A Apple parece ter-se esquecido que os novos MacBook Pro têm um notch

80 Comentários

No mesmo evento que apresentou os novos SoC M1 Pro e Max, a Apple revelou também as primeiras máquinas que os vão usar e explorar. Falamos dos novos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas, com todas as suas novidades.

Uma destas é um notch que estes computadores têm, que concentra um conjunto alargado de sensores e a câmara frontal. É este elemento que está agora a ter um comportamento estranho, levando a crer que a Apple se terá esquecido deste elemento no macOS.

Apple notch MacBook Pro macOS Monterrey

Para garantir um computador com uma moldura no ecrã próxima do zero, a Apple criou o notch nos novos MacBook Pro. Este tem presente todos os sensores que estão normalmente espalhados nesta área e está a ter problemas no macOS Monterey, onde parece ter sido esquecido.

Agora que estão a chegar aos primeiros utilizadores, fica claro que a Apple não preparou de forma correta a integração com o macOS Monterey. Esperava-se que esta área estivesse fora da utilização e fosse ignorada pelo sistema operativo.

https://twitter.com/SnazzyQ/status/1453143510111059968

Do que pode ser visto, afinal o macOS Monterey coloca ícones e opções das apps nesta área onde é impossível aceder. Esperava-se que este novo sistema se adaptasse e impedisse este comportamento, uma vez que esta é uma área que não deve ser acessível.

A Apple tem documentação específica e que prepara os utilizadores para lidarem com a utilização do notch no macOS Monterey. Estes devem preparar as suas apps para que evitem a utilização deste espaço nos novos MacBook Pro, como esperado.

Este erro não deveria ser algo presente no novo macOS Monterey e nos equipamentos, uma vez que a Apple tem experiência nesta área. Desde cedo que tem trabalhado com este elemento há muitos anos e algumas das apps têm um comportamento normal.

Certamente que a Apple irá muito em breve resolver esta situação e garantir que a área do notch fica inacessível e protegida. Ainda assim, não era esperado que a gigante de Cupertino lançasse o macOS Monterey sem esta adaptação para os novos MacBook Pro e o seu notch.

Comentários

80

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de HB
    HB

    O notch foi a coisa mais idiota que a Apple inventou. Simplesmente horrível e pouco funcional.

    1. Avatar de sayWhat
      sayWhat

      +1000000000

    2. Avatar de lapizazul
      lapizazul

      +10000000000000000000000

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sim o notch e mau, um bezel enorme como os outros portateis tem e que e bom. Sim o dell xps n tem um bezel tao grande mas ainda assim maior que o do macbook e tem uma webcam com qualidade horrivel. Por isso n existe outro portatil com melhor webcam e menor bezel que o macbook. Agora mete a viola no saco e baza

      1. Avatar de RM
        RM

        O meu Huawei Mateboock D15 tem um bezel menor uma webcam com qualidade e não tem notch.. Agora mete a tua viola no saco e muda de esquina.

      2. Avatar de Fábio Eliseu Ribeiro Pereira
        Fábio Eliseu Ribeiro Pereira

        o meu asus zenbook 14 tem uma bezel pequenissima e uma camera de boa qualidade, tretas da apple

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          o teu zenbook nao tem microled 4k a 120hz, nao tem um soc tao rapido com grafica tao boa e com 21 horas de bateria. A wecam do zenbook é 720p, uma porcaria por isso fabinho vai levar no rabiinho

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            microled, soc, gráfica e bateria não sabia que cabia tanta coisa no notch

          2. Avatar de Marco N.
            Marco N.

            Que classe de comentário, sim senhor!
            Continuem a dar trela a este troll…

      3. Avatar de Ângelo
        Ângelo

        Até parece que uma webcam de melhor qualidade precisava de uma notch daquele tamanho. Com um terço do tamanho já dava para a webcam.

        Mas independentemente disso, não deixa de ser uma falha não terem adaptado o SO ao notch.

        Pessoalmente, prefiro um bezel um pouco maior, do que perder/obscurecer parte do écran. Quando olhas para o écran, nem reparas mais no tamanho da bezel. Mas o notch é mais difícil de ignorar, especialmente quando coisas do écran ficam escondidas por trás.

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sim o notch e mau, um bezel enorme como os outros portateis tem e que e bom. Sim o dell xps n tem um bezel tao grande mas ainda assim maior que o do macbook e tem uma webcam com qualidade horrivel

      1. Avatar de Dave
        Dave

        É verdade, mas não sei se custava muito a Apple fazer uma versão sem notch para quem não precisa de webcam de qualidade. Isto era o ideal.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Mas quem n precisa de uma webcam de qualidade num portatil? Ainda para mais hoje em dia com teletrabalho é fundamental! Alem do mais o notch esta na barra de tarefas logo nao interfere com nenhum programa ou mesmo video. As pessoas gostam de reclamar so porque sim.

