Apple é responsável por 94% dos lucros da venda de smartphones

65 Comentários

O poder da Apple no mercado dos dispositivos móveis é inegável. As vendas continuam altas e os iPhone 6S e iPhone 6S Plus foram também eles um sucesso de vendas.

O mais recente número dá à Apple mais um valor recorde. A marca de Cupertino foi responsável por 94% dos lucros das vendas de smartphones no último trimestre.

pplware_lucros_apple00

Os número que agora está a ser avançado mostra de forma clara o impacto que a empresa tem no mercado dos smartphones. Quem o diz é a avaliação da empresa Canaccord Genuity, como é referido no Apple Insider.

Segundo esta empresa, a Apple foi responsável no último trimestre pela quase totalidade dos lucros que este mercado gerou. São 94% que resultam da venda de mais de 48 milhões de iPhones. O preço médio de venda de cada um destes equipamentos no trimestre transacto rondou os 670 dólares.

A concorrente mais directa é a eterna rival da Apple, a Samsung, que conseguiu ser responsável por 11% dos lucros deste mercado. Com vendas de 81 milhões de smartphones, o seu preço médio de venda ficou-se apenas pelos 180 dólares.

Apple dominated the premium-tier global smartphone market during calendar Q3, with record share of industry profits.

With only 31% of the iPhone installed base having upgraded to the iPhone 6 and 6 Plus devices by Apple’s fiscal Q4 2015 (ended Sept. 26), we anticipate continued strong replacement sales through calendar 2016 and beyond.

Os mais atentos devem ter reparado que a soma dos valores da Apple e da Samsung ultrapassa os 100%, algo que é facilmente explicado pelas perdas que as restantes empresas tiveram, entre elas a HTC, BlackBerry, Sony e Lenovo, o que volta a colocar o valor no seu tecto máximo, os 100%.

iphone_apple_2

Para muitos este será um valor anormalmente alto, mas a verdade é que é apenas a continuação dos bons resultados da Apple. O relatório anterior, referente ao trimestre passado, colocava já a Apple com resultados na casa dos 92%. No mesmo período do ano passado, os valores da Apple eram mais modestos, com a empresa a contribuir com 85% dos lucros.

Depois de ter tido um trimestre onde bateu todos os recordes, tendo sido a empresa que apresentou o maior lucro anual da história com 53,4 mil milhões de dólares, os números voltam a dar-lhe um lugar de destaque, sendo sem qualquer dúvida a empresa que mais lucros gera no mercados dos smartphones, tendo a seu cargo praticamente a globalidade dos lucros.

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Derrr
    Derrr

    E bem merece. São produtos excelentes. Só é pena serem construidos na chinezada.

    1. Avatar de FM
      FM

      se construído na china não significa que é mau…. eu posso ter uma empresa rota em Portugal e uma de excelência na china… lá por ter fama não quer dizer que seja mau…

    2. Avatar de witherwings
      witherwings

      Até parece que as outras marcas não são construídas/escravizadas lá

      1. Avatar de Andr8
        Andr8

        Ou até parece que ao lado dos iPhones, não são fabricados outros telemóveis de outras marcas… pois…

        Ao menos a Apple tem cuidado com os fornecedores, ao contrário dos outros!

    3. Avatar de miguel
      miguel

      Não admira, com a margem de lucro que eles tem comparado com a concorrência.
      Do quer dizer uma coisa fabricam barato e vendem caro.

      1. Avatar de Derrr
        Derrr

        Deviam mudar as fabricas todas para eua e europa.
        Não me importava de pagar a mais para poder ler MADE IN EUROPE num preduto de excelência.

        1. Avatar de miguel
          miguel

          Mais ainda?? que??3mil euros??? por um telemovel.
          Descansa que eles não iam baixar a margem de lucro.
          Ele é barato não haja duvida.
          Podiam era deixar de ser tão gananciosos, digo eu.
          se tem uma grande margem de lucro podiam baixar…
          Mas era mau para o marketing,passava a ser uma produto banal. “em vez de ser uma produto para mostrar aos outros”

          1. Avatar de Andr8
            Andr8

            A margem de lucro da Apple é inferior à do IVA na maioria dos países da UE…

      2. Avatar de JBM
        JBM

        A concorrência vende aparelhos com margens de lucro semelhantes. O problema da concorrência é que não consegue vender muitos desses modelos, a maioria dos seus clientes compra os aparelhos mais baratos com pequenas margens que não cobrem todos os custos, daí os prejuízos.

