21% dos utilizadores do Windows tencionam mudar para Mac

132 Comentários

A Microsoft tem neste momento em ação uma estratégia feroz para conseguir voltar a ser uma das gigantes de referência do mundo da tecnologia, em vários segmentos (especialmente no mobile). A entrada de Satya Nadella mudou por completo a postura e ambições da empresa mas será que os utilizadores estão alinhados e satisfeitos com a Microsoft?

Numa pesquisa realizada recentemente nos Estados Unidos, uma boa parte dos inquiridos que usa Windows revelou que tenciona mudar para Mac já nos próximos seis meses.


A Microsoft tem-se afirmado (novamente) em vários segmentos tecnológicos. A empresa quer voltar a ter as glórias do passado e para isso tem lançado produtos e serviços bastante inovadores. No entanto, no segmento dos PCs (Desktop e Portáteis), mesmo considerando todas as evoluções do Windows 10, há quem queira mudar para o sistema da Apple, segundo revela um inquérito realizado pela Verto Analytics nos Estados Unidos.

Os resultados indicam que 21% dos utilizadores do Windows com portáteis tencionam mudar para Mac já nos próximos seis meses enquanto apenas 2% dos utilizadores do sistema da maçã tencionam mudar para Windows.

Ao nível dos Desktops a percentagem de utilizadores que pretende mudar de Windows para Mac sobe para os 25%.

Sem surpresas, os utilizadores Windows que pretendem mudar para Mac são aqueles que auferem anualmente de um bom rendimento. Segundo os dados, 20% desses utilizadores têm rendimentos anuais acima dos $150,000.

Este é apenas mais uma pesquisa que mostra, de certa forma, a intenção dos utilizadores com Windows mudarem para o sistema e máquinas da Apple. Em breve o Pplware lançará uma sondagem idêntica para perceber a realidade em Portugal. Estejam atentos.

Comentários

132

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    “voltar a ser uma das gigantes do mundo da tecnologia”, não recebi o memo quando deixou de o ser, se calhar deviam mostrá-lo cronologicamente…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A Microsoft falhou em algumas área…especialmente no mobile onde hoje não é referencia. Mas há outras áreas… é nesse sentido.

      1. Avatar de joao pinto
        joao pinto

        A MS está tecnologicamente em areas onde a Apple nem por perto anda lá… por exemplo com o Azure – datacenters na cloud.

        Será que a Apple tb fallhou tecnologicamente ?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Mas a Apple não presta esse tipo de serviços

      2. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Falhou no Mobile e por isso deixou de ser uma das gigantes do mundo da tecnologia? lol
        Eu acho que a Microsoft sempre foi e continua a ser a maior gigante no mundo da tecnologia.
        Vejamos:
        Compete com Apple e Google (entre outros) no segmento de consumo quer em software quer em hardware;
        Compete com IBM, HP, EMC, BMC, Novell, Red Hat, (entre muitos outros players) no segmento empresarial, tendo oferta para quase tudo o que a concorrência tem e sendo essa oferta uma das mais utilizadas wordwide e não coloco aqui nomes porque a lista é infindável;
        Compete com Google e AWS no segmento cloud, onde já tem dado muitas cartas e já roubou grande fatia do mercado cloud e continua a crescer;
        Compete com Cisco, Siemens, Avaya e afins no segmento de comunicações;
        Compete com SAP, Oracle e afins em ERP e CRM;
        Compete com Oracle em motor de bases de dados;
        Compete com VMware e Citrix em virtualização de Servidores e de postos de trabalho;
        Compete em protecção de postos e servidores com AVs;
        Compete em gestão de projectos e gestão de equipas;
        Compete em desenvolvimento;
        E muito mais que não me estou agora a lembrar.

        Não vejo nenhum outro player no mercado com um portefólio de produtos tão abrangente como a Microsoft, pura e simplesmente não existe, daí a considerar que é a maior gigante tecnológica que existe desde a massificação dos PCs.

