só por causa disto.
    Por isso, recomendo um aumento de 200 euros no preço dos próximos iPhones, só por esta inovação…

  12. Avatar de Sílvio Pinto
    Sílvio Pinto

    “Apple abriu ao mundo uma nova linha de equipamentos que acabaram por ser o padrão para a indústria”
    Bill Gates riu…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Foi um dos que se riu, sim.
      Logo a seguir engoliu em seco…