    4. Avatar de jose
      jose

      loucos sao quem contribui para estes lucros…………..tanto lucro significa que o produto é vendido muito mais caro do que realmente vale como é logico

  2. Avatar de João Ferreir
    João Ferreir

    Estranhamente a soma de todos os lucros não deveria de dar 100%

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Uns tem perdas, outros lucro, tudo somado dá os 100%

    2. Avatar de Zaark
      Zaark

      Eiih what now?

  3. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    É triste ver que alguns competidores vão deixar o mercado em um futuro não muito distante.
    O que significa menos concorrência, menos opções e menos inovação.
    É o darwinismo aplicado no mundo dos smartphones.

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      E é necessário, para que é que eles existem se o iPhone é melhor e toda a gente já sabe disso?

      Quem quer um telemóvel barato, compra um iPhone em segunda mão, que não fica nada mal servido, há lojas que os vendem até…

      1. Avatar de Gabriel
        Gabriel

        Competição é sempre bom.
        As concorrentes criando bons smartphones e bons softwares, faz a Apple se mexer e trazer novas features para atrair novos consumidores, e segurar os antigos.

        O mercado como um todo sai ganhando.

        PS: Antes de você vir me chamar de hater da marca X ou fanboy da marca Y, saiba que estou escrevendo esse comentário no meu iMac, e possuo outros iDevices.

      2. Avatar de Mark
        Mark

        Há quem defenda que só deveria haver uma única marca ….

      3. Avatar de Slzr
        Slzr

        Quem o feio ama, bonito lhe parece.

      4. Avatar de Zaark
        Zaark

        Vamos imaginar um mundo sem concorrência… Yah, nem revolução industrial deveria ter havido… dang, o mundo não teria uma Apple. So sad. Moral da história: acho que é óbvia.

      5. Avatar de Celso
        Celso

        Se toda a gente sabe então eu devo ser ignorante…

        Querias mesmo que só houvesse uma marca de telemóveis em todo o mundo!?

        Sinceramente…

    2. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      Não me parece…

    3. Avatar de Luís
      Luís

      Não gosto do iPhone e nunca ponderaria comprar um neste momento. Tem muitos mais pontos a desfavor do que a favor. O novo Lumia 950 seduz muito mais e em todos os aspectos.

  4. Avatar de Realista
    Realista

    Porque não se entende a questão das perdas SE o gráfico mostra tudo positivo…

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      É uma grafico de cotas. Relativamente ao lucro total, qual a percentagem que cada uma representa. Em cada momento a soma de cada cota tem de dar 100%. Inicialmente achei estranho pois em 2013 e em 2015 a Apple e a Samsung juntas representam mais de 100%. Isto só é possivel porque existem empresas com prejuizo o que reflete uma cota negativa. Agora o mais interessante: para que a soma dê 100% significa que nas restantes empresas tem de haver mais empresas com prejuizo do que empresas com lucro. Obviamente que basta uma empresa com prejuizo para que isto aconteça. MAS isso mostra bem o peso que estas empresas tem na cota de lucro. Ou seja, quase só a Samsung e Apple é que são viáveis.

      Falta saber se a Hauwei com o seu crescimento brutal de 63% no ultimo semestre teve lucro.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Era uma resposta para o Realista.

  5. Avatar de Ruben
    Ruben

    É normal…

    Eles realmente fazem o produto completo, sim, compram coisas por fora, mas isso todas as marcas têm que fazer, mas desde o OS, ao hardware, ao ecossistema, ás lojas, ao pós-venda, fazem um grande produto, e não montes de produtos diferentes à espera que o consumidor aposte num para ser enganado e dizer “para a próxima vou para o outro, a culpa é minha porque escolhi errado”, logo é normal.

    As margens de lucro deles, são inferiores ao IVA português, não é o iPhone que é caro, são os Androids e Windows Phone que fabricam e armazenam telemóveis em muito excesso do que vendem, e depois têm lucro em cada unidade, mas prejuízo no geral.

  6. Avatar de José Fonte
    José Fonte

    Lucros é a diferença entre os custos para fazer algo e o que o cliente final paga
    🙂

    1. Avatar de Artur
      Artur

      Lucro é o valor acrescentado que é criado através da atividade produtiva ou, mais facilmente, a diferença entre o custo de produção/distribuição e o preço desse mesmo bem

  7. Avatar de Rui C
    Rui C

    Quando se produz qualidade na solução completa tudo o resto é uma boa de neve.
    Tirando em 2013 que existiu uma quebra dos lucros por parte da Apple em que a Samsung teve a sua época dourada, de resto tem sido sempre a crescer. O que curiosamente vai em contra ciclo das outras marcas.

    Apple = fiabilidade/qualidade/inovação. 🙂

    1. Avatar de Slzr
      Slzr

      Apple = lucro = preço de venda – custos
      Gasta pouco e vende caro.

