3D Touch leva Apple a tribunal por violação de patentes

50 Comentários

Quando a Apple apresentou ao mundo a sua tecnologia 3D Touch, veio mostrar que ainda há muito a ser inventado no que toca às interfaces e à forma como podemos interagir com estas.

Mas esta revolução que a Apple criou pode agora ser colocada em causa. A empresa tem a decorrer em tribunal mais um processo, agora relativo à violação de patentes aplicadas no novo 3D Touch.

3d_touch_1

Este novo processo foi lançado pela empresa Immersion, que acusa a Apple de ter violado três das suas patentes nas suas tecnologias 3D Touch e Force Touch.

A primeira patente, de nome “Haptic feedback system with stored effects” é descrita como um software que mostra pré-visualizações após uma ligeira pressão e executa uma acção após um toque mais firme. Esta é, de forma clara, o mesmo que a Apple usa no “Peek and Pop” do iPhone.

A segunda patente é “Method and Apparatus for Providing Tactile Sensations” e a Immersion declara que o iPhone copia esta função ao dar respostas por vibração para diferentes pressões.

Por fim, a Immersion argumenta que o iPhone 6s e o 6s Plus infringem uma outra patente, de nome “Interactivity Model for Shared Feedback on Mobile Devices”.

3d_touch_2

A Immersion procura receber uma compensação da Apple e quer até que a ITC (International Trade Commission) bana a venda do iPhone no território norte americano, até que este processo esteja resolvido.

Este processo mostra alguma falta de cuidado da Apple no que toca a avaliar as patentes registadas e a sua utilização nas suas novas tecnologias. Sendo algo de tão revolucionário, seria esperado que a empresa tentasse registar essas patentes e que tivesse estudado o mercado para evitar situações destas.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Boss
    Boss

    E vai mais uma…

    1. Avatar de Lesma
      Lesma

      Ainda assim, já imaginaram se abrissem uma empresa para lançar um novo telemóvel no mercado…
      – Quantos acordos de patentes precisariam ser efectuados ?
      – Quantas patentes seriam violadas por coisas que nem faziam ideia que estariam a violar ?

      Acho que hoje em dia, qualquer coisa que se faça, viola-se uma patente qualquer 😉

      1. Avatar de marco
        marco

        So que eles nao abriram uma empresa agora e são os primeiros a processar toda a gente .por isso se violaram acho bem se os outros se estao a aproveitar acho mto mal

        1. Avatar de Andr8
          Andr8

          Processar quem?

          Quem anda a processar, são os Androids e companhia a Apple, e querem dizer que a Apple é que processa!

      2. Avatar de P
        P

        Ainda bem que as empresas têm, ou deviam ter, um departamento para analisar estas coisas. As pequenas empresas não se arriscam a violar patentes

      3. Avatar de Joao
        Joao

        Basta pagar os direitos de patente que nem sequer vão à tribunal. A Apple confronta-se sempre com 2 problemas acerca das patentes. 1.- quando aborda os donos de uma patente já sabem que vão ter que pagar é muito. O pagamento numa patente geralmente é pago em duas partes. Um pagamento inicial de direitos de utilização é um royalty por unidade vendida. Para a Apple isto é horrível pois vendem milhões de telefones. 2. Quebrar as leis de patente e ir a tribunal. Aqui há sempre a possibilidade de discutir em tribunal situações como eles dizem que a inovação é deles, que não infringiram a patente a 100%, etc. Conseguem também com o seu poderio financeiro e influência judicial, arrastar um caso em tribunal durante anos a fio. Para uma empresa pequena isso será insuportável e geralmente chegam a um acordo fora dos tribunais. Claro sempre em vantagem para a Apple.

      4. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        O problema é que a Apple não criou a tecnologia, comprou-a, assim como todas as que usa nos seus produtos (ou copiam), e cada vez mais as empresas que desenvolvem tecnologias estão mais preocupadas a defender o que é deles de direito, por isso cada vez mais se vê situações como esta.
        Mas estas lutas de patentes por vezes chegam a ser ridiculas pois muitas das patentes nem têem razão de existir.
        imaginem que toda a industria se geria por principios deste género, estavamos lixados, e os tribunais teriam de ser muitos mais.
        A ética, o respeito, a responsabilidade e o reconhecimento deveriam prevalecer, ou pelo menos existir, masw cada vez mais as empresas monopolistas se viram apenas para o lucro a qualquer custo, ficando para ultimo aquilo que mais interessa: o cliente.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          como é que sabes que a Apple não criou a tecnologia? Vês a tecnologia do 3D Touch do iPhone em + algum lado?