        1. Avatar de PGinTheHouse
          PGinTheHouse

          100% de acordo

    2. Avatar de Just love technology in general
      Just love technology in general

      Para mal informados, existe essa ideia, mas isso porque preferem acreditar em boatos, noticias falsas, e odio de fan boys de outras marcas, a pesquisarem, informarem-se da importancia e grandiosidade de empresas como a Microsoft na evolucao tecnologica e tudo a que se aplica na area industrial, espacial, e militar. Mas falar mal e depriciar e mais facil. A MS cresceu e nunca deixou de ser uma das maiores e mais importantes gigantes do mundo da tecnologia, nao e apenas uma marca criada com o proposito de lucrar o mais possível a custa de uma legiao de seguidores “alistados” com uma campanha de hipnose disfarcada. Muita gente gosta de falar mal de marca A, B ou C, mas não fazem ideia daquilo que eles já fizeram e continuam a fazer em muitos casos para que seja possível termos o que temos hoje. Acham que foi a Apple que inventou os ecran tácteis? Enganam*se, muito antes do iPhone já havia écrans tácteis em outros telemóveis.
      Outra empresa que talvez o órgão principal para o desenvolvimento tecnológico a que já nos habituámos é a Samsung, mas muita gente gosta de falar mal, daquela que é a empresa que durante muitos anos foi o pilar de sustentação de iphones, e computadores em geral. Nao se esquecam do papel importantíssimo da IBM, uma empresa que todos pensam que adormeceu, não, não adormeceu, apenas decidiu subir uns patamares e dedicar-se mais ao desenvolvimento de futuras tecnologias. Ha muitas outras, que ninguém da valor, so veem e consomem o que lhes tentam impingir, aceitam tudo o que lhes façam sentir mais notados na sociedade, teem uma fraca e preocupante falta de capacidade mental para tomar decisões sóbrias e fundadas, assim como a falta de interesse em pesquisar e aprender, e ficarem-se pela aquisição fácil de conhecimento, aceitando “o que ouvem na esquina”, vindo de outros que têm o mesmo “hobby”.
      Está na hora de acordarmos, sejam mais honestos convosco próprios, deixem as opiniões e pressões de terceiros para trás, percam o medo e a preguiça de pesquisar e aprender, aprender com fundamento, com factos reais, não com a falta de coesão, de imparcialidade, com o eminente interesse comercial, com a falta de rigor, da imprensa, em especial a “suposta imprensa online especializada”.
      Pensem bem, estamos a ser formatados para um mundo de consumismo onde as regras se predem com marketing e falta daquilo que outrora se definiu como princípios básicos do respeito humano.
      Todas as empresas existem para não darem prejuízo, ao fim e ao cabo, se assim fosse não teríamos ninguém que nos prestasse os serviços que precisamos, e seriamos gado inútil ao cimo da crosta terrestre uma vez que nada evoluiria. Mas temos que saber distinguir as que existem para o nosso bem das que existem para se aproveitarem de nós descaradamente.
      Não estou a falar de Apple apenas, há mais, muitas mais, infelizmente. Mas falando da Apple, vejam o filme do Steve Jobs, mas vejam-no com olhos de aguia, desliguem o “modo fanático” e “amante”, imaginem que se trata de uma outra empresa qualquer, ouçam muito bem o que é dito, analisem as atitudes, se no fim não chegarem à mesma conclusão que eu, todos os meus colegas de trabalho, e muitos amigos chegamos (está bem evidente), então a situação será preocupante.

      1. Avatar de Charles
        Charles

        Amém
        A sério. Concordo totalmente.

      2. Avatar de SG
        SG

        A Microsoft foi (e continua a ser) pioneira em muitas áreas… Simplesmente falharam no Marketing (algo que está a mudar drasticamente, e os vídeos de apresentação dos Surface, especialmente do Laptop, são prova disso mesmo). Por exemplo, toda a gente fala do reconhecimento de íris do Galasy S8. O Lumia 950 já o tinha. Fala-se de o S8 poder ser ligado a um monitor através de uma dock e ser utilizado como computador. O 950 já o fazia (Continuum). E isto apenas a nível da área mobile. O mal da Microsoft é que nunca achou ser necessário publicitar. No fundo, o que eles fizeram foi experimentar novos conceitos. Mas agora perceberam também que, não só os têm de experimentar, como também rentabilizar. E a verdade é que se têm safado muito, muito bem no segmento premium. O Surface pura e simplesmente veio destronar a marca líder de tablets (nem vale a pena dizer qual é…), e foi uma lufada de ar fresco no género. E agora o Surface Laptop veio mostrar que sim, também é possível um computador com Windows ter uma velocidade de funcionamento espantosa.
        Mas vai sempre haver quem prefira Mac, quem prefira Windows, etc, etc… E o bom disso, é que eles tornam-se melhores assim. A Apple, hoje em dia a empresa mais valiosa no mundo, é uma empresa totalmente diferente do que era. Os produtos são totalmente diferentes. A Microsoft igual.

        1. Avatar de Pérolas
          Pérolas

          Pioneira principalmente a comprar empresas e tecnologia desenvolvida por terceiros e na arte comercial do “untar as mãos”…

          1. Avatar de Wishmaster
            Wishmaster

            Sim, porque a Apple não compra empresas pequenas… Lol
            Vê o caso do cover Flow, no iTunes. Não foi a Apple que inventou isso. Foi uma empresa start up que criou e a Apple comprou – a.. Simples.
            A Apple não inventa nada. Copia, apenas. Ecrã táctil, ipad, tudo já existia.
            E como não falar do famoso caso do ipod que acabou em litígio judicial com a Apple a pagar ao desenhador do ipod??? O desenho do ipod foi descaradamente copiado!!! E prova disso é terem pago porque perderam em tribunal lolol
            A Apple é uma anedota e como disseram atrás, a tal hipnose da legião é que os safa.

    3. Avatar de Trinca Espinhas
      Trinca Espinhas

      A MS tem vindo a perder cota de mercado em quase tudo. Acabou com a Nokia e tornou-se um player de nicho em mobile, nos segmentos empresariais, tudo o que é linux tem vindo a crescer. O W10 é uma arma de espionagem e controlo (cada vez é mais sabido). a unica boa ideia que tiveram ultimamente foi fazer apps para android e ios

  2. Avatar de André Costa
    André Costa

    LOL… Isto só revela o quão oco o cérebro de algumas pessoas é. Apenas tencionam mudar porque é caro e elitista, porque na realidade não percebem nada do hardware e da tecnologia existente no produto

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      É… e depois andam sempre a “tenir” e a cortar na comida…

    2. Avatar de Just love technology in general
      Just love technology in general

      E muito menos dos objectivos de cada empresa. Nem são capazes de ver quando estão a ser papados de cebolada.