      1. Avatar de MAC
        MAC

        Então como explicas de os preços de 600/700/800/900 € do Samsung S6 Edge? Têm 10 cêntimos de lucro por unidade vendida?

      2. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Como se alguma vez soubesses como a Apple funciona.

        1. Avatar de miguel
          miguel

          LOOOL è facil fazer as contas:
          A apple não tem 94% da cota de mercado.
          LOGO: só se tive-se 94% da cota de mercado é que podiam ter uma margem de lucro igual a concorrência.
          tendo uma cota de mercado inferior a 94% que dizer que eles tem uma margem de lucro superior a concorrência.
          Concluão: gastao pouco e vendem caro como o Slzr disse

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Como se os topos de gama de várias das empresas concorrentes não tivessem margens semelhantes!
            A diferença é que na concorrência os clientes que compram os topos de gama são uma minoria, enquanto que na Apple são a maioria

        2. Avatar de Slzr
          Slzr

          Não importa como a Apple funciona, o dinheiro funciona sempre da mesma maneira, a não ser que a Apple faça o milagre da multiplicação do dinheiro.

      3. Avatar de Andr8
        Andr8

        Gasta pouco?

        Explica-te!

        Qual é a marca que tem o seu próprio OS, para ser melhor, desenha os seus próprios processadores, Xcode para programar Apps, com LLVM, que é a base do Xcode, que agora é usado também pela Microsoft, pois é open source, WebKit é a base do iOS, e como é open source, Android também, as suas lojas, um nível de assistência, mesmo em países sem Apple Stores como o nosso, muito acima de qualquer outra marca, responsabilidade ambiental (telemóvel mais capaz de ser reciclado, energia solar, florestas), responsabilidade de fornecedores, etc. etc. etc….

        Aqui quem tenta gastar pouco, e vender caro, são os Androids: mesmo SO (poupar), mesmo CPU (mediatek, cores genéricos), nada de assitência, vendas pelo correio sem sequer pagar IVA (chinesada), logo… como é que é isso dos gastos e lucros?

  8. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Isto dos smartphones parece quase uma bolha. Todos a querer um lugar ao sol pq daqui a uns sobrarão apenas alguns players e nessa altura que as que conseguiram sobreviver terão lucro. É normal da evolução do mercado.
    A História tem mostrado que é assim.

  9. Avatar de LG
    LG

    Pena embora ser uma marca não doar um tostão à caridade como outras o fazem…

    1. Avatar de luis
      luis

      Antes de olhares para os outros olha para ti.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Deves nadar em papel para defender a apple.

    2. Avatar de Rui C
      Rui C

      Andas mal informado. Faz uma pesquisa em vez de mandares postas de pescada.

      https://macrumors.zendesk.com/hc/en-us/articles/202084918-Apple-Support-for-Charity

    3. Avatar de Marco
      Marco

      Pena não saberes o que dizes, linha Red diz-te alguma coisa?

  10. Avatar de abdu
    abdu

    É sinal que estão a chular bastante por cada um, visto que globalmente não tiveram 14% de cota de mercado

  11. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    O pessoal esta a confundir lucro com qualidade. So pode…
    A lucro é a diferença entre o custo de fabrico e o preço ao publico este caso. Isto so quer dizer que pedem um valor demaseado alto em comparação ao custo de fabrico. Por outras palavras é o smartphone overpriced. Boa qualidade mas mesmo assim overpriced, dai o lucro.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      O valor de mercado de qualquer produto não é determinado pelos seus custos de produção mas pela oferta e pela procura. Se há procura pelo produto àquele preço, então esse é o valor dele.

      Relativamente ao lucro/qualidade, concordo contigo, mas não te esqueças que no longo prazo, as empresas que apresentam mais lucros são aquelas que estão mais dispostas a continuar no negócio e, mais importante ainda, com capacidade financeira para investir em investigação e desenvolvimento, necessário para criar novos e melhores produtos.

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Já pensaste o contrário? Será que está overpriced, ou os outros é que estão cut-priced?

      1. Avatar de Marco B.
        Marco B.

        O custo de fabrico de um iphone 6s são +/- uns 200 euros e e PVP são uns 750 euros.
        O custo de fabrico de um Samsung Galaxy s6 são +/- uns 275 euros e o PVP é uns 580 euros.

        Ou seja a Apple tem uns 550 euros de lucro por telemóvel, já a Samsung uns 305 euros por telemovel.

        “Cut-priced” é a Oneplus que por cada telemóvel ganha uns 75 euros.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          não podes usar apenas o custo de fabrico, tens de entrar com outros custos associados até que ele chega as mãos do cliente e a esse preço final tens de tirar os impostos e percentagem de venda.