          1. Avatar de Dave
            Dave

            Eu entendo, mas uma webcam é algo que uma pessoa consegue arranjar facilmente. Mesmo que alguém precise mesmo da webcam, devem ser raro os casos em que seja mesmo necessário uma webcam de alta qualidade.

            Nem sempre as pessoas reclamam só porque sim. Por acaso no meu Mac (13″), eu coloquei a definição para a barra de tarefas esconder automaticamente. Por isso com estes novos Mac ia causar-me algum incomodo.

            E na minha opinião, entre má qualidade da webcam e notch, claro que prefiro ter má qualidade.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Preferias ter ma qualidade da webcam? Claro que nao! Mas se preferes tens o xps 15 da dell que basicamente me obrigou a comprar uma webcam porque era demasiado ma. Com o macbook n tenho qualquer problema, a qualidade é fenomenal. Se n gostas do notch compra um dell…eu vendi o meu porque considero o macbook superior em tudo.

          3. Avatar de Dave
            Dave

            Eu estou a falar apenas da mina opinião pessoal, a webcam não me faz falta, por isso acho que o notch não faz sentido. Alem disso a minha sugestão não era retirar o notch por completo, mas sim ter um modelo sem notch, para que não tem necessidade de ter uma boa webcam.

          4. Avatar de Miguel
            Miguel

            #COMENTÁRIO REMOVIDO POR INFRAÇÃO ÀS REGRAS#

          5. Avatar de Dave
            Dave

            Não precisas de chamar idiota. Nem toda a gente precisa de webcam de boa qualidade para estar em teletrabalho, ou achas que teletrabalho é fazer vídeo chamadas a toda a hora. Não percebo porque é que defendes assim tanto a Apple, pelos teus comentários aposto que defendias a Apple mesmo que fizesse um portátil sem ecrã.

          6. Avatar de Miguel
            Miguel

            #COMENTÁRIO REMOVIDO POR INFRAÇÃO ÀS REGRAS#

          7. Avatar de Dave
            Dave

            A não ser que sejas funcionário da Apple não percebo a tua agressividade. Se tenho dinheiro ou não é irrelevante, além disso não estou a reclamar. Estou a dar opinião e se precisasse mesmo de comprar o Mac, não seria o notch que me iria impedir. Simplesmente acho que os novos Macs são bastante bons, mas em relação ao notch acho que Apple podia ter feito melhor.

            Já agora caso não saibas, existem trabalhos que é mesmo preciso ter um Mac.

        2. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          A Apple se quiser tem uma solução simples e acaba com o problema, coloca uma opção no sistema em que todo o ambiente gráfico fica abaixo do notch.
          É parvo chegar a esse ponto, mas resolve e nem sequer se está a perder ecrã face aos modelos anteriores já que essa area continua a ser 16:10 como dantes.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Ainda por cima o ecra é mini led logo o preto fica mesmo desligado e nem se nota

        3. Avatar de Peartree Hugh
          Peartree Hugh

          Bem dito! E mais, ainda podiam fazer modelos de base mais básicos ainda. Também há quem não precise de graficas tão poderosas nem tamanhas resoluções. Nem sempre é preciso ter tanta complexidade em tanto minimalismo de simplicidade.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Ja tens o macbook air e o macbook 13…mas nem te deste ao trabalhar de procurar porque so vens aqui deitar abaixo

      2. Avatar de FAR
        FAR

        Mau design é mau. Defender mau design porque sim é ainda pior.

        A sua fobia de um bezel “enorme” é assim tão grande que precisa de vir defender aquela falha de design? Caso não tenha reparado o bezel com notch não é assim tão menor que o bezel anterior sem notch. Estamos a falar de milimetros.

        Comparar por absurdo com outros modelos de portateis é falacioso. Compare com o anterior modelo da mesma linha e confira por si mesmo os “ganhos” que teve.

        Criar uma guideline para desenvolvedores de aplicações terem de andar “à volta do notch” é, objetivamente, um desperdicio de espaço num ecrã já de si (relativamente, claro) pequeno.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          o desperdício de espaço é relativo. O notch em si não veio roubar espaço face aos ecrãs anteriores, mas a forma como querem implementar uma solução com notch parece que não é muito funcional.