    3. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Não é uma questão de elitismo, mas sim de eficácia.
      Sempre fui contra os produtos Apple até a pouco tempo ter mudado.
      Sim, o hardware é bastante inferior a um produto Windows pelo mesmo preço, mas pela primeira vez tenho um portátil de não se encrava dia sim dia sim e com problemas ridículos.
      Em todo o caso destina-se a utilizadores diferentes.
      Se queres trabalhar com imagem/vídeo ou trabalhos menos elaborado, aconselho Mac.
      Óbvio que gamers serão sempre contra Macs.

      1. Avatar de Celso
        Celso

        Mas ai esta a questao! Desde ha uma decada que uso linux e mesmo no linux nunca o meu computador me encravou dia sim, dia sim. E mesmo quem entende minimamemte de computadores, com uma pesquisa no google consegue resolver a maior parte dos problemas, seja em win, mac ou linux. EU nao pago valores inflacionados por hardware e software que nao merece esse preco, e dai perceber a maneira de pensar dos gamers. Agora quem quiser, esta a vontade.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Isso não é realista. Eu sou adepto Linux mas não compares a facilidade de meter uma pessoa a funcionar com um Mac vs Linux.

        2. Avatar de Luís P. P.
          Luís P. P.

          Ora já eu não entendo a mentalidade dos gamers.
          Que não comprem mac por ter specs que não servem os seus propósitos entendo.
          Mas a mentalidade de dar 200-500€ por uma gráfica e depois gastar 100-200€ num monitor é ridículo!! Pois é nesse monitor onde iriam ver a qualidade da gráfica.

          E quanto ao mac a maioria das pessoas faz mal as contas e esquece-se de acrescentar justamente o preço do ecrã, no imac especificamente é um ecrã de 750€ que lá está! O pessoal de design, vídeo e fotografia compra por essa razão.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Um gamer precisa de fps’s e não de monitores 4k.

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Assim como acrescentar as contas do software que já vem incluído e que é um aparte no Windows.

      2. Avatar de jota
        jota

        Curioso tenho um portátil Asus com Windows10, todo o dia ligado no escritório vai para 5 anos e nunca encravou… trabalho todo dia com Autocad, Photoshop, vários programas 3D, Project… tenho colegas com MAC e quando utilizam programas 3D têm que deixar o computador ligado toda a noite para renderizar trabalhos… e estamos a falar de computadores com a mesma idade…enfim

        1. Avatar de PL
          PL

          5 años y nunca encravou ????
          E ainda por cima com Windows 10 !!! Deves ter tido acesso a primeira beta da release candidate da primeira versão se stage do Windows 10

          A sério, não gostas não compres mas exagerar não vale a pena.
          O que tu querias dizer é que o teu Windows 10 está a 5 an… minutos ligado é não encravou enquanto estavas a escrever o teu comentário.

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            Tenho um Toshiba que até agora nunca teve problemas e já vem de 2009/8. Tem w10 e 0 problemas…

          2. Avatar de Pérolas
            Pérolas

            Tenho um portátil dell de 2006/7 com o xubuntu e também não tenho tido problemas…

      3. Avatar de Bruno
        Bruno

        Aconselho-te a experimentar um portátil com Windows do valor do teu Mac, vais ver que também não se encrava.

      4. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        Olha então sou sortudo, tenho portatil com windows 10 e faço algumas ediçôes de video inclusive tenho algum software adobe instalado
        Querem portateis a nao crashar, façam reinstalação de raiz sem alguna soft de fabrica da marca do portatil metam um ssd ate bomba nao precisam de trocar pra aples e linux, o problema nao é do windows e sim de terceiros.

      5. Avatar de Gonçalo Damas
        Gonçalo Damas

        O meu portátil não encrava dia sim dia sim nem tem problemas ridículos.

    4. Avatar de I've got no name
      I’ve got no name

      Quem desdenha quer comprar…

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Ganhar bom dinheiro não é sinal de inteligência, passados outros 6 meses eles voltam

  4. Avatar de Gomes
    Gomes

    Estou a ver que os mais pobres e os mais ricos sao os que mais querem Apple, os outros apercebem-se de que Windows 10 e bom e mais barato, se querem gastar dinheiro para ter algo exclusivo tem sempre a vertente premium Surface

    1. Avatar de Just love technology in general
      Just love technology in general

      Os ricos porque lhes “solidifica” o estatuto.
      Os pobres porque querem passar por ricos.
      Terei razão, serei o único a pensar assim?
      Pois, nem sempre isso se verifica, já fui pobre, agora estou muito muito bem financeiramente, e nem antes e nem agora eu tenho tendência para deixar de usar o cérebro. Mas reconheço que houve uma altura em que me deixei (conscientemente) convencer na compra de um iPhone, e até mesmo um Mac. O Mac foi em segunda mão e foi mesmo com o intuito de o compor e vender para fazer dinheiro, custou-me 50 euros, vendi-o por 300, quase sem fazer nada a não ser recuperar o SO. Nao gostei da falta de liberdade na configuração do Hardware nem do SO.
      O iPhone, comprei a pensar que pelo menos um ou dois anitos eu iria experimentar o tão amado equipamento, mas não aguentei mais de 2 meses, fiquei tao descontente que o vendi por menos de metade daquilo que custou e ainda fiquei com remorços, com o sentimento que tinha enganado o comprador, e ainda hoje penso que lhe vendi gato por lebre, pois era suposto ser um topo de gama, mas consegui na altura comprar um Chinoca por menos de 200 euros que batia o iPhone em quase tudo.

