Apple: 5G está a consumir a bateria do iPhone e iPad demasiado depressa

9 Comentários

Com o lançamento do iPhone 12, a Apple trouxe para os seus smartphones uma tecnologia que era pedida há alguns anos. Falamos do 5G, que já outros fabricantes tinham nos seus equipamentos e que começavam a usar nas redes já implementadas.

Este foi um elemento importante para elevar as vendas, num momento que muitos queriam trocar o seu iPhone. É o 5G que parece estar agora a ter um impacto negativo na bateria do iPhone e do iPad, ao levar que se esgote demasiado depressa.

5G bateria Apple iPhone iPad

Equipamentos Apple testados no 5G

Se a face mais óbvia e visível do 5G nos equipamentos é um aumento de velocidade de ligação à Internet, há um reverso. A bateria dos smartphones pode ser consumida a um ritmo mais elevado, diminuindo o seu tempo de utilização. Isto por norma resulta de uma otimização do chip menos bem conseguida.

O The Wall Street Journal resolveu avaliar este impacto nos produtos da Apple e avaliou vários modelos do iPhone e o iPad Air, de 5.ª geração. Os resultados surgem com a reprodução de vídeos do YouTube em 5G e em 4G, medindo o tempo até a bateria se esgotar.

5G bateria Apple iPhone iPad

iPhone perdeu muita bateria neste cenário

Todos os equipamentos tiveram uma perda de duração da bateria, mas o mais visível foi o iPhone 13 Pro, que em 4G conseguiu durar mais 2,5 horas que com o 5G. O modelo menor, o 13 mini, funcionou mais 1,5 horas em 4G que na nova tecnologia. Já o iPhone SE 3 perdeu 1 hora ao usar a ligação 5G.

O novo iPad da Apple foi também avaliado no mesmo teste de duração de bateria. A situação de menor duração aplica-se aqui também com o iPad Air 5G a durar menos 1,5 horas nesta nova tecnologia. A frequência usada nestes testes foi a de 6 GHz, mais comum e maior cobertura, mas mais lenta.

5G bateria Apple iPhone iPad

Simples de desligar nestes equipamentos

As predefinições da Apple para 5G no iPhone são otimizadas para a duração da bateria e utilização de dados. O utilizador pode personalizar estas opções para desabilitar o 5G ou reduzir a sua utilização.

Basta aceder a Definições > Dados móveis > Opções de dados móveis. Escolha depois Voz e dados, mudando a opção para 5G automático ou para LTE. Pode fazer o mesmo na opção Modo de dados, passando a escolha para Padrão.

Não se sabe a razão para este desempenho destes equipamentos da Apple em 5G. A marca criou as suas propostas e certamente terá tido em atenção a importância da bateria, que assim fica limitada, tanto no iPhone 13 como no iPad Air 5.

Bateria do iPhone no iOS 15.4 esgota-se muito depressa? Há queixas dos utilizadores

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Amílcar
    Amílcar

    O calcanhar de Aquiles, a luta de décadas por melhorar substancialmente a performance do único componente estagnado na evolução: baterias de lítio.

    1. Avatar de Marcelo Carlos Cunha Ferreira Mendes
      Marcelo Carlos Cunha Ferreira Mendes

      Verdade.
      Não acredito que com tanta evolução não esteja ao alcance desenvolver baterias super melhores. Contudo talvez exista é menos lucro, ou investimento a ser feito e não está a ser.
      O problema é que impacta tudo.
      Ou… não querem desenvolver para que não escale, e as pessoas em casa nunca sejam independentes da rede.

  2. Avatar de Tadeu
    Tadeu

    Dizem as coisas como se fosse uma novidade o 5G consumir mais do que o 4G.

  3. Avatar de Jota
    Jota

    Os produtos da Apple parecem um queijo suíço cheios de problemas!

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Mas o queijo suíço é de boa qualidade e aconselha-se, um dos queijos mais saudáveis que existem. Produto recomendável, tudo menos problemas

      1. Avatar de Zedotelhado
        Zedotelhado

        O meu pior smartphone foi um Iphone fartou-se de ver a loja de reparação, depois fechou-se a opção apple.

    2. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Loooolll. Os produtos Apple parecem um queijo suíço? Porquê? Porque o 5G consome mais bateria? Vais-me dizer que o 5G nos Android’s consome menos, queres ver! Loooooolll. Quando as pessoas são cegas e só querem olhar para aquilo que lhes interessa, todo o resto não presta, mesmo que estejam a dizer asneira!

      1. Avatar de V.T.
        V.T.

        Há lá coisa mais típica do cliente Apple… Pelo boca morre o peixe!

    3. Avatar de Mamba
      Mamba

      Por as coisas feitas na suiças (incluíndo o queijo) são muito más…~

      há com cada um