          1. Avatar de FAR
            FAR

            Se o bezel tivesse mais uns milimetros para conseguir acomodar bem a camera e não houvesse notch haveria mais espaço no ecrã. Isto é factual, não é subjetivo nem relativo.

            Agora, e como muito bem indicou, a solução “workaround” da Apple é, no fundo, a mais simples, mas implica ainda mais desperdício de espaço de ecrã.

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            FAR, é sempre relativo porque se fossem a fazer sem notch também poderiam decidir reduzir o tamanho do ecrã, já que o ponto de referência é a proporção 16:10 que a Apple tem vindo a usar nos portáteis há muitos anos e nisso o notch não interferiu – a área útil por debaixo do notch continua a ser 16:10.

            Quanto à câmera, não parece que possa ser “escondida” na espessura de margens que estão a usar – o sensor parece ser maior do que o habitual. Teriam que usar outra câmera.

        2. Avatar de Vítor M.

          O desenho do notch no Mac não influência nada se a Apple corrigir algumas destas questões relacionadas com a Barra de menus. Normalmente e quem tem um Mabook sabe disso, esta área está sempre ocupada com a barra de menus. Contudo, se estivermos a jogar ou a ver um filme, a resolução 16:9, por exemplo, não usa esta área, ficando em baixo e em cima barras negras.

          Agora, há, como vimos nesses exemplos, aplicações e opções que estendem pela barra de menus fora menus. E a Apple irá com certeza impedir que atrás do notch apareça qualquer menu ou opção.

          Foi burrice não terem já visto isso, até porque é sobejamente conhecido o modo de utilização dessa barra. Alguém dormiu neste caso.

          No entanto, com o ecrã mais estendido e com mais espaço de imagem, as câmaras e sensores precisam ali de um pequeno espaço, que normalmente, em 80% do tempo de utilização, está sem nada a ocupar.

          Claro que quando qualquer aplicação expande em ecrã completo, a Apple tem também de acautelar esta área. Que é outro ponto que ainda não foi bem trabalhado.

          Podem ter tratado do assunto e evitado esta burrice.

          1. Avatar de Dave
            Dave

            Já agora, na tua opinião. Como o nocth tem apenas wemcam ao contrário dos iPhones, achas que seria muito complicado para a Apple ter uma versão sem notch, mas com uma webcam de qualidade inferior?

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Dave, a Apple nunca irá ter duas versões do ecrã, mais depressa resolve a questão com software.

          3. Avatar de FAR
            FAR

            Tanto influencia que já o fez 🙂

            Concordo que o mal é menor dado que a maioria das aplicações usa o espaço no topo do ecrã para a barra de menus, mas existem cenários onde tal não acontece (aplicações em ecrão completo, como indicou), mas continua a ser um mal. Não trás benefício nenhum ao utilizador em termos funcionais, dá mais trabalho aos devs, porque agora têm de contornar uma área no ecrã e tudo isto para aplicar na linha de gama alta portátil a mesma “imagem de marca” que existe na linha móvel.

            Os ganhos estéticos de ter os bezels um pouco menores são suplantados por aquele “olho” enfiado no topo do ecrã (aqui já será subjetivo).

          4. Avatar de Vítor M.

            A solução, que não será para se usar sempre, volta a tapar e a colocar um bezel temporário maior. Não é grande solução, mas pelo menos já não há por trás menus que não podem ser utilizados. O problema é que não há soluções perfeitas. Uns colocaram um bezel grande, mas não se aproveita o ecrã total, outros colocaram a câmara em baixo, junto ao teclado, mas para videoconferências é uma imagem estranha, outros têm uma câmara que se destaca do ecrã, mas é mais um pingarelho para avariar… outros têm uma câmara apenas sem os sensores, outros têm uma câmara fraquinha que ocupa muito pouco espaço… não há soluções perfeitas. Agora, neste caso a Apple ao colocar neste lugar a câmara e os sensores, deveria ter dado logo ali a margem que necessita.

          5. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Dave, para que haveriam de ter uma versão sem notch se já a tinham e decidiram fazer o notch?

            Ou seja, o que querias já eles tinham antes.

            Agora, claramente estão a caminho de ter o FaceID na camera.

          6. Avatar de Gil Reis
            Gil Reis

            estava a pensar comprar um mac de 3000eur para ver netflix e jogar plants vs zombies

          7. Avatar de Vítor M.

            Pois nesse caso o notch é capaz de estorvar nos joguinhos. Para trabalhar, não vai estorvar, mas para jogar se calhar estorva. 😀

      3. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        raciocínio sem nexo! Há muitas aplicações em que os menus vão acabar na zona do notch.