  5. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Eu mudei em 2009, mas não foi para Mac, foi para Linux e nunca mais quis voltar. Pelo menos em casa, no trabalho não tenho hipóteses.

    1. Avatar de Witness
      Witness

      Ninguém quer saber disso. Que sistema é esse mesmo?

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Uau, há muito que não lia um comentário tão edificante.

      2. Avatar de CJ
        CJ

        Agora que já mostraste o teu ódio pelos SO’s concorrentes podes voltar a ir brincar com os teus dongles, vá.

      3. Avatar de Aguamenti
        Aguamenti

        Muitos querem ser engraçados. Que piada é essa, mesmo?

      4. Avatar de Celso
        Celso

        Nao sabes, witness? Usas ele todos os dias sem saberes! Se experimemtares, saberas o que é!

      5. Avatar de PGinTheHouse
        PGinTheHouse

        Tu sabias que o Mac OS e o Linux derivam do mesmo?

        UNIX

      6. Avatar de Eduardo Silva
        Eduardo Silva

        Ainda bem que ninguém quer saber, pois é da maneira que dificilmente inventam viroses para ele.

    2. Avatar de Just love technology in general
      Just love technology in general

      Também gosto imenso de Linux, mas uso apenas para brincar, para trabalho dá mais dores de cabeça que soluções (pelo menos no trabalho que faço).

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Claro que, se alguém estivar do contra, nem pintado a ouro a coisa vai lá… para este tipo de utilizadores é melhor deixa-los como estão, pois, em algum momento vão ver que ficam para trás e mudam de atitude voluntáriamente. É como em certas e determinadas empresas, em que, alguns directores querem marcar o seu território e “exigem” ficar com o windows e depois começam a ver que 99% dos utilizadores são linux, aquilo não doi e eles começam a ver se der raia é no windows e eles vão ser os culpados. Ai mudam e depois até têm uma atitude de herois por terem aguentado o windows tanto tempo…

    3. Avatar de Manel
      Manel

      Aqui também; o Windows está morto

    4. Avatar de polo
      polo

      Pior que windows mobile

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Pipocas, meninos

  7. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Ok, estes utilizadores têm a intenção de se mover, de um código fechado para outro código fechado, pois, possívelmente têm a percepção que esta “ervinha” é melhor do que a outra anterior… vão ter uma enorme surpresa… Lamentávelmente, quase 100% dos utilizadores apple que conheço têm uma atitude displicente para com a utilização dos seus equipamentos e alguém aqui já disse que o grande problema está entre a cadeira e o teclado.

  8. Avatar de hal

    independentemente do gosto de cada um, não conheço ninguém q tenha vindo do mundo Ms-Dos /Windows e passado para Linux e ou Mac que tenha voltado atrás.
    Não quer isto dizer que o tenham abandonado, mas dão maior foco a estes sistemas do que o Windows. Aliás, para utilizadores básicos acabam por não perceber muito bem se o importante é o Windows ou ter o Maior Office. Situação bastante curiosa que notava quando dava cursos de formação.
    Eu uso bastante estes 3 sistemas operativos, e confio mais em Mac e Linux.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Eu tenho amigos que usaram Mac e preferiram instalar o Windows (uso doméstico), inclusive outros em empresas que usam somente o hardware Mac.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        E eu assisto, cada vez mais, a migrações de windows para linux.

    2. Avatar de Ruben
      Ruben

      Tenho uma empresa de informática. Conheço dezenas de clientes e amigos que foram para Mac e depois voltaram para o Windows… Especialmente no mundo empresarial é perfeitamente normal. Claro que para um utilizador normal, o Mac serve…

  9. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    “para conseguir voltar a ser uma das grandes gigantes” voltar a ser? Pensei que era, é e será nos próximos anos a maior a nível de sistema operativo lol

    Estas pesquisas não são nada mais que operações de mercado para valorizar ou desvalorizar ações, aumentar vendas, etc. Isto a nível de estudo tem valor estatístico de zero. Há pessoas que estiveram décadas com Windows e querem mudar e vice versa e muitas vezes não o fazem (especialmente em Mac) porque tem muito investido em apps. Também esquecem – se que uma boa parte de Mac estão com o Windows instalado por preferência.

    Há coisas a melhorar em todos os sistemas mas o W10 é o melhor de sempre e o mais amigo para todos: pros e não pro

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, será maior nos próximos anos mas não é por causa do sistema operativo será por causa do Azure e de todos os serviços que tem vindo a oferecer.

      1. Avatar de Jorge p.
        Jorge p.

        Não é por causa do SO? sempr foi uma gigante tecnológica por causa do SO. Se dizes que não é gigante por causa da vertente mobile então a Apple não devia ser gigante porque no segmento de computadores continua a ser esmagada pela Microsoft.
        Menos fanatismo senhor Pedro Pinto…

        1. Avatar de Hugo Matos
          Hugo Matos

          Apanhou-o em cheio.

      2. Avatar de kekes
        kekes

        Um sistema que está em cerca de 90% de todos os computadores domésticos não me parece que esteja em crise. A nivel empresaria a coisa tambem não deve ser muito diferente. Nos servidores já sabemos quem é o rei.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Mas o futuro não passa pelos computadores domésticos…ou estarei enganado?