      5. Avatar de miguel
        miguel

        Hoje em dia, até se podem patentear frases do género: “People Are Awessome”!

        1. Avatar de JBM
          JBM

          não há patentes sobre frases, no máximo podes pedir um registo de marca para determinado uso comercial.

  2. Avatar de RenatoNismo
    RenatoNismo

    e diziam eles que a apple inventa tudo, até a roda :p

    1. Avatar de JBM
      JBM

      A tecnologia que eles estão a visar é algo que qualquer telemóvel tem – o uso de um actuador para criar sensação táctil.

  3. Avatar de Francisco C.
    Francisco C.

    Não sou utilizador nem fã de iPhone, contudo acho que inútil é o teu comentário. Cada 1 compra o que quer e nem tu, nem eu, nem ninguém tem nada a ver com isso!
    Aprende a ter respeito.

    1. Avatar de Francisco C.
      Francisco C.

      Boa tarde,
      Se apagaram o triste comentário que estava aqui e ao qual respondi, também podem apagar o meu.

      1. Avatar de Lesma
        Lesma

        lol, fizeram o mesmo comigo, ficou a resposta e apagaram o comentário do parvalhão.

  4. Avatar de Icrap
    Icrap

    Uau… A Apple processada por causa de mais uma “inovação” roubada.
    Que eu me lembre, e se a memória não me falha, apenas e só inventou o rato com 1 botão.

    1. Avatar de acs
      acs

      A implementação é sempre inovação porque é bem feita. Se a ideia é roubada isso não sei responder. se for ver as patentes são apenas registo do conceito não tem lá como se faz para ficar a funciona bem num telemóvel.
      Além disso o rato não foi inventado pela apple, foi o Steve Jobs que viu o conceito do rato e achou que conseguia fazer melhor e fez maravilhas com ele.

    2. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Enganas-te, nem foi a Apple que o criou, foi mais uma das situações em que se aproveitou dos outros para brilhar. Toda a informação sobre o rato, suas raizes, seus desenvolvimentos, etc, podem-se encontrar no seguinte link: https://en.wikipedia.org/wiki/Computer_mouse#History
      A versão do rato que toda a gente pensa que foi a Apple que inventou, foi “roubada” à Xerox. A Apple foi apenas uma das primeiras marcas a adoptar o rato como uma peça de hardware incluido nos seus equipamentos, tal como o Atari ST, mas ainda antes disso ja a Microsoft estava no terreno.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Agora a Apple roubou o rato à Xerox? A Apple licenciou o rato a quem o tinha inventado, e não foi a Xerox, e criou um rato + simples, robusto e barato do que o usado pela Xerox. Tinha apenas 1 botão ao contrário dos ratos até então, com o interface pensado para um rato desse tipo.
        A Apple já vendia computadores com rato,com o LISA, antes do rato da Microsoft aparecer. É até possível que a colaboração entre a Apple e a Microsoft no desenvolvimento de software para o Macintosh tenha influenciado a decisão da Microsoft desenvolver um rato.

  5. Avatar de Moonnn
    Moonnn

    E menos custoso pagar a multa que as patentes 🙁 mundo dos lobies ganha sempre

  6. Avatar de EC
    EC

    Na tecnologia, nada se cria, tudo se copia.
    Mas uma machadada na credibilidade criativa no reino da maçã.

  7. Avatar de Lesma
    Lesma

    Eu tenho maçazinhas, droidezinhos e janelinhas, e depois ? Faz-te mal ? A mim não !
    Pessoas inúteis são as que estão sempre do contra e a provocar os outros.

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Top!
      Bem-vindo ao clube!

  8. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    Mais uma entre muitas mas vamos ver se desta são punidos

  9. Avatar de Migael
    Migael

    “Quando a Apple apresentou ao mundo a sua tecnologia 3D Touch, veio mostrar que ainda há muito a ser inventado no que toca às interfaces e à forma como podemos interagir com estas.”

    Trocar Apple por Huawei… a Apple só apresentou isso uns meses depois.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      A Apple apresentou e começou a vender dias depois da Huawei ter mostrado o seu “protótipo” que nem sabia muito bem como iria usar, sem falar que a Apple tinha apresentado o Force Touch 1 ano antes no Apple Watch.