  2. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    inadmissível

  3. Avatar de Fernando
    Fernando

    Quanto custa mesmo o equipamento com esta “feature”?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O macbook e o portatil com melhor preco face a qualidade que oferece. O macbook air de 900 euros da 10 voltas a qualquer portatil windows com preco ate mais elevado

      1. Avatar de FAR
        FAR

        “O macbook air de 900 euros da 10 voltas a qualquer portatil windows com preco ate mais elevado”

        O fanatismo que certas pessoas têm para com estas “marcas” capitalistas é deveras impressionante. Defendesse você (e outros tantos) os seus direitos como cidadão pagador de impostos como defende essa corporação multi-bilionária e estaríamos todos bem melhor.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Verdade. Fanatismo não ajuda ninguém.

          Exceto que ele tem razão.

      2. Avatar de Ângelo
        Ângelo

        O MacBook Air (versão M1) não custa 900. A versão base custa 1000€ (e até mais, se comprarem na loja da Apple).

        E não dá 10 voltas a nenhum outro portátil. Apesar de ser muito bom e melhor que a maioria dos portáteis nesta game de preços (excepto para gaming, é claro).

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          com desconto estudante universitario fica a 870 euros…e ainda oferecem uns airpods gratis. Foi assim que comprei o meu.

          1. Avatar de Ângelo
            Ângelo

            Eu se trabalhasse numa empresa e me oferecessem o portátil para trabalhar, eu não viria aqui dizer que é grátis…

  4. Avatar de Fred
    Fred

    Eu vejo uma feature xD

  5. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    Desde que tenha USBs…o resto tudo se resolve

  6. Avatar de KeyboardWarrior
    KeyboardWarrior

    Eu acho bonito, e extremamente funcional. Sempre que estiver a trabalhar estarei concentrado naquele retângulo preto, assim a minha atenção estará sempre virada para o trabalho e não nos arredores. “Apple, you think of everything. Thanks.”

  7. Avatar de Tadeu
    Tadeu

    Já estava a imaginar este tipo de problemas idióticos!
    E ainda nem sequer apareceram a testar com outras línguas que muitas vezes usam palavras mais longas para o título do menu.

  8. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Isto é porque tentaram esconder a existência de um notch até à apresentação.
    Certamente sairão atualizações com base no feedback negativo dos utilizadores.

  9. Avatar de Gil Reis
    Gil Reis

    Muito mau, não podiam simplesmente meter uma cam no teclado como já se vê em outros modelos?

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Quem sabe, talvez. Mas depois ninguém usava a camera pois isso não tem jeiteira nenhuma.

  10. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Bem, o pessoal é tão rapido a julgar que nem percebe que aquilo não são apps nativas do SO nem apps da Apple, é logico que os devs vão ter de readaptar as suas aplicações.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      :S Todas são apps nativas, e o sistema operativo tem forma de controlar o que aparece na barra de menus. Como tal é justo criticar a Apple, até porque não faz qualquer sentido ter que ficar à espera duma actualização duma aplicação para poder trabalhar com os menus!!! A Apple já sabia o que poderia acontecer e não implementou algo para mitigar a situação.

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Imagine-se se cada fabricante de portáteis decidisse ter notchs assim cada um com uma medida diferente, obviamente será responsabilidade dos devs adaptar a aplicações para estas ideias. É que não há mais nada para fazer e os devs são baratos 😀

        /s

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          É uma bar, 1 dia de trabalho e está feito.
          Qualquer profissional de IT é caro, no meio disso os devs são dos mais baratos e até muitos há que trabalham ao metro.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            É uma bar que muda de posição e tamanho consoante a resolução, idioma e modelo de portátil. O OS deveria gerir isso automaticamente.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        iStats e DaVinci Resolve são apps nativas?
        Nativas = OS native
        Nem as apps OS native nem as apps da apple padecem desse pobrema, isto já tinha sido alertado que teriam de ser os devs a desenvolver adicionalmente.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          apps nativas são apps que feitas usando o SDKs para aquele sistema e feitas para o processador usado no computador.
          iStats e DaVinci Resolve são apps nativas.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Se ainda não percebeste não vale a pena esforçares-te.

  11. Avatar de Marco Rodrigues
    Marco Rodrigues

    Deixa estar, fica bonito sim…

  12. Avatar de Gil Reis
    Gil Reis

    Alguém sabe se consigo meter a janela do pornhub escondida atrás desse notch?