          1. Avatar de Vitolas
            Vitolas

            Ando a ouvir essa conversa a anos e anos e no entanto apesar de todos os avanços quer em telemóveis como em tablets não conheço ninguém que não tenha um desktop ou um portátil em casa,e não tentemos separar desktop de portáteis porque a maior parte dos portáteis que as pessoas tem a única vez que saíram de casa foi para virem da loja para casa..Podem também argumentar que as vendas de desktop tem vindo a cair,o que é normal,ninguém com o mínimo de conhecimento e dois dedos de testa vai comprar um desktop já “feito” podendo “construir” um bem melhor e mais barato.

          2. Avatar de José Rodrigues
            José Rodrigues

            @Vitolas, eu não tenho nem desktop nem pc portátil em casa, há uns 10 anos, nem tão pouco gasto dinheiro nessas coisas. Uso o do trabalho e é o que me derem, se me dão windows ou mac tanto faz, se me dão linux só rezo para ser slack, de resto não sou esquisito. A nível pessoal, quero que os pcs morram.

        2. Avatar de Pérolas
          Pérolas

          A nível empresarial as coisas vão mudar e muito. No desktops vamos ter um novo rei a nível empresarial. Open-source é o futuro.

  10. Avatar de Diogomm
    Diogomm

    este tipo de sondagens é do tipo, 20% dos condutores de opel corsa tencionam mudar para ferrari.
    Já sabemos que quando falamos de Apple, falamos de marca e de estatuto, sendo o melhor para uns e pior para outros, a verdade é que a Apple consegue cativar utilizadores só mostrando a maça atrás dos seus equipamentos.
    Acredito que mais de metade desses utilizadores, que tencionam trocar o Windows pelo mac, se iriam arrepender. Não por ser mau, mas quem está habituado a um sistema vai ter imensa dificuldade em mexer noutro sistema totalmente diferente, não dizendo com isto, que um é melhor que o outro.

  11. Avatar de jobs
    jobs

    Porquê pagar mais por menos(Hardware)?

    1. Avatar de Witness
      Witness

      Porque há um software que determina a importância do hardware.
      Basta ver os 2995020GB de ram no Android e o 1GB de ram no iOS.

      1. Avatar de jobs
        jobs

        No entanto continua a ser mais barato o Android que o iPhone…
        Já para não falar dos macs que são muito inferiores em desempenho aos pcs com uma diferença de 200,300€ no mínimo (com exceção da duração de bateria).

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Estás enganado. Ao menos informa-te.

        2. Avatar de Luís P. P.
          Luís P. P.

          Não digas asneiras, este site já tem trolls a mais.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Porque hardware por si é irrelevante.

  12. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Eu mudei para Mac ha uns anos atras, quando saiu o Windows 8 mudei para MS, e ate agora continuo e nao quero mudar e nada justifica a mudança.

  13. Avatar de just a normal guy
    just a normal guy

    BAsicamente se derem a noticia ao contrario soa ainda melhor, ou seja 79% dos utilizadores do windows não quer mudar para Mac ou seja muito mais de metade… muito gostam voces de dar a entender que os utilizadores do windows estao todos a dessistir…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Seguimos as conclusões do próprio estudo

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Estamos a falar de EUA Pedro. E quem usa mac há mais que meia dúzia de dias não pensa da mesma forma que tu, eu com 20 anos de utilização de mac sou um deles, cada vez mais vejo a apple meter os pés pelas mãos, completamente sem rumo e sem coordenação. O potencial que tinha para vir a ser está a morrer, ao mesmo tempo que a herança deixada pelo steve jobs se vai desvanecendo por falta de liderança.

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Só se chateia com isso quem quer, é apenas um sistema operativo. Cada um com os seus gostos e escolhas, qual é a diferença? É uma noticia que te vai fazer mudar de sistema? Vai fazer com que o mesmo deixe de existir? Ou de poderes usar?

      Eu quero la saber se usam mais Mac que Windows, ou mais Windows que o próprio Mac.

  14. Avatar de TiagoF
    TiagoF

    Não é de espantar, até eu já considerei em fazer a migração de Windows para MacOs, no último ano a minha máquina com W10 só me tem dado dores de cabeça e volta e meia ando a procura de soluções para altos consumos de utilização de RAM, HDD e crashes constantes em momentos inoportunos de trabalho…

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Talvez seja de considerar o ubuntu 16.04 LTS e ficar o o w10 em dual boot.

    2. Avatar de kekes
      kekes

      Se pagares o mesmo que pagas por um Mac podes ter uma maquina sem esses problemas. Comprar maquinas de 500€ com 2000€ tem estes inconvenientes. O mesmo que se passa nos telemoveis.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Ou simplesmente muda para Mac.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Em relação ao que o kekes diz é mesmo assim. Windows 10 NÃO dá montes de problemas. Obviamente que não é perfeito mas se alguém tem assim tantos problemas talvez o problema seja do hardware não?
          Em todo o caso, com o dinheiro de um mac monta-se um pc MUITO bom. Se é melhor ou pior que um mac é relativo. Há quem não troque um mac por nada.

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Se alguém quer montar um pc, não é o típico utilizador de pc. Esse mercado é tão incomum como quem faz tunning ao seu veículo. São mercados distintos.

          2. Avatar de Cortano
            Cortano

            Pc muito bom e que de pode fazer upgrade de hardware

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            @sujeito estás redondamente enganado.
            Não precisas ser expert sequer. Basta estares interessado em poupar 200€ ou 300€ e teres um pouco de paciência para estudar o que anda no mercado com melhor relação qualidade/preço.
            Mas já que não queres ir por aí reformulo o que disse:
            Com o € de um Mac compro um pc (já montado) igualmente bom.