          1. Avatar de Marco B.
            Marco B.

            Sim tens razao, contudo esses preços tbm sao valores aproximados, ja da para ter uma ideia das difefenças entre marcas. Se formos a ver os custos de transporte e publicidade os lucros vao ser mais pequenos, contudo a diferença entre marcas nao deve alterar mto.
            Continuo a achar que estas margens sao demasiado grandes.

        2. Avatar de Zaark
          Zaark

          Yah, até porque os funcionários da Apple trabalham pro bono e o desenvolvimento per se tem custo zero. Esta questão já foi debatida tanta vez que até custa acreditar que ainda é papagueada. Nota: uso Lumia, não iPhone, portanto “no iFan detected for sure”.

          1. Avatar de Marco B.
            Marco B.

            Entao aconselho te a ver o video do mkbhd sobre beatsPro e audioteknica.
            Agora perguntas: o que tem o beastpro a haver com apple? Extrategia de markting semelhantes.
            Talvez ganhes alguma noçao do que cada equipamento reflecte na realidade. Posso te dizer que eles pagam bem mais ha publicidade que aos funcionarios e desenvolvimento.
            Portanto nao te iludas.

        3. Avatar de JBM
          JBM

          O custo do iPhone para a Apple é muito mais do que isso, e o preço de venda ao público que citas inclui impostos que vão parar ao estado.
          O custo do Galaxy também não é esse, e o preço de venda já foi superior. E se pegares nos Galaxy que foram lançados na mesma altura do iPhone 6s verás que os preços até são muito semelhantes.

        4. Avatar de Ruben
          Ruben

          Isso de “custos de fabrico” sores entasis é complete mentor errado!

          Achas mesmo que um Galaxy é Maia Cato? lol, meter outp la dentro? E custos de produção? A Samsung tem o seu SO? Desenhas os seus processadores? Etc? Pois…

    3. Avatar de Margarida
      Margarida

      Overpriced? Talvez, mas nao ha opcoes na concorrencia a altura e por isso as pessoas o compram. Tive 3 androids 1 lumia e todos com vantagens ou defeitos nenhum me deu a satisfacao que o 6s me da neste momento ( o lumia 925 n tem apps e o SO muito limitado, porque ate adorava o tlm). O iphone n se deixa levar pelos octa cores nem 2k ecras e faz muito bem, rapido melhores apps fluido bom suporte…repito, caro? Talvez, mas o proximo tlm que comprar será iphone de certeza.

    4. Avatar de Andr8
      Andr8

      LOL, não tem lógica nenhuma!

      Pela mesma lógica, fruta podre é que é boa (mesmo custo que a fruta normal, mas vendida mais barata, com menos lucro).

  12. Avatar de Slzr
    Slzr

    Apesar de não ser a que vende mais, é a que lucra mais, tirem as conclusões.

  13. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Como já foi escrito aqui:

    Lucro = preço de venda – custo de produção

    Tirem as conclusões!

    Os utilizadores da Apple (especialmente de iPhone) criaram a necessidade de trocar de equipamento todos os anos e depois afirmam que o que compraram tem qualidade. Eu gostava de saber qual é o telemóvel que custa mais de 700€ e que durante 1 ano tem problemas que me obriguem a dizer “o telemóvel não tem qualidade”… qualidade é relativa

  14. Avatar de Vitor
    Vitor

    Lucro = Proveito – Custos
    O alibaba.com também tem lucro elevadíssimos…
    Compra-se produtos tão bons ou melhores que iphones por metade do seu preço. Só não têm uma maça nas costas… Agr lembrei-m das capas dos iphones, só isto diz tudo….

  15. Avatar de ruiuda
    ruiuda

    Lucro de 50%. Os outros 50% são impostos, fabrico e transporte.
    A marca tem produtos que a concorrência inveja. Mas colocar os produtos para venda nesta fasquia de preços para o cliente se sentir único tem muito que se lhe diga. São tantos que no fim não dá piada adquirir um exemplar.
    Por esta e por outras razões prefiro continuar Android.

  16. Avatar de Tony
    Tony

    Ok um iPhone é excelente mas com preço completamente desproporcional ao que existe em paralelo no mercado, mas parecem hipnotizados pela marca, por uma maquina. Isto está tudo maluco?
    em 35 anos de personal computing já é tempo de ter visto “raise and fall” de tanta coisa. Quanto mais perto do topo está, é quando começa a descida. Sobretudo de uma empresa que apesar de ter o negocio em três ou quatro produtos (com as devidas variações) estão a espremer a vaca. Nem Jobs teria paciência para isto!

  17. Avatar de David.pt
    David.pt

    Acredito que seja verdade. Embora na minha opinião não o mereçam