    1. Avatar de Francisco Esteves
      Francisco Esteves

      Ahahah

  13. Avatar de V.T.
    V.T.

    Mais uma iFeature… alguém falou em defeitos?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Nao deixa de ser o melhor portatil do mercado e que tu adoravas ter, n estivesses a comentar todos os artigos da Apple. Ja no que fala dos defeitos da samsung n te vi por la, deves ter tido um ataque de choro eheh

      1. Avatar de Tonheco
        Tonheco

        Srá que corre o farcry 6 e o flight simulator a 4k@60fps?

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          O macbook nunca foi um pc para gaming, mas nenhum portatil o é. Desktops ou consolas sao melhores para esse proposito

          1. Avatar de Tonheco
            Tonheco

            Então é o melhor em “algumas” coisas.

          2. Avatar de Tonheco
            Tonheco

            É que por mais de 2k já se compra algo jeitoso para gaming nos portáteis.

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            com 2k n compras nenhum portatil para jogar flight simulator 4k a 60fps. O macbook tem melhor performance grafica que qq portatil de 2k com windows pois equivale a uma 3080 rtx.

          4. Avatar de Ângelo
            Ângelo

            Não equivale a RTX 3080.
            No melhor dos casos, consegue performances perto da RTX 3060 (e sem usar ray tracing). Na maior parte dos casos, fica com metade da performance dum portátil com essa placa. Podem argumentar que os jogos ainda não estão optimizados para o M1 e tal. Mais para a frente se verá se os jogos serão optimizados para o M1 e aí surgirão mais testes de certeza.

          5. Avatar de Miguel
            Miguel

            Angelo n sabes o que dizes. O m1max tem memoria partilhada ao contrario da rtx 3080…na apple a grafica tem acesso directo aos 64gb de ram e aos 10 cores do cpu…nos portateis windows isso n existe logo perdes a optimizacao toda. O cyberpunk funciona na perfeicao no mac

          6. Avatar de Ângelo
            Ângelo

            Estou a falar de dados concretos, testes que já foram feitos. M1Max fica aquém de uma RTX3060. Na maioria dos casos, muito aquém.

            Ter acesso a 64GB não vale de nada, a não ser que joguem em 12K de resolução.

            Define o que é “correr na perfeição”, quando mencionas o Cyberpunk 2077. Por acaso não encontrei nenhum benchmark desse jogo num MacBook Pro M1 Max, mas duvido que seja a única excepção à regra.

  14. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    1 – “Para garantir um computador com uma moldura no ecrã próxima do zero, a Apple criou o notch nos novos MacBook Pro.” – certo
    2 – “Do que pode ser visto, afinal o macOS Monterey coloca ícones e opções das apps nesta área onde é impossível aceder.” – não é impossível, mas é preciso colocar a aplicação em tamanho médio.
    3 – “A Apple tem documentação específica e que prepara os utilizadores para lidarem com a utilização do notch no macOS Monterey. Estes devem preparar as suas apps para que evitem a utilização deste espaço nos novos MacBook Pro, como esperado.” – os utilizadores ou os developers?

    Mas voltamos sempre ao 1 – o que é preferível: diminuir a borda e aumentar o ecrã com notch, ou manter as bordas maiores? Ser anti-notch só por que sim, não leva a nada.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Nem é preciso ser anti notch. Quem quiser pode comprar o modelo anterior, ou o Air, ou um mini ou um imac ou um dell ou um lenovo etc etc.

      Eles vão implementar o faceID, daí o notch. Não faria qualquer sentido apresentar este modelo todo liso, sem notch nenhum, e depois no modelo seguinte apresentar um notch.

      Por outro lado tambem não é ideal apresentar o notch sem o FaceID mas é a solução que mais sentido faz visto o caminho já têm decidido.

      1. Avatar de Ângelo
        Ângelo

        Para mim, isto não faz sentido. Se não implementaram o faceID, para quê ocupar esse espaço no écran? De certeza que quando o faceID for implementado, os utilizadores deste MacBook Pro não o poderão instalar nos seus portáteis…

        Depois você diz que não faria sentido apresentar este modelo listo sem notch e no modelo seguinte apresentar um notch… Não foi isso o que aconteceu? O modelo anterior não tinha notch, este tem. Ainda por cima, nem sequer era mesmo necessário ter notch ou pelo menos não com este tamanho.

  15. Avatar de wolf
    wolf

    Ocorre-me o seguinte (não sou muito inteligente!):
    Se as apps tiverem um menu DeVeRaS grande, o menu irá contornar o notch?
    Hmm!!

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Secalhar é uma feature do novo macOS ahahahah tem a sua piada! Sou utilizador mac ha anos, mas isto foi muito mal preparado enfim lol