  15. Avatar de Diogo
    Diogo

    “A Microsoft quer voltar a ser uma das gigantes da tecnologia”? Mas alguma vez deixou de o ser? Pode não ter a dimensão de outros tempos mas continua uma das maiores empresas do mundo.
    “Sem surpresa, os utilizadores que querem mudar são os que ganham mais”? É verdade, mas, curiosamente, em 2º lugar, com 14%, vêm os que ganham menos.

  16. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Deve ser algum estudo pago, mas alguém acredita nisso?

  17. Avatar de Blob
    Blob

    Um estudo nos EUA (Pais onde um MAC é barato) sobre mudança de computador, é quase como fazer um estudo em Portugal a saber se a população quer receber RSI….

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      O Mac não é barato, o preço/ ordenado é que é muito mais ajustado. Como a classe média lá ganha 4-5x mais e eles querem estilo e estatuto acima de tudo, um Mac é a escolha. Na Europa os ordenados são muito mais reduzidos e as pessoas pensam mais em specs/ preço e menos no estilo. Além disso a Apple tem muita tradição nos EUA, na Europa quase só a partir do iPhone é que passou a ser conhecida pelo povo em geral, até lá era Windows ou Windows.

  18. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    LOL. Não.

  19. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Daqui a seis meses vamos ver se este estudo foi mais um dos encomendados.

    Wait to see.

  20. Avatar de Wellington
    Wellington

    Eu sou um desses, deixei de lado o lixo que a Dell fez e migrei para o Mac

    1. Avatar de Witness
      Witness

      A Dell não é a Microsoft.

    2. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Tenho postos com “lixo” desse a funcionar à 10 anos, a bombar com o xubuntu, e vai ser até o hardware dar o berro. 🙂

  21. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Para eles é a mesma coisa que mudar de um carro Renault ou Opel para um Mercedes ou BMW. Só porque podem.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Com ou sem benchmarks de emissões viciados LOL Confiar nesses é o mesmo que confiar na M$…

    2. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Depende do BMW e depende do Opel

  22. Avatar de Paulo Mendes
    Paulo Mendes

    Já mudei á muitos anos. Não me arrependo.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      mas ainda não deu para aprender “à vs. há “

  23. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    “Este é apenas mais uma pesquisa que mostra, de certa forma, a intenção dos utilizadores com Windows mudarem para o sistema e máquinas da Apple. Em breve o Pplware lançará uma sondagem idêntica para perceber a realidade em Portugal. Estejam atentos.”

    A realidade é que o Windows ,vai continuar a ser o sistema mais usado no mundo inteiro,e estas sondagens ,só servem para confirmar isso mesmo .
    È um SO perfeito ? Não,mas o MAC e o Linux também não são ,porque se fossem tão bons como muitos aqui apregoam ,não havia a discrepância de números de utilizadores entre estes 3 sistemas .
    E muitos dos problemas que aqui falam do W10 deve-se mais a falta de drivers de hardware mais antigo compatíveis com o sistema do que problema do SO em si .È logico que há exceções.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      O número de utilizadores não tem nada a ver com serem SO’s perfeitos ou não. Já as mudanças no panorama atual a que se assiste sim.

  24. Avatar de Renato Silva
    Renato Silva

    Até eu mudaria, mas quando vejo o preço das máquinas, volto pro meu bom e velho Linux. Windows só pra jogos.

  25. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Mac por razões profissionais e por (infelizmente) haver software exclusivo para esta plataforma.

    Windows também para algumas questões profissionais, mas para outras coisas que em Mac são impossíveis.

    Em termos de qualidade/performance/valor, a minha máquina Windows foi montada com menos de com metade do dinheiro do meu iMac, e ganha de longe. Todos os dias fico triste com isso.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Devias ficar feliz. Mas a tua situação não é a comum.

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Fico triste por ter gasto bem mais no iMac e a performance ficar ali por metade (ou menos) do outro. E ainda estou para vencer a preguiça e pôr um SSD M.2 e aí vai dar mais vontade de atirar o mac contra a parede.

        1. Avatar de Luís P. P.
          Luís P. P.

          Algo vai muito mal nas tuas contas, mas tal como disse em cima provavelmente gastaste 100-200€ num ecrã rasco e tens uma gráfica de cerca de 300€… isso sim é verdadeiramente triste e absurdo.

          1. Avatar de Sera
            Sera

            A sério…. É difícil levar-te a sério com esse argumento..

          2. Avatar de Diogo
            Diogo

            A minha gráfica custa 390 euros e o meu monitor custou 290eu (144hz) qual o mal disso??

  26. Avatar de RUI
    RUI

    Eu fiz o contrário. Mudei de mac para windows. E de iphone para Android.

    1. Avatar de Sujeito
  27. Avatar de Vlad
    Vlad

    Entretanto este estudo entra em conflito com a vida real, pois se virmos o trend do MacOS não aponta para que 1/4 dos utilizadores Windows não mudar para o primeiro. Mas a especulação na indústria tecnológica é tão má quanto a especulação financeira e imobiliária.

  28. Avatar de Z
    Z

    Verdade: verdade, é que a Microsoft, terá que finalizar de uma vez por todas o Windows 10, “que por sinal acho muito bom” mas isto de volta meia em volta e meia a saírem novas compilações, já vai chateando. Senhores da Microsoft, vamos lá finalizar o Win 10, e depois serão só atualizações, tal como sempre foram os SO Windows. Como já disse há uns tempos atras, a Microsoft, deveria deixar em simultâneo com o Win 10, o Windows 7.