      1. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Claro que não sabia, são todos ignorantes, não sei como uma mente como tu anda por aqui nos comentários.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Foi a própria Huawei a pedir publicamente por ideias sobre o que fazer com a tecnologia. O que mostrou na altura ficou longe de fazer sequer metade do que a Apple mostrou poucos dias a seguir. Basta ler as reviews.

          1. Avatar de Serato
            Serato

            Quando de utiliza sem autorização a tecnoilogia de outros é sempre mais fácil, de qualquer modo, fica novamente provado que a Apple é especialista a roubar ideias e ZERO de criatividade!

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Serato, será que não percebeste que o processo não é sobre a tecnologia de ecrã 3D Touch? É apenas sobre o uso de “haptic feedback”, sendo que falta provar se esta empresa tem razão, afinal de contas há décadas que há “haptic feedback” e não é só essa empresa a desenvolver coisas.

          3. Avatar de Andr8
            Andr8

            Tudo que a Huawei apresentou, foi roubado do Apple Watch

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    Não me admira nda que tenha acontecido. Já tinha sido feito antes inúmeras vezes em outras situações. A apple não descobriu uma coisa nova, apenas teve uma ideia nova para os seus iphones que outras empresas usaram de outras formas. Os antigos touchscreens resistivos, da era pré iphone, requeriam pressão para funcionar, e alguns fabricantes tentaram implementar algo parecido, mas a tecnologia na altura era fraquinha neste aspeto.
    Acho bem que o mérito seja dado às empresas que descobriram isto originalmente.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      ISto não tem nada a ver com a tecnologia que mede pressão/força. E os antigos ecrãs resistivos requerem pressão para funcionar não significa que tivessem a capacidade de medir a variação real de força aplicada

  11. Avatar de BIKES
    BIKES

    guerra tecnológica no seu melhor…mais do mesmo! a ser verdade e a existir uma efectiva condenação da marca só prova que afinal de inovação têm pouco.Quanto muito roubam o bom que outros fazem, logo o preço dos seus produtos devia estar ao nível de outras marcas mais acessíveis. 😉

  12. Avatar de Zacarias
    Zacarias

    INCHA!!!!!!!

  13. Avatar de JBM
    JBM

    A acusação é sobre o Taptic Engine/Haptic Feedback que também está associado ao 3D Touch, não sobre a tecnologia que mede a força aplicada e o seu uso no interface gráfico.

    1. Avatar de Pllz
      Pllz

      Aí está Apple defense force. O que vale é que és pago para fazer figuras dessas. Ah espera

      1. Avatar de JBM
        JBM

        e tu és pago pela tua figura?

  14. Avatar de L. Kanbaru
    L. Kanbaru

    Muito bom. Nunca vi a Apple a fazer tanta asneira junta.

  15. Avatar de CoisasQueTal
    CoisasQueTal

    Se forem processados, o governo reverte a decisão do tribunal. Sem stress.

  16. Avatar de Serato
    Serato

    Quem se deve rir á fartazana com isto deve ser o Wozniak…

    1. Avatar de JBM
      JBM

      serás capaz de elaborar?

  17. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    Tantos INVEJOSOS.

    Já cansam ! 🙂

  18. Avatar de mygod
    mygod

    Já foram sequer pesquisar de onde vem a primeira ideia de force touch ou aquilo que lhe quiserem chamar?
    Sabiam que foi a nokia que desenvolveu isto inicialmente e era para ter sido implementado pelo menos num dos lumias da nokia? Infelizmente foi colocado na gaveta após algum desenvolvimento. Pois é. A Nokia.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Onde?
      Havia uma tecnologia com esse nome pensada para Lumias mas não tinha nada a ver com medir força no ecrã.

  19. Avatar de Paulo Correia
    Paulo Correia

    sempre arroz? As empresas não atinam a fazer o trabalho de casa primeiro? neste caso a Apple pratica ‘violação de patente’ de forma patológica… já justifica tratamento

    1. Avatar de JBM
      JBM

      alguém fazer um acusação não significa que tenha razão, ou que conte toda a história.

  20. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Estas guerras de patentes já cansa, não é melhor obrigar as empresas que violem as patentes terem de por uma frase quando tivéssemos de utilizar a aplicação conceito o que for do género só foi possível utilizar isto graças a empresa XPTO que desenvolveu isto.

  21. Avatar de jsp
    jsp

    JBM nao tenha nada contra ti, mas tu pareces o advogado da Apple lol