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      Que eu saiba, os sistemas operativos finalizados, são apenas aqueles que são descontinuados ou chegaram ao fim do seu ciclo de vida.
      Como tudo na vida está-se em constante mutação.

  29. Avatar de demonpt
    demonpt

    a apple ta a pagar pra mudarem ?

  30. Avatar de Rui
    Rui

    Para o utilizador comum, pode utilizar qualquer SO, tanto faz. Para utilizadores direccionados para empresas, o Windows reina e não é difícil perceber porquê, compatibilidade!

    Agora quando a população de um país que escolheu Trump para Presidente, só porque não gostavam da Hilary…… e está a ser neste momento a chacota em qualquer país por esse mundo a fora…… os americanos neste momento não são grande exemplo do que quer que seja! Infelizmente!

    Voltando à tecnologia, vai ser interessante quando o Trump obrigar as empresas americanas a produzir em solo americano! E as implicações com os outros países (a taxarem os bens com impostos pornográficos). Vai ser engraçado de ver. Acho é que a Microsoft e a Apple podem ter muito a perder com esta posição proteccionista e isolacionista deste “Presidente”!

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Isso é inválido. Também são dos países com mais manifestações anti guerra. Isso é veres como queres ver.

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Lamento, mas os EUA não é, nem sequer próximo, de ser o país que produz a maiores manifestações anti-guerra.

    2. Avatar de Vlad
      Vlad

      Falas como se a Hilary fosse uma santinha e não estivesse até ao pescoço na industria do armamento e na proliferação da maquina de guerra dos EUA. É verdade que ela teria sido um mal menor comparado com o Trump, mas a diferença entre ambos os males não é tão grande como muita gente pensa.

      A posição “protecionista e isolacionista”, eu cá chamo nacionalista, têm como propósito defender os interesses económicos da elite e não do povinho, aliás não fosse o Trump um dos da elite.

  31. Avatar de Vapt-vupt
    Vapt-vupt

    Aqui no Brasil vejo que a regra geral é: na universidade, e principalmente na pesquisa científica, 99% tem de usar Linux. O governo e escolas públicas simplesmente não querem saber qual é o sistema que você mais gosta. É Linux e ponto final. No uso doméstico e pra ampla maioria dos usuários, só dá Windows. Mesmo que pra isso tenham de sofrer com lentidão ou problemas de nao terem bons antivírus e etc. Já pra Mac, quase não conheço ninguém que tenha

  32. Avatar de Ah pois é
    Ah pois é

    Sou detentor de todos os sistemas seja no trabalho ou em casa e embora não me considerando um fanboy só tenho uma coisa a dizer, os macs são computadores lindos esteticamente e tirando jogos (pra isso existem as consolas) são simples, fiáveis e fazem praticamente tudo que é esperado deles e da minha experiência pessoal e profissional as minhas melhores e mais belas maquinas são da Apple, mesmo sendo limitador em termos de personalização o que no fundo tem as suas vantagens, porque no meu Linux como tenho muito mais liberdade acabo por passar a vida a experimentar SO´s diferentes e etc, etc etc

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Ah pois é

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Resumindo, os mac’s são muito bonitos é isso? OMG até eu que não uso mac o defenderia melhor.
      Em relação aos jogos falhaste de largo. As consolas? A sério? Obviamente que têm um propósito mas é a velhinha discussão que termina sempre em “a consola é mais portátil e user friendly e o pc é melhor”.

      1. Avatar de Ah pois é
        Ah pois é

        Mas a questão é essa mesmo, eu não preciso de defender nada… mas sim o meu MacBook Pro 2017 e iPhone 7 são duas máquinas simplesmente estrondosas em todos os sentidos e funcionam flawlessly. quanto a questão dos jogos epah se os PCs fossem de facto muito melhores que as consolas então a lei de Darwin já tinha providenciado a sua extinção, o que ainda não se verificou…

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Por essa ordem de ideias a Apple não deveria já ter aniquilado a concorrência?
          Para além do que referi acima as consolas são baratas para o que oferecem, daí ainda existirem. Não são fiáveis como disseste. A longo prazo é rara a que não dá problemas. Ora é sobreaquecimento, ora são as drives bluray avariadas, BSOD’s, RLOD’s…é só escolher.

    3. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Resumindo
      Macs são bons porque são bonitos,para jogar são consolas,seu maroto,aqui quase conseguiste dar a volta para não dizer que Windows é que é,mas olha que a base da Xbox One é Windows,mas sempre podes dizer que PS4 é que é,e linux é assim assim simplesmente porque não te consegues decidir.

      1. Avatar de Ah pois é
        Ah pois é

        epah sim em termos de linux, como sei que posso facilmente mudar o sistema acabo por andar sempre a experimentar todos os distros que encontro lol é vicio…quanto as consolas não interessa qual a base do seu sistema operativo. na minha opinião jogar jogos jogo na consola, trabalhar e etc faço-o ou no mac ou no pc, apenas prefiro a Apple pela qualidade do hardware, software e acima de tudo design mas também pela integração entre diferentes dispositivos que o sistema operativo permite…
        Mas como disse é apenas a minha opinião e embora use diariamente os três sistemas, continuo a preferir os MAC seja ou não caro, já estou como o povo diz “a qualidade paga-se” e de fato os equipamentos que me dão menos problemas são os da Apple.
        Relativmente a noticia porque isso sim é o importante comentar, acho-a absurda e nunca na vida tal vai acontecer…

  33. Avatar de Mateus
    Mateus

    Esta noticia revela 2 coisas:
    1º – 21% tenciona mudar de SO para a Apple, portanto não passa de uma intenção.
    2º – 20% desses 21% auferem mais de 150 mil dólares, os restantes 80% devem estar na casa dos 100 mil dólares.
    Conclusão: Como ai uns 97% da população mundial é pobre, o Windows da Microsoft vai continuar a reinar.
    Como o próprio marketing da Apple diz, quem usa os seus sistemas são só pessoas inteligentes.
    O que nos leva a outra conclusão, se a quota de mercado mundial da Apple é apenas de 6.36%, só temos esta magnifica percentagem de utilizadores de computadores inteligentes no planeta, ou outros 93.64% são tolos.
    Tanto alarido para nada, mais uma vez o Marketing da Apple a funcionar, devem estar mesmo desesperados, só se safam no mobile.

    Quotas de mercado:
    Windows – 91.64%
    Mac – 6.36%
    Linux – 1.99&
    Outros – 0.0%

  34. Avatar de joao
    joao

    Eu sou utilizador Apple, tenho um Macbook Pro 2017, Iphone 7.

    No entanto este estudo parece-me muito aldrabado.
    “Os resultados indicam que 21% dos utilizadores do Windows com portáteis tencionam mudar para Mac” -> Primeiro isto quer dizer que quase 1 em 4 utilizadores querem mudar, o que não acredito pois isto seria um salto abismal na cota de mercado dos fornecedores, e depois ainda acrescentam “já nos próximos seis meses” -> O que ainda torna a coisa mais impossível.

    Eu gosto dos sistemas e integrações da Apple, compreendo quem não se identifica. A verdade é que produtos têm qualidade tanto a nível de Hardware como software e também a nível de design. Se as máquinas não Apple são mais baratas e com melhores specs? Sim concordo com isso, mas nunca vão atingir a fiabilidade de um produto Apple.

    Não sou Apple Fan, não vale a pena atacarem-me com isso.

  35. Avatar de Daniel
    Daniel

    devem existir umas 200 milhões de pessoas nos EUA com windows. se 20% tencionam mudar em meio ano para maq, são 40 milhões.
    A questão é que em meio ano a apple costuma vender mundialmente 10 milhões, significa que para que este estudo tenha lógica a apple terá de aumentar pelo menos 4 vezes as vendas no próximo meio ano, o que óbviamente é irreal tendo em conta que a venda dos maq é estável, e que não aconteceu nada de especialmente no mundo maq nem windows para justificar essa mudança.

  36. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    p.f. não comprem macOs, caso contrário este fantástico sistema operativo passa a ser vulgar como os outros, e eu prefiro ficar fora das grandes massas. Bem haja.

  37. Avatar de Marco
    Marco

    LOL mas esperam que alguém com mais de 2 neurónios acredite que 1 em cada 5 utilizadores Windows pensa mudar para o que quer que seja nos próximos 6 meses ??? ROFLOL
    Só se o estudo foi feito numa comunidade fechada de 200 pessoas familiares de funcionários da Apple ou algo assim do género.
    Enfim, mais um título para gerar conversa da treta …

  38. Avatar de Roberto
    Roberto

    Eu amo a Apple mas não tenho $$$. Faz u s 5 anos que venho usando hackintosh(notebook ou micro com Mac OSX) de boa, super estáveis e legal. Aconselho.

  39. Avatar de Carlos Reis
    Carlos Reis

    Quem tiver essa intenção e quiser apostar no macbook pro sem touchbar, o meu está no usados do pplware

  40. Avatar de Tiago Conceição
    Tiago Conceição

    Nunca na vida, por uma questão de uso pessoal, o software que uso é muito dele Windows made, e digam o que disserem o software para Windows sempre teve mais avançado e mais opções, para além da liberdade que existe e a facilidade em ter os programas “gratuitamente”. Hoje já existe muito software de produtividade portado para Mac, exemplo Office mas ainda existem muitos fora disso. Como referi estes são os aspectos que não me farão mudar, até porque gosto do que a microsoft tem feito, e não tenho nada a apontar, nunca tive problemas.
    Adicionalmente reparo equipamentos a nível lógico, electrónica, e tenho tido alguns macs de clientes com problemas estúpidos em ICs, onde o problema é a construção da Apple, no design de PCB eles metem componentes críticos perto de zonas que os podem danificar, já fazendo os cálculos de x anos para não abranger na garantia. Há outros problemas noutros chips e para o preço que se paga não se justifica tal design.
    Outro motivo é raramente uso portatil, estou sempre no fixo, nada melhor em performance, expansibilidade, refrigeração e reparação do que uma torre. Existem mac fixo mas no final é um produto fechado sem grandes hipóteses.
    Dito isto não tenho nada contra quem usa, cada um usa o que quer e o que melhor gosta.
    Por vezes vejo muita gente com mac mas sempre com uma VM de windows quase sempre a correr ou até mesmo boot camp. Para essas pessoas mais valem mudar.
    Como reparo computadores já ouvi clientes a dizer que é só para o estilo e que nunca conseguiram entender-se bem com o sistema. Mas pronto cada um é que sabe 🙂